Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2365555 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2790 Online: 18 de Novembro de 2010, 17:12 »
http://www.webupd8.org/2010/11/alternative-to-200-lines-kernel-patch.html

ensinando a aplicar esse "milagroso" patch no ubuntu sem precisar compilar no kernel. Alguém ai quer ser cobaia?

eu acho que não vou resistir.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2791 Online: 18 de Novembro de 2010, 23:18 »
fiz um teste com o modo de aplicar o patch que tem no link do webupd8.org para o Ubuntu.

Tive que usar o kernel padrão pois o patch não roda com o BFS. Ao menos eu não consegui.

O que eu fiz para torturar. Coloquei para compilar o kernel com CONCURRENCY_LEVEL=6 + 3 pastas sendo comprimidas, uma com 7z, outra com lzma outra com bz2 e ainda fiquei chamando 5~8 programas ao mesmo tempo pelo terminal.

Deixei um episodio de House em HD rodando no VLC + música no music player. O vídeo dava várias travadas, porém tinha momentos que não ficava travando o vídeo, a música não parou em nenhum momento. Não perdi o controle do sistema em nenhum momento, a resposta do sistema era mais lenta, porém não demorava para responder, não era "clicou abriu" mas era satisfatório. Acredito que o vídeo o o sistema como um todo não ficaram mais fluidos pq só tenho 1GB de RAM e o consumo era em torno de 75%.

Não testei com o kernel padrão, porém com o omnislash ele não aguenta tanto o tranco, o gimp, audacity e openoffice não responderam durante um pequeno intervalo de tempo, o VLC travava mais e a música travava também.


quem quiser tentar ta aqui o tutorial

http://pastebin.com/raw.php?i=sHRYRuAN
« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, 23:21 por Gunss »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2792 Online: 19 de Novembro de 2010, 01:35 »
@Gunss dá uma olhada no blog do CK

http://ck-hack.blogspot.com/2010/11/create-task-groups-by-tty-comment.html

Ele fala como vc fazer o mesmo com o BFS
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2793 Online: 19 de Novembro de 2010, 07:35 »
Alguém testou o kernel 2.6.36 com BFS que o camarada diz que fica ainda melhor que o uso deste patch sem compilação?
Tá no final desta paǵina, pode baixar os binários e instalar!
http://www.webupd8.org/2010/11/alternative-to-200-lines-kernel-patch.html

Eu não testei ainda pois ele exige os libncurses mais novos, presentes apenas no 10.10!

A diferença no Vídeo do Phoronix foi da água para o vinho! Isso no patch compilado! Eu achei fantástico isso aí, e tem mais gente ainda pagando pau para o Kolivas, que sempre disse que o problema era o agendador!

EDIT 1: Lendo o Blog do Kolivas ele "detona" esse novo patch de 200 linhas!  Diz que esse patch é para situações irreais! Serve apenas para cargas altíssimas no sistema ou para quem compila muito!  Diz que ele consegue o mesmo efeito com apenas "10 linhas" de código! E como se isso não bastasse ele fala que "há anos" já implementou scripts que fazem isso automaticamente! Huahauhauhauh

Esse caras Nerds ficam muito irritados quando mexem no queijo deles!


   
« Última modificação: 19 de Novembro de 2010, 07:50 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2794 Online: 19 de Novembro de 2010, 13:44 »
Alguém testou o kernel 2.6.36 com BFS que o camarada diz que fica ainda melhor que o uso deste patch sem compilação?
Tá no final desta paǵina, pode baixar os binários e instalar!
http://www.webupd8.org/2010/11/alternative-to-200-lines-kernel-patch.html

Eu não testei ainda pois ele exige os libncurses mais novos, presentes apenas no 10.10!

A diferença no Vídeo do Phoronix foi da água para o vinho! Isso no patch compilado! Eu achei fantástico isso aí, e tem mais gente ainda pagando pau para o Kolivas, que sempre disse que o problema era o agendador!

EDIT 1: Lendo o Blog do Kolivas ele "detona" esse novo patch de 200 linhas!  Diz que esse patch é para situações irreais! Serve apenas para cargas altíssimas no sistema ou para quem compila muito!  Diz que ele consegue o mesmo efeito com apenas "10 linhas" de código! E como se isso não bastasse ele fala que "há anos" já implementou scripts que fazem isso automaticamente! Huahauhauhauh

Esse caras Nerds ficam muito irritados quando mexem no queijo deles!


   

To baixando e vou instalar, vamos ver.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2795 Online: 19 de Novembro de 2010, 14:24 »
@HQX vou testar aqui e ver como fica


@galactus realmente com o omnislash o sistema fica mais rápido. Agora com a carga que eu coloquei, com o patch o sistema se comporta melhor. Vamos ver como fica BFS + esse patch né?
Bem que você podia testar, tu compila o kernel rápido que só! eu demoro 35min, e também seu teste é melhor, até mesmo pela máquina que possui mais RAM. Tenho certeza que a RAM me limita MUUITO nesses testes.
E a certeza que eu tenho de que o patch omnislash é melhor com o sistema em situações que não sejam com make -j6 ou + é que em vídeos HD no YT com o kernel padrão + o patch o vídeo fica travando, se tiver algo em background então, lascou-se

edit: lendo o post do Kovilas eu nem vou mais aplicar o patch no BFS. O bixo é escroto d+  ;D kkkkkkkk Até mesmo pq parece que o patch que faz aplicar o patch de 200 linhas no BFS é para a versão 0.357

O chato agora é desfazer o trabalho feito, pq eu não compilei o patch de 200 linhas, agora eu tenho que desfazer o trabalho pra não receber mensagem de erro quando abro o terminal.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2010, 15:48 por Gunss »

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2796 Online: 20 de Novembro de 2010, 23:38 »
Alguém testou o kernel 2.6.36 com BFS que o camarada diz que fica ainda melhor que o uso deste patch sem compilação?
Tá no final desta paǵina, pode baixar os binários e instalar!
http://www.webupd8.org/2010/11/alternative-to-200-lines-kernel-patch.html

Eu não testei ainda pois ele exige os libncurses mais novos, presentes apenas no 10.10!

A diferença no Vídeo do Phoronix foi da água para o vinho! Isso no patch compilado! Eu achei fantástico isso aí, e tem mais gente ainda pagando pau para o Kolivas, que sempre disse que o problema era o agendador!

EDIT 1: Lendo o Blog do Kolivas ele "detona" esse novo patch de 200 linhas!  Diz que esse patch é para situações irreais! Serve apenas para cargas altíssimas no sistema ou para quem compila muito!  Diz que ele consegue o mesmo efeito com apenas "10 linhas" de código! E como se isso não bastasse ele fala que "há anos" já implementou scripts que fazem isso automaticamente! Huahauhauhauh

Esse caras Nerds ficam muito irritados quando mexem no queijo deles!


E não é que o Kolivas tá certo de novo!!!

E é preciso bem menos que 10 linhas! Apenas QUATRO!!!

Meu Deus!!! Onde isso vai parar!!!

http://www.webupd8.org/2010/11/alternative-to-200-lines-kernel-patch.html

Citação de: http://pastebin.com/raw.php?i=sHRYRuAN
Start by editing your rc.local file, running sudo gedit /etc/rc.local and add the following lines above "exit 0":

mkdir -p /dev/cgroup/cpu
mount -t cgroup cgroup /dev/cgroup/cpu -o cpu
mkdir -m 0777 /dev/cgroup/cpu/user
echo "/usr/local/sbin/cgroup_clean" > /dev/cgroup/cpu/release_agent

Save and exit gedit. Now, make it executable:

sudo chmod +x /etc/rc.local

After doing this, edit the .bashrc file found in your home directory (gedit ~/.bashrc) and, at the end of this file, add:

if [ "$PS1" ] ; then  
   mkdir -m 0700 /dev/cgroup/cpu/user/$$
   echo $$ > /dev/cgroup/cpu/user/$$/tasks
   echo "1" > /dev/cgroup/cpu/user/$$/notify_on_release
fi

One last thing. To make sure that cgroups are deleted whenever the last task leaves, run:

sudo gedit /usr/local/sbin/cgroup_clean

And copy-paste this:

#!/bin/sh
rmdir /dev/cgroup/cpu/$*

Once again, save the file, exit gedit and make it executable:

sudo chmod +x /usr/local/sbin/cgroup_clean

Done! Restart your computer to apply the changes.

