Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2365556 vezes)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3345 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 08:09 »


@vampire, o site do lineduc não ta podendo se cadastrar. O código de confirmação não aparece. o

Rapaz, testei aqui e está normal. O fórum usa o reCaptcha. Como ele é externo (do Google), vai ver que o servidor estava temporariamente off. Tenta aí de novo.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3346 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 08:55 »
Olha só, testei o 2.6.37 do Kolivas e ....

O Liquorix é melhor! Bem melhor!

O CK é rápido da segunda vez que você chama ele, tem que fazer cache!  Ele não deixa o sistema fluido! E para navegar é muito ruim! Descer as páginas usando a rodinha do Mouse vai de "soquinho"! Vou remover o CK e ficar no Liquorix!  Pelo menos por enquanto!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3347 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 11:13 »
Olha só, testei o 2.6.37 do Kolivas e ....

O Liquorix é melhor! Bem melhor!

O CK é rápido da segunda vez que você chama ele, tem que fazer cache!  Ele não deixa o sistema fluido! E para navegar é muito ruim! Descer as páginas usando a rodinha do Mouse vai de "soquinho"! Vou remover o CK e ficar no Liquorix!  Pelo menos por enquanto!



Olha Galactus, talvez o kernel do Liquorix fique melhor no seu PC por ser parrudo, mas para o meu sistema o kernel com aquela lista de patchs que te passei fica melhor.
E o CK realmente não é tão bom assim não. Eu só uso 2 patchs que ele disponibiliza. O BFS e um que modifica algumas opção do "ondemand".


Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3348 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 11:24 »
@vampire tenta usar o gconfig. Aqui sempre que o xconfig não funciona uso o gconfig.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3349 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 11:53 »
@vampire tenta usar o gconfig. Aqui sempre que o xconfig não funciona uso o gconfig.

Na verdade são os scripts que compilam o kernel do Ubuntu que chamam o menuconfig.
Conseguiu baixar?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3350 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 12:57 »
Olha só, testei o 2.6.37 do Kolivas e ....

O Liquorix é melhor! Bem melhor!

O CK é rápido da segunda vez que você chama ele, tem que fazer cache!  Ele não deixa o sistema fluido! E para navegar é muito ruim! Descer as páginas usando a rodinha do Mouse vai de "soquinho"! Vou remover o CK e ficar no Liquorix!  Pelo menos por enquanto!



Olha Galactus, talvez o kernel do Liquorix fique melhor no seu PC por ser parrudo, mas para o meu sistema o kernel com aquela lista de patchs que te passei fica melhor.
E o CK realmente não é tão bom assim não. Eu só uso 2 patchs que ele disponibiliza. O BFS e um que modifica algumas opção do "ondemand".



Eu concordo com você, depois que comecei a ler sobre esse assunto e mexer com compilação de Kernel, eu vejo o quanto é complicado acertar um kernel bom para tantas configurações possíveis!  O que é bom para a sua máquina não fica bom para à minha! E assim vai! Como eles sabem que um determinado tipo de instruções sempre estarão presentes nos processadores, eles acabam optando pelo mais seguro! 

Sem falar na compilação do sistema em si! Usar um KDE em distros compiladas para i386 e usar o mesmo em distros compiladas para i586 ou i686 e você num processador moderno em todos esses casos, tem muita diferença! Eu mesmo vejo isso aqui no meu PC em casa com os vários testes que faço com diversas distros!   
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3351 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 13:12 »
@vampire tenta usar o gconfig. Aqui sempre que o xconfig não funciona uso o gconfig.

Na verdade são os scripts que compilam o kernel do Ubuntu que chamam o menuconfig.
Conseguiu baixar?

ah tah... Estou baixando o ultimo pacote agora.



Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3352 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 23:10 »
Tava voltando umas páginas, alguém pediu se dava pra dar um "replace" em todos os arquivos do kernel que contenha algum -march,-mtune,-mcpu, por -march=native.

Bom, eu não sou um eeexpert em bash, eu tenho lógica de programação porque programo em PHP.
Fiz esse script, ele é bem POG (programação orientada a gambiarra), devido a eu não ser muito bom em bash.
Ele dá o replace em todos os mtune march, mcpu por -march=native.

