Fórum Ubuntu Linux - PT

Espaço da Comunidade => Depoimentos => Tópico iniciado por: velox256 em 03 de Novembro de 2009, 12:01

Título: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 03 de Novembro de 2009, 12:01
Todo sistema operacional tem problemas em maior ou menor grau, com soluções mais ou menos práticas; vemos aqui usuários do fórum saindo no tapa com suas opiniões divergentes, cada um defendendo com unhas e dentes aquilo em que acredita. Vemos pessoas que se dão muito bem com Linux; outras nem tanto mas, com boa vontade, buscam soluções para os problemas, conseguindo com isso um bom aprendizado no uso da máquina; e tem aquelas que, no primeiro problema, metem o pau no sistema mas curiosamente tem uma paciência ímpar com o "outro sistema" que usa, então pergunto isso, pra vc, no geral, o Linux é difícil?
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: mateusrico em 03 de Novembro de 2009, 17:47
iptables -m string --string "Linux is Hard ?" -j NOT ## ;D ;D
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Nossile em 03 de Novembro de 2009, 17:58
Não.

Tive muita dificuldade no começo devido ao malévolo "HSP56 Micromodem" que usava para conexão discada na época do Hoary Hedgehog (5.04 acho). Tentei usar o GNU/Linux diversas vezes, inicialmente com o Kurumin e depois com o Ubuntu, mas esse modem sempre tornava inviável. Até que um dia, depois de umas 6 horas lutando com drivers eu consegui conectar... parece besteira mas a sensação de vitória ao conseguir conectar foi boa demais  ;D

Depois desse obstáculo ultrapassado o resto foi um passeio, inclusive o bom tempo que usei o Arch. Que me desculpem os novos usuários, mas tem muita dúvida e reclamação aqui que é pura choradeira de quem tem preguiça de ler e pesquisar, dúvidas que com 2 minutos de pesquisa se resolve.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: luiscarlos em 03 de Novembro de 2009, 18:40
Quando usei o Linux pela primeira vez tive alguns problemas como: Configurar a Internet, plugins, codecs, achar programas equivalentes ao que estava acostumado, ou seja, aprender o básico novamente sozinho pois não conheço ninguém que utilize este sistema.(não pessoalmente)
Com o tempo consegui me adaptar ao Linux agora não largo mais, Linux também tem facilidades por exemplos os drivers eu nunca precisei instalar nenhum, no Linux nunca mais precisei quebrar a cabeça para usar softwares pagos, sempre que quero algum software e só baixar e instalar sem ter problemas com cracker's, keys... coisas deste tipo.
Por isso quando ouço alguém perguntando: "Linux é difícil?" respondo: Não! Linux não é difícil, Linux é diferente!
Sou novo no mundo Linux mas já consegui fazer alguns amigos experimentarem este sistema, principalmente o Ubuntu.  ;)
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: danpos em 03 de Novembro de 2009, 18:51
@All

Como já falei aqui em outros tópicos, uso o GNU/Linux desde os idos do final do século passado (1995) e naquela época usar GNU/Linux era realmente "hardcore", configurar um monitor então editando o XFree86 era 'coisa de louco'. Os ambientes GNOME/KDE estavam ainda nos primórdios do desenvolvimento (o KDE era extremamente bugado).

Depois fiquei um tempo afastado e trabalhando com o Windows, voltando a mexer com o GNU/Linux pelos idos de 2006 (+/-) onde então pude constatar uma melhora 'absurda' (pois só quem conviveu com as grandes dificuldades naquela época pode melhor comparar os dois cenários) no reconhecimento automático de hardware, de configuração de vários serviços sem maiores dificuldades, da maturidade dos ambientes de desktop e de ferramentas de produtividade.

No meu caso, que trabalho usando profissionalmente a informática (daí ser neutro quanto aos sistema operacionais, pois preciso trabalhar com todos sem distinção), posso falar que para efeitos de gerenciamento, instalação e configuração, acho mais fácil fazer isso com sistemas GNU/Linux pois as fontes de software são bem conhecidas, as disponibilidades destes são bem conhecidas, a estrutura do sistema é bem conhecida, os arquivos de configuração estão em 'plain text' (o que facilita a configuração do sistema) ao invés de ser binário como o registro do windows.

Obviamente no GNU/Linux tudo não é mil maravilhas, há problemas de suporte de determinados hardwares que têm suporte nativo em outros sistemas, mas isso é algo que perseguido dia-a-dia. O importante é não deixar de focar que cada sistema tem suas vantagens e desvantagens e cada usuário tem que ter é espírito crítico para usar um (ou mais) de acordo com as suas necessidades, pois não vai haver um sistema único que agrade a todos e atenda as mais diversas demandas.

Falei demais. ;)

[]s

Danpos.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: rjbgbo em 03 de Novembro de 2009, 19:57
Sabe qual o pior SO e software que existe, aquele que fica entre a cadeira e o teclado. kkkkkkkk

Veja tudo na vida requer aprendizado, até andar e falar. também manejar um computador.
Acho que vai depender muito do que um usuário vai precisar.

No mais concordo c/ o que já foi dito nesse tópico.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Leonardo C em 03 de Novembro de 2009, 21:07
Nos primeiros meses eu apanhei. Assim como devo ter apanhado do windows a primeira vez que tive contato (nem me lembro mais).
Mas o que motiva as pessoas a aprender a usar um novo S.O é se livrar daquele maldito S.O bugado e vulneravel.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: abdo em 03 de Novembro de 2009, 21:33
Não mais que o windows
quando comecei a usar um computador pessoal foi em 98/99 e eu nem sabia como ligava o windows, salvar arquivos, copiar, recortar, criar diretórios, tudo isso era grego pra mim, word, excel, power point e acess então eram mandarino, mas fui fuçando aqui, perguntando ali e fui aprendendo a usar o windows, nesta época vi uma revista com o linux e perguntei para um técnico de informática que trabalhava para a agência de turismo para a qual eu prestava serviços como era esse tal linux, e a resposta dele foi mais ou menos essa, "esquece isso é uma M...."

Não segui o conselho e fui me informando sobre o linux até que pude ter meu primeiro pc, isto em 2000/2001 e aí instalei nele o mandrake 8. qualquer coisa, como nele voce podia escolher o gerenciador optei pelo gnome, ac hei legal o nome e o pézinho, daí em diante começou outro aprendizado com a vantagem de poder experimentar vários sabores de linux, só não consigo mesmo é simpatizar com o kDE, uso o gnome, o xfce e atualmente o lxde- ubuntu 9.04 com lxde, e estou esperando o lubuntu 10.04

ou seja dificil é aprender o outro, tipo falar japones pode ser dificil pra gente, mas a vingança é que falar portugues também é dificil pros japinhas.
quem começa com um sistema logo vai achar outro sistema mais dificil, o que é normal
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: juniorgomes em 04 de Novembro de 2009, 13:22
Difícil?

Acho que só no começo mesmo. Afinal eu estava acostumado com os procedimentos do sistemas das janelas, deu pau? Reinicia, reformata, reinstala.

Só apanhei pro linux no começo mesmo, depois tu pega a manha e já era.

Mas a melhor parte, é quando tu começa a deixar o sistema com a sua cara, tudo funcionando perfeitamente, daí você vê que sistema operacional não é só aquilo que você usava.

Sei que é meio clichê, mas liberdade não tem preço.

Abração pra todos!!!
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: luiscarlos em 04 de Novembro de 2009, 14:40
...Mas a melhor parte, é quando tu começa a deixar o sistema com a sua cara, tudo funcionando perfeitamente, daí você vê que sistema operacional não é só aquilo que você usava...
é bem por aí mesmo... ;D
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Breaker em 04 de Novembro de 2009, 18:14
Ainda hoje tenho alguns problemas no meu Ubuntu. Sempre pesquisando em fórums e sites, soluções para os problemas.
Na verdade o início para mim foi mais fácil (estranho não?). No início só conseguia ver as coisas positivas, tudo que o linux tinha de bom. Não me incomodava ter que procurar coisas na internet, gostava pois estava aprendendo e estava encantado com o sistema..  :P
Foi então que problemas começaram a aparecer, ao decorrer que eu instalava e utilizava mais programas a cada dia. Mas continuei persistente é claro.
Hoje, já aprendi bastante coisa, já testei outras distros, já li sobre muita coisa.. e ainda tenho problemas, mas mesmo assim vale a pena, pois estou aprendendo a utilizar um sistema livre, gratuito, que posso configurar e fazer o que quiser. Como falaram antes, é bom demais poder deixar o sistema a sua cara.
Respondendo a pergunta, creio que para o usuário básico seja fácil, pois só começa a complicar quando se quer instalar programas (que não tem nos repositórios) e fazer coisas menos usuais. Mas já fica mais difícil para aqueles que vão fazer algo a mais que isso. É isso que leva, aqueles que não querem aprender nem ter trabalho pra nada, largarem o linux. Mas, como já disseram, o linux é apenas para aqueles que querem utilizá-lo. Como eu.  ;D
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 04 de Novembro de 2009, 20:54
Essa pergunta num fórum de Linux, obviamente vão dizer que é fácil, muito fácil. ;).


creio que para o usuário básico seja fácil, pois só começa a complicar quando se quer instalar programas (que não tem nos repositórios) e fazer coisas menos usuais. Mas já fica mais difícil para aqueles que vão fazer algo a mais que isso.

Concordo totalmente. Era o que eu ia dizer. Pra aqueles que querem o básico: ler e-mail, navegar, ouvir música, conversar no msn, o Linux é facílimo.
Já se o usuário quer se livrar de senhas(eu), instalar todo tipo de programa(o Opera, por ex. não aparece no Synaptic), instalar bons programas de macro, entre outras coisas(deixa pra lá), se torna muito difícil.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: rjbgbo em 04 de Novembro de 2009, 21:06
Essa pergunta num fórum de Linux, obviamente vão dizer que é fácil, muito fácil. ;).


creio que para o usuário básico seja fácil, pois só começa a complicar quando se quer instalar programas (que não tem nos repositórios) e fazer coisas menos usuais. Mas já fica mais difícil para aqueles que vão fazer algo a mais que isso.

Concordo totalmente. Era o que eu ia dizer. Pra aqueles que querem o básico: ler e-mail, navegar, ouvir música, conversar no msn, o Linux é facílimo.
Já se o usuário quer se livrar de senhas(eu), instalar todo tipo de programa(o Opera, por ex. não aparece no Synaptic), instalar bons programas de macro, entre outras coisas(deixa pra lá), se torna muito difícil.

Pronto, daqui a pouco vai se começar estragar esse tópico, c/ as baboseiras de sempre ai do digníssimo.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: wendelvl em 04 de Novembro de 2009, 21:35
...Mas a melhor parte, é quando tu começa a deixar o sistema com a sua cara, tudo funcionando perfeitamente, daí você vê que sistema operacional não é só aquilo que você usava...
é bem por aí mesmo... ;D


[2]


e so outra coisa, o 'problema' nao eh bem do Linux, e sim dos fabricantes q nao fazem o devido trabalho pra todos os SO. e tenho DITO!
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: clcampos em 04 de Novembro de 2009, 21:35
Pronto, daqui a pouco vai se começar estragar esse tópico, c/ as baboseiras de sempre ai do digníssimo.

Vai me desculpar, mas era evidente que o max064 iria postar aqui, afinal é o tema que ele mais gosta, propício para arrumar uma confusão.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: FLuiz em 04 de Novembro de 2009, 21:51
Pronto, daqui a pouco vai se começar estragar esse tópico, c/ as baboseiras de sempre ai do digníssimo.

Vai me desculpar, mas era evidente que o max064 iria postar aqui, afinal é o tema que ele mais gosta, propício para arrumar uma confusão.

Prezado Cristiano,

No início das postagens do max064 até entendi a sua insatisfação. Mas, ele se perdeu no caminho. Agora, é evidente que que este tópico tinha destinatário certo, com aviso de recebimento e cópia, parecia telegrama. Assim, fico na dúvida de quem seria o causador da confusão. Vamos dar a César o que é de César.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: clcampos em 04 de Novembro de 2009, 22:03
Prezado Cristiano,

No início das postagens do max064 até entendi a sua insatisfação. Mas, ele se perdeu no caminho. Agora, é evidente que que este tópico tinha destinatário certo, com aviso de recebimento e cópia, parecia telegrama. Assim, fico na dúvida de quem seria o causador da confusão. Vamos dar a César o que é de César.

Não entendi, mas esta insinuando que a culpa é do criador do tópico?

Todos tem direito de expor suas ideias e não é porque temos um membro que ama arrumar confusão que não vamos deixar de fazê-lo. Isso seria censurar todos devido a um usuário e não acho que o max064 mereça isso.

Só disse que era lógico que ele iria postar aqui, visto que é a cara dele arrumar confusão nesse tipo de tópico.

O que recomendo a todos em relação a ele é o que sempre recomendei, e que até houve opiniões contrárias, mas vou falar de novo: "Ignorem ele, pois tudo que ele quer é manter uma discussão".

E vou dizer, podem falar o que quiserem, mas até aqui ele tem sido bem esperto, afinal ele arruma toda confusão, mas não deu brecha para nenhuma ação nossa.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Joluca em 04 de Novembro de 2009, 22:20
Pra mim que nunca estudei informática e tenho 67 anos é, porém aprendi praticamente sozinho e com a ajuda de um sobrinho que deu-me as primeiras lições  aprendi a formatar o Windows, e agora também o Linux (Ubuntu) somente lendo tutoriais e este Forum e outros.Precisei deste Forum por 4 vezes e de uma maneira ou de outra consegui resolver meus problemas, sem causar nenhuma confusão.Por isso leio este Forum quantas vezes eu entrar na Net para aprender e continuo aprendendo todo dia, infelizmente com os erros e acertos dos outros.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: rjbgbo em 04 de Novembro de 2009, 22:23
Pronto, daqui a pouco vai se começar estragar esse tópico, c/ as baboseiras de sempre ai do digníssimo.

Vai me desculpar, mas era evidente que o max064 iria postar aqui, afinal é o tema que ele mais gosta, propício para arrumar uma confusão.

Prezado Cristiano,

No início das postagens do max064 até entendi a sua insatisfação. Mas, ele se perdeu no caminho. Agora, é evidente que que este tópico tinha destinatário certo, com aviso de recebimento e cópia, parecia telegrama. Assim, fico na dúvida de quem seria o causador da confusão. Vamos dar a César o que é de César.

Vc está sendo leviano, ao acusar um forista que tem serviços prestados nesse fórum de algo, desse tipo.
O assunto foi colocado de modo ilustrativo, e respeitoso por todos, até aparecer esse sujeito, que p/ mim já deveria ter sido banido do fórum, por nos brindar por tal espetáculo absoluta/ grotesco nunca visto aqui - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57712.0.html
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 04 de Novembro de 2009, 22:57
FLuiz, se eu entendi bem o que eu grifei no seu post, não o criei para provocar qq usuário que seja nesse fórum, apenas citei exemplos do que acontece no fórum e que também vejo em outros lugares, até mesmo entre usuários de Linux. Como eu tenho site que trata do uso do Linux (no caso, Ubuntu e Debian, já deu uma olhada?), recebo muitos e-mails de usuários novos ou não no mundo Linux com diferentes graus de dificuldades e aprendizado e a grande maioria é só elogios ao sistema depois de resolvidos os problemas (pelo menos os principais). Claro que tem os que reclamam, dizem que o sistema é uma derma e desistem ao primeiro sinal de dificuldade.

Qdo eu comecei a usar Linux (Slack, acho que o 10), o sistema só ficou na minha máquina umas quatro horas, depois tirei, coloquei o Windows, botei fogo nos cds de instalação e me tornei um dos "odiadores de Linux" e só fui experimentar Linux de novo com o Kurumin, depois Conectiva e depois o Ubuntu, só que gostei mais do Debian Sarge na época e é a distro que uso até hoje (agora é o Debian Lenny).

Hoje (e nas máquinas que instalo Linux - Ubuntu ou Debian, claro) faço de tudo no Linux, instalo e configuro redes, internet, edito vídeos, áudio, fotos e legendas, faço traduções de documentos e mais uma pá de coisa, tem gente do Mercado Livre que pega algumas coisas do meu site para vender players de mp4 com suporte a Linux (programa de conversão de áudio e script de conversão de vídeo) e todo esse conhecimento (que é médio, não sou expert, apenas um usuário mediano) veio por experiência, sem nenhum curso perneta desses que tem por aí.

Daí vem a pergunta do post, se eu, que já fui um odiador de Linux e agora me amarro nele (mas não sou xiita a ponto de viver esculachando o Windows como se vê por aí), pergunto pra quem usa computador se acha que o Linux é difícil. A lógica do Max064 dizer:

Citar
Essa pergunta num fórum de Linux, obviamente vão dizer que é fácil, muito fácil. Piscada.

já vi tal pergunta em vários fóruns de Windows e surpreendentemente houve respostas positivas ao Linux mesmo entre usuários de Windows. Com as respostas já postadas, dá pra se notar um óbvio perfil de uso do Linux, onde há a natural dificuldade inicial principalmente de usuários vindos do Windows ou mesmo do Mac, que eu acho ser a mesma dificuldade inicial de qq usuário que, por exemplo, compra a primeira máquina com Windows na vida sem nunca ter usado inicialmente o sistema.


Citar
Prezado Cristiano,

No início das postagens do max064 até entendi a sua insatisfação. Mas, ele se perdeu no caminho. Agora, é evidente que que este tópico tinha destinatário certo, com aviso de recebimento e cópia, parecia telegrama. Assim, fico na dúvida de quem seria o causador da confusão. Vamos dar a César o que é de César.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: FLuiz em 04 de Novembro de 2009, 23:10
Prezado velox256,

Em primeiro lugar agradeço a forma absolutamente elegante com a qual vc me responde, aproveitando ainda, para agradecer pelo sidserra  ;)

Entendo a sua posição e até acho que de forma inconsciente vc postou a mensagem justamente com o ponto nevralgico que gerou a discussão constrangedora entre vc e o max064 e mais, justamente na marca do "penalti" quando a situação estava se acalmando. Mas, convenhamos, está flagrante (mesmo que inconscientemente) que foi uma provocação ao max064.

Achei até desnecessária, porque, no início da mensagem dele, entendi a sua situação, porque passei pela mesma ou talvez até pior, eis que, a minha área é jurídica e não de informática, ficando evidente nas mensagens posteriores, até para mim que não havia intenção de ajuda mas de polêmica ( o que não o culpo pelo posicionamento, mas, pelo local impróprio de estabelecimento de polêmica), até mesmo porque, determinado usuário por cerca de 03 ou 04 mensagens perguntou a ele qual era a ajuda que queria e o mesmo limitou-se a travar debate com vc e após, com outro usuário que parece ser também de outro fórum. Por isso, não postei nada (até porque sei que nada sei).

Muito bem, dito isto, repito o que escrevi para Ricardo Jorge. Me queira bem, sou aquele que estará sempre na frente de batalha - quando a batalha é justa e perfeita.

Al salam aleikum
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: FLuiz em 04 de Novembro de 2009, 23:15
Prezado Ricardo Jorge,

Não tenho a menor intenção de estabelecer nova flamewar, até porque, o fórum e os usuários não merecem e/ou precisam disso, bem como, pouco posto e muito pesquiso aqui. Mas, você me acusa de leviano !!

