É por esse motivo que o Ship It ficou mais restrito, pessoas que poderiam baixar em minutos, desnecessariamente sobrecarregavam o serviço simplesmente para o ter "o CD original" da distribuição, ou porque era de graça.
Como já disse em outros tópicos, acho que o dinheiro poderia ser muito melhor utilizado na distribuição ou na promoção da marca, do que simplesmente dando CD's para uma grande maioria que não o necessita.
Polaco, eu penso que o CD grátis que a Canonical manda pra quem pede, além de ser importante pra quem não pode baixar, é uma excelente peça de merchandising. Se fulano de tal estiver interessado em migrar do Windows para o Linux e chamar o amigo "entendido" dele pra assessorar, e este amigo chegar com uma distro queimada num CD-R, e o Ubuntu num CD próprio, com arte própria e bem acabado, qual dos dois será que ele vai querer instalar? Lembre-se, estou falando do noob que não está nem aí para Sistema Operacional e Software Livre, apenas interessado em abandonar a pirataria e os problemas gerados por uma instalação irregular do Windows.
O Mark Shuttleworth já bateu bastante na tecla do "vamos ser bonitos" em relação ao Ubuntu, ele valora bastante a questão da experiência visual e de usabilidade, e concordo com ele em relação a isso. Um sistema já suficientemente amadurecido como o Ubuntu, com foco no usuário final e que se presta a ser tão funcional quanto um Windows ou um OSX deve ser atraente para seu público de alguma forma. Penso que os CDs ajudam a complementar essa política.
Acho que os CDs enviados gratuitamente funcionam também nesse sentido: além de úteis, são ferramentas de promoção do sistema que atingem diretamente o usuário (eu, por exemplo, gosto de colecioná-los), além de funcionarem como um instrumento de propagação da marca horizontalmente, no nível usuário-usuário.
É certo isso tudo, mas pra cada bem intecionado ou necessitado que realmente precisa do Ship It, te garanto que que tem no mínimo cinco que simplesmente pedem por pedir, pelos motivos que citei acima.
É muito legal ter o CD bonitinho, com capinha e tudo mais, mas será que eu mesmo não poderia fazer essa capa ou comprar da loja, como tu mesmo falaste antes?
Não estou preocupado com o dinheiro do Shuttleworth ou da Canonical, mas ele já deu claros sinais de que o Ship It está com seus dias contados, ou pelo menos será cada vez mais dificultado, e por que ele faria isso? porque obviamente percebe que o retorno é pequeno em comparação ao investimento.