Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - RamonB

Páginas: [1] 2 3 ... 38
1
Hardware e Periféricos / Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Online: 17 de Abril de 2023, 11:18 »
O meu notebook Lenovo Thinkpad X201, antigo, tinha este problema: as teclas / e ? só funcionava com <Alt-GR>+Q ou <AltGR>+W e a tecla com estes dois caracteres era morta. No Linux Mint XFCE deste note, eu fui a Configurações > Teclado e optei pelo teclado Português (Brasil) Português (Brasil, Thinkpad da IBM/Lenovo (ele aparece com este texto longo mesmo). Talvez funcione para o Positivo.

Espero ter ajudado.

2
Como deu problema também no Zorin, voltei ao Kubuntu. E notei que, se entro através do Linux 5.4.0-45, o problema acontece mas se, no Grub, escolho o 5.4.0-42, roda tranquilo e reconhece tanto o teclado quanto o touchpad. Então, como este notebook é usado principalmente por minha esposa, que só usa Windows, devido a outras tarefas em que estou envolvido vou aguardar e torcer para que o problema tenha sido identificado e, numa futura atualização, seja resolvido.

3
Fiz uma instalação limpa do Kubuntu 20.04 no meu notebook HP Pavilion x360. A instalação correu OK. Entrei, tudo funcionou normalmente, atualizei idiomas e fiz a atualização. Quando reiniciei após atualização, não reconhecia mais o teclado e o touchpad do note. Só consegui com teclado e mouse via USB.
Resolvi, então, instalar o KDE Neon 5.19.4 e, depois da atualização, deu a mesma coisa.
Achei que o problema poderia ser o KDE e instalei o Mint Mate 20. Instalou OK, iniciei normal e, quando foi feita a atualização, deu o mesmo problema.
Aí, pensei que o problema poderia ser com os derivados do Ubuntu e instalei o Manjaro KDE. Aconteceu a mesma coisa após a atualização.
Em tempo: nos outros 2 notes que tem aqui em casa, ambos da Dell (um com Ubuntu Gnome e outro com KDE Neon), correu a atualização e reiniciei sem problemas.
Como informação, na BIOS e no Grub o teclado é reconhecido e, no Windows (dual-boot), o teclado e touchpad funcionam normalmente.
Alguém tem alguma sugestão do que posso fazer?
Antecipadamente, agradeço.

Atualização: Tentei também com o Zorin OS Core 15.2 pois achei que, por ser baseado no Ubuntu 18.04 e não no 20.04, não faria uma atualização de kernel e drivers mais recentes. Mas deu o mesmo problema depois da atualização.

4
[

OK, CelticWarrior. Obrigado pela dica. Vou seguir sua orientação. (Embora eu use o Virtualbox há muitos anos e nunca tenha tido este tipo de problema.)

Há muitos anos havia apenas BIOS (desde 1981).
Secure Boot é característica de UEFI, o tipo de firmware que é usado hoje em dia em vez do velho BIOS. Melhor habituar-se a isso pois desde há cerca de 10 anos que tudo é UEFI e será daqui em diante até que este se torne obsoleto também.

OK, CelticWarrior. Eu já uso computadores com UEFI há muito tempo e nunca tive problemas nem para instalar Ubuntu e derivados nem com o uso do Virtualbox nestes computadores. Para mim, foi uma surpresa esse problema aparecer agora, e justo depois da instalação do 20.04.

Mas obrigado pela atenção.

Um abraço.

5
Pode continuar a usar o Virtualbox mas desative o Secure Boot em UEFI.
O log estava continuamente a registar mensagens relativamente a tentativas infrutíferas de obter as chaves de autenticação para o Secure Boot. Virtualbox sim necessita autorização para o driver virtual que carrega. Ou bem usa o Mokutil para manualmente assinar esses drivers ou simplesmente desativa Secure Boot.

