Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Final Disponível  (Lida 249623 vezes)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #210 Online: 13 de Agosto de 2011, 18:47 »
 
O Gnome-shell bem que poderia usar o global menu pois o desperdício da área superior (com o relógio) é ilógico.

O gnome-shell no 11.10 rodou com baixa perfomance.

Usando a CPU mostrada abaixo e na versão alfa 3, o desempenho do GNOME Shell é ligeiramente melhor que o Unity.
Estou me baseando no tempo de login, tempo de abertura e uso de programas e no uso de memória RAM.
O uso de memória mostrado abaixo corresponde, nas 2 interfaces, a 5 aplicativos abertos e com o Firefox em 6 abas.
E, o GNOME Shell é o original dos repositórios do Oneiric 64 bits (não é ppa).
Obs.(1): fiz uma atualização para o kernel 3.0.0.8 e repeti os testes.




No Notebook, com tudo Intel o GNOME Shell continua na frente.



Obs.(2): o Unity trocou de posição o botão Iniciar (Start Ubuntu) do Painel superior para o Dock. Ele agora tem mais opções.
             Os botões Aplicativos e Arquivos e pastas sumiram do Dock.
             Continua sem a opção "Reiniciar" no Menu do usuário e o jeito é apelar para o Terminal ou Ctrl>Alt>F2.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2011, 10:42 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline vitorpc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #211 Online: 15 de Agosto de 2011, 10:22 »
uma coisa que não encontrei foi como alterar as fontes padrão, que antes ficavam no menu de aparência...
alguem sabe onde foi parar?

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #212 Online: 15 de Agosto de 2011, 10:43 »
De vez em quando a seção dá uma desvirtuada e o pessoal começa a discutir prós e contras, satisfação e insatisfação, KDE ... Pior que muitas vezes sem nenhuma conexão ao 11.10 ;D

Noto que há algum tempo não entra nenhuma atualização da distribuição pelo Servidor Brasil e no Servidor Principal está entrando um pedido de Atualização parcial, que por experiência anterior e relato aqui citado, não me atrevo a autorizar e a atualização disponível tem congelado a tela do gerenciador e somente um kill devolve o controle do sistema. Também noto que, quando autorizo, não me é solicitada a autenticação de senha.

Tenho 2 instalações com 11.10. Em ambas o Gnome-Shell foi adicionado manualmente via repositório.

A mais antiga é:

1 - Kernel 3.0.0-8 #10 - 05/08. Não tem reiniciar no Box de desligar do Unity. No Servidor Brasil não tem atualização disponível e no Principal  tem 187 atualizações de 155.3 MB. As 3 primeiras mostradas no gerenciador é: alsa-utils, apport e apport-gtk ...

A outra:

2-Kernel 3.0.0-7 #9 - 29/07. Tem reiniciar no Box de desligar do Unity. No Serv Brasil nada consta e no Principal tem 133 atualizações de 86,4 MB. As 3 primeiras são account-service, apparmor e apt ...

Como disse, ambas travam quando autorizo a atualização. Alguém está passando por isso?


Consegui resolver o travamento do Gerenciador de Atualizações em Recarregar > Marcar todas as atualizações > Aplicar no Gerenciador de pacotes Synaptic e o Reiniciar está na parte esquerda do Box de Desligar nas minhas 2 instalações de teste, agora atualizados para:
Kernel 3.0.0-8-generic #11-Ubuntu SMP Fri Aug 12 20:20:03 UTC 2011 i686 i686 i386 GNU/Linux.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2011, 12:35 por lopp »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #213 Online: 15 de Agosto de 2011, 10:47 »
uma coisa que não encontrei foi como alterar as fontes padrão, que antes ficavam no menu de aparência...
alguem sabe onde foi parar?

Acho que, por enquanto, só via Gsettings ou pelo dconf-editor, em org.gnome.desktop.interface font-name.

+ info: http://linuxlike.blogspot.com/2011/03/como-ajustar-tamanho-suavizacao-e-dpi.html

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #214 Online: 15 de Agosto de 2011, 11:23 »
uma coisa que não encontrei foi como alterar as fontes padrão, que antes ficavam no menu de aparência...
alguem sabe onde foi parar?

Acho que, por enquanto, só via Gsettings ou pelo dconf-editor, em org.gnome.desktop.interface font-name.

+ info: http://linuxlike.blogspot.com/2011/03/como-ajustar-tamanho-suavizacao-e-dpi.html

Uma vantagem do GNOME Shell sobre o Unity (nesse momento atual) é o gnome-tweak-tool.
Nele as configurações podem ser feitas de modo mais simples, mais completo e mais rápido.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #215 Online: 15 de Agosto de 2011, 11:39 »
uma coisa que não encontrei foi como alterar as fontes padrão, que antes ficavam no menu de aparência...
alguem sabe onde foi parar?

Acho que, por enquanto, só via Gsettings ou pelo dconf-editor, em org.gnome.desktop.interface font-name.

+ info: http://linuxlike.blogspot.com/2011/03/como-ajustar-tamanho-suavizacao-e-dpi.html

Uma vantagem do GNOME Shell sobre o Unity (nesse momento atual) é o gnome-tweak-tool.
Nele as configurações podem ser feitas de modo mais simples, mais completo e mais rápido.