No tópico de título “O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém”, cujo criador é o usuário max064, estabeleceu-se uma discussão sem precedentes em fórum de razoável tranqüilidade como é o nosso, justamente entre o usuário max064 e velox256, discussão esta que se estendeu à outros tópicos, como todos podem verificar.

Com o debate “esfriando”, cria-se um tópico “O Linux é difícil para vc?” ( a contraposição dos títulos não é mera coincidência), no qual o criador do tópico (talvez inconscientemente e desnecessariamente, porquanto, ficou evidente a intenção do usuário max064) toca justamente no fundo da questão que gerou toda a discussão  “...e tem aquelas que, no primeiro problema, metem o pau no sistema mas curiosamente tem uma paciência ímpar com o "outro sistema" que usa, então pergunto isso, pra vc, no geral, o Linux é difícil?”.

Não precisa acreditar no que escrevo, releia os tópicos.

Aceitaria a acusação de leviano de bom grado, vivêssemos em convento de freiras Carmelitas por volta do século XVIII, o que não é o caso. Me restando optar entre ser leviano ou hipócrita, fico em ser realista.

Há intocáveis no fórum ? Não somos uma comunidade ?

Me queira bem, sou totalmente avesso a qualquer discussão (que no final das contas não vai levar a lugar nenhum). Mas, acho que vc ao me acusar de leviano e ainda “dar carteirada” em nome de outro usuário foi extremamente injusto, até porque, o usuário "dono da carteira", respondeu-me com elegância inglesa.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 04 de Novembro de 2009, 23:17

Pronto, daqui a pouco vai se começar estragar esse tópico, c/ as baboseiras de sempre aí do digníssimo.

Obrigado. Muito gentil da sua parte discriminar quem discorda das suas opiniões.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Nossile em 04 de Novembro de 2009, 23:49
Ta bom pessoal, mas oque acham do GNU/Linux mesmo?......
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: FLuiz em 05 de Novembro de 2009, 00:16
Nossile,

Voltando ao tópico, o Linux é dificil mesmo. Mas, em seu início como qualquer coisa nova, seja software, andar de bicicleta etc.

O que mais afeta o novato e, como tal falo, é que na ânsia de mudar de sistema operacional ou mesmo de ingressar no SO, o tempo de espera de respostas a perguntas, aliado a total falta de conhecimento quanto ao que pesquisar é absolutamente cruel, levando o novato, às vezes, a achar que este ou aquele sistema é ruim.

Comecei no Ubuntu em Janeiro deste ano, registrando-me aqui no fórum em abril (salvo engano) e, hoje, coisas que achava "bichos de sete cabeças" vejo que são até extremamente fáceis.

Há neste fórum uma sugestão do agente100gelo de criação de faq's específicas para dúvidas, com algumas sugestões postadas pelos participantes que, estivessem implementadas na época em que comecei, boa parte das dificuldades e até desânimo que senti, não existiriam.

É isto.

Al salam aleikum
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: sboorbou em 05 de Novembro de 2009, 09:10
sinceramente,,, não é dificil... mas tudo que é diferente é visto com maus olhos.....

tememos aquilo que não entendemos

Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 05 de Novembro de 2009, 09:52
FLuiz, aqui vc pode achar muitos tópicos e posts que atingem, em maior ou menor grau, todos os usuários do fórum; são posts falando de:

pessoas que escrevem errado (de propósito pq 'estão na internet');
pessoas que usam o Internetês;
pessoas que escrevem sem uma pontuação mínima que dê um sentido real ao post com apenas uma "uma lida";
pessoas que não sabem formular uma pergunta;
pessoas que ficam com 'raivinha' desse ou daquele usuário;
pessoas que acham que sabem alguma coisa e não sabem de nada;
pessoas que sabem que sabem mas não ajudam ninguém;
pessoas que fazem questão de ajudar errado (heheheh...);

e por aí vai, já pensou se todo mundo achasse que o um post ou tópico fosse direcionado a ela a zona que isso aqui iria virar? Ia parecer o programa da Luciana Gimenez, onde todo mundo fala mas ninguém tem razão, hehehe...

Eu sou um 'respondedor' do Yahoo Respostas e o que mais se vê lá de perguntas é (chega a ser repetitivo):

Como desinstalar o Linux e colocar o Windows?
Qual a diferença entre Linux e Windows?
Qual é o melhor, Linux ou Windows?

Assim como aqui, lá tem os 'respondedores' que ferram ou elogiam os sistemas mencionados, cada um guiado pela própria experiência com os mesmos; mesmo que haja pessoas aqui, como vc no caso (nada contra a sua interpretação de uma eventual 'provocação'), que acha o tópico uma 'provocação' a determinados usuários e passível "do pau comer" (hehehe...) aqui dentro, a impressão vai depender de cada um. O Max06 respondeu aqui com 'elegância' e com ironia sacana, não levou pro lado pessoal (pelo menos é o que parece...) a eventual 'provocação' que vc viu no tópico; tv eu tenha colocado um conteúdo que leve a esse tipo de especulação, mas lhe asseguro que não houve intuito de atingir esse ou aquele usuário, por mais que pareça o contrário...


Prezado velox256,

Em primeiro lugar agradeço a forma absolutamente elegante com a qual vc me responde, aproveitando ainda, para agradecer pelo sidserra  ;)

Entendo a sua posição e até acho que de forma inconsciente vc postou a mensagem justamente com o ponto nevralgico que gerou a discussão constrangedora entre vc e o max064 e mais, justamente na marca do "penalti" quando a situação estava se acalmando. Mas, convenhamos, está flagrante (mesmo que inconscientemente) que foi uma provocação ao max064.

Achei até desnecessária, porque, no início da mensagem dele, entendi a sua situação, porque passei pela mesma ou talvez até pior, eis que, a minha área é jurídica e não de informática, ficando evidente nas mensagens posteriores, até para mim que não havia intenção de ajuda mas de polêmica ( o que não o culpo pelo posicionamento, mas, pelo local impróprio de estabelecimento de polêmica), até mesmo porque, determinado usuário por cerca de 03 ou 04 mensagens perguntou a ele qual era a ajuda que queria e o mesmo limitou-se a travar debate com vc e após, com outro usuário que parece ser também de outro fórum. Por isso, não postei nada (até porque sei que nada sei).

Muito bem, dito isto, repito o que escrevi para Ricardo Jorge. Me queira bem, sou aquele que estará sempre na frente de batalha - quando a batalha é justa e perfeita.

Al salam aleikum
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: clcampos em 05 de Novembro de 2009, 10:09
velox256 peço desculpas, até por saber que foi você que criou o tópico, mas ele vinha bem legal, então posso deixar aqui as palavras do Nossile?

Ta bom pessoal, mas oque acham do GNU/Linux mesmo?......

E por sinal, parabéns Nossile! Valeu mesmo!

[]'s

Cristiano
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: FLuiz em 05 de Novembro de 2009, 10:29
Ok, amigo velox256,

Como dito ao clccampos, a "página está virada" e vamos ao Linux que é o que interessa.

De tanto ouvir falar no Debian, comecei a estudá-lo. Conto com a sua ajuda nas dúvidas.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 05 de Novembro de 2009, 11:54
Bom, voltando ao assunto do tópico, tenho várias pessoas na minha lista do MSN (aMSN, no caso) que usam apenas o Linux (Ubuntu e tal), outras usam só Windows e outras usam os dois. No caso das que usam só o Ubuntu, é incrível a capacidade delas de se adaptarem ao uso do Linux, instalando elas mesmas os programas que precisam no dia a dia com uma desenvoltura muito grande e nem se ressentem do uso do Windows, mesmo que em suas escolas usem o sistema da M$; notem que usam o Ubuntu em casa e o Windows na escola ou no trabalho. No caso daquelas que usam o dual boot como opção, só o fazem pq há outros usuários na máquina que preferem Windows ou simplesmente usam o Windows para jogar. E os que só usam Windows tem igualmente os mesmos problemas que todo usuário de Windows tem (não é pq um usuário não tenha problemas que outros não vão ter) mas não querem colocar o Linux na sua máquina pq, bem ou mal, para eles o Windows funciona.

A desenvoltura (ou a capacidade) no uso desse ou aquele sistema pode ser comparado (mal e porcamente) com a "idade cerebral" das crianças, vc pode ver crianças com 6 anos que são mais espertas (pra idade que tem) que outras com 9 ou 11 anos (isso é fato e pode ser visto no programa Bom Dia & Cia do SBT). E antes que venha algum usuário me dizer que estou chamando (ou comparando) os usuários desse ou daquele sistema a crianças, estou apenas listando os diferentes níveis de "safeza", assim como há pessoas que se destacam em Eletrônica, outros em Jurisdição e tal, em informática é a mesma coisa. Ou não?
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gladiadorbr em 07 de Novembro de 2009, 10:38
Não sou fanático, se alguém jogar uma cópia do w7 original na minha porta eu instalo na minha máquina, mesmo porque os meus jogos só rodam em Windows. Mas vou instalar junto com o Linux!
Agora, sinceramente, o Linux não é difícil, ele só é diferente ao que a maioria dos usuários de PC está acostumado. Estamos usando Ubuntu há uns quatro meses (eu e minha esposa) e até agora não temos reclamações. E quanto aos virus que apareciam de vez enquando, nem sinal!
Na verdade eu só tive dificuldade em instalar programas que não estão no Synaptic, mas nada que uma pesquisa no Google não resolva.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 07 de Novembro de 2009, 17:50
Daí vem a pergunta do post, se eu, que já fui um odiador de Linux e agora me amarro nele (mas não sou xiita a ponto de viver esculachando o Windows como se vê por aí), pergunto pra quem usa computador se acha que o Linux é difícil. A lógica do Max064 dizer:

Citar
Essa pergunta num fórum de Linux, obviamente vão dizer que é fácil, muito fácil.

já vi tal pergunta em vários fóruns de Windows e surpreendentemente houve respostas positivas ao Linux mesmo entre usuários de Windows. Com as respostas já postadas, dá pra se notar um óbvio perfil de uso do Linux, onde há a natural dificuldade inicial principalmente de usuários vindos do Windows ou mesmo do Mac, que eu acho ser a mesma dificuldade inicial de qq usuário que, por exemplo, compra a primeira máquina com Windows na vida sem nunca ter usado inicialmente o sistema.


Ontem eu instalei o Windows Seven e fiquei maravilhado com a aparência, com a instalação que durou aproximadamente 15 minutos, com os gadgets que eu nunca tinha usado.

No Ubuntu já vi screenshots(com gadgets), mas pergunte se eu sei como adicionar. Não sei, não vi opção no painel.
Pesquisando no google, encontro algumas respostas que me levam a pensar: É preciso entrar num fórum só pra perguntar isso e é preciso também fazer download
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=736966

Outras dúvidas vão surgindo: se desinstalar o gnome e instalar o KDE, perco os gadgets?
E se depois retirar o KDE e instalar o XFCE, perco também?

É esse tipo de coisa que os adoradores do Linux não vêem.

Por isso que a resposta sobre o Linux ser fácil ou não, geralmente é: sim, é muito fácil.
Afinal o respondendor está pensando nas tarefas triviais: navegar, ouvir música, chat, gravação de CD. Isso é verdade principalmente nos dias de hoje que muitos usam computador apenas pra passar o dia inteiro no orkut.

Falta padronização no Linux e gente disposta a criar um FAQ, visto que são tantas opções que o usuário não sabe o que fazer.
Por exemplo, o Synaptic mostra os programas instalados e um série de ferramentas, como o Pearl script ou pearl interpreter. Por que um usuário deveria ter isso instalado? E por que deveria ver isso no Synaptic?

Não quero criar aborrecimento, mas preciso comparar:  quando acabamos de instalar o Windows e abrimos o adicionar/remover programas, não tem nada ali.
Faz todo o sentido, pois se acabei de instalar o S.O., não instalei nada mais.
Eu, pelo menos, ficaria incomodado se ele viesse com coisas que nem sei pra que servem.

Citar
Com as respostas já postadas, dá pra se notar um óbvio perfil de uso do Linux, onde há a natural dificuldade inicial principalmente de usuários vindos do Windows ou mesmo do Mac

A primeira vez que usei o Seven foi ontem. Houve uma mudança agressiva no painel de controle(que não se chama mais assim) e em outras questões fundamentais. Mesmo assim não tive nenhuma dificuldade em configurar.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: rjbgbo em 07 de Novembro de 2009, 19:27
Daí vem a pergunta do post, se eu, que já fui um odiador de Linux e agora me amarro nele (mas não sou xiita a ponto de viver esculachando o Windows como se vê por aí), pergunto pra quem usa computador se acha que o Linux é difícil. A lógica do Max064 dizer:

Citar
Essa pergunta num fórum de Linux, obviamente vão dizer que é fácil, muito fácil.

já vi tal pergunta em vários fóruns de Windows e surpreendentemente houve respostas positivas ao Linux mesmo entre usuários de Windows. Com as respostas já postadas, dá pra se notar um óbvio perfil de uso do Linux, onde há a natural dificuldade inicial principalmente de usuários vindos do Windows ou mesmo do Mac, que eu acho ser a mesma dificuldade inicial de qq usuário que, por exemplo, compra a primeira máquina com Windows na vida sem nunca ter usado inicialmente o sistema.


Ontem eu instalei o Windows Seven e fiquei maravilhado com a aparência, com a instalação que durou aproximadamente 15 minutos, com os gadgets que eu nunca tinha usado.

......................

Puxa max064, que legal!
Qual a versão do Windows Seven que vc escolheu?
E foi muito caro onde vc comprou essa versão? Teve dificuldade de achar uma loja p/ comprar?
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 07 de Novembro de 2009, 20:09
max064, todos já sabemos do seu ódio irracional do Linux, mas não desvirtue o tópico.
O tópico fala a respeito do Linux, não do Windows e suas novidades. E quando vc for responder se acha ou não difícil, diga o qual a dificuldade, especifique, não mostre problemas particulares mas sim características genéricas, e faça isso com bom senso! Sem informações deturpadas e argumentação falaciosa e tendenciosa.


Quanto a minha opinião, eu senti dificuldades no começo, pois muitos conceitos são totalmente diferentes do que eu estava acostumado. Hoje acho muito fácil.
Algumas coisas ainda é preciso melhorar, como a padronização do método de instalação (pelo menos nas distribuições pra pessoas comuns), pois assim não teria mais desculpa pra certas empresas não pré-compilares seus programas.

Também acho que certas coisas, principalmente no Ubuntu, deveriam já vir instaladas, como aqueles complementos do nautilus pra abrir pastas como administrador (nautilus-gksu); um configurador do GRUB no estilo StartUp Manager e um instalador gráfico unificado de fontes, temas, ícones, e afins. Eu sei que é só jogar para as respectivas pastas ou clicar em "instalar" ou coisa do tipo, mas algo centralizado facilitaria mais ainda.

Fora algumas coisas o Ubuntu (vou falar dele já que eu uso e estamos no Fórum Ubuntu) é perfeito para alguém como eu, que não sou da área de informática e precisa tudo de maneira fácil e prática.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 07 de Novembro de 2009, 21:16
Citar
Ontem eu instalei o Windows Seven e fiquei maravilhado com a aparência, com a instalação que durou aproximadamente 15 minutos, com os gadgets que eu nunca tinha usado.

No Ubuntu já vi screenshots(com gadgets), mas pergunte se eu sei como adicionar. Não sei, não vi opção no painel.
Pesquisando no google, encontro algumas respostas que me levam a pensar: É preciso entrar num fórum só pra perguntar isso e é preciso também fazer download
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=736966

"Não saber" instalar firulas no sistema não é uma falha do sistema, afinal, como vc falou em um post seu espalhado por aí (acho que sobre firewall), pra quê o sistema vem com gadgets, ele sabe se eu preciso deles por acaso? Note que isso foi escrito por vc numa de suas respostas, então não estou sendo sacana, hehehe... Além do mais, estamos cansados de saber que Linux não é Windows... Note que todo usuário de computador tem mais de um programa para determinada função que executa na máquina, quem não gosta d experimentar nem deveria então usar computador...

Citar
Outras dúvidas vão surgindo: se desinstalar o gnome e instalar o KDE, perco os gadgets?
E se depois retirar o KDE e instalar o XFCE, perco também?

É esse tipo de coisa que os adoradores do Linux não vêem.

Se vc desinstalar o Gnome e colocar o KDE vc terá outros gadgets igualmente elegantes e úteis, como o SuperKaramba, o Cairo-Dock, Screenlets e tantos outros.

Citar
Por isso que a resposta sobre o Linux ser fácil ou não, geralmente é: sim, é muito fácil.
Afinal o respondendor está pensando nas tarefas triviais: navegar, ouvir música, chat, gravação de CD. Isso é verdade principalmente nos dias de hoje que muitos usam computador apenas pra passar o dia inteiro no orkut.

Isso é verdade, a maioria das pessoas subutilizam as suas máquinas, tenho clientes de informática que possuem a mesma configuração da minha máquina (cuja mesma aparece aí embaixo dos meus posts) e só usam pra ver e-mails e navegar na internet. Mas tanto no Windows ato no Linux, se precisarem usar a máquina para tarefas mais pesadas, ambos os sistemas tem totais condições de prover o que for necessário para que tais tarefas sejam feitas.

Citar
Falta padronização no Linux e gente disposta a criar um FAQ, visto que são tantas opções que o usuário não sabe o que fazer.
Por exemplo, o Synaptic mostra os programas instalados e um série de ferramentas, como o Pearl script ou pearl interpreter. Por que um usuário deveria ter isso instalado? E por que deveria ver isso no Synaptic?

também concordo com essa falta de padronização, são 300 milhões de distribuições e 200 mil ambientes gráficos, isso é uma característica de diversificação no Linux e que muitas vezes só enrolam um pretenso usuário. Pra isso existe a famosa "adaptação do ser humano, lembra das mudanças do win3.11 para o Win95, do Win98 para o XP e do XP para o Vista? Na primeira e segunda mudanças todo mundo adorou, já na terceira houve uma retumbante reclamação generalizada dos usuários, mas se para uns foi uma "derma", para outros foi bem agradável a mudança. E qto aos programas instalados mostrados no Synaptic, é também uma característica do sistema, lembre-se, Linux não é Windows...

Citar
Não quero criar aborrecimento, mas preciso comparar:  quando acabamos de instalar o Windows e abrimos o adicionar/remover programas, não tem nada ali.
Faz todo o sentido, pois se acabei de instalar o S.O., não instalei nada mais.
Eu, pelo menos, ficaria incomodado se ele viesse com coisas que nem sei pra que servem.

Acabei 'respondendo' essa com o comentário acima, hehehe... :)

Citar
A primeira vez que usei o Seven foi ontem. Houve uma mudança agressiva no painel de controle(que não se chama mais assim) e em outras questões fundamentais. Mesmo assim não tive nenhuma dificuldade em configurar.

Vc é um cara que se garante no sistema que usa, parece saber o que faz na máquina sem se privar do uso pleno dela usando Windows, mas fica parecendo que vc, pelos seus posts, Max, tem mais bronca dos usuários de Windows do que os que usam Linux, pq seus posts parecem sempre menosprezar a capacidade de raciocínio, ou de aprendizado ou qq outra qualidade que quem usa Windows possa ter ou desenvolver. Não acho que vc deveria parametrar os 80% de usuários "meia-boca" que tem por aí com vc e a experiência que parece ter do sistema que usa...
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 07 de Novembro de 2009, 23:31

Puxa max064, que legal!
Qual a versão do Windows Seven que vc escolheu?
E foi muito caro onde vc comprou essa versão? Teve dificuldade de achar uma loja p/ comprar?