OK, CelticWarrior. Obrigado pela dica. Vou seguir sua orientação. (Embora eu use o Virtualbox há muitos anos e nunca tenha tido este tipo de problema.)

6
Olá, eu também pensei em testar o Pop OS! depois de elogios do Diolinux e do Abhishek. Mas desisti quando fui pesquisar mais e descobri que o Pop OS! não usa o GRUB mas o SYSTEMD. Vi várias pessoas na web registrando que, depois que instalaram o Pop, ele entrava direto e não conseguiam mais acessar os outros SO's que estavam instalados antes (tinham que "bootar" através da BIOS).

Não será este o problema que o colega registrou acima?

Amigo, vc está misturando as bolas. Grub é o gerenciador de boot, praticamente toda distribuição usa Grub, inclusive o popOS. O systemd é um sistema de init, grande parte das distribuições usa ele, inclusive Ubuntu/popOS.

Na questão de se colocar como boot prioritário, praticamente toda distribuição vai fazer isso, porque elas nunca perguntam, qual a sua opção padrão. Depois de instalado, vc pode mudar.

Vamos manter o assunto no Ubuntu. Se descambar pra popOS, vou precisar trancar o tópico.

OK. Mas eu sou usuário do fórum desde (se não me falha a memória) 2008 ou 2009 e já vi muitas vezes serem tratados assuntos do Ubuntu e de seus derivados (como Mint, p.ex.). Então pensei que, por ser o Pop OS! também baseado no Ubuntu poderia entrar nas discussões.

E só para encerrar minha participação: troquei, de fato, as bolas do GRUB e do SYSTEMD mas não totalmente, conforme esta notícia:
 System76's Pop!_OS Switching From GRUB To Systemd-Boot

Um abraço e encerro.

7
Olá, eu também pensei em testar o Pop OS! depois de elogios do Diolinux e do Abhishek. Mas desisti quando fui pesquisar mais e descobri que o Pop OS! não usa o GRUB mas o SYSTEMD. Vi várias pessoas na web registrando que, depois que instalaram o Pop, ele entrava direto e não conseguiam mais acessar os outros SO's que estavam instalados antes (tinham que "bootar" através da BIOS).

Não será este o problema que o colega registrou acima?

8
Pessoal, seguindo dicas que me deram no Ubuntu Forum em inglês, acho que descobri qual é o problema. Eu notei que o arquivo syslog.1 estava com 11,8 GBytes. Quando eu o abri, notei que as mensagens

Código: [Selecionar]
vboxdrv.sh[5734]: Enter a password for Secure Boot. It will be asked again after a reboot.
vboxdrv.sh[5734]: Enter the same password again to verify you have typed it correctly.
vboxdrv.sh[5734]: Invalid password
vboxdrv.sh[5734]: The Secure Boot key you've entered is not valid. The password used must be
vboxdrv.sh[5734]: between 8 and 16 characters.
se repetiam milhões e milhões de vezes. Então, eu apaguei este arquivo e desinstalei o Virtualbox, que uso pouco. Agora, vou acompanhar para ver se o problema realmente desapareceu.

9
Boa tarde. Já uso o Ubuntu há mais de 10 anos, sempre em dual boot com Windows mas entro muito pouco no Windows. Nos últimos anos, tenho dado preferência ao Linux Mint mas, agora, coincidiu a chegada de um notebook novo e também do Ubuntu 20.04 e resolvi voltar ao Ubuntu Gnome.

No notebook, eu tenho um SSD de 128 GBytes e um HD de 1 TByte. O SSD é todo particionado de fábrica, deixando só uns 100 GB para o Windows. Eu reduzi esta partição em 25 GB (o Windows já usava cerca de 60 GB) e coloquei o root do Ubuntu nesses 25 GB, jogando a /home para o HD de 1 TByte.

