Autor Tópico: Ubuntu não instala, atualiza e nem aceita cd de formatação.  (Lida 2281 vezes)

Offline PescadorFicher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Ubuntu não instala, atualiza e nem aceita cd de formatação.
« Online: 11 de Outubro de 2012, 07:41 »
Olá, bom dia.

Sou muito novo com Linux e não entendo coisa alguma de programação. Acontece que de uns tempos para cá o Ubuntu fechou-se em si mesmo e não atualiza ou aceita formatação, também não instala nenhum software novo. Vaguei pelos fóruns e fui mexendo no Terminal, mas não houve resultado positivo, as respostas e resultados obtidos eram sempre outros.

A máquina que uso é bem antiga e consideravelmente destroçada (O HD principal, creio, está queimando e o Ubuntu avisa isso),mas não sei se existe real relação com o comportamento do sistema operacional.

Por fim acontece o seguinte: ele baixa mas não instala, não atualiza nem pelo terminal (evoca inúmeros erros) e ignora o CD ou Pen Drive de formatação ao passo que aceita filmes e outras coisas, desde que não seja de formatação.

Procurei por este fórum e não encontrei caso idêntico (em problemas sim, mas não nos erros apresentados pelo sistema), então peço ajuda, obrigado. =)

(Caso eu esteja cometendo uma gafe [nunca fui usuário de fóruns] favor avisar que eu o retiro do ar)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, atualiza e nem aceita cd de formatação.
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2012, 08:25 »
Ola

Inicie citando qual a versão de seu Ubuntu.

Versões antigas não tem mais atualizações pelos repositórios "normais", sendo transferidas como "old releases".

Sabendo qual a versão de seu Ubuntu, podemos indicar como entrar no Grub e verificar seu disco por erros. ( ao ligar fique pressionando ambas as teclas <shift> e entre no menu do Grub. Escolha recovery mode e depois fsck)


"O HD principal, creio, está queimando e o Ubuntu avisa isso),mas não sei se existe real relação com o comportamento do sistema operacional."

Isto tem muito a ver com o sistema. Setores do disco com defeito podem fazer o sistema não funcionar parcial ou totalmente.

[]'s

Offline PescadorFicher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, atualiza e nem aceita cd de formatação.
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2012, 08:43 »
Olá e obrigado pela primeira ajuda. =)

O Ubuntu que uso é o 12.04 Precise Pangolin (de cabeça não vou conseguir lembrar o nome direito). Então acho que estou com a versão mais nova.

Já posso entrar no tal menu do Grub ou isso depende de saber qual o meu Ubuntu?

E sobre o hardware dando defeito eu ficaria feliz se soubesse que o problema é todo ele, assim, mesmo não tendo solução haveria uma explicação para o caso.

Offline PescadorFicher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, atualiza e nem aceita cd de formatação.
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2012, 08:44 »
A propósito! Li abaixo de sua mensagem e fiquei sem saber: o que é pedir suporte por MP?

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, atualiza e nem aceita cd de formatação.
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2012, 08:53 »
e pedir suporte por mensagem pessoal...

quanto ao problema tente desconectar este hd quemado afinal ele deve esta afetando o ubuntu.
ubuntu 12.04

Offline PescadorFicher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, atualiza e nem aceita cd de formatação.
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2012, 09:00 »
Imaginei que significasse Mensagem Privada, mas sempre é bom perguntar. Hehe.

O problema com o Hd danificado é que no momento eu não tenho como trocá-lo. O Notebook em questão já está em fim de carreira (ele tem danos formidáveis) e eu ainda insisto em tirar leite de pedra. Vinha dando tudo certo com o Ubuntu até que do nada apareceram estes problemas.

Se diagnosticado que o problema é provavelmente no hardware eu largo para um lado até adquirir um novo aparelho, mas se houver como resolver eu vou preferir  tentar. =)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não instala, atualiza e nem aceita cd de formatação.
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2012, 12:20 »
Ola

Comece então verificando o hd por erros com o fsck, depois fixe os bad blocks.

Pesquise aqui pelos nomes e na rede. Existe vasto material sobre o assunto.

[]'s