Ironia, não é?
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: clcampos em 08 de Novembro de 2009, 00:28
Poderiam voltar ao tema do tópico. Windows 7 não é tema para esse fórum.

O max064 fez uma comparação de um com o outro, infelizmente é difícil mexer com isso, mas peço que evitem apenas o windows 7. Inclusive o max064.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 08 de Novembro de 2009, 01:09
todos já sabemos do seu ódio irracional do Linux,

Eu apenas mostro os problemas do Linux. Enquanto alguns simplesmente o ignoram, eu tenho humildade em vir até aqui mostrar as minhas dificuldades. Na verdade nem devo dizer "minhas", pois conheço muita gente e sei que também se sentem desconfortáveis com o uso de comandos, com a obrigatoriedade de digitar senhas, com a falta de documentação nos programas de código aberto, entre outros.
São detalhes que somando, viram uma bola de neve descendo uma montanha.

O que se vê na internet é uma parcela ínfima da realidade.
Vemos um fórum como este e pensamos: "Vejam só, o Linux é um sucesso. Devem existir aqui uns 8000 associados. Significa que a cada dia o Linux está crescendo". Ledo engano.
Tenho um amigo que chama o Windows de Ruindows, xinga até não poder mais, mas basta eu falar ou digitar a palavra Linux que ele morre de medo. Tentou, mas não consegue se moldar ao pinguim.

Falta documentação e falta tempo, nem todo mundo pode passar um dia fazendo perguntas num fórum e nem se interessa por informática. Um médico, um advogado, um dentista, uma mãe que precisa trabalhar e cuidar dos filhos, são pessoas inteligentes, não são burras por usarem o Windows. Apenas não têm tempo pra fazerem tantas configurações e a saída mais óbvia é rejeitar o Linux.
Mesmo assim existe uma enxurrada de comentários maldosos na internet, chamando essas pessoas de burras, de preguiçosas e acomodadas.
Isso não contribui pro Linux, o efeito na verdade é oposto: continuarão com a ideia de que linuxers são soberbos e que esse sistema é pra nerds.

Falando em soberbos:
http://br-linux.org/linux/para_reflexao_esnobes_no_linux_-_a_verdadeira_barreira_para_a_entrada_de_novos_usuarios

É curioso notar que ao mesmo tempo que querem que o Linux seja adotado maciçamente, zombam daqueles que poderiam dar uma chance ao pinguim. Isso é uma contradição.


E quando vc for responder se acha ou não difícil, diga o qual a dificuldade, especifique, não mostre problemas particulares mas sim características genéricas

Eu disse muito, mas parece que vc não lê.
Citei o problema dos editores de legenda. Onde fica a ajuda desses programas? O Gnome Subtitles não tem. No Subtitle Editor tem, mas precisa ficar marcando com o mouse, como diz no
http://home.gna.org/subtitleeditor/docs/how-to-editing-subtitles-with-waveform.html .
Eu iria levar semanas. No Windows levo apenas o tempo do filme.

Já o Gaupol não presta. Criei um post aqui mesmo no ubuntuforum-br mostrando cada passo pra criar a legenda nele e não funcionou.

O Jubler não serve também, inclusive por ser feito em java que deixa lento o PC.
Leve em conta que java é uma linguagem interpretada, daí a lentidão.

Segundo problema:
Certos programas não aparecem no synaptic. Eu já disse outras vezes: o Opera não aparece. Já acho que vão sugerir atualizar a lista de pacotes. Mas esbarramos no problema dos comandos. Detesto comandos.
Abrir o terminal dá até medo, pois nele sempre aparece algo ruim. A última foi o erro de permissão 0770.
Outra vez fui instalar o KDE e me assustei com o tamanho: mais de 200MB. Mesmo assim dizem que o Linux ocupa pouco espaço em disco. Constatei que isso é uma lenda.

Terceiro, quarto, quinto, sexto.... n problema fica pra depois. Por hoje está bom. Hora de dormir.  ;D
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Adriano R.N. em 08 de Novembro de 2009, 01:40
Linux é difícil?
Claro que sim.
Mas isso não é uma exclusividade dele, é um dilema de todos os sistemas operacionais.
Fácil é celular que se você não sabe nada, digita o número e aperta o botão verde, pronto ligou.
Linux é tão difícil que os próprios usuários avançados dizem repetidas vezes que é necessário pesquisar, estudar, aprender..... claro que isso também é necessário com os outros sistemas, porém, quem aprende windows leva a vantagem de sempre encontrar um usuário que conhece um pouco mais e ensina. (essa é a principal dele vantagem no meu entendimento)
No linux, quando aprendemos um pouquinho mais, as coisas ficam fáceis e prazerosas. Temos a sensação de maior controle sobre a máquina. O windows não nos proporciona isso.
Neste fórum tem um tópico sobre configuração de internet discada que é uma epopeia homérica:
ver: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52943.0.html
Isso mostra o quanto em alguns aspectos o linux tem muito o que melhorar.
Por outro lado, linux tem facilidades que faz inveja para qualquer SO proprietário, o repositório é uma ideia fantástica, mesmo que não gosta de linha de comando pode ampliar os repositórios e ter disponível milhares de aplicativos, os pacotes .deb é um recuso muito interessante e para quem vem do windows é uma mão na roda, o reconhecimento do hardware também é uma mão na roda.
Por fim, vejam como muita coisa é questão de costume, minha esposa e filho adoram Ubuntu e têm dificuldades ao usar o XP.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Kamei Hyoga em 08 de Novembro de 2009, 07:44
Antes um pedido (apesar de não ser o criador do tópico): não entrem na "onda" de desvirtuar o tópico. Senão isso vai virar outra epopéia sem fundamento.

Hoje eu considero o linux muito, mas muito fácil mesmo de instalar. Quando eu iniciei, eram outros 500. Eu tinha acabado de me formar num curso técnico (programador Delphi) e, até aquele dia, só tinha ouvido falar do linux (muito influenciado pela Revista Geek). Ae, voltando pra casa, passo numa banca e encontro lá uma revista com um cd do Slackware 8.1 ("Só os melhores que usam" ou algo do tipo, pra chamar atenção).

Cheguei todo bobo em casa e como não precisava utilizar o Delphi, meti o cdzão no pc e fui lendo o passo a passo da instalação (a revista parecia um "origame" gigante, se é que me entendem haha. Cheia de faces e tal). Nussaaa!! Eu nunca tinha ouvido falar de partição, de tipo de partição e etc. Então formatei o pc todo pra não me preocupar com isso. Depois de instalado... cade??? cade as janelinhas?? hahah Eu tinha que configurar manualmente o X. Depois de muitas tentativas, consegui!!

Já com o X rodando, boto um cd de um anime. Nada... tiro o cd e boto novamente... nada!!! $@#$#@ essa ##$@@@##$! vai rodar não??!! haha Depois eu fui descobrir que precisava montar o drive. Opaa cd montado!! Vamo ver o anime!! Cade o player de vídeo?? (realmente não lembro se tinha já nessa versão). Fui correndo pegar minhas Geek's (que me salvaram muitas vezes nessa época) e achei uma versão do mplayer!!!

./configure... nenhum erro (foi sorte ou milagre)
make... nussa que maneiro!! Um monte de comandos subindo... isso não acaba não?? 30 minutos depois... isso não acaba não (bocejando)??
make install (eu só entrava como root haha que maravilha hein kk)... dava umas paradinhas e tchun, cursor piscando. Aeeee vamos ver o anime!! Bota o cd, monta o cd, procura o mplayer... caaaaaadeeeee o mplayer!!!????? Corro pra Geek... humm tem que usar o terminal pra abrir o filme... mplayer anime.avi... Saquei!! Abro o terminal, entro na pasta do filme, mplayer anime.avi... "error blablablabla"

##@@#$$%#$@#@$@#@#$%...

Hahaha como eu não sabia resolver o problema (nem entendia o pq do problema), formatava, reinstalava e vamo que vamo. Foram 20x no mesmo dia. "Sou brasileiro e não desisto nunca" eles tiraram baseado na minha instalação do Slack.

Depois disso tudo, minha net era discada, e esse foi o motivo de não continuar no slack. Dualboot com o Lilo era díficil pra mim, não entendia bem o que escrever na hora de botar a linha do win, então nem podia pesquisar na net.

Um tempo se passou e conheci o Kurumin, ae foi só alegria. Hoje estou no Ubuntu porque não queria mais usar Kurumin (nem KDE) e estou bastante feliz. Faço tudo que quero no Ubuntu e as boberinhas que não tem, eu mesmo crio umas "conchas" e fica tudo bele-bele hehe

Escrevi esse "depoimento" pra dizer que hoje o linux está muito mais fácil, muito mais mastigado. Claro que tem uma coisa ou outra que você talvez precise pesquisar, mas numa instalação padrão, está ótimo!!!
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Blau_Araujo em 08 de Novembro de 2009, 10:18
O Linux? O Kernel? Sim, é difícil pacas! Mas quem usa o Kernel puro?

O S.O. baseado no Kernel Linux, também conhecido como GNU/Linux? Depende da distribuição e do que o usuário quer fazer. Tem coisa que é moleza... Tem coisa que exige mais conhecimento e vivência no modo Linux de ser.

Os programas disponíveis para Linux? Também varia... Alguns foram desenvolvidos pensando na grande massa de usuários leigos, outros são soluções individuais que foram compartilhadas, adotadas e evoluídas em conjunto com uma comunidade de usuários que possuem conceitos diferentes sobre o que é fácil e usável.

Kernel, S.O. e aplicativos livres... O que eles têm em comum? Muita coisa, mas o que mais importa é:

1. Possuem licenças livres, ou seja, que garantem o seu direito de, se você quiser, ter acesso ao código, aprender, adaptar, modificar, compartilhar, comercializar, distribuir, enfim, o programa que está nas suas mãos.

2. Nasceram como iniciativas de programadores e comunidades em busca de soluções para seus problemas e necessidades, mas não precisam ficar parados aí. Se vocẽ, ou sua corporação, precisa que eles façam algo mais (ou algo menos), basta realizar as alterações que quiser.

3. Foram feitos tendo em mente a participação da comunidade de usuários e desenvolvedores. Suporte, documentação, "bug fixes", empacotamento, etc... Tudo isso geralmente depende da colaboração da comunidade que, sem dúvida nenhuma, pode até cobrar pelos seus serviços (exemplo: Canonical, Red Hat, Sun e uma infinidade de outras empresas que faturam com algum tipo de serviço prestado sobre software livre).

A questão da facilidade, então, é pouco ou quase nada relevante. Quando se quer oferecer algo "fácil" em Linux, alguém se senta, pensa, pesquisa e modifica o que for necessário e possível para atender os requisitos de facilidade de um escopo de usuários. O Ubuntu é um exemplo disso, o OpenOffice também, o Vim também é, os servidores de rede, servidores web, e outros ambientes de produção também... Facilidade por conceito e perfil operacional.

Com as "trocentas" distribuições existentes, cada uma com o seu perfil, a pergunta não tem o menor sentido! O max fala toda hora na tal senha root. Tem distribuição que você entra como root e faz tudo como root o tempo todo. Já o projeto do Ubuntu decidiu que isso não deve ser assim. Todas são "Linux", mas cada uma com sua filosofia.

O mais bacana de tudo isso, porém, é que, se alguém como o max quiser, poderá criar sua própria distribuição Linux ou contratar alguém para isso!

Este é o grande diferencial F/OSS em relação aos modelos proprietários (Windows e outros). Por isso que não se aceita falar em padronizações, a não ser como requisitos finais de sistemas (por exemplo, os protocolos da web ou as exigências operacionais internas de uma empresa). Não há como você adaptar o Windows (ou qualquer outro software proprietário) ao que você precisa. É você que tem de se adaptar a ele! Eventualmente, um software proprietário pode cair como uma luva para você, mas isso não é regra.

Há também o diferencial moral da coisa. Muita gante fala em "liberdade de opção", mas eu não acredito nisso. Escolher entre software proprietário e livre é, acima de tudo, uma imposição da consciência. A consciência é ditadora nesses casos. Eu tenho, sim, milhares de restrições morais à Microsoft e seu modelo monopolista (não assumido) de negócios. Eu não acredito que escolher um produto da Microsoft seja algo que só afete a mim do mesmo modo que _não_ acredito que entrar num metrô lotado estando gripado seja apenas uma questão de escolha _pessoal_!

Cada moleque que compra e usa um Windows (pirata ou não), está alimentando um monstro que afeta negativamente vidas e governos no mundo todo. Para mim, isto sim é relevante e vale o esforço de ter de lidar com algo relativamente difícil ou até fazer o difícil ficar fácil para outras pessoas.


Abraços!
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 08 de Novembro de 2009, 11:38
Com as "trocentas" distribuições existentes, cada uma com o seu perfil, a pergunta não tem o menor sentido! O max fala toda hora na tal senha root. Tem distribuição que você entra como root e faz tudo como root o tempo todo. Já o projeto do Ubuntu decidiu que isso não deve ser assim. Todas são "Linux", mas cada uma com sua filosofia.

 ???Desculpe, mas o mundo não vive de filosofias. Usuários precisam de usabilidade. A palavra-chave é essa.
Palavra que foi compreendida pela Apple e pela Microsoft. Os clientes pedem e eles fazem. Pronto, simples. Fica todo mundo em paz.

Já no Linux, um dos bordões é a liberdade e isso seria um motivo mais do que justo pra que o usuário escolha a distro que quiser.
Eu me cadastrei aqui no fórum porque escolhi o Ubuntu, afinal, todos dizem que é (a distro) mais simples. Portanto, ela deveria se moldar ao meu gosto pessoal, que vc está cansado de ler: não digitar senha. Deveria haver um botão ou um centro de controle com algo assim: "deseja desativar pedidos de senha? Sim/não".

Embora digam que ficar como root o tempo todo seja um perigo, eu discordo veementemente dessa posição, pois sou um velho usuário do Windows, sempre logado como administrador e nunca tive problemas de segurança. No Linux não tem como ser tão diferente. Um malware não pode surgir do nada.

O mais bacana de tudo isso, porém, é que, se alguém como o max quiser, poderá criar sua própria distribuição Linux ou contratar alguém para isso!

De forma nenhuma!  :)
Já chega de tanta distro. O que devem fazer é aumentar a documentação dos programas e a qualidade dos mesmos.

Não há como você adaptar o Windows (ou qualquer outro software proprietário) ao que você precisa.


Não?? Nunca ouviu falar no NLite e no VLite? Tenho um live CD do Windows 7, com apenas 200MB.




Vc é um cara que se garante no sistema que usa, parece saber o que faz na máquina sem se privar do uso pleno dela usando Windows, mas fica parecendo que vc, pelos seus posts, Max, tem mais bronca dos usuários de Windows do que os que usam Linux, pq seus posts parecem sempre menosprezar a capacidade de raciocínio, ou de aprendizado ou qq outra qualidade que quem usa Windows possa ter ou desenvolver. Não acho que vc deveria parametrar os 80% de usuários "meia-boca" que tem por aí com vc e a experiência que parece ter do sistema que usa...


Não menosprezo. Minha reclamação contra os usuários do Windows é porque recebem uma caixa de diálogo que diz: minhasfotos.scr e clicam no "executar" ou "abrir".  :o
Isso é revoltante. A pessoa recebe um alerta explicitamente e não se dá conta do perigo. Depois vão culpar o sistema, dizendo que é inseguro.  >:(

Se não sabem da periculosidade de arquivos com, exe, pif, bat, vbs, scr, não abram.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: alarcon em 08 de Novembro de 2009, 11:39
Essa do Opera é um mantra do max064 que já está chato, vejam:

Citar
E outra coisa: dizem que basta abrir o Synaptic, procurar o software e marcar pra ser instalado.
Procurei o Opera e não apareceu nenhum resultado. Selecionei: "todos os aplicativos" e mesmo assim o Opera não aparece. Por que esse adicalismo de listar apenas os softwares livres?
Felizmente na página do navegador tem um deb.

Citar
Certos programas não aparecem no synaptic. Eu já disse outras vezes: o Opera não aparece. Já acho que vão sugerir atualizar a lista de pacotes. Mas esbarramos no problema dos comandos. Detesto comandos.

Digam-me uma coisa, como você faz para instalar o Opera no windows, por um acaso vc vai no menu iniciar > Configurações > Painel de Controle > Adicionar/remover programas (ou algo parecido com isso) e por lá instala o Opera ou vai a algum site de downloads ou ao próprio site do Opera para isso?

Então por que você se acha no direito de que tudo que você deseja no Ubuntu possa ser instalado pelo Synaptic. Como se pode constatar, pela sua preguiça talvez, você ainda não entende o que seja o Synaptic. Ele instala muita coisa, mas não pode abraçar o mundo em matéria de aplicativos para isso existem as outras formas de instalação e como vc mesmo fez e verificou (no caso do opera), bem simples até.

Esse mesmo .deb que vc baixou no site do opera, adiciona um repositório do opera para possíveis atualizações pelo synaptic, mas pelo que me lembro tem algum problema com a chave de autenticação, coisa de segurança do linux, mas vc não está interessando nisso né.

Outra falácia que você fala muito é a de que o Synaptic não instala nada proprietário, o que mostra mais uma vez que fala do que não entende. Posso ditar aqui vários aplicativos que são proprietários e se instalam pelo Synaptic e outros até que a princípio não, mas basta adicionar o repositórios de terceiros no sources.lst do Synaptic que vc passa a poder instalar os mesmos.



Bem isso foi para que os colegas possam ler e entender, mas para o max064 como ele reclama aqui:

Citar
Até se separarmos/juntarmos o comando, dá erro. Tem que ser exatamente igual ao que nos recomendaram.
sudo fdisk -l
e não
sudo fdisk-l


Esse texto acima deveria ter sido escrito assim:


Citar
EssadoOperaéummantradomax064quejá estáchato,vejam:

E outra coisa: dizem que basta abrir o Synaptic, procurar o software e marcar pra ser instalado.
Procurei o Opera e não apareceu nenhum resultado. Selecionei: "todos os aplicativos" e mesmo assim o Opera não aparece. Por que esse adicalismo de listar apenas os softwares livres?
Felizmente na página do navegador tem um deb.


Certos programas não aparecem no synaptic. Eu já disse outras vezes: o Opera não aparece. Já acho que vão sugerir atualizar a lista de pacotes. Mas esbarramos no problema dos comandos. Detesto comandos.

Diga-meumacoisa,comovocêfazparainstalaroOperanowindows,porumacasovcvainomenuiniciar>Configurações>PaineldeControle>Adicionar/removerprogramas(oualgoparecidocomisso)eporláinstalaoOperaouvaiaalgumsitededownloadsouaoprópriositedoOperaparaisso?

EntãoporquevocêseachanodireitodequetudoquevocêdesejanoUbuntupossaserinstaladopeloSynaptic.Comosepodeconstatar,pelasua preguiça talvez,vocêaindanãoentendeoquesejaoSynaptic.Eleinstalamuitacoisa,masnãopodeabraçaromundoemmatériadeaplicativosparaissoexistemasoutrasformasdeinstalaçãoecomovcmesmofezeverificou(nocasodoopera),bemsimplesaté.

Essemesmo.debquevcbaixounositedoopera,adicionaumrepositóriodooperaparapossíveisatualizaçõespelosynaptic,maspeloquemelembrotemalgumproblemacomachavedeautenticação,coisadesegurançadolinux,masvcnãoestáinteressandonissoné.