Depois de instalado e configurado do meu jeito, o root estava com uns 15 GB utilizados. Para minha surpresa, no dia seguinte, veio uma mensagem que o root estava sem espaço (e, de fato, só tinha 1,5 GB livres). Rodei o Bleachbit e consegui liberar 5 GB. Mas achei estranho, de qualquer forma. Passou-se um dia e de novo a mensagem de pouco espaço no root.

Fui então ao Windows e tirei mais 5 GB da partição dele. Reinstalei o Ubunt com o root nos 30 GB. E hoje, passados 2 dias, estourou de novo a área. E não adiantou rodar o Bleachbit: só liberou 1,8 GB.

No Analisador de Disco, o resultado é o seguinte:
Total de uso do root: 26,5 GB. Os mais "gastadores" são os seguintes:
  • var: 16 GB
  • usr: 8 GB

Dos 16 GB do var, 12,7 estão com o log. Quando abro o log, 1,3 GB estão com o journal e o resto ocupa pouco espaço mas tem alguns itens que não têm informação do espaço ocupado (gdm3, private, speech-dispatcher).

Dos 8,0 GB do usr, 5,5 estão sendo ocupados pelo lib e 1,8 pelo share.

É muito estranho que 30 GB apenas para o root sejam insuficientes.

Alguém tem uma dica do que pode estar acontecendo?

Antecipadamente, agradeço.

10
Aplicativos / Como posso ter acesso à fonte Garamond no Ubuntu?
« Online: 03 de Agosto de 2018, 16:49 »
Boa tarde, amigos. Eu necessito enviar um documento gerado no LibreOffice para uma organização. Eles me repassaram um modelo e é necessário utilizar a fonte Garamond. Por rotina, quando instalo o Ubuntu (e/ou o Linux Mint), já instalo o pacote "ttf-mscorefonts" mas nele não tem esta fonte.

Já pesquisei neste forum, no forum dos EUA e na web mas não encontrei nada.

Como posso instalá-la no Ubuntu?

Antecipadamente, agradeço.

11
Internet, Redes e Segurança / Re:warsaw bb no 18.04
« Online: 19 de Junho de 2018, 08:30 »
Caros amigos,

Simplificando  ou melhor complicando  a "coisa", digo  warsaw ( leia a resposta 56)

Está disponível no site da Diebold a versão 1.12.8-7 que apresenta  a vantagem de inserir  o certificado no firefox independentemente da versão e  não  é preciso substituir bibliotecas por links no  ubuntu 18.04.  Nem tudo beira a perfeição.  Entre a lista de dependências está a biblioteca    "python-gpgme" que não está disponível  nos repositórios  oficiais do ubuntu 18.04, embora esteja nos repositórios  das versões 16.04 e 17.10.   O warsaw acima apresentou compatibilidade com o BB,  CEF,  e para o Itaú após reiniciar o computador.  Deixo abaixo o passo  que utilizei na maquina de teste com 18.04.



1. Baixar o Warsaw fornecido pela Diebold, no endereço - https://cloud.gastecnologia.com.br/gas/diagnostico/warsaw-setup-ubuntu_64.deb  - versão 1.12.8-7 -compatível com CEF, BB e Itaú, com os navegadores Chrome, Firefox.

2. Baixar a biblioteca  python-gpgme  no endereço https://www.ubuntuupdates.org/package/core/artful/main/base/python-gpgme

3. Abrir o terminal e remover qualquer versão anteriormente instalada com o comando.
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge warsaw
4. instalar as dependências.

Código: [Selecionar]
sudo apt install libnss3-tools && sudo apt install python-openssl && sudo apt install libcurl3 && sudo apt install zenity
5. Ainda no terminal acessar a pasta onde foi baixada o arquivo  do warsaw e a bibiloteca python-gpgme. Pressupondo que foi na pasta Downloads

Código: [Selecionar]
cd Downloads e logo após
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i python-gpgme_0.3-1.2build2_amd64.deb em seguida manter os navegadores fechados e
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i warsaw-setup-ubuntu_64.deb   e aguardar o termino da instalação.

