Autor Tópico: Acesso a disco  (Lida 2353 vezes)

Offline RodrigoAmazonas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Acesso a disco
« Online: 15 de Agosto de 2006, 11:19 »
Olá!

Acabei de instalar o Ubuntu 6.alguma coisa, e estou tendo problemas para acessar o disco. Criei uma partição ext3 pequena, onde o sistema foi instalado, e uma FAT32 maior, para poder trocar arquivos com o Windows, que está no outro drive. O problema é que a FAT32 só pode ser escrita pelo root, ou através de comandos sudo.

Criei uma pasta "fat" no meu home, e associei ela com a partição FAT32, mas essa pasta se torna somente leitura quando faço isso. Mesmo logando como root eu não consigo habilitar o modo write para outros usuários.

Além disso, o disco NTFS do windows também só pode ser visto pelo root. Há algum modo de fazer outros usuários vê-lo? Tem algum perigo de perder dados? Posso escrever diretamente no disco NTFS?

Alguém pode me ajudar?
Obrigado,
Rodrigo.

Offline tetri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Acesso a disco
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:40 »
também estou tendo um problema parecido...

tenho que fazer um backup de um hd NTFS
para tanto, estou rodando o live cd e consegui montar a partilção NTFS... soh que somente o root tem acesso e não consigo visualizar os arquivos pelo usuário padrão do live cd (ubuntu)

aih irei instalar um hd com FS FAT32 e passar os arquivos de um hd para outro...

há a possibilidade de fazer isso neh? (nao sendo em modo texto pelo terminal, jah que tenho que selecionar os arquivos que irão para o outro hd...)

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Acesso a disco
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2006, 18:40 »
tetri,
para correr o gestor de ficheiros como root, no terminal digita:
Código: [Selecionar]
sudo nautilus
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline vinimaz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Acesso a disco
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2011, 11:14 »
Olá. Sou novo por aqui e meu problema é que tenho uma partição de dados em meu notebook formatada em NTFS, que já estava no computador antes da instalação do ubuntu 11.10. O problema é que não consigo salvar arquivos nele, pois a mensagem que aparece é que o disco é somente leitura. Vi que outros já tiveram este problema mas não conseguiram ajuda aqui. Alguém saberia como solucionar o problema. Obrigado

Offline cleriston84

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Acesso a disco
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2011, 16:19 »
olá amigo estava com esse mesmo problema que mim deu uma dor de cabeças daquelas, mas resolvi com esses comandos:

No Ubuntu 11,04 Natty Narwhal, você pode instalar o NTFS-config emitindo o comando abaixo em seu terminal.
sudo apt-get install ntfs-config
Isto deve instalá-lo, mas após a instalação eu não poderia executá-lo. Ela me deu o seguinte erro.
Traceback (most recent call last):
Arquivo "/ usr / bin / ntfs-config", linha 102, em <module>
main (args, opta)
Arquivo "/ usr / bin / ntfs-config", linha 75, nas principais
app NtfsConfig = ()
Arquivo "usr/lib/pymodules/python2.7/NtfsConfig/NtfsConfig.py /", linha 56, em __init__
os.mkdir (HAL_CONFIG_DIR)
OSError: [2 Errno] Não existe tal arquivo ou diretório: "/ etc / hal / fdi / política '
Agora nossa única esperança é entrar em contato com o desenvolvedor e implorar por um relea novo ... Eu só estou brincando, você pode facilmente corrigi-lo: P. Como você pode ver, eu em negrito o importante aqui. Então, todos nós temos que fazer é criar esse diretório faltando, manualmente.

Novamente abra o Terminal e digite os comandos abaixo.
mkdir sudo /etc/hal

mkdir sudo /etc /hal/fdi

sudo mkdir /etc/hal/fdi/Política
Agora você deve ser capaz de executar NTFS-config no Ubuntu 11,04 Natty sem nenhum problema qualquer. Oh, btw, após a instalação você pode executá-lo no menu principal: "Sistema" -> "Administração" -> "Ferramenta de Configuração NFTS" ou

Basta abrir o Terminal e digite o comando abaixo.
sudo ntfs-config