Autor Tópico: Problemas na instalação.  (Lida 3708 vezes)

Offline maarcos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Problemas na instalação.
« Online: 26 de Junho de 2010, 12:17 »
Olá amigos,

Sou iniciante e estou com dificuldades na instalação do Ubuntu 9.04.  Quando executo o CD com programa surge uma caixa que solicita o “nome do usuário” e senha, acredito que seja senha do Windows (mas não utilizo senha), e mesmo preenchendo com qualquer informação é informada a falha de autenticação. Então, acesso sem senha o conteúdo do Ubuntu 9.04, e ao tentar instalar o Linux pelo Terminal surge a seguinte informação:
to run command as administrator (user “root”), use “<sudo command>” . See “man sudo_root” for details.
Mesmo assim executo o seguinte comando "sudo gparted" para a divisão (windows/linux) e o programa particionador é acionado, mas não consigo realizar concluir a operação.
Alguém já passou por uma situação semelhante?
Obrigado!

Marcos.



Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2010, 13:54 »
Ola companheiro como e de praxe, vc ja deve ter lido algum documento antes de se aventurar no Linux/Ubuntu se nao leu ainda veja;

http://orgulhogeek.net/2010/04/29/livro-ubuntu-guia-do-iniciante-disponvel-para-download/

Quanto a formataçãodas partiçoes aconselho a fazer com o praprio particionador nativo do sistema, ou seja se for instalar o Windows primeiro formate com o particionador do windows apos ter instalado o sistema e hora de instalar o Ubuntu, ai vc vai usar o gparted para formatar as partiçoes mas elas tem que estar desmontadas para que vc possa efetuar alguma alteração, entao entre com o live cd instale o gparted (sudo apt-get install gparted) e faça o particionamento.

Sugestao de particionamento;

Windows 45g ntfs (se vc vai instalar alguns games)
Dados ntfs (para ser usada pelos dois sistemas como area de armazenamento)
Ubuntu ext4 14g para a raiz / (se vai instalar muitos programas para esperimentar)
Ubuntu ext4 /home 30g

Se vc tem 4gigas ou mais de ram nao e necessario a criação da swap (se por ventura for usar a hibernação o proprio sistema ja se encarrega de criar uma swap e ela permenecera ativa ate a troca por um novo kernel)
« Última modificação: 28 de Junho de 2010, 20:52 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline maarcos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2010, 17:50 »
platao,

Obrigado pelas sugestões do particionamento e principalmente do Guia do Iniciante, que estou lendo e gostando muito. Quanto a minha dúvida ainda não encontrei nenhuma dica especifica em relação ao problema, esclareço que já instalei o windows será que vou ter que formatar e instalar novamente?

obrigado!

marcos.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2010, 18:03 »
Ola maarcos, vc ja conferiu a MD5 do cd que vc esta instalando? Nao entendi muito bem a sua duvida vc esta com o Windows funcionando corretamente isso esta ok, se vc esta executando o live cd do Koala ele nao vai pedir senha, vc esta instalando dentro do Windows com o wubi? Coloque mais detalhes aqui por gentileza e tente ser o mais claro possivel sobre a sua duvida.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

clodoaldops

  • Visitante
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2010, 18:43 »
Todas as vezes que meus cd´s do ubuntu pediram senha era pq a iso tava corrompida!

Offline maarcos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2010, 00:33 »
Caro amigos platão e clodoalps,

Baixei a versão 10.04, agora não é mais solicitada a senha, estou utilizando o Gparted para redimensionar a minha partição de 80g (atualmente com windows instalado e funcionando normalmente), e pretendo  dividí-la da seguinte forma: 50% Windows / 50% Ubuntu, mas quando digito “sudo gparted” e o programa é acionado surge na tela uma sinalização com um triângulo amarelo como uma exclamação em cima da barra correspondente ao HD,  e ao tentar redimensionar aos valores citados, simplesmente, não consigo.
Obrigado!

marcos.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2010, 00:42 »
Você está usando o gparted pelo livecd ou instalado? As partições montadas não podem ser editadas.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2010, 03:30 »
...surge na tela uma sinalização com um triângulo amarelo como uma exclamação em cima da barra correspondente ao HD,  e ao tentar redimensionar aos valores citados, simplesmente, não consigo.

Se o windows está funcional, boote por ele e faça uma scandisk ou chdsk completo.

Partições marcadas como "sujas" não são manipuláveis. voce pode fazer também pelo gparted usando a opção verificar, mas é sempre melhor usar ferramentas do sistema nativo

Pode ser que seja este o problema.


[],s

Offline maarcos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2010, 09:36 »
Amigos Irtigor e Tota,

Estou usando o LiveCd, quanto ao chkdsk executei-o e está tudo ok. Estou seguindo um tutorial de instalação que vi no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=DQ6lIEFYmiE , mas não consigo criar nova partição com o gparted. Será que vou ter que formatar tudo e iniciar do zero???

obrigado!

marcos.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2010, 12:07 »
Qual é o tipo de partição que você está tentando criar?

Você só pode ter 4 partições primárias. Se é esse o problema você pode transformar uma delas em partição estendida.

Offline maarcos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2010, 20:02 »
Olá irtigor,


Pesquisei e decidi instalar o Ubuntu em 03 partições, sendo 02 (duas) ext3 e uma menor swap. Acredito assim estar sendo bem coerente.

marcos.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2010, 20:57 »
Ola, prefira o ext4, mas se ja formatou e instalou nao ha problema. Conseguiu algum avanço na sua empreitada? qual a situação agora? por gentileza reporte.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline alsantosss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2010, 21:56 »
Bom pessoal, sou novo na utilização do ubuntu, e tinha o 9.04 e o XP no desktop. Agora passei a usar o 10.04 - (no notebook, junto com o XP), mas decidi por deixar apenas o Ubuntu 10.04 no desktop.
Fato é que após a formatação o micro reiniciou e não passa do Post, mas reconheceu o hd sata Seagate de 500 Gb onde instalei o ubuntu.
-Ele para quando está na tela do post, não adianta teclar <DEL> ou <F8>, Ele simplesmente para.
-Retirando este HD Sata Seagate de 500Gb, e colocando um IDE antigo de 5Gb que tenho, a máquina prossegue no boot e é possivel entrar na Bios.
-Nesse ponto alterei a Bios para dar Boot pelo Drive de CD, então recoloquei o hd Sata e liguei a máquina pra tentar formatar o Sata novamente, mas o Boot parou na tela do Post novamente, sem iniciar o boot pelo cd, realmente não estou entendendo o que ocorre.
Ps.: Tentei fazer uma formatação antes com Ubuntu 10.04 e não deu certo, então tentei novamente com F6 e cliquei ACPI=off, desta vez correu tudo tranquilo até o fim, mas quando reiniciou, não passava mais do post e não entra mais na Bios.
Detalhe: o mesmo cd, foi usado no meu notebook e até agora não tive problemas.
O Desktop usa Placa mãe ASUS P5GC-MX, core 2 duo, com 4 Gb de Ram.
Se puderem me dar uma luz agradeço.

Offline maarcos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2010, 19:26 »
Olá platao,

Decidi utilizar a ext4, conforme sua orientação, estou com alguns probleminhas, pois acho que particionei o disco com partition magic de forma errada, mas estou corrigindo e em breve darei notícias sobre a conclusão da instalação.

Obrigado.

marcos.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação.
« Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2010, 19:30 »
Ola se vai usar so o Ubuntu formate com o gparted, que e o particionador padrao do sistema.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997