Se alguém quiser testar:
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
grep -srin mtune /usr/src/linux-2.6.37/* -l | while read path; do
if [ "$path" != "/usr/src/linux-2.6.37/script.sh" ]; then
echo $path
sed -e 's/-mtune=.*/-march=native/g' $path > "$path.file_changed"
rm -rf $path
mv "$path.file_changed" $path
fi
done
grep -srin march /usr/src/linux-2.6.37/* -l | while read path; do
if [ "$path" != "/usr/src/linux-2.6.37/script.sh" ]; then
echo $path
sed -e 's/-march=.*/-march=native/g' $path > "$path.file_changed"
rm -rf $path
mv "$path.file_changed" $path
fi
done


PS.: Ele vai te dizer (ao menos é pra dizer) que arquivos ele mudou, depois de ele mudar, verifique a integridade do arquivo, com o backup que você deve ter feito do source do kernel. Tenha certeza que ele só deu replace  no que deve. Isso é só pra testar claro. Eu testei com todos os arquivos (fiquei 20 min codando e 1 hora testando '-') e fez tudo que ele deveria sem problemas, mas pode ser que tenha algum erro, melhor testar.

PS2.: Se você fizer na pasta do src vai ter que executar ele como root

PS3.: se você fizer isso na pasta de outro kernel (eu fiz na do linux-2.6.37), tenha certeza de mudar todos os caminhos do script, pra não dar erro. E caso você mude o caminho, tome MUITO cuidado com o que vais remover porque eu uso: rm -rf, se você usar um rm -rf /, já era, rs. Por isso tome cuidado ou não execute como root, coloque em uma pasta que seu user tenha permissão.


PS4.: O script leva uns 10 minutos pra executar, isso é normal já que ele vai procurar 3 vezes em toooodos os arquivos do kernel ;x
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2011, 16:24 por Stivekx »

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3353 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 23:53 »
Olá meu caro galactus,
hoje pela segunda vez eu testei o liquorix aqui e mais uma vez me decepcionei porque ele não termina de carregar...
Não sei exatamente o que acontece mas, o fato é que ambas as vezes que eu instalei esse kernel, ele inicializa mas não passa do plymout... Aí, tenho que reiniciar em outro kernel...
A minha máquina não é grande coisa mas, acho que deveria rodar sem grandes dificuldades...
Uso um E7500 com over para 3,29GHz + 4Gb de ram + Gforce 8400 GS...
Não sei qual o mistério!!!
Alguma luz???

[]'s,

Silva.

Olha só, testei o 2.6.37 do Kolivas e ....

O Liquorix é melhor! Bem melhor!

O CK é rápido da segunda vez que você chama ele, tem que fazer cache!  Ele não deixa o sistema fluido! E para navegar é muito ruim! Descer as páginas usando a rodinha do Mouse vai de "soquinho"! Vou remover o CK e ficar no Liquorix!  Pelo menos por enquanto!


Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3354 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 23:57 »
Stivekx

Teu programa vai ser muito util. Porém tem algumas opção com march que se referem à placa de vídeo, nesse caso, será que daria algum problema???

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3355 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 00:14 »
Teria que ter certeza absoluta quais arquivos são esses, ou quais linhas e ignorá-las. Só por uma condição.
Só saber quais arquivos cuidam do video, quais do processador.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3356 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 00:36 »
Teria que ter certeza absoluta quais arquivos são esses, ou quais linhas e ignorá-las. Só por uma condição.
Só saber quais arquivos cuidam do video, quais do processador.

opa, beleza, vou caçar aqui quais são esses arquivos e te passar!!!

ps: pode remover o -mcpu ali do script, ele não é mais usado.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3357 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 11:24 »
Tava voltando umas páginas, alguém pediu se dava pra dar um "replace" em todos os arquivos do kernel que contenha algum -march,-mtune,-mcpu, por -march=native.

Bom, eu não sou um eeexpert em bash, eu tenho lógica de programação porque programo em PHP.
Fiz esse script, ele é bem POG (programação orientada a gambiarra), devido a eu não ser muito bom em bash.
Ele dá o replace em todos os mtune march, mcpu por -march=native.

Se alguém quiser testar:
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
grep -srin mtune /usr/src/linux-2.6.37/* -l | while read path; do
if [ "$path" != "/usr/src/linux-2.6.37/script.sh" ]; then
echo $path
sed -e 's/-mtune=.*/-march=native/g' $path > "$path.file_changed"
rm -rf $path
mv "$path.file_changed" $path
fi
done
grep -srin march /usr/src/linux-2.6.37/* -l | while read path; do
if [ "$path" != "/usr/src/linux-2.6.37/script.sh" ]; then
echo $path
sed -e 's/-march=.*/-march=native/g' $path > "$path.file_changed"
rm -rf $path
mv "$path.file_changed" $path
fi
done
grep -srin mcpu /usr/src/linux-2.6.37/* -l | while read path; do
if [ "$path" != "/usr/src/linux-2.6.37/script.sh" ]; then
echo $path
sed -e 's/-mcpu=.*/-march=native/g' $path > "$path.file_changed"
rm -rf $path
mv "$path.file_changed" $path
fi
done


PS.: Ele vai te dizer (ao menos é pra dizer) que arquivos ele mudou, depois de ele mudar, verifique a integridade do arquivo, com o backup que você deve ter feito do source do kernel. Tenha certeza que ele só deu replace  no que deve. Isso é só pra testar claro. Eu testei com todos os arquivos (fiquei 20 min codando e 1 hora testando '-') e fez tudo que ele deveria sem problemas, mas pode ser que tenha algum erro, melhor testar.

