Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Final Disponível  (Lida 249527 vezes)

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #225 Online: 20 de Agosto de 2011, 10:25 »
como faço pra entrar no gnome-shell? Instalei o alpha 3 aqui hj mas só tem unity e unity 2d como opções de sessão.
No meu também não veio instalado, fui no Gerenciador de Pacotes Synaptic, digitei gnome-shell na caixa de diálogo de pesquisa e mandei instalar. Agora está completo.

Instalei aqui pela central de programas, achei infinitamente superior ao unity em matéria de usabilidade.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #226 Online: 20 de Agosto de 2011, 10:30 »
VirtualBox (4.1.2) tem agora driver específico para 3D (testado e liberado no Ubuntu).


Instalar primeiro o Guest Additions (Adicionais para convidados) e depois esse driver pelos Drivers Adicionais.

Rodei o alfa 3 completo nele (Unity 2D, Unity 3 D e GNOME Shell).
Vídeo.




Não entendi?

Isso aí que você fala e mostra na figura já era assim em todas as outras versões do Ubuntu, ou seja, quando você instala os adicionais ele gera uns módulos que ao abrir o Drivers adicionais é mostrado isso aí.

Pelo que deu a entender do que você escreveu, é que seriam coisas distintas (adicionais para convidados e o que você vê no Drivers restritos), mas são a mesma coisa.

Veja pelo pŕoprio nome que é mostrado lá:

Virtualbox guest Additions

Ou seja, adicionais para convidados do VirtualBox.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2011, 10:35 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #227 Online: 20 de Agosto de 2011, 10:52 »
como faço pra entrar no gnome-shell? Instalei o alpha 3 aqui hj mas só tem unity e unity 2d como opções de sessão.
No meu também não veio instalado, fui no Gerenciador de Pacotes Synaptic, digitei gnome-shell na caixa de diálogo de pesquisa e mandei instalar. Agora está completo.

Instalei aqui pela central de programas, achei infinitamente superior ao unity em matéria de usabilidade.
Eu gosto de usar o synaptic pelo fato dele informar o que será feito antes de proceder as modificações (aplicar) em definitivo: A ser Removido>, A ser Instaldo>, A ser Modificado>. Numa dessas, já evitei ficar sem o Gnome-Shell. Já li que somente a Central de Programas ficará disponível, bem, aí ...
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 21:01 por lopp »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #228 Online: 20 de Agosto de 2011, 10:58 »
Aqui no meu não tem o synaptic, pelo menos a busca pelo nome synaptic não achou nada, só por isso q instalei o gnome shell pela central, pois nunca gostei dela, sempre foi mto lenta e pro meu gosto deixa mto a desejar em matéria de usabilidade.

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #229 Online: 20 de Agosto de 2011, 11:21 »
Aqui no meu não tem o synaptic, pelo menos a busca pelo nome synaptic não achou nada, só por isso q instalei o gnome shell pela central, pois nunca gostei dela, sempre foi mto lenta e pro meu gosto deixa mto a desejar em matéria de usabilidade.
Ele está disponível na Central de Programas instalada na minha máquina. Quando instalei o alfa, habilitei todas as opções não marcadas no Gerenciador de Atualizações>Configurações, na aba Aplicativos Ubuntu (main), (universe), (restricted), (multiverse), na aba Outro software (Parceiros Canonical) e (Independente) e na aba Atualizações (oneiric-security), (oneiric-updates), (oneiric-proposed) e (oneiric-backports). Pode ser que isto o tenha disponibilizado. $sudo apt-get install <nome do pacote> o instalaria.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2011, 11:40 por lopp »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #230 Online: 20 de Agosto de 2011, 14:01 »
a tradução do gnome shell tá bem incompleta, tem algum pacote pra traduzir ou ainda tá assim mesmo?
Outra coisa, como coloco atalho para as pastas q mais acesso ali no lado esquerdo do nautilus? Antes era só arrastar a pasta pra ali, mas agora isso não é mais possível.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #231 Online: 20 de Agosto de 2011, 16:55 »
Eu peguei o alpha 3 e testei no virtualbox.

Mas não consegui nem ver o gnome. Ele diretamente me colocou o unite, muito ruim ou com muitos bugs.
Tentei colocar o gnome e foi impossivel pois tem pacotes com dependencias desencontradas.

Quando poderei provar o gnome 3? no 11.04 ele não entra e quebra o sistema. no 11.10 que deveria entrar não acontece.
Teremos uma opção na instalação para escolher?
Seguira quebrando o sistema ao tentar inatalar e usar o gnome???

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #232 Online: 20 de Agosto de 2011, 17:00 »
Eu peguei o alpha 3 e testei no virtualbox.

Mas não consegui nem ver o gnome. Ele diretamente me colocou o unite, muito ruim ou com muitos bugs.
Tentei colocar o gnome e foi impossivel pois tem pacotes com dependencias desencontradas.