OutrafaláciaquevocêfalamuitoéadequeoSynapticnãoinstalanadaproprietário,oquemostramaisumavezquefaladoquenãoentende.Possoditaraquivários aplicativosquesãoproprietárioseseinstalampeloSynapticeoutrosatéqueaprincípionão,masbastaadicionarorepositóriosdeterceirosnosources.lstdoSynapticquevcpassaapoderinstalarosmesmos.

A final das contas é muito penoso, custoso ter de ficar teclando a barra de espaço né pessoal.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 08 de Novembro de 2009, 12:04
Essa do Opera é um mantra do max064 que já está chato, vejam:

Digam-me uma coisa, como você faz para instalar o Opera no windows, por um acaso vc vai no menu iniciar > Configurações > Painel de Controle > Adicionar/remover programas (ou algo parecido com isso) e por lá instala o Opera ou vai a algum site de downloads ou ao próprio site do Opera para isso?

Então por que você se acha no direito de que tudo que você deseja no Ubuntu possa ser instalado pelo Synaptic. Como se pode constatar, pela sua preguiça talvez, você ainda não entende o que seja o Synaptic. Ele instala muita coisa, mas não pode abraçar o mundo em matéria de aplicativos para isso existem as outras formas de instalação e como vc mesmo fez e verificou (no caso do opera), bem simples até.


Todo usuário do Linux diz que instalar programas no Linux é simples, que é só abrir o Synaptic. Agora aparece vc dizendo que estou errado.

Se realmente errei, então peça aos seus companheiros que mudem a frase para: alguns programas podem ser instalados pelo Synaptic, outros exigem que vc entre no site e baixe o .deb e outros, só pela linha de comando.

Outra falácia que você fala muito é a de que o Synaptic não instala nada proprietário, o que mostra mais uma vez que fala do que não entende.

Então por que eu não encontrei softwares proprietários? E por que ao baixar o driver da Nvidia, apareceu uma mensagem escandalosa dizendo que "este driver é proprietário e os desenvolvedores do Ubuntu não podem fazer melhorias"? É uma mensagem longa.
Como se o usuário estivesse muito interessado na diferenciação entre driver proprietário e livre. O que importa pra nós é que funcione.
Além disso, atualizações de driver nem sempre são necessárias. Tenho um modem que o driver é de 2003 e ainda hoje funciona.


A final das contas é muito penoso, custoso ter de ficar teclando a barra de espaço né pessoal.

Ridicularizar as minhas queixas não vai te deixar em melhor posição. Na verdade só contribui pra aquilo que todo mundo sabe: que a maioria dos usuários de Linux é arrogante.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Blau_Araujo em 08 de Novembro de 2009, 12:11
Beleza!


Se você quer que o Ubuntu seja do seu jeito, pague alguém para mudá-lo para vocẽ ou, se tiver conhecimento bastante, mude você mesmo. Não há nada de errado nisso e nem é uma sugestão absurda... Afinal, é o que você faz quando compra legalmente um produto da Microsoft, por exemplo.

Lembre-se que as liberdades do "software livre" restringem-se apenas aos moldes do licenciamento, nada a ver qualquer outra escolha que não esteja nos termos da licença. Para muitos, isso é vantagem que basta.

No mais, seja feliz com suas escolhas, opiniões e os seus limites de entendimento.


Abraços!


Com as "trocentas" distribuições existentes, cada uma com o seu perfil, a pergunta não tem o menor sentido! O max fala toda hora na tal senha root. Tem distribuição que você entra como root e faz tudo como root o tempo todo. Já o projeto do Ubuntu decidiu que isso não deve ser assim. Todas são "Linux", mas cada uma com sua filosofia.

 ???Desculpe, mas o mundo não vive de filosofias. Usuários precisam de usabilidade. A palavra-chave é essa.
Palavra que foi compreendida pela Apple e pela Microsoft. Os clientes pedem e eles fazem. Pronto, simples. Fica todo mundo em paz.

Já no Linux, um dos bordões é a liberdade e isso seria um motivo mais do que justo pra que o usuário escolha a distro que quiser.
Eu me cadastrei aqui no fórum porque escolhi o Ubuntu, afinal, todos dizem que é (a distro) mais simples. Portanto, ela deveria se moldar ao meu gosto pessoal, que vc está cansado de ler: não digitar senha. Deveria haver um botão ou um centro de controle com algo assim: "deseja desativar pedidos de senha? Sim/não".

Embora digam que ficar como root o tempo todo seja um perigo, eu discordo veementemente dessa posição, pois sou um velho usuário do Windows, sempre logado como administrador e nunca tive problemas de segurança. No Linux não tem como ser tão diferente. Um malware não pode surgir do nada.

O mais bacana de tudo isso, porém, é que, se alguém como o max quiser, poderá criar sua própria distribuição Linux ou contratar alguém para isso!

De forma nenhuma!  :)
Já chega de tanta distro. O que devem fazer é aumentar a documentação dos programas e a qualidade dos mesmos.

Não há como você adaptar o Windows (ou qualquer outro software proprietário) ao que você precisa.


Não?? Nunca ouviu falar no NLite e no VLite? Tenho um live CD do Windows 7, com apenas 200MB.




Vc é um cara que se garante no sistema que usa, parece saber o que faz na máquina sem se privar do uso pleno dela usando Windows, mas fica parecendo que vc, pelos seus posts, Max, tem mais bronca dos usuários de Windows do que os que usam Linux, pq seus posts parecem sempre menosprezar a capacidade de raciocínio, ou de aprendizado ou qq outra qualidade que quem usa Windows possa ter ou desenvolver. Não acho que vc deveria parametrar os 80% de usuários "meia-boca" que tem por aí com vc e a experiência que parece ter do sistema que usa...


Não menosprezo. Minha reclamação contra os usuários do Windows é porque recebem uma caixa de diálogo que diz: minhasfotos.scr e clicam no "executar" ou "abrir".  :o
Isso é revoltante. A pessoa recebe um alerta explicitamente e não se dá conta do perigo. Depois vão culpar o sistema, dizendo que é inseguro.  >:(

Se não sabem da periculosidade de arquivos com, exe, pif, bat, vbs, scr, não abram.

Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: rjbgbo em 08 de Novembro de 2009, 13:06

Puxa max064, que legal!
Qual a versão do Windows Seven que vc escolheu?
E foi muito caro onde vc comprou essa versão? Teve dificuldade de achar uma loja p/ comprar?


Ironia, não é?

max064, espero que ñ seja o que eu estou pensando, pois aqui no fórum as regras são claras.

Citar
Do respeito às leis

7. As leis nacionais devem ser respeitadas. Em caso de dúvida na legalidade das mesmas será usado a legislação da República Federativa do Brasil. O fórum é um meio de publicação de informações, já os autores de atos ilícitos podem ser responsabilizados pela Estado a que pertencem pelo conteúdo publicado (a administração do fórum se compromete em colaborar com as autoridades no fornecimento de dados de usuários caso receba solicitação oficial).

Da forma de publicação das mensagens
8. Não são permitidas mensagens/títulos:


I - Que tenham como escopo assuntos como: a) esportes, b) religião e c) política.
II - Em caixa-alta (maiúsculas).
III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.
IV - Publicidade, compra, venda, ou prestação de qualquer outro serviço.
V - Com o único objetivo de manipular a visibilidade do tópico.
VI - Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer conteúdo considerado incendiário ou provocador.
VII - Contendo material que possa causar danos a usuários e terceiros
VIII - Qualquer tópico ou mensagem que promova actividades ilícitas, criminais, ou violações de propriedade intelectual.
IX - Que não estejam de acordo com a descrição dos assuntos da seção.
X - Que contenham imagem maior do que 40 Kb.
XI - Com SPAM ou correntes.
XII - Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem.
XIII - Pornografia, nudez explícita ou qualquer outro material passível de ferir susceptibilidades pelo seu conteúdo.
XIV - Racismo, xenofobia ou qualquer outra ofensa à condição humana.
XV - Mensagens sem sentido ou de conteúdo manifestamente vazio.
XVI - Com conteúdo duplicado.

Fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 08 de Novembro de 2009, 13:17
Eu disse muito, mas parece que vc não lê.
Citei o problema dos editores de legenda. Onde fica a ajuda desses programas? O Gnome Subtitles não tem. No Subtitle Editor tem, mas precisa ficar marcando com o mouse, como diz no
http://home.gna.org/subtitleeditor/docs/how-to-editing-subtitles-with-waveform.html .
Eu iria levar semanas. No Windows levo apenas o tempo do filme.

Desculpe, Max, mas eu acho que vc anda escutando o galo cantar mas não sabe onde. Quem disse que o Gnome Subtitles não tem ajuda? Tem sim, só está em inglês. Assim como há muitos programas para Windows eue estão em Inglês e a eventual ajuda idem. Além disso, eu uso o GS (Gnome Subtitles) para criar, editar e traduzir legendas e o programa fica devendo muito pouco (ou nada) ao Subtitles Workshop (ou algo assim). Quer ver como funciona? Vai aqui:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/legendas.htm

Além do mais, se o usuário, mesmo não tendo tempo para isso, consegue descobrir como baixar músicas, filmes ou ripar cds e dvds, pode muito bem descobrir "o resto", basta querer.

Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: rudregues em 08 de Novembro de 2009, 14:17
tem gente achando que é fácil...
eu discordo!
mas existem outros que dizem que é difícil
discordo mais ainda!
existem tarefas simples e difíceis,mas tudo é resolvido por meio de fóruns e google.   ;)

Para mim,linux não é difícil,no máximo é trabalhoso!   ;D

mas aos poucos tá se tornando cada vez menos para mim(tô aprendendo!)

[]'s
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: alarcon em 08 de Novembro de 2009, 14:39
Citar
Todo usuário do Linux diz que instalar programas no Linux é simples, que é só abrir o Synaptic. Agora aparece vc dizendo que estou errado.

Se realmente errei, então peça aos seus companheiros que mudem a frase para: alguns programas podem ser instalados pelo Synaptic, outros exigem que vc entre no site e baixe o .deb e outros, só pela linha de comando.

Aí você está generalizando, mas uma coisa que critica e faz o uso. Engraçado que em certos momentos parece ser uma pessoa que entende, fala de linguagem interpretada e etc, noutros momentos é tão inocente e acredita em algo do tipo. Está para nascer uma ferramenta capaz de instalar todo tipo de aplicativo para os mais variados gostos de usuários, mas você acredita nisso. Se alguém falou isso, foi por falta de conhecimento, assim como você, ou não soube se expressar  ou não quis ser detalhista na explicação, mas qualquer um que tem bom senso já deveria saber que não dá para ter tudo por lá.

Naquilo que o Synaptic pode instalar, é muito simples sim a instalação, mas ele não pode tudo.

Citar
Então por que eu não encontrei softwares proprietários? E por que ao baixar o driver da Nvidia, apareceu uma mensagem escandalosa dizendo que "este driver é proprietário e os desenvolvedores do Ubuntu não podem fazer melhorias"? É uma mensagem longa.
Como se o usuário estivesse muito interessado na diferenciação entre driver proprietário e livre. O que importa pra nós é que funcione.
Além disso, atualizações de driver nem sempre são necessárias. Tenho um modem que o driver é de 2003 e ainda hoje funciona.

Ué você mesmo já dá um exemplo de algo proprietário que se pode instalar pelo Synaptic, mas existe muitos outros como o java da SUN (não o OpenJDK), o flash (não o livre) e para finalizar um que inicialmente não é apresentado no Synaptic mais com um simples passo pode ser encontrado no Synaptic que é o Adobe Reader, mas esse vou mostrar graficamente para não ouvir seu queixume.

Vá no menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic, quando a janela no mesmo se abrir vá no menu   Configuração > Repositórios na janela que se abrir vá na aba Outro Software e marque (habilite) as opções que falam em partner, pronto é só voltar na janela principal do Synaptic clicar no botão Recarregar para atualizar o banco de dados dos repositórios e então digitar no procurar pelo acroread, nome do pacote  que representa o leitor de pdfs Adobe Reader.

Faço aqui uma ressalva sobre outra coisa que vc reclama muito e muitas vezes sem razão, por exemplo, dizer que só se pode fazer as coisas pelo terminal e cita os inúmeros suportes dados aqui que se utilizam dele. Isso já foi muitas vezes debatido aqui, mas acho que sua preguiça não lhe permite ler, então vou falar outra vez, não necessariamente é por que só se possa fazer no terminal, mas sim por que para quem escreve a ajuda, comandos de terminal levam menos tempo para se dizer/escrever e o usuário pode copiar e colar no terminal os comandos, evitando erros. Veja o caso do leitor de pdf da Adobe que falei logo acima como demorou para se dizer de uma forma gráfica, então te pergunto por que quem escreve é quem tem de ter o trabalho e não o usuário que solicita a ajuda.

Posso te mostrar aqui que vc pode editar o sudoers sem abrir o terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal), mas não quero, é muito trabalhoso de escrever (nem tanto de fazer) e para alguém que sinceramente não sei se valeria tanto.

Isso do driver posso dizer o mesmo, nem sempre são necessárias.

Citar
Ridicularizar as minhas queixas não vai te deixar em melhor posição. Na verdade só contribui pra aquilo que todo mundo sabe: que a maioria dos usuários de Linux é arrogante.

Não estou numa competição para querer ficar numa posição melhor que você. Talvez alguns usuários sejam arrogantes por terem de se deparar com usuários do seu tipo.

Agora isso que vc falou eu discordo, pois é você mesmo que se ridiculariza quando escreve comentários como esse:

Citar
Até se separarmos/juntarmos o comando, dá erro. Tem que ser exatamente igual ao que nos recomendaram.
sudo fdisk -l
e não
sudo fdisk-l

Garanto a você que um usuário iniciante que demonstra comprometimento em aprender e usar, sabe que está diante de algo diferente, mas que com esforço próprio chega lá. Todos aqui ajudam com o maior prazer.

É certo que existem usuários radicais, mas isso é normal em qualquer lugar, bobo é quem dá ouvidos a eles e rejeitam aqueles dispostos a ajudar de fato.

Sou muito cordial com as pessoas e solicito, ajudo seja pelo tempo que for, tenha a quantidade de páginas que puder ter um determinado tópico, quando sei que há solução e a pessoa é comprometida em pelo menos tentar, mas, estou ficando mais seletivo com o passar dos anos e penso em não ajudar mais qualquer um como fazia até então.

Alguns amigos que me conhecem aqui me chamam de monge budista tamanha a paciência com determinados usuários, mas sinto que isso está chegando ao fim.

Arrogante nunca fui, quem me conhece sabe, mas certos impropérios que temos que rebater acabam nos fazendo parecer assim, paciência é a vida.

Espero ao menos que daqui para frente o mantra:

O Synaptic não instala o Opera

Seja trocando por outro, pois esse já cansou. Bole outro aí ok.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 08 de Novembro de 2009, 15:46
Quem disse que o Gnome Subtitles não tem ajuda? Tem sim, só está em inglês.

A versão que baixei não tem ajuda. A página do programa é essa:
http://gnome-subtitles.sourceforge.net/support

Entrando na página, a opção "Support" não é clicável. Restam as opções Forums e Mailing List.
Pois bem, clicando na opção Forums, somos levados ao:
http://sourceforge.net/projects/gnome-subtitles/forums/forum/441574

Grande parte das perguntas tem 1 ou 2 respostas. Outras nenhuma.

A pergunta que fiz lá, no dia 19/agosto/2009, eu acabei de ver e responderam(no dia 22/09) que ainda não existe como sincronizar legendas a partir do zero, de uma maneira rápida.
Citar
"A faster synchronize-from-scratch method has been requested before but hasn't been implemented yet."

Citar
Currently, there are shortcuts to set the subtitle start and end times, but the subtitles aren't selected automatically/sequentially, so it doesn't do the job the way you need.


Friso que não estou obrigando a criarem uma lista de perguntas frequentes e nem a fazerem as coisas por mim, mas se dizem que o Linux é uma opção viável, devem mostrar soluções.
O Gnome Subtitles é apenas um dos muitos programas de código aberto que não tem documentação nem FAQ.

Citar
http://sidserra.phpnet.us/legendas.htm

A sua página está boa, mas não mostra como sincronizar legendas a partir do zero.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 08 de Novembro de 2009, 16:59
Aí você está generalizando, mas uma coisa que critica e faz o uso. Engraçado que em certos momentos parece ser uma pessoa que entende, fala de linguagem interpretada e etc, noutros momentos é tão inocente e acredita em algo do tipo.

Observe a diferença: o java é uma linguagem de programação. Tudo está documentado. Não sei programar quase nada nela, mas tenho certeza de que existe documentação, padronização, funções e procedimentos nativos. Não tem erro.

No Linux a situação é oposta: cada um que se vire. Inclusive pessoas como eu são muito ridicularizadas, pois os experientes no Linux costumam responder os clássicos: "RTFM, se vira, procura no google, don't feed the trolls", mesmo quando já se pesquisou.
Pouca gente no Linux está realmente interessada no crescimento dele(do SO). Não existe união. Uns, sabe-se lá porquê, preferem o Ubuntu, outros o Fedora, outros o Mandriva, outros o falecido Kurumin, outros o Big Linux, outros a distro X ou Y.
O que isso contribui pra melhoria do Linux? No meu entendimento, nada. Mesmo porque um usuário da distro A muitas vezes não consegue ajudar o usuário da distro B e vice-versa. Tudo muda, até os comandos.

Certa vez eu estava com uma distro que pra iniciar a conexão, o comando era:
adsl-start.

Tentei fazer a mesma coisa no Suse e o comando é desconhecido. Então, resumindo, de que me servem esses comandos? Me dei conta de que eu não estava aprendendo o Linux e sim aprendendo a distro.
Suponnha, então, que alguém vá arranjar um emprego e o entrevistador pergunta se ele entende de Linux, ele responde que sim. Ao usar o computador da empresa, ele tenta dar o comando adsl-start, mas não funciona, e fica perdido. O patrão vê e reclama: "ora, mas vc não disse que entende de Linux?".
O que o empregado vai responder? Que entende, mas apenas das distros baseadas no Debian?  ???

Se alguém falou isso, foi por falta de conhecimento, assim como você, ou não soube se expressar  ou não quis ser detalhista na explicação, mas qualquer um que tem bom senso já deveria saber que não dá para ter tudo por lá.


Pra não dizer que estou inventando, veja aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Forneceram duas alternativas de instalação de programas no Ubuntu. A primeira, pelo terminal. A segunda, pelo synaptic. É de se supor que qualquer das opções seja válida, pra todos os programas.

Se eu pedir a alguém que nunca usou o Linux pra fazer a interpretação de texto, tenho certeza absoluta de que ele vai concordar comigo.

Quando ensino a alguém a fazer qualquer coisa no Windows, eu erro também, mas se possível, corrijo logo pra evitar esses mal-entendidos.

Ué você mesmo já dá um exemplo de algo proprietário que se pode instalar pelo Synaptic

Não foi pelo synaptic e sim clicando no ícone "vídeo"(menu superior, administração).


não necessariamente é por que só se possa fazer no terminal, mas sim por que para quem escreve a ajuda, comandos de terminal levam menos tempo para se dizer/escrever

Sei, mas por isso existe o FAQ. Se houver preguiça de dizer graficamente, então é só postar o link.