PS2.: Se você fizer na pasta do src vai ter que executar ele como root

PS3.: se você fizer isso na pasta de outro kernel (eu fiz na do linux-2.6.37), tenha certeza de mudar todos os caminhos do script, pra não dar erro. E caso você mude o caminho, tome MUITO cuidado com o que vais remover porque eu uso: rm -rf, se você usar um rm -rf /, já era, rs. Por isso tome cuidado ou não execute como root, coloque em uma pasta que seu user tenha permissão.


PS4.: O script leva uns 10 minutos pra executar, isso é normal já que ele vai procurar 3 vezes em toooodos os arquivos do kernel ;x

Parabéns pelo esforço e pelo espírito. Mas eu ainda acho que seria mais fácil fazer um .diff:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Fundamentos-do-sistema-Linux-comandos-do-Linux/

4d4c47

  • Visitante
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3358 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 14:09 »
Tava voltando umas páginas, alguém pediu se dava pra dar um "replace" em todos os arquivos do kernel que contenha algum -march,-mtune,-mcpu, por -march=native.

Bom, eu não sou um eeexpert em bash, eu tenho lógica de programação porque programo em PHP.
Fiz esse script, ele é bem POG (programação orientada a gambiarra), devido a eu não ser muito bom em bash.
Ele dá o replace em todos os mtune march, mcpu por -march=native.

Se alguém quiser testar:
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
grep -srin mtune /usr/src/linux-2.6.37/* -l | while read path; do
if [ "$path" != "/usr/src/linux-2.6.37/script.sh" ]; then
echo $path
sed -e 's/-mtune=.*/-march=native/g' $path > "$path.file_changed"
rm -rf $path
mv "$path.file_changed" $path
fi
done
grep -srin march /usr/src/linux-2.6.37/* -l | while read path; do
if [ "$path" != "/usr/src/linux-2.6.37/script.sh" ]; then
echo $path
sed -e 's/-march=.*/-march=native/g' $path > "$path.file_changed"
rm -rf $path
mv "$path.file_changed" $path
fi
done
grep -srin mcpu /usr/src/linux-2.6.37/* -l | while read path; do
if [ "$path" != "/usr/src/linux-2.6.37/script.sh" ]; then
echo $path
sed -e 's/-mcpu=.*/-march=native/g' $path > "$path.file_changed"
rm -rf $path
mv "$path.file_changed" $path
fi
done


PS.: Ele vai te dizer (ao menos é pra dizer) que arquivos ele mudou, depois de ele mudar, verifique a integridade do arquivo, com o backup que você deve ter feito do source do kernel. Tenha certeza que ele só deu replace  no que deve. Isso é só pra testar claro. Eu testei com todos os arquivos (fiquei 20 min codando e 1 hora testando '-') e fez tudo que ele deveria sem problemas, mas pode ser que tenha algum erro, melhor testar.

PS2.: Se você fizer na pasta do src vai ter que executar ele como root

PS3.: se você fizer isso na pasta de outro kernel (eu fiz na do linux-2.6.37), tenha certeza de mudar todos os caminhos do script, pra não dar erro. E caso você mude o caminho, tome MUITO cuidado com o que vais remover porque eu uso: rm -rf, se você usar um rm -rf /, já era, rs. Por isso tome cuidado ou não execute como root, coloque em uma pasta que seu user tenha permissão.


PS4.: O script leva uns 10 minutos pra executar, isso é normal já que ele vai procurar 3 vezes em toooodos os arquivos do kernel ;x

Parabéns pelo esforço e pelo espírito. Mas eu ainda acho que seria mais fácil fazer um .diff:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Fundamentos-do-sistema-Linux-comandos-do-Linux/


@Stivekx

VC é Ô CARA aqui do forum bicho, valeu mesmo, meus parabéns



Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3359 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 14:29 »
@vampire, o kernel que você passou é bom durante o uso do PC. Melhor que o kernel que eu compilei do .37, só que o patch do ureadahead não ta funcionando não, a inicialização ta demorando bastante, e quando aparece a área de trabalho também demora, mas depois de carregado tudo o sistema é bem ligeiro.
Mas parabéns pelo kernel. Vou procurar aqui como fiz para ativar o "Trace events bla bla bla"