Autor Tópico: LTSP - nfs-kernel-server trava o PC  (Lida 5224 vezes)

Offline levitadw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • You needeth not the windows! Thy light is inside!
    • Ver perfil
LTSP - nfs-kernel-server trava o PC
« Online: 08 de Agosto de 2007, 19:13 »
Olá.
Estou tentando montar um servidor LTSP na faculdade onde trabalho, e estou seguindo o passo-a-passo do Morimoto (guia do hardware). Consigo levantar o servidor DHCP, a máquina cliente que estou usando para teste pega o IP, mas quando instalo (via apt-get) o nfs-kernel-server e reinicio a máquina ela trava. Fica tentando levantar o servidor NFS, mas nunca consegue. Dou um <Ctrl>+<Alt>+<Del> e a máquina inicia, mas não loga, dizendo que meu /home não existe. Desinstalo o nfs-kernel-server e a máquina volta a funcionar.
Estou usando o Ubuntu 7.04 normal (não o servidor).
Alguém tem alguma idéia do que fazer?
Obrigado! ^^
"E disse Deus: haja liberdade. Houve Linux."

Offline levitadw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • You needeth not the windows! Thy light is inside!
    • Ver perfil
Re: LTSP - nfs-kernel-server trava o PC
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2007, 20:43 »
Boa noite, pessoal.
Não consegui ser específico o suficiente para que alguém entendesse? Se eu não tiver conseguido me fazer entender, por favor, postem pedindo mais informações. Até agora não consegui resolver este problema.
Obrigado.
"E disse Deus: haja liberdade. Houve Linux."

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: LTSP - nfs-kernel-server trava o PC
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2007, 21:10 »
Posta o endereço do tutorial que esta seguindo, por favor.

Cole aqui também o conteúdo do arquivo /etc/exports.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2007, 21:17 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline levitadw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • You needeth not the windows! Thy light is inside!
    • Ver perfil
Re: LTSP - nfs-kernel-server trava o PC
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2007, 18:29 »
Posta o endereço do tutorial que esta seguindo, por favor.

Cole aqui também o conteúdo do arquivo /etc/exports.

Boa noite, clcampos.
O tutorial completo que estou seguindo se encontra na Revista Guia do Hardware, nº 3, a partir da página 51. A revista é em PDF e pode ser baixada no site www.guiadohardware.net. Creio que ainda está disponível para download. Se não estiver, me passe uma mensagem com seu email que mando a revista para você.
Aqui vai o /etc/exports:

# /etc/exports, para o LTSP 4.2

# Altere o "192.168.0.0" caso a sua rede utilize outra faixa de endereços IP:

 /opt/ltsp/i386/      10.1.16.0/255.255.248.0(ro,sync,subtree_check,no_root_squash)


O problema que tenho é quando instalo o servidor NFS. No momento em que reinicio o Ubuntu ele fica tenatndo iniciar o daemon, mas nunca consegue.
Obrigado pela ajuda! ^^
"E disse Deus: haja liberdade. Houve Linux."

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: LTSP - nfs-kernel-server trava o PC
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:25 »
levitadw você não tem que exportar a pasta /home e montá-la nas estações para ter acesso a ela? Pergunto isto porque o erro que esta tendo é este, a estação não esta achando a pasta /home do usuário.

Nunca usei LTSP, mas o nfs eu uso demais, dê uma analisada nisto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline levitadw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • You needeth not the windows! Thy light is inside!
    • Ver perfil
Re: LTSP - nfs-kernel-server trava o PC
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2007, 19:29 »
levitadw você não tem que exportar a pasta /home e montá-la nas estações para ter acesso a ela? Pergunto isto porque o erro que esta tendo é este, a estação não esta achando a pasta /home do usuário.

Nunca usei LTSP, mas o nfs eu uso demais, dê uma analisada nisto.

Caro clcampos,
Cara, chegou a me dar alegria quando comecei a ler. Deve ter algo relacionado a isso mesmo, mas o problema não é na estação, é no servidor! Entendeu? Quando instalo o nfs-kernel-server no servidor a máquina cliente pára de enchergar o servidor DHCP. Quando reinicio o servidor ele trava no momento em que tenta iniciar o daemon do nfs... vou dar uma olhada no meu servidor, mas se puder me dar mais alguma ajuda ficarei muito grato.
Abraços! ^^
"E disse Deus: haja liberdade. Houve Linux."