Eu poderia sugerir pra alguém saber o IP no Windows clicando no iniciar, programas, acessórios, prompt de comando e digitar ipconfig e clicar Enter, mas isso não combina com usabilidade.
É melhor pedir pra entrar no www.whatismyip.com . Bem mais resumido.


é você mesmo que se ridiculariza quando escreve comentários como esse:

Citar
Até se separarmos/juntarmos o comando, dá erro. Tem que ser exatamente igual ao que nos recomendaram.
sudo fdisk -l
e não
sudo fdisk-l

Garanto a você que um usuário iniciante que demonstra comprometimento em aprender e usar, sabe que está diante de algo diferente, mas que com esforço próprio chega lá.

Isso não é ridicularização e sim opção do usuário fazer as coisas do jeito dele. A minha é não usar comandos.
Quem tem que se adaptar é o sistema operacional, não o usuário.

Eu instalo o Windows com a maior facilidade. Hoje ativei o efeito Aero sem nunca ter usado. É algo intuitivo.
As únicas vezes que precisei digitar comando no Windows foi quando precisei retirar o Grub e voltar o boot do Windows.
Código: [Selecionar]
fdisk /mbr
Acho que é isso. Não estou habituado a digitar comandos.

Entenda que computador deve ajudar o ser humano, deve aumentar na produtividade e não ser trabalhoso, cansativo, enfadonho.

chmod xxx
erro de permissão 777.
sudo su.
access denied.

Ahhh, rapaz. Que é isso! Isso é pra quem gosta de perder tempo. Gente ocupada não se ocupa com esses negócios. A menos que esteja sendo pago pra isso.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 08 de Novembro de 2009, 17:00
Citar
http://sidserra.phpnet.us/legendas.htm

A sua página está boa, mas não mostra como sincronizar legendas a partir do zero.

Defina "sincronizar do zero"... Vc quer dizer criar a legenda, não?
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 08 de Novembro de 2009, 17:15
Sim. Criar a legenda e não ajustar a legenda.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: alarcon em 08 de Novembro de 2009, 17:44
Citar
Certa vez eu estava com uma distro que pra iniciar a conexão, o comando era:
adsl-start.

Tentei fazer a mesma coisa no Suse e o comando é desconhecido. Então, resumindo, de que me servem esses comandos? Me dei conta de que eu não estava aprendendo o Linux e sim aprendendo a distro.
Suponnha, então, que alguém vá arranjar um emprego e o entrevistador pergunta se ele entende de Linux, ele responde que sim. Ao usar o computador da empresa, ele tenta dar o comando adsl-start, mas não funciona, e fica perdido. O patrão vê e reclama: "ora, mas vc não disse que entende de Linux?".
O que o empregado vai responder? Que entende, mas apenas das distros baseadas no Debian?  Hein?

Bem, para começar o SuSe nem precisa de terminal para fazer conexão, tem ferramentas gráficas que fazem isso, pelo menos no tempo que andei testando a mesma, tinha e era simples, mas vá lá em algumas outras os comandos mudam e isso você tem razão, entretanto seguindo o seu exemplo se eu fosse o empregado diria aqui é diferente mas eu encontro a resposta, só um momento, por favor.

Se eu fosse o empresário, ouvindo uma coisas dessas eu contrataria na hora tal pessoa que demostra adaptação não fica presa a um mero não sei, estou habituado a outra coisa.

Eu mesmo uso o archlinux, outra distro linux, essa sim vc veria o que é dificuldade de instalar e usar, ao menos no início, e lá não se usa o comando sudo pppoeconf para ativar conexões adsl por modem não roteado e sim pppoe-setup, lá não se usa o sudo pon ou sudo pon dsl-provider para ativar a conexão adsl caso não esteja no modo automático e sim sudo pppoe-start, lá não se usa sudo poff ou sudo poff dsl-provider para parar uma conexão e sim sudo pppoe-stop. Tudo é questão de uma pequena adaptação e fóruns, wiki da distro, google resolve facilmente isso.

Mercado de trabalho é para quem se adapta a situações e não para quem fica estagnado no tempo. Já dizia um famoso apresentador de televisão, "Se vira nos trinta". kkkkkk


Citar
Pra não dizer que estou inventando, veja aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Forneceram duas alternativas de instalação de programas no Ubuntu. A primeira, pelo terminal. A segunda, pelo synaptic. É de se supor que qualquer das opções seja válida, pra todos os programas.

Se eu pedir a alguém que nunca usou o Linux pra fazer a interpretação de texto, tenho certeza absoluta de que ele vai concordar comigo.

Quando ensino a alguém a fazer qualquer coisa no Windows, eu erro também, mas se possível, corrijo logo pra evitar esses mal-entendidos.

O link que você postou, por sinal excelente, não afirma que vc pode instalar tudo pelo Synaptic, ele mostra as variadas maneiras de se instalar programas, aplicativos no linux que é outra coisa completamente diferente do que vc entendeu.


Citar
Não foi pelo synaptic e sim clicando no ícone "vídeo"(menu superior, administração).

Você quer dizer menu Sistema > Administração > Drivers de Hadware (ou Drivers Restritos)? Se for isso nada mais é do que a mesma funcionalidade do Synaptic, na verdade são apenas uma espécie de skins para a mesma forma de instalação, umas mais limitadas outras mais completas, assim como o Synaptic, Adicionar/Remover... ou a linha de comandos apt-get e etc. Vá lá, vamos dizer que foi de outra forma completamente diferente, mas pelo Synaptic também se instala o driver Nvidia.


Citar
Sei, mas por isso existe o FAQ. Se houver preguiça de dizer graficamente, então é só postar o link.

Eu poderia sugerir pra alguém saber o IP no Windows clicando no iniciar, programas, acessórios, prompt de comando e digitar ipconfig e clicar Enter, mas isso não combina com usabilidade.
É melhor pedir pra entrar no www.whatismyip.com . Bem mais resumido.

Como vc mesmo fala lá no final do seu texto em não perder tempo, se quem posta a resposta a um questionamento achar que é mais prático e rápido para ele responder com comandos de terminal, deve ser assim que irá responder. É claro que se algo for mais fácil responder de uma forma gráfica não há proibição de fazê-lo assim, mas isso não é vc usuário que irá determinar e sim quem ajuda, é até uma questão de educação.

Citar
Isso não é ridicularização e sim opção do usuário fazer as coisas do jeito dele. A minha é não usar comandos.
Quem tem que se adaptar é o sistema operacional, não o usuário.

Nem se trata da questão ou não de usar o terminal, mas do absurdo de querer tudo junto por pura preguiça de teclar uma mísera barra de espaço (isso foram palavras suas não inventei nada), mas vc já ouviu falar em alias, pode ser um caminho para os preguiçosos e comandos.


Citar
Eu instalo o Windows com a maior facilidade. Hoje ativei o efeito Aero sem nunca ter usado. É algo intuitivo.
As únicas vezes que precisei digitar comando no Windows foi quando precisei retirar o Grub e voltar o boot do Windows.
Código:

fdisk /mbr


Acho que é isso. Não estou habituado a digitar comandos.

Entenda que computador deve ajudar o ser humano, deve aumentar na produtividade e não ser trabalhoso, cansativo, enfadonho.

chmod xxx
erro de permissão 777.
sudo su.
access denied.

Ahhh, rapaz. Que é isso! Isso é pra quem gosta de perder tempo. Gente ocupada não se ocupa com esses negócios. A menos que esteja sendo pago pra isso.

Maravilha! Parabéns a você e por isso que vem a pergunta, se tudo é lindo e maravilhoso por que mudar? Não sei o por quê de se ofender com alguém que vem aqui dizer, ótimo se o windows lhe satisfaz fique com ele e pare de ter aborrecimentos com linux. O absurdo é alguém vir aqui no linux e querer fazer dele a imagem e semelhança do windows, ou seja, querer que o linux seja uma cópia gratuita e legalizada do windows o que o linux não é.

Sinceramente eu ainda não entendi o que vc deseja, primeiro tenta fazer o linux se parecer com o windows querendo acabar com seu sistema de segurança e etc, depois reclama quando o linux se comporta como o windows no caso do opera que obriga o usuário a ir no site do fabricante para poder baixar o aplicativo e depois instalar.

Finalmente você quer ou não o linux igual ao windows?

Se decida!


Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 08 de Novembro de 2009, 18:01
Sim. Criar a legenda e não ajustar a legenda.

Olha, Max, criar uma leganda do zero não é um tutorial curto de se fazer, uma vez que são 3 estágios para a criação de uma legenda do zero. Primeiro é marcar o início e fim de cada uma das falas do vídeo e isso tem que ser feito via mouse e/ou com atalhos no teclado (para a criação automática de uma nova linha); depois dessa parte, agora é hora de digitar as falas dos personagens e, finalmente, ajustar a legenda (caso necessário) com revisão de texto ou mesmo relativo à duração de exibição das linhas da legenda na tela, mas isso é pouco usado.

Traduções e sincronização de legendas são fáceis de fazer; já fazer uma do zero é mais trabalhoso, já que vc não tem um modelo para se basear, no máximo dá pra achar um transcript (roteiro) e dali fazer a tradução/inserção das falas, mas não há marcação de tempo nesses transcripts.

Vc disse que faz uma legenda do zero levando, no máximo, o tempo do vídeo. Me diz como vc faz isso, mesmo no Windows, pois pra fazer uma legenda do zero via áudio de um seriado como Smallville (45 minutos de duração) que fica disponível via torrent poucas horas depois de exibido nos EUA, são necessárias mais ou menos de 3 a 5 pessoas (do grupo de tradutores que se prestam a fazer a legenda de modo não-comercial) que dividem as funções pra disponibilizar a legenda em português (já que nem a inglês existe) em duas ou três horas de trabalho conjunto.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 08 de Novembro de 2009, 18:30
max064,
não sei qual seu problema. Vc simplesmente distorce e manipula informações, deturpa fatos, faz afirmações genéricas baseado na exceção e em problemas pessoais e tudo isso sem bom senso. Além disso com um discurso extremamente maniqueísta e tendencioso.

E não adianta argumentar e explicar centenas de vezes. Parece que entra por um ouvido e sai pelo outro. Tem coisa que já tá mais que discutida e sempre volta pro marco inicial. É só ver esse tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57712.0.html

Qual o objetivo de dedicar a vida difamar e torcer com o Linux? É só ver as coisas que vc diz:
http://i.imagehost.org/0973/Captura_de_tela-6.png
http://i.imagehost.org/0007/Captura_de_tela-5.png
http://i.imagehost.org/0110/Captura_de_tela-7.png
http://i.imagehost.org/0399/Captura_de_tela-11.png
http://i.imagehost.org/0802/Captura_de_tela-1.png
http://i.imagehost.org/0704/Captura_de_tela-10.png
http://i.imagehost.org/0103/Captura_de_tela-8.png
http://i.imagehost.org/0513/Captura_de_tela.png
http://i.imagehost.org/0411/Captura_de_tela-2.png
http://i.imagehost.org/0219/Captura_de_tela-9.png
http://i.imagehost.org/0116/Captura_de_tela-4.png
http://i.imagehost.org/0522/Captura_de_tela-12.png
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 08 de Novembro de 2009, 19:29
Citar
Isso não é ridicularização e sim opção do usuário fazer as coisas do jeito dele. A minha é não usar comandos.
Quem tem que se adaptar é o sistema operacional, não o usuário.

Nem se trata da questão ou não de usar o terminal, mas do absurdo de querer tudo junto por pura preguiça de teclar uma mísera barra de espaço (isso foram palavras suas não inventei nada), mas vc já ouviu falar em alias, pode ser um caminho para os preguiçosos e comandos.


Preguiça, não. Usabilidade. O usuário não pode adivinhar se o sistema é configurado pra aceitar
fdisk -l
fdisk-l
ou fdisk  -l.
Ou quem sabe fdisk  -l

E ainda tem outra restrição, como foi explicado no link:
http://www.vivaolinux.com.br/perguntas/verPergunta.php?codigo=28636

Citar
tem que ser root pra executar o comando fdisk.


Maravilha! Parabéns a você e por isso que vem a pergunta, se tudo é lindo e maravilhoso por que mudar?

Não pretendo mudar e sim ter outras opções. Tenho a mente aberta, ainda mais quando muitos insistem que o Linux é fácil.

O Gui_link(usuário deste fórum, com o apelido de Gui alguma coisa que não lembro), vive fazendo propaganda do Linux. Inventou até que ele é melhor pra humanidade e pro país.  ;D

Sinceramente eu ainda não entendi o que vc deseja, primeiro tenta fazer o linux se parecer com o windows querendo acabar com seu sistema de segurança

Eu disse algumas vezes e repito: se a segurança do Linux se resume a uma senha root, o que disseram ao longo dos anos deve ser mentira.
Li que o Linux é estável
(nem sempre. http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=52028.0 )

que nos UNIX-like é impossível ser afetado por malwares
http://pcmag.uol.com.br/firewall/?p=73

que existem programas pra tudo que se possa imaginar e que existem mais de 4000 pacotes nos repositórios do Ubuntu.
No entanto(e pode achar que sou mentiroso, mas...), não encontrei um único programa que rode nativamente no Ubuntu, e permita:
criar legendas e rapidamente sincronizar.


Finalmente você quer ou não o linux igual ao windows?

Só quero que seja fácil de usar.

Basicamente, o Linux precisa:
1-não me obrigar a digitar comandos;
2-não me obrigar a digitar senha;
3-melhorar a aparência, sem trabalheira. Passei dias tentando deixar o Ubuntu com uma aparência moderna e não ficou bonito como nas imagens, por ex:
http://www.imgx.org/view/full/8658_z8mha
(esse aí está esplêndido)

Já esse aqui é horroroso, completamente. É o tema padrão. Parece um sistema de fundo de quintal.
http://img165.imageshack.us/img165/7291/ubuntu2.jpg

4-Haver um programa pra sincronizar legendas.
5-haver um programa pra automatizar tarefas, sem complicação.
Por exemplo: um macro pra abrir a página do webmail yahoo, digitar meu login e minha senha. Do mesmo jeito que criei um no Windows. Uso o AHK.
6-haver um FAQ, senão eu teria que passar o dia todo entrando nos fóruns pra perguntar.
7-haver um programa como o Adobe Première que permita embaralhar algumas das imagens dos vídeos(Cinelera não tem esse recurso).
8- " um programa pra transformar PDF não-editável em txt. Um dos poucos programas que existem(no Windows) é o Abby FineReader. No Linux, nada.
9- " um criador de flash(esses aqui não chegam perto do original http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Criar-animacao-em-flash-no-Linux-Veja-como/ , além de que falta documentação(novidade) ).
10- etc.


Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 08 de Novembro de 2009, 19:44

Vc disse que faz uma legenda do zero levando, no máximo, o tempo do vídeo. Me diz como vc faz isso, mesmo no Windows, pois pra fazer uma legenda do zero via áudio de um seriado como Smallville (45 minutos de duração) que fica disponível via torrent poucas horas depois de exibido nos EUA, são necessárias mais ou menos de 3 a 5 pessoas (do grupo de tradutores que se prestam a fazer a legenda de modo não-comercial) que dividem as funções pra disponibilizar a legenda em português (já que nem a inglês existe) em duas ou três horas de trabalho conjunto.

O processo é muito simples(no Windows):
Primeira etapa:
tradução. Ouvir e digitar a tradução. O tempo vai depender de quantas horas vc se dedica e do tempo do filme.

Segunda etapa, a mais divertida:
sincronização. O tempo depende exclusivamente da duração do filme.

Abrir o vídeo e o txt no Media Subtitler. Pressionar o play, marcar "modo manual".
Pressionar uma tecla pra inserir a legenda e outra pra sumir. Vai fazendo isso até o final.

Salva como srt. Pronto.



max064,
não sei qual seu problema. Vc simplesmente distorce e manipula informações, deturpa fatos, faz afirmações genéricas baseado na exceção e em problemas pessoais e tudo isso sem bom senso. Além disso com um discurso extremamente maniqueísta e tendencioso.

Novamente vc aparece no fórum pra disseminar ideologias, enquanto eu me concentro em objetividade.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 08 de Novembro de 2009, 20:04
max064,
Está vendo? Vc faz um "ciclo vicioso" sem sentido. Leia o que eu disse antes.
Não adianta argumentar e explicar centenas de vezes. Parece que entra por um ouvido e sai pelo outro. Tem coisa que já tá mais que discutida e sempre volta pro marco inicial.

Vc simplesmente distorce e manipula informações, deturpa fatos, faz afirmações genéricas baseado na exceção e em problemas pessoais e tudo isso sem bom senso. Além disso com um discurso extremamente maniqueísta e tendencioso.

A pergunta, como até já falei, era uma e vc simplesmente deturpou, não deu opinião baseado em informação e com bom senso e ainda fez um discurso maniqueísta e tendencioso.

Debate e opinião se faz com informação. Qualquer coisa que não seja baseado no bom senso com informação fica um discurso bobo sem fundamento.
Como falei anteriormente, quando vc for responder se acha ou não difícil, diga o qual a dificuldade, especifique, não mostre problemas particulares mas sim características genéricas, e faça isso com bom senso! Sem informações deturpadas, sem argumentação falaciosa e tendenciosa.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 08 de Novembro de 2009, 20:15
O modo é praticamente igual qdo se usa o Subtitle Workshop  (Windows) ou o Gnome Subtitles (Linux); então, nossas opções de edição de legendas se equivalem, pois não é possível fazer uma legenda levando apenas o tempo de duração do vídeo, já que como vc pode ver, há etapas a serem cumpridas. Nem que a pessoa saiba 100% de Inglês... Não me leve a mal, mas nessa vc exagerou, a não ser que as legendas que vc diz levar pra fazer o mesmo tempo do vídeo seja de cinema mudo, aí eu acredito...


Vc disse que faz uma legenda do zero levando, no máximo, o tempo do vídeo. Me diz como vc faz isso, mesmo no Windows, pois pra fazer uma legenda do zero via áudio de um seriado como Smallville (45 minutos de duração) que fica disponível via torrent poucas horas depois de exibido nos EUA, são necessárias mais ou menos de 3 a 5 pessoas (do grupo de tradutores que se prestam a fazer a legenda de modo não-comercial) que dividem as funções pra disponibilizar a legenda em português (já que nem a inglês existe) em duas ou três horas de trabalho conjunto.


O processo é muito simples(no Windows):
Primeira etapa:
tradução. Ouvir e digitar a tradução. O tempo vai depender de quantas horas vc se dedica e do tempo do filme.

Segunda etapa, a mais divertida:
sincronização. O tempo depende exclusivamente da duração do filme.

Abrir o vídeo e o txt no Media Subtitler. Pressionar o play, marcar "modo manual".
Pressionar uma tecla pra inserir a legenda e outra pra sumir. Vai fazendo isso até o final.

Salva como srt. Pronto.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 08 de Novembro de 2009, 20:39
Citar
Citar
1-não me obrigar a digitar comandos
Vc não é obrigado. Não confunda saber usar o terminal com usar o terminal.
Usuário comum não precisa saber usar. A maioria não sabe usar e quando for usar será pra facilitar.
É claro que algumas empresas ainda insistem em dificultar a vida das pessoas, mas nada tem a ver com o sistema. Não confunda exceção com regra. Tenha bom senso nas suas afirmações.

Citar
2-não me obrigar a digitar senha
Então vc não pode usar sistemas UNIe UNIX-Like. Já explique que seu capricho pessoal não está acima dos interesses coletivos. Já expliquei tudo isso muitas vezes antes.