Aguardando novos testes aí Galactus!!!
« Última modificação: 21 de Novembro de 2010, 00:00 por MSXManiac »
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2797 Online: 21 de Novembro de 2010, 00:48 »
mas isso não é um patch diretamente no kernel.

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2798 Online: 21 de Novembro de 2010, 00:59 »
mas isso não é um patch diretamente no kernel.

Mas pelo teste feito por eles, teve o mesmo efeito!

O que demonstra que as preocupações do HQX tem fundamento! Sem falar no comentário do Kolivas!

Eu vejo o pessoal pegando o omni+patch do useiláoque+BFS+blahblahblah e daqui a pouco temos um frankenstein desengonçado!

É a diferença entre o caça Raptor da Boeing (americano) e o Berkhut da Sukoi (russo)!

Os dois tem capacidades de manobra em vôo semelhantes, mas enquanto o avião russo faz uso de partes móveis para alterar a trajetória em conjunto com a dosagem da força dos motores e a perícia do piloto, o Raptor faz com os motores e uma complexa estrutura interna e de computadores para o mesmo feito e que se falhar, o piloto nada pode fazer. Ou seja, os russos usam um sistema mais simples e portanto com menores chances de falhas para obter o mesmo efeito sacou!
« Última modificação: 21 de Novembro de 2010, 01:01 por MSXManiac »
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2799 Online: 21 de Novembro de 2010, 08:42 »
Eu não testei nada ainda deste patch "milagroso"!  Não tive tempo!  E não estou querendo detonar uma das minhas instalações!  Vou testar primeiro em máquina virtual! Mas assim que ver que ele não detona o sistema vou com tudo no PC aqui de casa!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2800 Online: 21 de Novembro de 2010, 09:04 »
Mais uma opção para quem não quer complilar o kernel:
http://blog.coderepository.net/2010/11/19/otimizando-o-kernel-de-seu-desktop-linux/
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2801 Online: 21 de Novembro de 2010, 13:44 »
Mais uma opção para quem não quer complilar o kernel:
http://blog.coderepository.net/2010/11/19/otimizando-o-kernel-de-seu-desktop-linux/

foi um cara lá do webupd8 que passou essa dica. Ela já está atualizada lá, tem que adicionar outra linha no .bashrc na pasta home



@galactus esse patch não ferra com o sistema não, é bem fácil de remover caso vc não o coloque por compilação, caso vc o coloque por compilação é mais simples ainda e remover. Eu compilei aqui com o kernel vanilla 2.6.34. Vou ver se compilo com o .36 assim que a facul deixar.

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2802 Online: 21 de Novembro de 2010, 15:08 »
Eu não testei nada ainda deste patch "milagroso"!  Não tive tempo!  E não estou querendo detonar uma das minhas instalações!  Vou testar primeiro em máquina virtual! Mas assim que ver que ele não detona o sistema vou com tudo no PC aqui de casa!

Por favor não interpretem a minha manifestação anterior como desmotivador para o que fazem! O problema é que há pessoas como eu que tem quase nenhum conhecimento e mais usam copy & paste que exatamente raciocínio e podem literalmente quebrar a cara fazendo modificações sem critério algum ou o mínimo de conhecimento.
Não foi portanto nenhuma crítica a nenhum usuário que posta neste tópico.

Mais uma opção para quem não quer complilar o kernel:
http://blog.coderepository.net/2010/11/19/otimizando-o-kernel-de-seu-desktop-linux/

foi um cara lá do webupd8 que passou essa dica. Ela já está atualizada lá, tem que adicionar outra linha no .bashrc na pasta home



@galactus esse patch não ferra com o sistema não, é bem fácil de remover caso vc não o coloque por compilação, caso vc o coloque por compilação é mais simples ainda e remover. Eu compilei aqui com o kernel vanilla 2.6.34. Vou ver se compilo com o .36 assim que a facul deixar.

Vale aí a comparação que fiz com os caças. É menos complicado fazer por fora do kernel do que tendo que compilar e é fácil de remover. Não que o galactus não tenha assim como outros cacife pra compilar no kernel, mas para quem só segue a receita de bolo do hqx sem conhecer nada e quiser arriscar, é a opção mais segura.

Se falei besteira, desculpem. Se ofendi alguém, foi um acidente pois todos aqui são extremamente bacanas e sempre tentam ajudar quem está em apuros. É um prazer muito grande estar na companhia de pessoas como vocês!
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2803 Online: 21 de Novembro de 2010, 15:59 »
Citar
O problema é que há pessoas como eu que tem quase nenhum conhecimento e mais usam copy & paste que exatamente raciocínio e podem literalmente quebrar a cara fazendo modificações sem critério algum ou o mínimo de conhecimento.

Citar
Se falei besteira, desculpem.

Nós entendemos a sua preocupação e agradecemos por ela!!

Para falar a verdade, todo mundo mesmo avançado tinha que ter o mínimo de preocupação pcp com backup.

Eu, galactus e outros colegas temos um backup gigantesco pq de tanto mexer uma hora ou outra acontece uma besteira... (as vezes é irreversível quando vc tá "tunando" o kernel - exemplo: grub corrompido  ::) )

Boa Tarde a todos

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2804 Online: 21 de Novembro de 2010, 17:37 »
MSXManiac, irmão, relaxa!

Não fiz nenhuma crítica! Só não tive tempo mesmo de testar a bagaça até agora pouco!   ;D

Realmente o lance do "cgroup" impressiona!  Não compilei o patch! Usei a dica daqui atualizada: http://www.webupd8.org/2010/11/alternative-to-200-lines-kernel-patch.html

É como o Kolivas fala, você vê diferença no sistema usando um monte de coisas ao mesmo tempo!

Com carga alta! Arindo um programa só eu não vi diferença! Pelo menos aqui na minha máquina eu não vi!

Agora tô louco pra testar no Bublebee!

Quanto aos testes com o i7?

Impressionante, no mínimo!


Puxei ainda mais do sistema do que o meu teste padrão!  Abri o que pude! Só não mandei compilar nada!  Não altera nada no tempo de boot!  Mas o Gnome carregou mais rápido! Aquele tempo entre o GDM e o Gnome mostrar sua barra de tarefa com relógio, rede e tudo mais!

Synaptic fazendo instalação, 4 videos rodando ao mesmo tempo, nautilus navengando pastas e carregando ícones de fotos ou filmes (abri duas abas), pastas com fotos com mais de 800 arquivos e os filmes com 160, VirtualBox com Ubuntu 10.10 abrindo um monte de coisas também, picasa abrindo e fechando fotos aleatóriamente, abrir o Google Chrome com 26 abas ao mesmo tempo, Rhytmbox tocando música direto, monitor de sistema, htop, office e sei lá mais o quê! Eu sei que abri foi muita coisa, passou dos 2.1GB de RAM consumidos!

O sistema responde melhor do que antes, liso, lisinho da "Silva"!  :D  

Sem tropeços, engasgos, lags, travadas ou qualquer coisa do gênero!

Nem parece que estou usando tudo isso ao  mesmo tempo!  Ele responde mais rápido e a carga no processador diminuiu!  :o :o :o
Quatro núcleos aparecem com 17 a 20% e os outros 4 ficam variando entre 3 e 8%!  Parece que o i7 faz tudo com um pé nas costas!

Mas como eu disse antes, isso em um sistema "tora"! Estou muito curioso pra testar no Atom! Aí sim vou ver se realmente dá diferença! Não estou reclamando e nem desdenhando de nada, é que o i7 é tão "monstro" que muitas vezes ele "mascara" resultados! Você exige, exige, puxa cada vez mais do sistema e parece que não chega no limite!

Vamos aos testes de longa duração! No de curta foi muito mais que bem!

EDIT1: Gunss, eu dou graças do pessoal aqui do Fórum não ser tão "escroto" como o Kolivas e o Linus!   Fala sério, tá certo que eles são os reis da cocada preta, mas eles se acham demais! O Linus também dá umas espinafradas na lista do kernel que eu vou dizer viu! É o tipo da coisa: atenhasse a sua insignificância! uahuahuahauhauha

EDIT2: Como uma imagem vale mais do que mil palavras, puxei um pouco mais do sistema!  :P

Olha o htop com isso tudo aí:



« Última modificação: 21 de Novembro de 2010, 17:58 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.