6 - Reiniciar o computador

7. Verificações:
A)  a instalação do warsaw  com o comando;
Código: [Selecionar]
ps -ef |grep -v grep |grep -i warsawVocê deve observar no mínimo 1 [...]/warsaw/core rodando como root e pelo menos um [...]/warsaw/core rodando como usuário. tipo:
root      1103     1  0 13:33 ?        00:00:01 /usr/local/bin/warsaw/core
usuario   2165     1  0 13:33 ?        00:00:01 /usr/local/bin/warsaw/core

B - A presença do certificado " Warsaw Personal CA"  nos navegadores. Firefox  em -   about:preferences#privacy   opção ver certificados ; no  Chrome em - chrome://settings/certificates  acessar a aba autoridades.    Se o certificado não estiver presente,  remova e reinstale o warsaw.

8) para acesso aos bancos:
A) CEF =. Abrir o navegador e acessar a página -     https://internetbanking.caixa.gov.br/sinbc/nb/login/redirecionaDispSeguranca - vai aparecer a mensagem: adicional de segurança instalado incorretamente. Aguarde enquanto configuramos seu computador. encerrado aparece a mensagem: Adicional de Segurança CAIXA instalado. Acesse a sua conta.
B) ITAU = acesse a página do Itau,  insira o numero de agencia e conta - vai aparecer o nome do correntista e na parte inferior a msg guardiao itau instalado. Está configurado o acesso para o banco itau (aqui só funcionou após reiniciar o computador)
C) BB =  acesse a pagina  https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp e espere configurar o acesso. Quando estiver disponível os campos: agencia, conta e senha Está configurado o acesso para o banco do brasil

DidBrother

Caro DidBrother, valeu muito mesmo! Essa tua dica funcionou tanto no Ubuntu 18.04 quanto no Linux Mint 18.3. No Mint, estava funcionando outra solução também aqui do fórum mas, depois de uma atualização, parou de funcionar. Com esse teu tutorial, resolveu nos dois S.O.
Muito obrigado!

12
Internet, Redes e Segurança / Re:warsaw bb no 18.04
« Online: 20 de Maio de 2018, 10:02 »
Caros amigos,

Simplificando  ou melhor complicando  a "coisa", digo  warsaw

Está disponível no site da Diebold a versão 1.12.8-7 que apresenta  a vantagem de inserir  o certificado no firefox independentemente da versão e  não  é preciso substituir bibliotecas por links no  ubuntu 18.04.  Nem tudo beira a perfeição.  Entre a lista de dependências está a biblioteca    "python-gpgme" que não está disponível  nos repositórios  oficiais do ubuntu 18.04, embora esteja nos repositórios  das versões 16.04 e 17.10.   O warsaw acima apresentou compatibilidade com o BB,  CEF,  e para o Itaú após reiniciar o computador.  Deixo abaixo o passo  que utilizei na maquina de teste com 18.04.



1. Baixar o Warsaw fornecido pela Diebold, no endereço - https://cloud.gastecnologia.com.br/gas/diagnostico/warsaw-setup-ubuntu_64.deb  - versão 1.12.8-7 -compatível com CEF, BB e Itaú, com os navegadores Chrome, Firefox.

2. Baixar a biblioteca  python-gpgme  no endereço https://www.ubuntuupdates.org/package/core/artful/main/base/python-gpgme

3. Abrir o terminal e remover qualquer versão anteriormente instalada com o comando.
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge warsaw
4. instalar as dependências.

Código: [Selecionar]
sudo apt install libnss3-tools && sudo apt install python-openssl && sudo apt install libcurl3 && sudo apt install zenity
5. Ainda no terminal acessar a pasta onde foi baixada o arquivo  do warsaw e a bibiloteca python-gpgme. Pressupondo que foi na pasta Downloads

Código: [Selecionar]
cd Downloads e logo após
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i python-gpgme_0.3-1.2build2_amd64.deb em seguida manter os navegadores fechados e
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i warsaw-setup-ubuntu_64.deb   e aguardar o termino da instalação.

6. Verificações:
A)  a instalação do warsaw  com o comando;
Código: [Selecionar]
ps -ef |grep -v grep |grep -i warsawVocê deve observar no mínimo 1 [...]/warsaw/core rodando como root e pelo menos um [...]/warsaw/core rodando como usuário. tipo:
root      1103     1  0 13:33 ?        00:00:01 /usr/local/bin/warsaw/core
usuario   2165     1  0 13:33 ?        00:00:01 /usr/local/bin/warsaw/core

B - A presença do certificado " Warsaw Personal CA"  nos navegadores. Firefox  em -   about:preferences#privacy   opção ver certificados ; no  Chrome em - chrome://settings/certificates  acessar a aba autoridades.    Se o certificado não estiver presente,  remova e reinstale o warsaw.

7) para acesso aos bancos:
A) CEF =. Abrir o navegador e acessar a página -     https://internetbanking.caixa.gov.br/sinbc/nb/login/redirecionaDispSeguranca - vai aparecer a mensagem: adicional de segurança instalado incorretamente. Aguarde enquanto configuramos seu computador. encerrado aparece a mensagem: Adicional de Segurança CAIXA instalado. Acesse a sua conta.
B) ITAU = acesse a página do Itau,  insira o numero de agencia e conta - vai aparecer o nome do correntista e na parte inferior a msg guardiao itau instalado. Está configurado o acesso para o banco itau (aqui só funcionou após reiniciar o computador)
C) BB =  acesse a pagina  https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp e espere configurar o acesso. Quando estiver disponível os campos: agencia, conta e senha Está configurado o acesso para o banco do brasil

DidBrother

Valeu, DidBrother! Depois de muita batalha e várias tentativas, tua solução funcionou no meu Ubuntu 18.04! Muito obrigado mesmo!

13
Sistema / O que acontece quando tem um pacote snap e um PPA ou deb?
« Online: 20 de Maio de 2018, 09:35 »
O que acontece quando há pacotes SNAP e PPA (ou .DEB)? P.ex., eu instalei o Libreoffice via PPA mas, depois, vi que há um pacote SNAP do mesmo aplicativo no Ubuntu Software. Minhas dúvidas:

(1) o que é melhor para utilizar? Incluir o PPA nos repositórios ou usar o SNAP?

(2) se eu já tenho um pacote instalado via PPA (ou DEB) e instalo o mesmo pacote com SNAP, eu fico com 2 pacotes instalados ou ele escolhe um deles? E, se ele escolher um deles, será o último instalado ou há alguma prioridade (p.ex., o SNAP tem prioridade sobre os outros)?

(3) e, finalmente, uma dúvida de quem ainda não conhece o SNAP: se eu instalar um pacote através do SNAP, as atualizações serão instaladas automaticamente ou eu tenho que verificar periodicamente se há atualizações?

Antecipadamente, agradeço.

14
Aconteceu o mesmo comigo e resolveu. Postei a solução que me atendeu nesse post:

 [Resolvido] Linux Mint com tela bugada depois de atualização e também no Ubuntu[/url]

Veja se resolve o seu problema.

15
Pesquisando mais fundo na web, achei a solução neste link:
Re: Bug in Kernel 4.13 : Intel Mobile Graphics 945 shows 80 % black screen

Entrei pelo kernel que estava funcionando e editei, no modo root, o arquivo /etc/default/grub:
Código: [Selecionar]
sudo xed /etc/default/grubno Mint. Se for no Ubuntu:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub e inseri a seguinte linha no arquivo:
Código: [Selecionar]
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=text
Salvei e reiniciei. Não me perguntem porquê mas resolveu.


Páginas: [1] 2 3 ... 38