3-melhorar a aparência, sem trabalheira. Passei dias tentando deixar o Ubuntu com uma aparência moderna e não ficou bonito como nas imagens, por ex:
http://www.imgx.org/view/full/8658_z8mha
(esse aí está esplêndido)
Já esse aqui é horroroso, completamente. É o tema padrão. Parece um sistema de fundo de quintal.
http://img165.imageshack.us/img165/7291/ubuntu2.jpg
Também acho o tema padrão do Ubuntu (que não é esse aí que vc mostrou) não é bom. Outras distribuições estão mais dentro do gosto ocidental. Mas mudar é muito fácil. Muda-se com apenas 1 clique. Veja:
http://www.inf.ufsc.br/~guii/linux/#instalar_novos_temas


Citar
4-Haver um programa pra sincronizar legendas.
Há programa. Já mostrei isso nos milhares de e-mails que respondi pra vc. Mostrei muito bem explicado e vc voltou o assunto como se nunca tivesse ouvido falar em nada a respeito.


Citar
5-haver um programa pra automatizar tarefas, sem complicação.
Por exemplo: um macro pra abrir a página do webmail yahoo, digitar meu login e minha senha. Do mesmo jeito que criei um no Windows. Uso o AHK.
Desconheço esse utilitário pra uso específico. É provável que tenha, mas procure se informar.
Mas isso nada tem a ver com a qualidade e facilidade do sistema.

Citar
6-haver um FAQ, senão eu teria que passar o dia todo entrando nos fóruns pra perguntar.
FAQ com o quê? Com questões básicas? Vá em Sistema > Ajuda e suporte.
É impossível existir um FAQ que tenha respostas pra tudo e seja do jeito que vc quer.
Para o resto, eciste fóruns como esse (que inclusive dá pra procurar perguntas feitas), que apesar de vc criticar publicamente, as pessoas tentam ajudar.

Citar
7-haver um programa como o Adobe Première que permita embaralhar algumas das imagens dos vídeos(Cinelera não tem esse recurso).
Adobe Première é um programa pago, pra uso específico e pra um público restrito. Não é todo mundo que usa e nem que pode pagar quase 3 mil pelo produto.
Cinelerra é grátis e a versão paga tem muito mais recursos. Usando um kernel de tempo real, como do Ubuntu Studio, fica melhor ainda usar.
Tentar dizer que o Linux é difícil ou não é bom baseado em qualquer coisa relacionada é um absurdo, sem bom senso e com um discurso bobo e tendencioso.

Citar
8- "um programa pra transformar PDF não-editável em txt. Um dos poucos programas que existem(no Windows) é o Abby FineReader. No Linux, nada.
Não editáveis está se referindo como "escaneados", não? Linux tem OCR grátis que deixam a desejar, mas já tentou os pagos? Como esse: http://www.vividata.com/index.html
Já percebeu que a Abbyy tem um kit de desenvolvimento pra Linux e UNIX? http://www.katalogo.com.br/ABBYY/CAT4410010-0/ABBYY-FineReader-Engine-8.1.html
Tentar dizer que o Linux é difícil ou não é bom baseado em qualquer coisa relacionada é um absurdo, sem bom senso e com um discurso bobo e tendencioso.

Citar
9- " um criador de flash(esses aqui não chegam perto do original http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Criar-animacao-em-flash-no-Linux-Veja-como/ , além de que falta documentação(novidade) ).
Adobe Flash é propriedade da Adobe, pago e voltado pra um público específico.
Nada tem relação com a qualidade do Linux. Além do mais o Flash está com os dias contados com a chegada do HTML5.

Citar
10- etc.
Esse "etc" já mostra que vc não tem bom senso. Seu ódio do Linux faz vc simplesmente distorce e manipula informações, deturpa fatos, faz afirmações genéricas baseado na exceção e em problemas pessoais e tudo isso sem bom senso. Além disso com um discurso extremamente maniqueísta e tendencioso.

Debate e opinião se faz com informação. Qualquer coisa que não seja baseado no bom senso com informação fica um discurso bobo sem fundamento.
Como falei anteriormente, quando vc for responder se acha ou não difícil, diga o qual a dificuldade, especifique, não mostre problemas particulares mas sim características genéricas, e faça isso com bom senso! Sem informações deturpadas, sem argumentação falaciosa, tendenciosa e cheio de maniqueísmo.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 08 de Novembro de 2009, 20:48
max064,
Está vendo? Vc faz um "ciclo vicioso" sem sentido. Leia o que eu disse antes.
Não adianta argumentar e explicar centenas de vezes.

Ninguém explicou "centenas de vezes".
Faz meses que eu questiono onde estão as boas ferramentas de criação de legenda no Linux.
Quem respondeu? Quase ninguém. Vcs se sentem ameaçados com as minhas perguntas. Sentem tanto medo que dizem que sou chato, implicante e vc mesmo, adora me rotular. Diz que não tenho bom senso, sou maniqueísta etc. São sempre as mesmas palavras. Estou notando que vc criou uma listinha, é tudo na base do CTRL+ V.

Citar
Há programa. Já mostrei isso nos milhares de e-mails que respondi pra vc. Mostrei muito bem explicado e vc voltou o assunto como se nunca tivesse ouvido falar em nada a respeito.

Sua resposta foi a de clicar no gráfico do programa.
Respondi a vc que isso é inviável e que nesse método eu demoraria quem sabe 1 mês pra terminar a sincronização.
Não é brincadeira ter que marcar e ouvir, voltar o vídeo, repetir a escuta pra ver se marquei exatamente o ponto onde a legenda deve aparecer.
No Media Subtitler eu levo o tempo do filme.

Citar
Adobe Première é um programa pago, pra uso específico e pra um público restrito. Não é todo mundo que usa e nem que pode pagar quase 3 mil pelo produto.

Mas existe no Windows. Isso que importa e não precisa de coisas como Wine. Roda nativamente.

Citar
Cinelerra é grátis e a versão paga tem muito mais recursos. Usando um kernel de tempo real, como do Ubuntu Studio, fica melhor ainda usar.

Recursos que vc nem sabe se existem. Mesmo assim insiste em dizer que ele faz a mesma coisa do Adobe Première, só pra tentar retirar meus argumentos. Só rindo.  :)

Quando instalei esse programa, não vi opção para embaralhar objetos.

Citar
Esse "etc" já mostra que vc não tem bom senso.

Esse "etc" mostra que não vou ficar enumerando o resto dos programas que preciso e não existem no Linux.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 08 de Novembro de 2009, 21:22
Isso parece um inferno. Sério. Esse ciclo de respostas que não adianta responder que sempre volta pro mesmo lugar é muito chato. Eu falo, falo, outros falam, falam, e vc ignora tudo. Já expliquei sim, mostrei e "remostrei" muitas e muitas vezes pra vc. Tive o trabalho de instalar e pesquisar outros programas além do que eu uso, só pra mostrar e vc simplesmente ignorou, começou tudo novamente.
Você não percebe quão ridículo é tudo isso que está fazendo?

No Windows é claro que existe, óbvio, o sistema está em quase 90% dos computadores do planeta, mas o que isso tem a ver? Nada tem a ver com "Linux ser ou não difícil" ou "Linux ser ou não bom". Esse seu maniqueísmo é sem sentido.

Citar
Recursos que vc nem sabe se existem. Mesmo assim insiste em dizer que ele faz a mesma coisa do Adobe Première, só pra tentar retirar meus argumentos. Só rindo. Quando instalei esse programa, não vi opção para embaralhar objetos.
Já falei, Adobe Première é um programa pago, pra uso específico e pra um público restrito. Não é todo mundo que usa e nem que pode pagar quase 3 mil pelo produto.
Cinelerra é grátis e a versão paga tem muito mais recursos.
Eu realmente não sei se o Cinelerra pago tem a famosa e imprescindível função de "embaralhar", mas o que isso tem a ver? É isso que eu falei antes. Nada tem a ver com "Linux ser ou não difícil" ou "Linux ser ou não bom". Esse seu maniqueísmo é sem sentido.
Essa tentativa de argumentação maniqueísta, baseada na exceção, tendenciosa e sem informação é completamente absurda e sem sentido.

Citar
esse "etc" mostra que não vou ficar enumerando o resto dos programas que preciso e não existem no Linux.
Já falei antes. Essa tentativa falha de desmerecer o Linux ou qualquer outro sistema baseado na exceção, na distorção de informação, evidenciado por características e sem bom senso é infantil e sem sentido.
Seu ódio irracional do Linux, como já provado, é completamente sem sentido.

Debate e opinião se faz com informação. Qualquer coisa que não seja baseado no bom senso com informação fica um discurso bobo sem fundamento.
Como falei anteriormente, quando vc for responder se acha ou não difícil, diga o qual a dificuldade, especifique, não mostre problemas particulares mas sim características genéricas, e faça isso com bom senso! Sem informações deturpadas, sem argumentação falaciosa e tendenciosa.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: danpos em 08 de Novembro de 2009, 21:26
@max064

De fato, há programas que:

(1) Só existem para Windows;
(2) Cujos equivalentes FOSS (neste caso, há programas multiplataformas nessa categoria) não tem os recursos e/ou tantos recursos que para Windows (por exemplo os programas para edição de áudio/vídeo digitais).

Neste caso, não vejo problemas: é só usar os nativos para o sistema Windows. Esse argumento de querer dizer que os sistemas GNU/Linux são ruins por que não há programas que nos atenda, individualmente, é tão inválido quanto dizer que os programas para Windows são "invenções de satã" ;D . Como já disse, cada sistema tem pontos fortes e pontos fracos, é uma questão de escolha (no caso do GNU/Linux o usuário pode - e isso é muita coisa pois isso é expresso em uma norma escrita, que é a licença - modificar o programa ao teu gosto, o que já fiz com alguns programas que usei).

Quanto a questão do uso de comandos - "shell" - isso pode ser indesejado para alguns, mas para mim é algo de muita valia, pois eu faço pequenos scripts em shell que me dão produtividade nos trabalhos que preciso fazer; e ter um bom "shell" é algo tão importante que a MS lançou a pouco o "powershell" justamente com essa finalidade.

A questão que ouvi colocar sobre a questão de não usar senha para realizar tarefas administrativas (que às vezes pode ser um "pé-no-saco", concordo), esta pode ser resolvida simplesmente editando o arquivo /etc/sudoers e colocando a opção do seu usuário para não solicitar senha. Simples assim. ;)

Eu acho (na verdade tenho certeza) que realizar certos ajustes no Windows é mais difícil que no GNU/Linux pelas razões que já expus: no Windows, qualquer alteração mais profunda no sistema requer mexer com o registro, que é um arquivo binário, cujos valores das chaves nas "hives" é em hexadecimal, o que demanda um grande conhecimento técnicos desses bytes para saber "o que é o quê", ao passo que no GNU/Linux eu tenho que lidar com arquivos em "plain text" (eu acho mais fácil, mas não sou o "dono da verdade").

É isso.

Sds,

Danpos.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 08 de Novembro de 2009, 22:33
Pô, chefe, já que o bagulho está repetitivo, não está na hora de deixar isso pra lá e esperar a próxima confusão (ou melhor, não dar mais bola) que o nosso amigo "quase" em comum arrumar aqui? Discutir (mesmo, pq o que era um debate virou discussão) com ele, do jeito que está sendo feito e tal, fica parecendo briga de namorado principalmente pq vcs trouxeram a pinimba mútua lá do Yahoo Respostas pra cá. É notório que o Max tem fôlego pra manter as idéias dele e vc, por mais que vc se esforce, não vai conseguir com que ele concorde com vc ou vice-versa. Enqto tiver usuário que pensa que Linux tem que ser igual a Windows pra poder ser usado, vamos ter posts quilométricos de pessoas que concordam ou não com isso.

Para o Max, basta saber que, na minha máquina e nas máquinas que eu monto e/ou instalo Linux, todas funcionam sem problemas e as pessoas que as utilizam sabem o bom sistema que possuem e aprendem a usá-lo a bom termo.

O resto é conversa fiada...


Isso parece um inferno. Sério. Esse ciclo de respostas que não adianta responder que sempre volta pro mesmo lugar é muito chato. Eu falo, falo, outros falam, falam, e vc ignora tudo. Já expliquei sim, mostrei e "remostrei" muitas e muitas vezes pra vc. Tive o trabalho de instalar e pesquisar outros programas além do que eu uso, só pra mostrar e vc simplesmente ignorou, começou tudo novamente.
Você não percebe quão ridículo é tudo isso que está fazendo?

No Windows é claro que existe, óbvio, o sistema está em quase 90% dos computadores do planeta, mas o que isso tem a ver? Nada tem a ver com "Linux ser ou não difícil" ou "Linux ser ou não bom". Esse seu maniqueísmo é sem sentido.

Citar
Recursos que vc nem sabe se existem. Mesmo assim insiste em dizer que ele faz a mesma coisa do Adobe Première, só pra tentar retirar meus argumentos. Só rindo. Quando instalei esse programa, não vi opção para embaralhar objetos.
Já falei, Adobe Première é um programa pago, pra uso específico e pra um público restrito. Não é todo mundo que usa e nem que pode pagar quase 3 mil pelo produto.
Cinelerra é grátis e a versão paga tem muito mais recursos.
Eu realmente não sei se o Cinelerra pago tem a famosa e imprescindível função de "embaralhar", mas o que isso tem a ver? É isso que eu falei antes. Nada tem a ver com "Linux ser ou não difícil" ou "Linux ser ou não bom". Esse seu maniqueísmo é sem sentido.
Essa tentativa de argumentação maniqueísta, baseada na exceção, tendenciosa e sem informação é completamente absurda e sem sentido.

Citar
esse "etc" mostra que não vou ficar enumerando o resto dos programas que preciso e não existem no Linux.
Já falei antes. Essa tentativa falha de desmerecer o Linux ou qualquer outro sistema baseado na exceção, na distorção de informação, evidenciado por características e sem bom senso é infantil e sem sentido.
Seu ódio irracional do Linux, como já provado, é completamente sem sentido.

Debate e opinião se faz com informação. Qualquer coisa que não seja baseado no bom senso com informação fica um discurso bobo sem fundamento.
Como falei anteriormente, quando vc for responder se acha ou não difícil, diga o qual a dificuldade, especifique, não mostre problemas particulares mas sim características genéricas, e faça isso com bom senso! Sem informações deturpadas, sem argumentação falaciosa e tendenciosa.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 08 de Novembro de 2009, 23:07
velox256,
O pior é que não é só com ele. Tento colocar bom senso na cabeça de uns na comunidade do Orkut "Linux VS Windows" (apesar de não parecer lá ultimamente por falta de tempo), no Guia do PC e em outros lugares. A única peculiaridade é que ninguém apareceu em 2 lugares que eu gosto e/ou frequento.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: FreaX em 08 de Novembro de 2009, 23:10
Pô na boa, ele está no fórum errado, ele deveria estar no Baboo (alguém acha que não?)
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 08 de Novembro de 2009, 23:28
Isso parece um inferno. Sério. Esse ciclo de respostas que não adianta responder que sempre volta pro mesmo lugar é muito chato. Eu falo, falo, outros falam, falam, e vc ignora tudo.

Gui, o que vc não entende é que as minhas perguntas são extremamente simplificadas.
Observe calmamente: qual foi um dos meus questionamentos?
Saber qual o programa que permite sincronizar legendas. Vc recomendou vários programas que rodam no Linux, mas não fazem o que preciso. Parece que vc não entendeu minha explicação. Mesmo assim continuou teimando comigo. Saiu da esfera técnica e passou a perseguir as minhas postagens no yahoo(tirou até screenshots das minhas perguntas), age como fofoqueiro, querendo montar meu histórico de navegação, apontando links de minha autoria.

Isso tudo é pra mostrar que vc está certo? Seria muito melhor que vc admitisse que não existe nenhum programa pra Linux igual ao Media Subtitler.

Hoje mesmo fez propaganda do Cinelera sem sequer ter usado, e já afirma(baseado em quê?) que é um programa completo e que necessariamente, tem a capacidade de embaralhar imagens do vídeo.
Vc sabe o que quero dizer com "embaralhar"? São aqueles mosaicos que vc vê na televisão. Quando por exemplo, o cinegrafista direciona a câmera p/ a fachada de uma loja, mas não deveria aparecer o nome dela. Pra ser exibido em público, a emissora faz a edição. O resultado é uma imagem desfocada ou quadriculada, exatamente ali no nome.

No Windows é claro que existe, óbvio, o sistema está em quase 90% dos computadores do planeta, mas o que isso tem a ver?

Muito a ver. O Sistema operacional depende dos programas. Sem programas, o que há pra fazer num computador?

Nada tem a ver com "Linux ser ou não difícil" ou "Linux ser ou não bom".

O Linux ser difícil é outra história.

Pô na boa, ele está no fórum errado, ele deveria estar no Baboo (alguém acha que não?)

O Baboo é um dos piores fóruns de informática em língua portuguesa.
Discussões são proibidas, usuários são expulsos por qualquer vontade dos moderadores, os usuários de lá vivem com problema de segurança no Windows e eles não dão orientações corretas. Acham que é normal  sofrer com malwares.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 08 de Novembro de 2009, 23:57
Citar
Gui, o que vc não entende é que as minhas perguntas são extremamente simplificadas.
Observe calmamente: qual foi um dos meus questionamentos?
Saber qual o programa que permite sincronizar legendas. Vc recomendou vários programas que rodam no Linux, mas não fazem o que preciso. Parece que vc não entendeu minha explicação.
(...)
Isso tudo é pra mostrar que vc está certo? Seria muito melhor que vc admitisse que não existe nenhum programa pra Linux igual ao Media Subtitler
Não, suas perguntas são tendenciosas e com um objetivo claro que vc deixou já transparecer a muito tempo. Não adianta mostrar e "remostrar". Já provei que o que vc quer é feito em qualquer sistema. Eu já expliquei e outros igualmente fizeram. Vc nem ao mesmo tem bom senso pra entender que é possível sim que vc esteja com problemas particulares nesses programas, mas vc sempre vem com um maniqueísmo infundado.

Citar
Mesmo assim continuou teimando comigo. Saiu da esfera técnica e passou a perseguir as minhas postagens no yahoo(tirou até screenshots das minhas perguntas), age como fofoqueiro, querendo montar meu histórico de navegação, apontando links de minha autoria.
Estou mostrando sua índole e o objetivo seu em fazer todos as afirmações até então expostas. Em resumo, vc não gosta do Linux de maneira nenhuma e faz de tudo pra desmerecê-lo, coisa que é um completo absurdo.

Citar
Hoje mesmo fez propaganda do Cinelera sem sequer ter usado, e já afirma(baseado em quê?) que é um programa completo e que necessariamente, tem a capacidade de embaralhar imagens do vídeo.
Vc sabe o que quero dizer com "embaralhar"? São aqueles mosaicos que vc vê na televisão. Quando por exemplo, o cinegrafista direciona a câmera p/ a fachada de uma loja, mas não deveria aparecer o nome dela. Pra ser exibido em público, a emissora faz a edição. O resultado é uma imagem desfocada ou quadriculada, exatamente ali no nome.
Uma coisa nada tem a ver com a outra. É de conhecimento público que o Cinelerra é um bom programa de edição de vídeo e a versão paga tem mais efeitos e é usado inclusive profissionalmente. Pra afirmar isso não precisa usar.
Quanto ao "embaralhar", não sei se tem ou não, mas nada tem a ver com o assunto e sua tentativa de desmerecer o Linux com essas bobagens. Esse tipo de argumentação falaciosa é boba e só faz sentido pra quem é maniqueísta. Se se quer usar o programa da Adobe, que é pago (mais de 3 mil), pra público restrito e pra fim específico, nada tem a ver com o Linux, sua dificuldade de usar ou sua qualidade. Ora, se no Windows e no Mac OS não tem os programas de pós-produção audio-visual da Autodesk, nada tem a ver com a qualidade do Windows ou do Mac OS. Só mesmo alguém tendencioso afirmaria um absurdo desses.