Creio que algumas alterações feitas no gnome-tweak-tool também se aplicam ao Unity (tema GTK, fonte, etc).

Mas o GNOME Shell é dependência do gnome-tweak-tool...

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #216 Online: 15 de Agosto de 2011, 12:01 »
Rodrigo,
O GNOME Shell tem também o dconf-editor : http://www.youtube.com/watch?v=7wHl02hNUIU.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #217 Online: 15 de Agosto de 2011, 12:46 »
Rodrigo,
O GNOME Shell tem também o dconf-editor : http://www.youtube.com/watch?v=7wHl02hNUIU.

O dconf-editor é uma ferramenta do GNOME 3, logo, está disponível independentemente da interface utilizada...

Pode até mesmo ser utilizado no GNOME 2...
« Última modificação: 15 de Agosto de 2011, 12:48 por rodrigo.miguel »

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #218 Online: 16 de Agosto de 2011, 04:38 »
Pra quem acha q o Dash ta muito bugado usa o slingshot do pessoal da Elementary OS:

sudo apt-add-repository ppa:elementaryart/elementary-dev
sudo apt-get update
sudo apt-get install slingshot-launcher

Depois:

sudo gedit /usr/share/applications/slingshot.desktop

E dentro do arquivo q abriu:

[Desktop Entry]
Version=1.0
Type=Application
Terminal=false
Exec=slingshot
Name=Slingshot
Icon=/usr/share/icons/icon.svg <---- aqui vc digita o caminho do icone que vc quiser, vc pode usar usr/share/icons e ficar a vontade pra escolher

Agora abra : /usr/share/applications/ e clique e puxe o arquivo slingshot e solte na barra do unity

fonte: http://ubuntuguide.net/install-slingshot-elementary-os-launcher-in-ubuntu-11-04-unity

Obs: no unit quando arrastava o icone criado pra barra do unity travava tudo. Vc pode logar no unit 2d , fazer isso e voltar pro unity q funciona


O Slingshot ta muito maneiro e rapidão. Deixa o Oneric Apha 3 mais utilizável



Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #219 Online: 17 de Agosto de 2011, 20:48 »
Botão Iniciar agora é no Dock, tem mais opções de pesquisa e o "Reiniciar" deu as caras de novo (clicando em Shut down - Desligar).







O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #220 Online: 18 de Agosto de 2011, 11:53 »
Obs.(2): o Unity trocou de posição o botão Iniciar (Start Ubuntu) do Painel superior para o Dock. Ele agora tem mais opções.
             Os botões Aplicativos e Arquivos e pastas sumiram do Dock.
             Continua sem a opção "Reiniciar" no Menu do usuário e o jeito é apelar para o Terminal ou Ctrl>Alt>F2.
Rema pra cá, rema pra lá e o barco balança por ondas de um mar cada vez mais caudaloso. Não fosse um rebocador Gnome-Shell e sua tripulação!
Ao contrário dos tios Bill e Jobs, tão livre eras e hoje fecha-te a sete chaves esquecendo até a tua essência que a tantos de nós cativou.
Por que não liberar a opção de escolha da posição do painel superior, ao menos?
Ainda bem que jogou pra dentro do painel a barra de ferramentas dos aplicativos, liberando-lhes mais espaço na tela!
« Última modificação: 19 de Agosto de 2011, 12:18 por lopp »

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #221 Online: 18 de Agosto de 2011, 16:23 »
Não sei por que tanta reclamação, eu e alguns amigos que usamos Ubuntu inclusive minha esposa não temos o que reclamar.

O Unity do 11.04 foi feito as pressas, por isso tem muito bugs, o 11.10 me parece estar bem mais polido. Além do mais falta mais de 1 mês para o lançamento, acho um exagero ficar reclamando de um produto que ainda não está pronto.

Me adaptei ao Unity, coloquei na barra os aplicativos e configurações que acho essenciais, e no final estou adorando o Unity. Outra coisa que fiz foi me adaptar ao Gnome-Do, só uso ele praticamente para abrir aplicativos e pastas.

Acho que com o Unity, parei de ficar navegando tanto pelo sistema, meu dia-a-dia se tornou mais produtivo, faço o que tenho que fazer e desligo o PC.

Minha reclamação é bem mais com o Compiz do que com o Unity. 


Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #222 Online: 19 de Agosto de 2011, 21:27 »
como faço pra entrar no gnome-shell? Instalei o alpha 3 aqui hj mas só tem unity e unity 2d como opções de sessão.

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #223 Online: 20 de Agosto de 2011, 01:27 »
como faço pra entrar no gnome-shell? Instalei o alpha 3 aqui hj mas só tem unity e unity 2d como opções de sessão.
No meu também não veio instalado, fui no Gerenciador de Pacotes Synaptic, digitei gnome-shell na caixa de diálogo de pesquisa e mandei instalar. Agora está completo.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #224 Online: 20 de Agosto de 2011, 10:09 »
VirtualBox (4.1.2) tem agora driver específico para 3D (testado e liberado no Ubuntu).


Instalar primeiro o Guest Additions (Adicionais para convidados) e depois esse driver pelos Drivers Adicionais.

Rodei o alfa 3 completo nele (Unity 2D, Unity 3 D e GNOME Shell).
Vídeo.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog