Autor Tópico: mouse ñ funciona  (Lida 6778 vezes)

Offline Banys

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
mouse ñ funciona
« Online: 03 de Novembro de 2005, 00:33 »
olá colegas ubuntistas, instalei o ubuntu 5.04 no meu K6-500, demorou mas mas finalizou, mas um problema surgiu, o mouse num funcionou, foucei com o teclado foi em varias ferramenta mas num funconou...
me ajudem

machx

  • Visitante
mouse ñ funciona
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2005, 19:22 »
verifique qual o tipo de mouse que vc tem.
edite o arquivo /etc/X11/xorg.conf e veja na seção pointer device qual o dispositivo que ele está usando como core pointer. caso o seu mouse seja ps2, ele deverá estar apontando para /dev/psaux. caso seja serial, /dev/tty0 ou caso seja um mouse usb, para /dev/mouse (que é mapeamento de /proc/usb/xxx/xxx)

qqer coisa vc pode usar o xorgcfg pra tentar as configurações possíveis.
era isso

Offline Banys

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
mouse ñ funciona
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2005, 13:16 »
outra coisa é q sou leigo em linux pode me conduxir a como editar esses comandos e q programa uso, sei q to dando trabalho mas é minha primeira experência com linux. Cheguei até a abrir um arqv de config onde tem identificado q as portas paralela e serial esta desabilitada, meu mouse é serial e não consegui editar.

Obrigado!!!

machx

  • Visitante
mouse ñ funciona
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2005, 20:09 »
quais arquivos que você viu onde não estão habilitadas as portas seriais e paralelas?
pra rodar o xorgxcf é só abrir um shell como root e executar :
user@localhost$ sudo su
root@localhost# xorgcfg

pra editar na mão os arquivos, tem que usar o mcedit ou vi. como vc é iniciante, recomendo utilizar o mcedit.
Caso você tenha vivido no áureos tempos de dos, pode tentar usar o midnight commander como navegador do sistema de arquivos em modo texto.

o midnight commander é só chamar usando o comando mc
pra usar o mcedit pra editar o arquivo de configuração do xorg:
sudo mcedit /etc/X11/xorg.conf

- não se esqueça da premissa básica dos usários de unix/linux -> RTFM = Read The F...ng Manual
- Leia com calma o arquivo de configuração. tudo tem uma lógica. estude a estrutura do arquivo de configuração

- não se esqueça de que os dispositivos em sistemas unix são mapeados através de apontadores contidos dentro do diretório /dev
* se seu mouse é serial, tente apontar o mouse para /dev/tty0
*  não me lembro agora no ubuntu, mas no slack tem uma ferramenta chamada mouseconfig (ou gpm-config, algo parecido) pra configurar o mouse em modo texto.

- o google é seu melhor amigo :D


qqer coisa prende o grito!
Abraço!

mauriciopj

  • Visitante
mouse ñ funciona
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2005, 11:36 »
C alguem estiver na escuta o meu caso é q tenho mouse serial e não esta funcionando no Live CD Ubuntu 5.10, tentei desabilitando o acpi na hora do boot mas mesmo assim não deu, tem algum comando para resolver isso?  tenho usado o kurumin 5, posso usar os comandos do mesmo para tentar tendo em vista a base debian?

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
mouse ñ funciona
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2005, 12:55 »
pode se o kuruma tem o xorg


Ubuntu User Nº:

mauriciopj

  • Visitante
mouse ñ funciona
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2005, 13:45 »
O kurumin usa o Xfree, mas existe algum comando q eu possa usar no boot com o Live CD q resolva isso, agora estou postando com o Live CD + usei um mouse USB q funciona na boa o serial q ta com esse problema, observando q o mouse esta bom funcionando no win e no kuruma, consegui tambem configurar a rede uso o coyote linux para compartilhar o velox e não tive problemas para configurar a rede a pesar de esta com o CD a navegação esta rapida, gostei muito, c tiver uma dica manda ai.

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
mouse ñ funciona
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2005, 14:06 »
veja nas opções de boot aperte f2
la tem a opção de mouse pra usb


Ubuntu User Nº:

mauriciopj

  • Visitante
mouse ñ funciona
« Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2005, 14:10 »
Não, não m descupe c não m fiz entender, o USB funciona o problema é com o serial

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
mouse ñ funciona
« Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2005, 14:19 »
entao tenta ver nas opções de boot
aperte f2


Ubuntu User Nº:

mauriciopj

  • Visitante
mouse ñ funciona
« Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2005, 15:41 »
Parece q o Ubuntu não tem suporte a mouses seriais pelo menos no live cd, perguntei ao Tio Google e ele m respondeu assim

http://64.233.187.104/search?q=cache:u0O3RDWlYJwJ:br-linux.org/linux/node/2297+mouse+serial+no+Live+CD+Ubuntu&hl=pt-BR&lr=lang_pt

Parece q o pessoal do desenvolvimento não deu muita atençao ao mouse serial, parece q no exterior esse mouse não existe mais

Vou ter q usar meu USB

VLW