Citar
Muito a ver. O Sistema operacional depende dos programas. Sem programas, o que há pra fazer num computador?
Essa é uma falácia velha e boba. Linux tem programas. Não é pq falta que a qualidade do Linux é questionável. Esse tipo de argumentação tendenciosa é muito fraca e só serve com um único objetivo, que está bem claro.

Citar
O Linux ser difícil é outra história.
Do que é esse tópico mesmo?
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 09 de Novembro de 2009, 00:44
Não, suas perguntas são tendenciosas e com um objetivo claro que vc deixou já transparecer a muito tempo. Não adianta mostrar e "remostrar". Já provei que o que vc quer é feito em qualquer sistema. Eu já expliquei e outros igualmente fizeram. Vc nem ao mesmo tem bom senso pra entender que é possível sim que vc esteja com problemas particulares nesses programas, mas vc sempre vem com um maniqueísmo infundado.

Está novamente saindo da área técnica e se atendo a assuntos pessoais.

Citar
Já provei que o que vc quer é feito em qualquer sistema.

Provou? Onde?
Mostre uma pessoa que sincronize a legenda no Linux de modo que dure o mesmo tempo do filme.
No M. Subtitler, vc pressiona uma tecla à sua escolha pra inserir e outra pra desaparecer.

Estou mostrando sua índole e o objetivo seu em fazer todos as afirmações até então expostas.

Minha índole não está na internet. Vc não me conhece, não sabe meu nome, nem minha idade, nem onde vivo, não sabe meus gostos, não sabe o meu temperamento etc.
Exatamente porque tenho experiência na internet é que não disponibilizo informações pessoais. Pra evitar pessoas como vc que se sentem juízes, se acham no direito de perseguir o histórico das minhas perguntas.

Indiscrição é uma coisa muito feia. Se um dia vc for um profissional, tem que manter sigilo em relação aos clientes. Não pode dar uma de fofoqueiro. Precisa de ética.

Uma coisa nada tem a ver com a outra. É de conhecimento público que o Cinelerra é um bom programa de edição de vídeo e a versão paga tem mais efeitos e é usado inclusive profissionalmente. Pra afirmar isso não precisa usar.

Como alguém pode incentivar o uso de um software sem ter usado? Vc está dizendo algo ilógico.
E o pior é que além de não ter usado, ainda insiste no erro.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Adriano R.N. em 09 de Novembro de 2009, 00:49
Velox256, seu tópico tinha tudo para ser bom e ajudar no desenvolvimento do Ubuntu, seria uma oportunidade de ouvir os usuários e seus comentários, expectativas, desejos, porém, já encheu o saco essa briga sem rumo nem objetivo.
Valeu sua provocação, quem sabe em outro momento alguns usuários façam a leitura correta do tópico:

“Todo sistema operacional tem problemas em maior ou menor grau, com soluções mais ou menos práticas....”

Entendo que com isso você já deixou explícito que existem falhas e problemas, tinha que ser simples, cada um relata sua própria experiência e pronto.
Bom.... vida em comunidade é assim mesmo, alguns tem maturidade e formação política para conviver com as diferenças, outros ainda vivem presos ao próprio umbigo. A maturidade vem com o tempo.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 09 de Novembro de 2009, 08:37
Não esquenta, um pau desses tem que acontecer vez por outra, daqui há pouco eles cansam, hehehe... O que seria do verde se todo mundo gostasse só do azul? :)


Velox256, seu tópico tinha tudo para ser bom e ajudar no desenvolvimento do Ubuntu, seria uma oportunidade de ouvir os usuários e seus comentários, expectativas, desejos, porém, já encheu o saco essa briga sem rumo nem objetivo.
Valeu sua provocação, quem sabe em outro momento alguns usuários façam a leitura correta do tópico:

“Todo sistema operacional tem problemas em maior ou menor grau, com soluções mais ou menos práticas....”

Entendo que com isso você já deixou explícito que existem falhas e problemas, tinha que ser simples, cada um relata sua própria experiência e pronto.
Bom.... vida em comunidade é assim mesmo, alguns tem maturidade e formação política para conviver com as diferenças, outros ainda vivem presos ao próprio umbigo. A maturidade vem com o tempo.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 09 de Novembro de 2009, 11:30
Velox256, seu tópico tinha tudo para ser bom e ajudar no desenvolvimento do Ubuntu, seria uma oportunidade de ouvir os usuários e seus comentários, expectativas, desejos, porém, já encheu o saco essa briga sem rumo nem objetivo.

A briga é por causa do Gui_link. Ele é o único usuário aqui do fórum que não possui argumentos técnicos.
Observe que ele faz ataques pessoais nas respostas.

Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 09 de Novembro de 2009, 12:09
Não seria o caso, então, nobre Max, de simplesmente ignorar o Gui_Link (ou Flux)? Vcs dois não se gostam, posuem idéias próprias e, até certo ponto, exageradas; um de vcs dois tem que dar um basta, senão o arranca-rabo vai continuar, a famosa "conversa entre surdos". Mostre a sua "fleugma" de usuário consciente e simplesmente ignore, como muitos fazem aqui. O mesmo vale pro GUI_Link (ou Flux), pega até mal para vcs dois...

Velox256, seu tópico tinha tudo para ser bom e ajudar no desenvolvimento do Ubuntu, seria uma oportunidade de ouvir os usuários e seus comentários, expectativas, desejos, porém, já encheu o saco essa briga sem rumo nem objetivo.

A briga é por causa do Gui_link. Ele é o único usuário aqui do fórum que não possui argumentos técnicos.
Observe que ele faz ataques pessoais nas respostas.


Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 09 de Novembro de 2009, 14:14
max064
Citar
Está novamente saindo da área técnica e se atendo a assuntos pessoais.
De maneira nenhuma. Estamos discutindo um juízo de valor, que começou com a pergunta "se Linux é difícil pra vc" e terminou com depreciação do sistema como um todo. Uma coisa é dar uma opinião, um juízo de valor, explicando de maneira sensata e com bom senso e outra é tentar vexar de maneira infundada o sistema do pinguim.

E aliás, de maneira alguma fiz ataque pessoal a ninguém. Não confundam ataque pessoal com colisão de argumentação. O que eu exponho é a argumentação falha e não a pessoa. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Não dá pra mostrar as peculiaridades da argumentação sem mostrar os erros e as características de tendenciosidade do texto.

Citar
Provou? Onde?
Mostre uma pessoa que sincronize a legenda no Linux de modo que dure o mesmo tempo do filme.
No M. Subtitler, vc pressiona uma tecla à sua escolha pra inserir e outra pra desaparecer
Releia e releia. Várias pessoas falaram e eu mesmo mostrei no YR.
Existem muitos e muitos sincronizadores e fomentadores de legendas com muita qualidade. Mas vc de maneira alguma está vendo com bom senso e razoabilidade. Seu ódio do Linux não faz sentido e a consequência é coisa como essa.

Citar
Minha índole não está na internet. Vc não me conhece, não sabe meu nome, nem minha idade, nem onde vivo, não sabe meus gostos, não sabe o meu temperamento etc.
Exatamente porque tenho experiência na internet é que não disponibilizo informações pessoais. Pra evitar pessoas como vc que se sentem juízes, se acham no direito de perseguir o histórico das minhas perguntas.

Indiscrição é uma coisa muito feia. Se um dia vc for um profissional, tem que manter sigilo em relação aos clientes. Não pode dar uma de fofoqueiro. Precisa de ética.
Está sim. Suas argumentações falaciosas, tendenciosas, com deturpação de informação e grande fundo de ódio está claramente mostrada e expõe o motivo (talvez consequência) da sua falta de bom senso.
Quem tenta prejudicar o meio coletivo, espalhando crendices e calúnias em meios a pessoas que precisam de informação (no YR, por exemplo) e ironizando e achincalhando em lugares outros a própria comunidade do Fórum que muitas e muitas vezes tentou ajudar está certo?
E isso de maneira alguma é opinião. Já falei que opinião se faz de maneira sensata, com bom senso, sem ser tendencioso e com falácias lógicas e informações deturpadas. Não faz sentido esse ódio que vc sente de um produto que tenta trazes benefícios pra todos.

Citar
Como alguém pode incentivar o uso de um software sem ter usado? Vc está dizendo algo ilógico.
E o pior é que além de não ter usado, ainda insiste no erro.
Eu analisar sem usar seria um absurdo. Falar de suas funções genéricas e representação da opinião coletiva é outra coisa. Eu não preciso ter usado o Autodesk Inferno pra dizer que é bom e é muito usado, pq é; Eu não preciso ter usado o Apple Final Cut pra dizer que é usado, tem funcionalidades e é muito bom. Não confunda análise e juízo de valor com afirmações fáticas e opiniões coletivas-temporais.

---------------------

velox256
Meus argumentos são ponderados, razoáveis e com bom senso. Nunca fui maniqueísta ou mostrei opinião sem fundamento tanto de conteúdo quando lógico. Leiam tudo o que eu disse que dá pra perceber nitidamente nisso. O que sempre tentei passar é que o ódio irracional que alguns tem do Linux não faz sentido e querer evidenciar suas falhas tendenciosamente com difamações com informação deturpada não é opinião de maneira nenhuma.
Será que alguém acha que ser ponderado, razoável e com bom senso é ruim e causa problema? Alguém aqui acha que é melhor ter um discurso de ódio que um discurso ponderado, razoável, com bom senso?
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: sboorbou em 09 de Novembro de 2009, 16:06
sabe alem de jogos... que precisam de uma drástica melhoria... acho que o suporte a placa de videos ( ao drive fornecido pela ati/nvidea ) poderia ser melhorado.... será que o shutdowrf ( é assim que escreve? ) não consegue fazer uma "tendencia" para o desenvolvimento e melhorar muitooooooooo a qualidade desses drives?

acredito que poder usar 100% das utilidades de uma placa de última geração em seu S.O. preferido faz o recente pobretão ( depois de pagar 1500 verdinhas em uma 5XXX qualquer um sente-se mais pobre) sentir-se feliz... e ficar livre para escolher o SO que quiser usar.....


P.S. algumas das respostas aqui acho que poderiam ser encaminhadas para o desenvolvimento.... com certeza seriam de muita valia.....

MAX...

já usou o ubuntu studio? baixa a versão de 64 bits ( se seu hardware suportar ) experimenta e me fala se satisfaz suas necessidades...
a última versão eu ainda não usei... usava quando não passava de um add-on do ubuntu.... mas já era muito bom na época....
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 09 de Novembro de 2009, 17:04
de maneira alguma fiz ataque pessoal a ninguém. Não confundam ataque pessoal com colisão de argumentação. O que eu exponho é a argumentação falha e não a pessoa. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Não dá pra mostrar as peculiaridades da argumentação sem mostrar os erros e as características de tendenciosidade do texto.

Isso é tendenciosidade?
Citar
A faster synchronize-from-scratch method has been requested before but hasn't been implemented yet. Currently, there are shortcuts to set the subtitle start and end times, but the subtitles aren't selected automatically/sequentially, so it doesn't do the job the way you need.

If you want to track progress on this, be sure to check the following bug report, which mentions Media Subtitler: https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=547984

Deixo em evidência o comentário de um dos utilizadores do bugzilla.gnome.org:

[se referindo ao programa Media Subtitler]
Citar
"you don't have to use "Set subtitle start" and "Set subtitle end"
which makes subtitling painful.
"
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 09 de Novembro de 2009, 17:46
Sim. Mais uma vez vc está sendo tendencioso, sem razoabilidade e sem bom senso.

Já falei que opinião se faz de maneira sensata, com bom senso, sem ser tendencioso e com falácias lógicas e informações deturpadas. Não faz sentido esse ódio que vc sente de um produto que tenta trazes benefícios pra todos.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: sboorbou em 09 de Novembro de 2009, 18:34
Gui..... max.... troquem e-mails.... a briga de vocês esta atrapalhando o topico..........

de boa mesmo.... troquem e-mails.. e descutam por e-mails....... ou sei lá usem outra forma de comunicação que não sejam posts aqui......
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: abdo em 09 de Novembro de 2009, 19:17
Gui..... max.... troquem e-mails.... a briga de vocês esta atrapalhando o topico..........

de boa mesmo.... troquem e-mails.. e descutam por e-mails....... ou sei lá usem outra forma de comunicação que não sejam posts aqui......

Sboorbou
to contigo e não abro
sugestão - se matriculem na mesma academia de vale tudo e tenham toda a diversão possível, e se um sobreviver que venha postar dinovo...
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 09 de Novembro de 2009, 19:21
Sim. Mais uma vez vc está sendo tendencioso, sem razoabilidade e sem bom senso.

Vc deve estar brincando comigo. Só pode ser.

Me atenho a uma questão técnica e vc replica dizendo que fui tendencioso.


Não vou mais responder aqui suas mensagens. A menos que seja algo técnico.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 09 de Novembro de 2009, 19:25
Gui..... max.... troquem e-mails.... a briga de vocês esta atrapalhando o topico..........

de boa mesmo.... troquem e-mails.. e descutam por e-mails....... ou sei lá usem outra forma de comunicação que não sejam posts aqui......
Eu não estou brigando com ninguém. Estou contra-argumentando de maneira sensata e com razoabilidade (leia tudo que falei) contra tentativas de desmerecer injustamente o Linux e o Ubuntu.

Desde o começo eu falei que o tópico fala sobre "se vc acha difícil o Linux". Falei pra quem responder que use o bom senso e diga de maneira genérica e sem afirmações tendenciosas o pq da sua afirmação, pois isso pode até gerar ideias para a própria evolução do Ubuntu.
Não tenho razão de tudo isso?
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: clcampos em 09 de Novembro de 2009, 19:28
Pessoalmente acho que a discussão dos dois esta ficando repetitiva. E acaba monopolizando todos os tópicos em que vocês começam a discutir.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 09 de Novembro de 2009, 19:41
Pessoalmente acho que a discussão dos dois esta ficando repetitiva. E acaba monopolizando todos os tópicos em que vocês começam a discutir.
Isso eu tbm acho. Deu até pra perceber que dei vários "copiar e colar" pq simplesmente é a mesmíssima contra-argumentação.

Como eu falei, tentei sempre manter o bom senso e a razoabilidade quanto ao assunto. Até pq é muito importante opiniões e ideias diversas para o desenvolvimento e evolução do sistema. Mas de qualquer maneira o principal foco é manter um equilíbrio. Qualquer manifestação de radicalismo tendencioso na tentativa de desmerecer o Linux e o Ubuntu é preocupante. Não creio que alguém bem informado, como a maioria aqui, começará a pensar diferente quando "alfinetado" com conteúdo maniqueísta, mas o grande problema está nas pessoas comuns, que não entendem e não querem entender (pois nem precisam) sobre Linux e o Ubuntu. Uma informação deturpada ou tendenciosa pode e gera uma reação em cadeia, como muito vimos por aí. Pessoas comuns falando horrores do Linux. Falando coisas que em muito ficaram no passado ou mesmo não existem.

A palavra chave que eu sempre digo é o bom senso. Todo nós sabemos que Linux não é perfeito e tem sim suas limitação (não técnicas, não de poder ou estrutural, mas de situação, principalmente). Mas nunca que ele não está preparado para o público. O Linux já domina a supercomputação, já concorre de igual para igual com vários concorrentes no servidores, e no desktop ele está vindo preparado sim. Ele, e em especial o Ubuntu, é sim funcional e está preparado para os desktops, principalmente de pessoas comuns. Ainda vamos ver mais evolução e facilidades, mas no atual estágio qualquer tentativa de desmerecimento é absurda.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 09 de Novembro de 2009, 19:42
Mesmo sendo o criador do post, se eu pudesse eu trancava essa derma e olha que não sou um cara radical. Tem pessoas que tem cabeça dura e continuam a repetir as mesmas coisas que já postaram aqui e em outros lugares. São por essas e outras que nego acha que usuário de Linux é fanfarrão ou que usuário de Windows é bocó.

Tranca essa derma!


Pessoalmente acho que a discussão dos dois esta ficando repetitiva. E acaba monopolizando todos os tópicos em que vocês começam a discutir.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: sboorbou em 10 de Novembro de 2009, 07:52
eu gostaria de fazer uma pergunta...

esse topico, com as respostas de novos usuários, ou usuários antigos, sobre coisas que acham difíceis ou opiniões que poderiam melhorar o linux... nos temos como mostrar isso para o desenvolvimento... ou contribuir com algum script/codigo que resolva talvez alguma dessas opiniões e na próxima versão venham corrigidos...????/


P.S. Max, um pedido.. sobre o saftware de edição de legenda... cara, entra na lista de discução do desenvolvimento dele e da sua opinião, na boa mesmo.. quem sabe em um futuro release  já vem com a melhoria que voce quer?
Sabe o linux é desenvolvido pela comunidade e PARA a comunidade.... da sua opinião lá no site... se der se torna um betatester e ajuda o mundo linux a crescer.......
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: clcampos em 10 de Novembro de 2009, 08:52
Mesmo sendo o criador do post, se eu pudesse eu trancava essa derma e olha que não sou um cara radical. Tem pessoas que tem cabeça dura e continuam a repetir as mesmas coisas que já postaram aqui e em outros lugares. São por essas e outras que nego acha que usuário de Linux é fanfarrão ou que usuário de Windows é bocó.

Tranca essa derma!

velox256 me desculpe mas vou copiar a resposta que dei em outro tópico (http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58829.0.html), que não achei que daria nesse:

"Porque fechar o tópico? Simplesmente porque ele não seguiu o caminho que deseja?

Já vi isso mais de uma vez: O usuário cria um tópico e se todos não concordam, ou ocorre uma discussão ele pede para fechar.

Poxa gente, ou aceitamos as opiniões divergentes, ou então vamos pensar duas vezes antes de criar um tópico.
"

velox256 eu sei que seu problema não é com opiniões contrárias e sim com o caminho que o tópico tomou, mas assim que vi seu tópico eu imaginei (para não dizer que já sabia) que isso aconteceria. E você? não?

Mais uma vez digo que a conversa desses dois colegas esta ficando repetitiva, e que torço para que um deles desista. Na verdade torço para que o fórum desista de discutir com o max064 e deixe ele colocar mensagens sozinho até que o mesmo também desista (acho difícil!).

