Autor Tópico: Quero saber Qual placa de video Comprar para utilizar no meu ubuntu  (Lida 1638 vezes)

Offline andreluisrr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Quero saber Qual placa de video Comprar para utilizar no meu ubuntu
« Online: 29 de Novembro de 2014, 14:37 »
Acabei de instalar o ubuntu e nao consigo rodar games nele nem os mais leves como gta sa entao quero saber o nome de uma placa de video boa e barata para poder usar o ubuntu sem deixar de lado os games

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Quero saber Qual placa de video Comprar para utilizar no meu ubuntu
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2014, 17:21 »
Olá /andreluisrr/


Vejo que esse é o seu segundo post em que reclama de problemas para rodar jogos no Ubuntu, sistema operacional esse novo para você e que instalou recentemente, não é isso?

Pois bem, claro que uma placa de vídeo dedicada, especializada, melhora muito a performance geral das imagens no computador, porém, antes disso, na questão específica dos jogos, é necessário ver se o jogo que você se interessou existe para a plataforma Linux.

Existem vários jogos que simplesmente não foram portados para o Linux pelos seus autores, então, para esses jogos não portados, o máximo que é possível fazer é ver se consegue rodar usando o Wine. Nem todos conseguem rodar no Wine, apenas alguns jogos conseguem.

O Wine é uma espécie de emulador que permite executar **alguns** programas que originalmente são do Windows.

Perceba que arquivos cujas extensão são .com ou .exe são arquivos Windows, não são arquivos do Linux, portanto, tais arquivos não conseguem rodar no Linux, sendo que em alguns casos é apenas possível executá-los usando o tal do emulador (mais ou menos a mesma coisa que um simulador, isto é, algo que imita algo) chamado Wine.

Então, a primeira coisa a fazer é verificar se o jogo foi realmente escrito para Linux, se foi, muito que bem, é só instalar o jogo e jogar.

Depois, caso o jogo não tenha sido portado para Linux, ver se é possível rodá-lo usando o Wine.

Claro que para isso é necessário que você tenha o Wine instalado no seu sistema.

Para instalar o Wine abara a Central de programas do Ubuntu e digite wine na caixa de pesquisa.

Irá aparecer um pacote cujo nome é:

Wine - Microsoft Windows Compatibility Layer (meta-package)

Para ter de forma mais fácil uma noção um pouco melhor do que seja o Wine, consulte aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wine

Não conheço muito de jogos, na verdade não conheço quase nada, por falta de interesse pessoal mesmo, porém olhando assim rapidamente para o título que você mencionou, "gta sa", que imagino seja o "Grand Theft Auto: San Andreas", também conhecido como GTA: San Andreas ou GTA: SA e indo no site deles, não me pareceu que exista para a plataforma Linux, mas posso estar enganado quanto a isso, vamos ver se o pessoal aqui do fórum mais 'ligado' em jogos confirma isso ou não e ainda te passa uma melhor orientação quanto a quais jogos são mais próprios para Linux e como obtê-los.

Quanto a questão da placa de vídeo, se for mesmo comprar uma, penso que seja melhor da marca NVídia, que rodam melhor em Linux, possuem também um suporte um pouco melhor. O modelo específico da NVídia depende de quanto você quer gastar, mas lembre-se, não é exatamente isso que fará um jogo rodar ou não no Linux e sim o fato do jogo ter sido escrito para Linux ou ser possível rodar no Wine.

O que a placa de vídeo faz é melhorar, e muito, a qualidade das imagens do sistema, e isso independe de sistema operacional, além do que, claro, existem alguns jogos, mais sofisticados, que precisam mesmo, é pre-requisito, ter uma placa de vídeo.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2014, 17:58 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Quero saber Qual placa de video Comprar para utilizar no meu ubuntu
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2014, 17:46 »
Complementando, sempre é bom nos seus posts aqui no fórum informar a versão do Ubuntu (ou sabores Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu) que você está usando e ainda se a plataforma é 32bit ou 64 bit, para orientar melhor a conversa.