Quando poderei provar o gnome 3? no 11.04 ele não entra e quebra o sistema. no 11.10 que deveria entrar não acontece.
Teremos uma opção na instalação para escolher?
Seguira quebrando o sistema ao tentar inatalar e usar o gnome???
eu instalei o alpha 3 no hardware mesmo, depois coloquei o gnome-shell pela central de programas e estou usando ele aqui sem problemas graves já faz umas 3h.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #233 Online: 20 de Agosto de 2011, 17:20 »
Tentei instalar o gnome pela central de programas. O shell foi, mas o desktop deu:

Os seguintes pacotes têm dependências não satisfeitas:
gnome: Depends: gnome-desktop-environment (= 1:2.30+11ubuntu2) mas a 1:2.30+11ubuntu2 será instalada

e não consegui.

Offline Rosselini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #234 Online: 20 de Agosto de 2011, 17:45 »
Não sei é o caso, mas olha esse vídeo:

http://youtu.be/CBnMavycA6I

Edit: Agora que percebi que o amigo já tinha postado ali em cima, desculpa.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2011, 19:40 por Rosselini »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #235 Online: 20 de Agosto de 2011, 19:07 »
VirtualBox (4.1.2) tem agora driver específico para 3D (testado e liberado no Ubuntu).


Instalar primeiro o Guest Additions (Adicionais para convidados) e depois esse driver pelos Drivers Adicionais.

Rodei o alfa 3 completo nele (Unity 2D, Unity 3 D e GNOME Shell).
Vídeo.




Não entendi?

Isso aí que você fala e mostra na figura já era assim em todas as outras versões do Ubuntu, ou seja, quando você instala os adicionais ele gera uns módulos que ao abrir o Drivers adicionais é mostrado isso aí.

Pelo que deu a entender do que você escreveu, é que seriam coisas distintas (adicionais para convidados e o que você vê no Drivers restritos), mas são a mesma coisa.

Veja pelo pŕoprio nome que é mostrado lá:

Virtualbox guest Additions

Ou seja, adicionais para convidados do VirtualBox.

Não creio que seja a mesma coisa.
Desde que o Gnome-shell foi incluido no repositório do Oneiric estou tentando rodar a versão alfa do Ubuntu no VirtualBox, sem sucesso.
Usei as versões 4.0.8, 4.0.10, 4.0.12, 4.1.0 e não dava, funcionava só o Unity 2 D.
Agora com essa versão 4.1.2 foi diferente : a notificação oferecia um driver adicional, coisa que se acontecia antes com as outras versões, não percebi.
O fato é : instalando só os Guest Additions no modo usual a versão alfa 3 só roda o Unity 2 D.
É preciso ir aos Drivers adicionais e instalar esse driver que está sendo oferecido.

   
Instalando só os adicionais para convidados o Unity 3D abre como 2 D e o gnome-shell não inicia.


Instalando o driver pelos Drivers Adicionais o Unity 3D (Ubuntu) funciona e o GNOME Shell também.
Isso se aplica tanto para placa de vídeo ATI quanto Intel (testei nas duas que tenho aqui).
« Última modificação: 20 de Agosto de 2011, 19:15 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #236 Online: 20 de Agosto de 2011, 20:13 »
Aqui eu tenho essa mesma versão do VirtualBox, mas uso o Ubuntu 11.04 nele e essa opção do driver restrito está ativa e o que fiz foi apenas instalar os adicionais e reiniciar o PC como recomendado, aí na volta o sistema entra no Unity e se for nos drivers restritos ele mostra como ativo, isso que você mostrou na tela.

Isso também ocorria nas versões anteriores tanto do Virtualbox quanto do Ubuntu para ter o 3D funcionando.

Talvez o que você mostra aí do driver restrito inativo, após a instalação dos adicionais para convidados e o gnome-shell não abrindo seja porque você apenas encerrou a sessão e entrou com outra, mas após instalar os adicionais pra convidados é necessário uma reinicialização completa para o 3D ficar ativo e então o driver restrito passa a mostrar como ativado. Coisa que sem reiniciar não mostra.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #237 Online: 21 de Agosto de 2011, 00:18 »
No 11.04 funciona assim mas no 11.10 não.
Sempre reinicio depois de instalar os adicionais para convidados.


O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #238 Online: 21 de Agosto de 2011, 08:46 »
Bom, no virtualbox quando tento acessar o gnome me da falha na seção do gnome.

É necessario modificar os ícones e o themes?

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #239 Online: 21 de Agosto de 2011, 19:36 »
Atualização do Kernel
xxxx-Aspire-one:~$ uname -a
Linux xxxx-Aspire-one 3.0.0-9-generic #12-Ubuntu SMP Sat Aug 20 18:54:43 UTC 2011 i686 i686 i386 GNU/Linux
Vale dar uma olhada:
http://www.mail-archive.com/oneiric-changes%40lists.ubuntu.com/msg04590.html