Assim se a palavra chave é bom senso, eu peço: Tenham bom senso e vão continuar sua discussão repetitiva por email, como alguém sugeriu.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Ioca100 em 10 de Novembro de 2009, 09:21
"Na verdade torço para que o fórum desista de discutir com o max064 e deixe ele colocar mensagens sozinho até que o mesmo também desista (acho difícil!)."
+1.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: ucastrobr em 10 de Novembro de 2009, 09:24
Voltando ao tópico "linux é difícil para vc?"
Qualquer pessoa autodidata e com a ajuda enorme banco de dados do google, aprende o que quiser. Existem vídeo-aulas, tutoriais para tudo. Hoje até se quiser aprender linguagem de programação sozinho aprende. Lógico se tiver um inglês técnico será muito mais fácil.
Por isso não existe o que é difícil, e sim se você está disposto a aprender e disponibilizar tempo para isso.
Por exemplo, nunca curti photoshop, autocad por isso não aprendi, mas se quisesse aprender demoraria no máximo uma semana para estar no nível avançado.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 10 de Novembro de 2009, 09:53
Clcampos, em qq tipo de post é natural que haja um certo desvio do foco do assunto principal, mas há vezes que, se depender do bom senso dos envolvidos no desvio, uma discussão pode se perpetuar por si só, mesmo que apenas em um dueto de participantes. Não fiquei chateado com o "desnatural" caminho que o tópico levou, acho que fui inocente em achar que TODOS saberiam participar sem ficar falando que "o meu carro é melhor do que o seu"; os "dois citados colegas" que trouxeram a rivalidade deles pra cá deveriam ter a hombridade de ver que estão tumultuando o fórum e que deveriam deixar de postarem respostas para os mútuos ataques a que se entregam, mas apenas falam que "a culpa é dele". Já pensou posts com títulos "Pq vc NÃO usaria o Ubuntu ou uma distro de Linux?" ou "Quais as vantagens REAIS de se usar Linux e não Windows?" ou ainda "Quais as desvantagens REAIS de se usar Linux e não Windows?", o que não iria causar de confusão apenas pq nossos dois queridos Batman e Coringa iriam, com certeza, desfilar suas opiniões - exageradas ou não - sobre aquilo que acreditam?

Tv tenha sido um exagero (ou covardia) meu pedir pra trancar o tópico, mas é um saco a gente se casar com a Harry Belle e vê-la, com o tempo, virar a mulher do Obama Bin Laden do programa Casseta e Planeta, hehehehe...


Mesmo sendo o criador do post, se eu pudesse eu trancava essa derma e olha que não sou um cara radical. Tem pessoas que tem cabeça dura e continuam a repetir as mesmas coisas que já postaram aqui e em outros lugares. São por essas e outras que nego acha que usuário de Linux é fanfarrão ou que usuário de Windows é bocó.

Tranca essa derma!

velox256 me desculpe mas vou copiar a resposta que dei em outro tópico (http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58829.0.html), que não achei que daria nesse:

"Porque fechar o tópico? Simplesmente porque ele não seguiu o caminho que deseja?

Já vi isso mais de uma vez: O usuário cria um tópico e se todos não concordam, ou ocorre uma discussão ele pede para fechar.

Poxa gente, ou aceitamos as opiniões divergentes, ou então vamos pensar duas vezes antes de criar um tópico.
"

velox256 eu sei que seu problema não é com opiniões contrárias e sim com o caminho que o tópico tomou, mas assim que vi seu tópico eu imaginei (para não dizer que já sabia) que isso aconteceria. E você? não?

Mais uma vez digo que a conversa desses dois colegas esta ficando repetitiva, e que torço para que um deles desista. Na verdade torço para que o fórum desista de discutir com o max064 e deixe ele colocar mensagens sozinho até que o mesmo também desista (acho difícil!).

Assim se a palavra chave é bom senso, eu peço: Tenham bom senso e vão continuar sua discussão repetitiva por email, como alguém sugeriu.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 10 de Novembro de 2009, 10:42

P.S. Max, um pedido.. sobre o saftware de edição de legenda... cara, entra na lista de discução do desenvolvimento dele e da sua opinião, na boa mesmo.. quem sabe em um futuro release  já vem com a melhoria que voce quer?
Sabe o linux é desenvolvido pela comunidade e PARA a comunidade.... da sua opinião lá no site... se der se torna um betatester e ajuda o mundo linux a crescer.......

Na página de bugs do programa, ninguém se importou com o pedido; na lista também não. No fórum, apenas uma pessoa respondeu.

Olhe o status do pedido: Priority:   Normal.
https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=547984

Deveria ser high ou ULTRA high, por ser um recurso importantíssimo pra quem vive criando legenda.

O Velox256 diz que sincroniza legenda nesse programa. Mas imagina quanto tempo ele leva. Talvez uns 15 dias ou 20, pois é necessário marcar o ponto de início e ponto final de cada legenda, cada linha.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: sboorbou em 10 de Novembro de 2009, 11:29
segui o link.... começou me ingles, passou para portuga... hahehehaehahe da nada, o importante é que o pessoal testou o programa que vc indicou e vai dar seguimento para implementar...

... sobre o priority... se eu não me engano ( e posso estar ) o high (ULTRA high heheheh) seria para bugs ou algo do funcionamento geral do software, que implicasse no não funcionamento total ou parcial deste software ou que gerasse bug em outro software ou incompatibilidade...

Mas idependente do priority.. eles falaram que vão conversar e tentar implementar... thumbs UP!!!!!!!!!!
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 10 de Novembro de 2009, 11:34
O tempo pra criar uma legenda do zero, depende do tamanho do vídeo e do número de falas, mas normalmente leva mais ou menos o dobro ou o triplo do tempo de duração do vídeo; claro que vai levar dias se eu dividir a tarefa de legendar, pois não há como ficar quatro ou seis horas direto sentado numa cadeira debruçado em um computador, mesmo pq legendar não é apostar corrida com o filme... Se vc for no site do Legendas.tv vai ver muitas legendas minhas lá, a maioria para seriados como Voyager, Deep Space Nine, Married With Children, Tripping the Rift e outros...



P.S. Max, um pedido.. sobre o saftware de edição de legenda... cara, entra na lista de discução do desenvolvimento dele e da sua opinião, na boa mesmo.. quem sabe em um futuro release  já vem com a melhoria que voce quer?
Sabe o linux é desenvolvido pela comunidade e PARA a comunidade.... da sua opinião lá no site... se der se torna um betatester e ajuda o mundo linux a crescer.......

Na página de bugs do programa, ninguém se importou com o pedido; na lista também não. No fórum, apenas uma pessoa respondeu.

Olhe o status do pedido: Priority:   Normal.
https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=547984

Deveria ser high ou ULTRA high, por ser um recurso importantíssimo pra quem vive criando legenda.

O Velox256 diz que sincroniza legenda nesse programa. Mas imagina quanto tempo ele leva. Talvez uns 15 dias ou 20, pois é necessário marcar o ponto de início e ponto final de cada legenda, cada linha.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Nossile em 10 de Novembro de 2009, 12:29
Se vc for no site do Legendas.tv vai ver muitas legendas minhas lá, a maioria para seriados como Voyager, Deep Space Nine, Married With Children, Tripping the Rift e outros...

Sério ?! Vivo pegando legendas lá, devo ter pego alguma sua então.

Já que tu tem o hobby de criar legendas pensa na possibilidade de legendar um documentário chamado "Food, Inc.", indiquei ele para muita gente mas como não tem legenda em pt-br fica difícil para algumas pessoas que não dominam o inglês.  ;D
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 10 de Novembro de 2009, 16:45
O tempo pra criar uma legenda do zero, depende do tamanho do vídeo e do número de falas, mas normalmente leva mais ou menos o dobro ou o triplo do tempo de duração do vídeo; claro que vai levar dias se eu dividir a tarefa de legendar, pois não há como ficar quatro ou seis horas direto sentado numa cadeira debruçado em um computador, mesmo pq legendar não é apostar corrida com o filme... Se vc for no site do Legendas.tv vai ver muitas legendas minhas lá, a maioria para seriados como Voyager, Deep Space Nine, Married With Children, Tripping the Rift e outros...


velox256, não me referi ao tempo de tradução(que pode ser até igual pra todo mundo) e sim da sincronização. No Windows vc leva o tempo do filme, no Linux, estou arredondando pra 15 dias.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 10 de Novembro de 2009, 19:32
Eu estava me referindo, assim como vc, à criação da legenda do zero, e não à sincronização ou à tradução da mesma. Leia de novo e com calma pois vc não parece ter entendido o que eu escrevi. Ou então estamos dando nomes diferentes à mesma ação. Tv vc tenha se confundido já que falei que tenho legendas feitas por mim lá no site do Legendas.tv de seriados, realmente essas legendas foram traduzidas ou tiveram que ser adaptadas a releases diferentes, mas já eram legendas prontas. Eu estava falando, então de legendas que não existem e que são criadas do zero, com as falas seguindo transcripts (que não tem marcação de tempo) ou "de ouvido" mesmo. Atente então para o que está em negrito:


O tempo pra criar uma legenda do zero, depende do tamanho do vídeo e do número de falas, mas normalmente leva mais ou menos o dobro ou o triplo do tempo de duração do vídeo; claro que vai levar dias se eu dividir a tarefa de legendar, pois não há como ficar quatro ou seis horas direto sentado numa cadeira debruçado em um computador, mesmo pq legendar não é apostar corrida com o filme... Se vc for no site do Legendas.tv vai ver muitas legendas minhas lá, a maioria para seriados como Voyager, Deep Space Nine, Married With Children, Tripping the Rift e outros...


velox256, não me referi ao tempo de tradução(que pode ser até igual pra todo mundo) e sim da sincronização. No Windows vc leva o tempo do filme, no Linux, estou arredondando pra 15 dias.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 10 de Novembro de 2009, 19:43
Não é isso.


Dividamos por etapas:
1ª - traduzir e digitar(não importa a sincronização. Isso é na 2ª etapa).
Vc vai levar muitos dias, seja usando Linux ou Windows.

- abrir o txt e sincronizar. Se vc estiver usando o Linux, vai levar dias.
Se estiver no Windows, vai levar o tempo do filme.


Acho que vc não me entende porque faz tudo de uma vez: traduz, digita e faz a sincronização.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: velox256 em 10 de Novembro de 2009, 20:13
Ahn, agora sim, a tradução até pode demorar (se for de ouvido)... Eu faço legendas e não levo dias, apenas umas duas ou três vezes o tempo do vídeo (vai levar dias se eu fizer um pouquinho hj, um pouquinho amanhã, tendeu? Não dá pra fazer tudo de uma vez, ficar com a nádegas sentada na cadeira 6 horas direto só se me pagarem, hehehehe), isso pra fazer ela do zero. Pra traduzir uma legenda já existente, é menos que a metade do tempo do vídeo. Se vc consegue fazer uma legenda de forma rápida no Windows, ótimo; eu consigo o mesmo no Linux...

Acho então que fazemos de modos diferentes, mas a sincronia não é tão diferente como a gente faz. Dá pra fazer a tradução das falas (o tal arquivo txt) e a partir dele fazer a sincronização, mas não é tão demorado assim, leva, como eu disse, duas ou três vezes o tempo do vídeo, tendeu? Isso estando com as falas já traduzidas, ou eu crio a legenda vendo o filme e clicando pra criar as novas linhas e depois disso eu junto o arquivo traduzido (e sem marcação de tempo) ou eu abro o arquivo traduzido e vou "temporizando" as linhas com o passar do vídeo, não vejo dificuldade nisso, qdo eu tiver tempo vou fazer um tutorial de como fazer isso lá no meu site...


Não é isso.


Dividamos por etapas:
1ª - traduzir e digitar(não importa a sincronização. Isso é na 2ª etapa).
Vc vai levar muitos dias, seja usando Linux ou Windows.

- abrir o txt e sincronizar. Se vc estiver usando o Linux, vai levar dias.
Se estiver no Windows, vai levar o tempo do filme.


Acho que vc não me entende porque faz tudo de uma vez: traduz, digita e faz a sincronização.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: abdo em 11 de Novembro de 2009, 07:28
caraca max
o que impede vc de fazer tuas legendas no windows?
os sistemas exitem para serem usados.
o velox faz sua legendas e sincronização no linux
voce faz no windows
simples assim
se voce quer aprender a fazer no linux pague umas aulas com o velox
assim voce aprende mais rapido do que se for fuçando e o velox ainda ganha uns dindin

tu ja enceu o saco nas suas discussões com o outro, o gui, não começe agora uma com o velox, o forum não merece
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: max064 em 11 de Novembro de 2009, 11:05
se voce quer aprender a fazer no linux pague umas aulas com o velox
assim voce aprende mais rapido do que se for fuçando e o velox ainda ganha uns dindin

Não pago nem no Windows, vou pagar no Linux que é um sistema livre?  ;D ;D ;D


tu ja enceu o saco nas suas discussões com o outro, o gui, não começe agora uma com o velox, o forum não merece

Não discuti com o velox256, eu estava fazendo perguntas! Ele demorou a entender.

O Gui_flux é outra história. Escrevo em português e ele pensa que é em grego, japonês, chinês...
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: sboorbou em 11 de Novembro de 2009, 11:28
Já que o rumo do topico esta atualmente em legendas  ;D  ;D  ;D

Quem já usou o novo Ubuntu Studio? com kernel em tempo real? cumas que é o que achou?

quem testou e achou muito melhor para Imagem/som/multimidia?
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Alyscom em 12 de Novembro de 2009, 21:52
Citação de: sboorbou
Já que o rumo do topico esta atualmente em legendas   ;D ;D ;D

Quem já usou o novo Ubuntu Studio? com kernel em tempo real? cumas que é o que achou?

quem testou e achou muito melhor para Imagem/som/multimidia?
eu não usei "ainda" mais pelo que vi no "google" ele tah uma beleza "lindo, rapido, estável"
baixando jah!! ;D
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Gui_Flux em 13 de Novembro de 2009, 23:50
Escrevi isso e nada de resolver a questão:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58428.msg332634.html#msg332634
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Newhouse em 18 de Novembro de 2009, 04:09
Eu vejo muita gente criticando o Linux e outros dizendo que é uma maravilha, agora o que eu não entendo são críticas repetidas com base apenas em um único argumento: "Ah no windows era melhor!" Quero dizer, se o indivíduo conhece os dois SO e prefere o windows, por que ficar quebrando cabeça com distros Linux?

Por mais que possa parecer, essa não é uma crítica ou indireta ao Max, embora ele tenha feito críticas neste sentido, ele me parece ser uma pessoa que realmente quer utilizar o Linux mas que enfrenta problemas para conseguir e faz questão de registrá-los.

De qualquer forma, eu acho que o inverso também acontece, não tenho tanto tempo assim de linux, mas quando preciso usar o windows é que tenho encontrado dificuldades, não em usar o SO em si, mas em colocar PCs em rede, encontrar programas bons e gratuitos, sendo que acho chato (e perigoso) ficar procurando por craks e keygens... Além do que, o windows invariavelmente traz toda uma dose de paranoia em termos de navegar e baixar programas, colocar um pen-drive desconhecido na máquina então...

Bom, claro que a minha opinião é parcial, eu não trabalho com edição de imagens, não uso o PC para jogos, enfim... Talvez se eu precisasse disso, estivesse amaldiçoando o Linux agora, quem vai saber... Até mesmo em termos de "beleza"  eu não ligo muito, apesar que combinando temas, emerald e compiz eu consegui algumas coisas bem lgais apenas em um dia!

Agora um ponto que é recorrente tanto em defensores do windows como até memso em alguns experts é que o Linux é difícil de usar, bom, quanto a isso tenho que discordar, claro que o terminal assusta no começo, aliás, um "adicionar/remover programas" que realmente adiciona já foi, no meu caso, muita novidade, rsrs! De qualquer forma, para um usuário mediano, que precisa do PC para trabalhar (escritório), usar a net, assistir vídeos, ouvir músicas, e demais coisas que a maioria dos mortais usa/precisa, penso que talvez o Linux seja, em alguns aspectos, bastante superior ao windows...

Mais uma vez, não quero que o Max ou qualquer outro se sinta ofendido, aproveitei o tópico porque não achei pertinente criar um só pra registrar minha opinião... Não que ela interesse a ninguém, mas acho que é interessante que se vejam todos os lados do polígono... Existem fanáticos por Windows? Sim, existem! Existem MacManíacos? Sim, existem! Da mesma forma existem fanáticos por Linux ou por uma determinada distro; bem como existe, também, quem não tem nada a favor ou contra nenhum SO e que usa aquele que mais se adéqua as suas necessidades, é o meu caso. Reconheço até que critico o windows as vezes, chamo de rwindows e tal, mas isso também é natural quando se pensa no quanto gastei com ele e nas dores de cabeça que ele me deu.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Cálcio em 19 de Novembro de 2009, 12:01
Memo preferindo o Linux por vários motivos favoráreis e também levando em consideração que só uso a alguns meses (5 +/-), não achei difícil e me adaptei muito rápido (acho que devido a vontade de largar um SO proprietário e varias dores de cabeça como Spys, Mals e outra pragas...).

Acho que minha maior dificuldade foi msm entender os novos conceitos, pois como sabemos, Linux não é Windows.

No mais tudo ta sendo relativamente tranquilo.
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: NPC em 19 de Novembro de 2009, 19:37
O engraçado é que, mesmo essa questão sendo discutida milhões de vezes, desde que o linux é linux, eu sempre vejo as pessoas usando argumentos que, na minha opinião, não tem relevancia nenhuma com a questão.

Por exemplo... pra mim, sistema operacional é sistema operacional, suíte de escritório é suíte de escritório, uma coisa não deveria estar tão relacionada com outra como as pessoas fazem parecer quando discutem esse tema. Ou seja, não faz sentido pra mim qualificar o windows como um sistema melhor por causa do office, ou o mac um sistema melhor por causa dos softwares de backup disponíveis pra ele. Ou mesmo a velha questão dos jogos no linux.

Pra mim, o ubuntu atualmente me deixa bem mais produtivo que quando estou usando windows, mas não é a presença de um software X em um sistema que vai dizer se ele é melhor que outro, mas sim o sistema por trás disso.

E nesse ponto o ubuntu é infinitamente mais intuitivo e fácil de usar que qualquer outro sistema. Colocando um usuário leigo em frente a um sistema linux já pronto, configurado (som, modem, video, conexao), e depois em frente a um sistema com windows vista/seven, qualquer pessoa com bom senso vai dizer sem sombra de dúvida que o windows é mais complicado quanto a executar as mesmas tarefas que você faria no linux.

O problema óbvio no entanto, são os passos usados até chegar nesse sistema já "pronto". Em relação a isso, o linux ainda não tá pronto, o que não é um problema pra nós, mas é um problema pro usuário comum.

Mas daí você pode tirar duas informaçôes: uma é que a coisa tá melhorando, e numa velocidade muito rápida. A segunda, é você se perguntar o que aconteceria se fosse o contrário: e se você comprasse amanhã um computador com linux, drivers exclusivos pro linux, hardware exclusivo pro linux, um adesivozinho brilhante no gabinete dizendo "Ubuntu Aproved" e quisesse instalar um sistema windows, será que seria tão fácil quanto o inverso?
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: musinet em 19 de Novembro de 2009, 21:28
Na minha opinião, o Linux é fácil. Tão fácil quanto o Windows e muito mais fácil que o Mac OS (afinal de contas, eu ainda não sei como se usa um mouse com um único botão).

É certo que alguns aplicativos no Linux me dão laço. Mas tem muito aplicativo que me dá laço no Windows, também. Isso é com o aplicativo, não com o Linux.

SDS.
Schwingel
Título: Re: O Linux é difícil para vc?
Enviado por: Tura em 20 de Novembro de 2009, 06:56
Sinceramente,

Usei a muito tempo atrás  RedHat 5.0 era meio difícil sim
Uso Ubuntu desde 11/2006 (Ubuntu 6.10) e não quero outra coisa:
-Rapido
-Estável
-e extremamente fácil

[]s
Tura