Para ver a versão do Ubuntu é possível obter isso através através de um terminal fazendo:

Código: [Selecionar]
cat /etc/*-release
Para ver se a plataforma é 32bit ou 64 bit dá para ver pelo kernel usado, fazendo:

Código: [Selecionar]
uname -a
quando aparece x86_64 então  plataforma é 64-bit, quando aparece i686, então a plataforma é 32-bit

Uma outra forma de ver isso, que também vai dizer de forma direta, é fazer no terminal:

Código: [Selecionar]
file /bin/bash | cut -d' ' -f3
Em tempo, talvez você já saiba disso, mas como postou na seção iniciantes, vou detalhar: para abrir um terminal você pode usar as teclas Ctrl  Alt  T acionando essas 3 teclas simultaneamente que irá abrir uma janela do terminal.
Você não precisa necessariamente digitar os código acima, pode copiá-los daqui com o seu mouse e então colar com o botão direito do mouse na janela do terminal e aí dar um [enter].

Muitas vezes dar uma ideia, ainda que resumida, do que é o seu computador (processador, placa, quanto de ram), tipo (desktop ou notebook?), marca e modelo, se existirem, pode auxiliar em obter ajuda aqui no fórum.
Lembre-se, quem está respondendo não tem ideia do que há do lado de lá, então você precisa detalhar as suas necessidades, pois só compreendendo realmente o problema é que alguém pode lhe ajudar.

É isso. :-)

« Última modificação: 29 de Novembro de 2014, 18:02 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline andreluisrr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Quero saber Qual placa de video Comprar para utilizar no meu ubuntu
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2014, 14:36 »
Obrigado galera mas tentei com o wine e mesmo assim nao funcionou meu sistema é 32 bit ubuntu 14.06 lts e eu queria uma placa boa portanto que eu nao gastasse muito para isso pq o game q tento colocar pede directx e nao sei colocar directx no ubuntu

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Quero saber Qual placa de video Comprar para utilizar no meu ubuntu
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2014, 15:55 »
Infelizmente a maioria dos jogos de computador (ao contrário de consoles) são desenvolvidos em DirectX. E o Microsoft DirectX nunca será lançado para outros sistemas por motivos óbvios.

Mas é possível sim rodar GTA de acordo com o banco de dados do WINE:

https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=3780

Em rápida busca vi ainda um vídeo no YouTube explicando como fazer, o detalhe é que está em inglẽs, mas caso não compreenda o idioma pela visualização da tela dá para entender como faz.

Gaming in Wine: Grand Theft Auto San Andreas GTA SA in Ubuntu Linux

https://www.youtube.com/watch?v=b4nfmmOL1Dc

Nessa questão de jogos vi ainda um site com a seguinte indicação (esse é em bom português):

Ubuntu Games

http://www.ubuntugames.org/

Vamos ver o pessoal aqui do fórum mais 'ligado' em jogos ajuda com alguma orientação mais específica.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Quero saber Qual placa de video Comprar para utilizar no meu ubuntu
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2014, 16:34 »
Existem duas outras opções, talvez até mais simples.

Uma é instalar o Windows dentro do Linux como uma máquina virtual.
Imagino que seja possível rodar o GTA SA dessa forma, principalmente se o computador tiver algo razoável de memória ram disponível.

A outra, mais simples, é manter um dual boot no sistema, isto é, o Linux e o Windows, um em cada partição separadamente. Quando for jogar, reinicia a máquina e entra na partição Win, mesmo porque um jogo, em regra, requer tela cheia, então não faz diferença de qual sistema operacional está usando, porque a função multitarefa perde em parte sua utilidade.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Quero saber Qual placa de video Comprar para utilizar no meu ubuntu
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2014, 18:25 »
Para os gamers, a melhor escolha: faça dual boot e seja feliz com o que cada sistema operacional tem de melhor a oferecer.

Simples!   8)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz