Autor Tópico: vmware-server lento  (Lida 3584 vezes)

Offline christovam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
vmware-server lento
« Online: 07 de Outubro de 2010, 20:07 »
boa noite,

Eu estou com um problema pelo qual estou procurando alguma solução a dias,
eu possuo um servidor HP proliant DL160 G6 com um Xeon 4 nucleos, e 12G ram,
dois discos de 500 com raid configurado direto na BIOS,
Esse servidor tem um Ubuntu 9.04-server, eu instalei o vmware-server 2.0.2 e virtualizei o windows server 2003
so que logo depois que inicia o server 2003 fica dando umas "travadinhas" e assim segue, quando vou instalar um aplicativo
ele trava uns 4 ..5 .. 7 segundos
as vezes mais tempo e assim fica travando ... e comeca a aumentar o Load Average, chegando a 18 .. 20,
Eu andei olhando no gerenciador de dispositivos do 2003 e esta habilitada para multiprocessor,
O VmwareTools está instalado, não possuo Storage
teria alguma mudanca a ser realizada nos arquivos do vmware ?
tambem li algo a respeito de uma controladora P400 teria que desabilita-la, ou reconfigura-la?
OBS: nao posso mudar a versao do ubuntu(9.04 e 32 bits) devido aos iBCS de um ERP, e o 2003 a outro sistema tambem
Agradeco a ajuda a todos ..Abraços

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: vmware-server lento
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2010, 18:58 »
Vc disse que está usando um SO de 32 bits numa máquina de 12GiB de RAM??? :o

Está pelo menos usando o kernel PAE?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: vmware-server lento
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2010, 00:42 »
Realmente essa do kernel 32bits numa máquina com 12GB de RAM é "sódis"!

De qualquer maneira....


Do pouco que pesquisei, achei vários administradores reclamando do desempenho da versão 2.0.2 do vmware server! Com várias distros! Pode existir sim problemas com a controladora RAID! Você vai ter que pesquisar mais sobre isso, se essa for mesmo a causa das travadas!

A própria vmware não recomenda o uso da versão 2.0.2 em kerneis anteriores a versão 2.6.27-12.28 no Ubuntu 32 ou 64bits! Pode haver travadas do sistema! Seu kernel está atualizado?

http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=1006427

Também achei que a instalação padrão do Vmware server costuma ter um desempenho ruim quando rodando máquinas virtuais Windows! O cara diz mesmo é decepcionante!  A possível solução é a alteração de configurações do kernel, do Vmware server e da máquina virtual!

http://www.stress-free.co.nz/vmware_server_20_optimisations


Boa sorte!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline christovam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: vmware-server lento
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2010, 11:34 »
Bom dia,

É comlicado mesmo um 32 bits com 12 de ram, mas é que o ERP que vai rodar nescessita do iBCS e para 64 bits ainda nao consegui uma versao estavel, a ultima saiu em fevereiro de 2009 e mtas delas estao com erros de patch e funções nos kernel acima do 2.6.28..
segui essas dicas ( http://www.stress-free.co.nz/vmware_server_20_optimisations ),
so que diminuiu a taxa de transferencia da maquina virtual que antes estava
taxas bytes/sec mais ou menos 150MB a 800MB, bits/sec de 2.2 G a 3.3G,
e agora esta entre 12 .. 13 MB, baixou o load para 12, mas se eu dar um pouco de trabalho
pro server 2003, ele ja comeca a travar um pouco .. e lento demais,
depois de outros ajustes a taxa melhorou um pouco, porem tbm nao esta a gosto..

Porem tambem li alguns forums sobre a versao do vmware 2.0.2 tem algumas dificuldades em
lidar com maquinas windows com algumas distros linux, so que em outros falando que nao tem mais esse tipo de problema so que nao saiu atualização.. estranho!

eu uso o kernel 2.6.28 como falandio anteriormente e esta atualizado todo o sistema,  e com essa mesma configuração
tenho servidores trabalhando so que Dell, nao sei se pode ser alguma  incompatilidade da propria HP, so que ela so da suporte a Suse e RedHat..

mas vou procurar mais sobre a controladora..
Abraços
« Última modificação: 11 de Outubro de 2010, 11:54 por christovam »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: vmware-server lento
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2010, 14:03 »
Nada impede que você use o kernel de 64 bits e os programas em 32 bits. Há um pacote chamado getlibs que localiza e instala qualquer pacote ou biblioteca de 32 bits que vc precisa --- ele chega a descobrir as dependências pra você.

Outra dica que eu dou é que se sua máquina é crítica, não se põe ela em risco com outros serviços. Então a máquina que roda o ERP só deveria rodar o ERP.

Dica final... melhor do que o VMware Server é o VMware ESXi. Se você estivesse usando o ESX, em vez de ter uma máquina física linux hospedando uma máquina virtual windows, vc teria uma máquina física ESXi hospedando duas (ou mais) virtuais, uma pra cada sistema que vc precise.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline christovam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: vmware-server lento
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2010, 14:10 »
dae zekkerj..

pois eh .. eu tenho o ESXI aqui em um server, porem ele nao suporta a serial ne?
pq o ERP precisa de uma serial local, a fim de programacao do sistema

como te disse dos iBCS, o de 32 ate compilou certinho no SO 64 bit, porem no momento de executar o
ERP da falha de segmentacao pq nao acha o iBCS.

eu nao conhecia esse getlibs, vou dar uma olhada, nme pareceu muito interessante.

o Pessoal comprou esse servidor afim de economizar, antes era um server para cada aplicacao agora queriam colocar os dois em um.

Abraços..

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: vmware-server lento
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2010, 14:19 »
Serial suporta sim. Não suporta é usb.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline christovam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: vmware-server lento
« Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2010, 14:31 »
humm ..
eu tinha lido uma vez em um forum da VMware sobre não suportar ..
Eu vou dar uma olhada nisso então ..
Mas antes so vou instalar um driver que eu achei da HP pra controladora P410..
Agradeco a ajuda ..

Abraços..

Offline christovam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: vmware-server lento
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2010, 11:37 »
Bom dia a todos ..
Olha so migrei pro esxi 4.1, esta tudo funcionando certinho,
so tenho uma duvida em questao ao acesso remoto, eu  queria acessar a filial aqui da matriz, mas atraves do cliente
isso e possivel ? tem acesso direto pelo browser ? e quais as portas que eu utilizo para este fim ??

eu vi que tem um diretorio openwman e no arquivo tem umas portas 8889
-> server e uma 5988-> cim.. seria essas essas portas referente ao
cliente ?

e tambem se e possivel compactar os diretorios das vms, porque quando eu dou um tar me aparece uma msgm
cannot store file mquinavirtual.vmdk of size 100GB..

Abracos