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: LTSP - nfs-kernel-server trava o PC
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2007, 20:25 »
levitadw você não tem que exportar a pasta /home e montá-la nas estações para ter acesso a ela? Pergunto isto porque o erro que esta tendo é este, a estação não esta achando a pasta /home do usuário.

Nunca usei LTSP, mas o nfs eu uso demais, dê uma analisada nisto.

Caro clcampos,
Cara, chegou a me dar alegria quando comecei a ler. Deve ter algo relacionado a isso mesmo, mas o problema não é na estação, é no servidor! Entendeu? Quando instalo o nfs-kernel-server no servidor a máquina cliente pára de enchergar o servidor DHCP. Quando reinicio o servidor ele trava no momento em que tenta iniciar o daemon do nfs... vou dar uma olhada no meu servidor, mas se puder me dar mais alguma ajuda ficarei muito grato.
Abraços! ^^

Exatamente, o problema é no servidor. Como falei nunca usei LTSP e não sei se o que estou falando vá chegar a algum lugar, mas o NFS deve exportar a pasta /home para que a estação possa montá-la. Só que o seu arquivo /etc/exports não faz menção à pasta /home, entende?

Eu uso o NFS para montar pastas do servidor nas estações do usuário, o link que vou postar aqui trata de outra coisa, mas tem uma parte sobre o NFS, de uma lida lá, não custa nada.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15555.0.html
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline levitadw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • You needeth not the windows! Thy light is inside!
    • Ver perfil
Re: LTSP - nfs-kernel-server trava o PC
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2007, 14:26 »
levitadw você não tem que exportar a pasta /home e montá-la nas estações para ter acesso a ela? Pergunto isto porque o erro que esta tendo é este, a estação não esta achando a pasta /home do usuário.

Nunca usei LTSP, mas o nfs eu uso demais, dê uma analisada nisto.

Caro clcampos,
Cara, chegou a me dar alegria quando comecei a ler. Deve ter algo relacionado a isso mesmo, mas o problema não é na estação, é no servidor! Entendeu? Quando instalo o nfs-kernel-server no servidor a máquina cliente pára de enchergar o servidor DHCP. Quando reinicio o servidor ele trava no momento em que tenta iniciar o daemon do nfs... vou dar uma olhada no meu servidor, mas se puder me dar mais alguma ajuda ficarei muito grato.
Abraços! ^^

Exatamente, o problema é no servidor. Como falei nunca usei LTSP e não sei se o que estou falando vá chegar a algum lugar, mas o NFS deve exportar a pasta /home para que a estação possa montá-la. Só que o seu arquivo /etc/exports não faz menção à pasta /home, entende?

Eu uso o NFS para montar pastas do servidor nas estações do usuário, o link que vou postar aqui trata de outra coisa, mas tem uma parte sobre o NFS, de uma lida lá, não custa nada.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15555.0.html

Valeu, cara!
Li seu tópico e pensei "deve ser realmente algo assim..." Editei o arquivo /etc/exports e adicionei uma linha exportando o meu /home. Reiniciei a máquina e... foi para a tela de login!
Valeu mesmo, cara! Agora vou continuar com a brincadeira do LTSP.
Abraços sinceros,
Davi Pessanha.
"E disse Deus: haja liberdade. Houve Linux."

Offline levitadw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • You needeth not the windows! Thy light is inside!
    • Ver perfil
Re: LTSP - nfs-kernel-server trava o PC
« Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2007, 22:39 »
Só para constar: não só funcionou o nfs-kernel-server como o resto todo. Já estou com uma máquina AMD K6-II 300 dando boot em 30 segundos! Semana que vem já vou fazer teste com mais máquinas.
Muito obrigado pela ajuda! ^^
"E disse Deus: haja liberdade. Houve Linux."

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: LTSP - nfs-kernel-server trava o PC
« Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2007, 23:20 »
Só para constar: não só funcionou o nfs-kernel-server como o resto todo. Já estou com uma máquina AMD K6-II 300 dando boot em 30 segundos! Semana que vem já vou fazer teste com mais máquinas.
Muito obrigado pela ajuda! ^^

levitadw fico feliz que tenha funcionado, agora já que o tutorial que seguiu não funcionou perfeitamente o que acha de fazer um aqui completo para que possamos seguir em uma eventualidade.... eu por exemplo quero fazer isto onde trabalho.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!