Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - malvescardoso

Páginas: [1] 2 3 ... 7
1
Dicas e Truques / Atualizou o Firefox e não ficou em pt_BR? Eis a solução!
« Online: 28 de Setembro de 2011, 00:24 »
Para qualquer versão, acesse este endereço, clique na pasta da versão atual do FF, depois na versão de seu sistema (i686 ou x86_64). Por fim, na pasta xpi, clique em pt_BR.xpi.

Exemplo: A versão atual nesta data (27 de setembro de 2011) é a 7.0. Para traduzir para o português brasileiro, use:
- Para sistema i686: http://www.gtlib.gatech.edu/pub/mozilla.org/firefox/releases/7.0/linux-i686/xpi/pt-BR.xpi
- Para sistema x86_64: http://www.gtlib.gatech.edu/pub/mozilla.org/firefox/releases/7.0/linux-x86_64/xpi/pt-BR.xpi

Fiquem com Deus.

2
Notícias / kernel 3.0 liberado para o Ubuntu 11.04
« Online: 29 de Julho de 2011, 09:19 »
Como instalar o Kernel 3.0 no Ubuntu 11.04.

Muitos ja devem ter reparado nas notícias atuais sobre o lancamento do linux 3.0, que na verdade quando falamos apenas Linux, estamos nos referindo ao próprio Kernel, ou melhor dizendo, ao núcleo do sistema operacional mais poderoso da face da terra (é o poder).

O site do linux, onde se encontra o kernel source para download é www.kernel.org, onde voce mesmo pode entrar, baixar o source code e compilar de acordo com a sua máquina, possibilitando o componente ou não, atraves dos procedimentos de compilação do kernel, onde definimos se o módulo é ou não carregado na imagem do kernel quando o mesmo for montado no procedimento de boot, estamos falando da imagem initrd.img, quando assim criada pelo administrador Linux no processo de compilação com os comandos mkinitrd (distribuições baseadas em Red Hat), ou mkinitramfs (distribuições baseadas em Debian como o Ubuntu). Ou então, quando a imagem é construída pelo administrador de maneira em que todos os módulos do kernel sejam definidos como built-in, onde o mesmo será nativamente carregado atraves de uma única imagem do kernel, funcionando como monolítico (o meu preferido), e então sendo oferecido totalmente a sua arquitetura como um padrão. Ou seja, se voce compila o kernel com suporte a adaptadores de rede somente da intel e amanha colocar um adaptador da realtek (não faça isso), voce terá que compilar o kernel novamente e gerar uma nova imagem de entrada em boot do kernel. Estou me referindo a imagem vmlinuz que se encontra no diretório /boot do seu sistema. Vale lembrar, que o nome de entrada para o kernel pode ser qualquer um, ja que é voce que define quando o arquivo bzImage for copiado do diretório arch/boot/ do seu processo de compilação para o diretório /boot. O interessante notar, é que quando vc esta nos padrões, ao utilizar o update-grub, ele automaticamente pode colocar o mesmo ja escrito no arquivo de configuração do grub (/boot/grub/grub.cfg para o grub2), para arrancar no próximo boot, caso não esteja nos padrões, voce mesmo terá que justificar o arquivo em grub.cfg. Mas isso é outro asunto.

Vale lembrar que o kernel utilizado no Ubuntu é monolítico, ou seja, conhecido como genérico (para os desktops), pois ele depende dessa imagem que é montada no procedimento de boot e quando o componente detectado pelo agente do kernel, é o módulo automaticamente carregado no procedimento de boot ou posteriormente caso tenha necessidade. Ja o Ubuntu Server utiliza o kernel modular específico, com tais módulos para controladores de raid e outros específicos para a imagem de entrada. Não sendo o caso, não parecido com o kernel genérico para o Ubuntu Desktop, que contem módulos em procedimento modular na personalização do kernel pelo mantedor, que permite tudo aquilo com relação ao usuário, como placas de vídeo, som, bluetooth e outros serem acionados assim que forem detectados. A vantagem de vc compilar o kernel (outro procedimento), é vc ter uma imagem personalizada por vc mesmo, que vc mesmo administrador, define o que é suportado ou não. Nada, automaticamente carregado em imagem.

Quero mostrar para voces como é o procedimento de instalação do Kernel 3.0 para o Ubuntu 11.04, kernel que se encontra no Oneiric, próxima versão do Ubuntu, a 11.10. Ele esta em processo de mainline e praticamente quase considerado estável por Linus Torvalds.

Para atualizar o kernel do Ubuntu 11.04, vá ao site:

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.0-oneiric/

*cujo kernel ja foi homologado 100% para o Ubuntu 11.10 Oneiric, estando em testes ainda.

E baixe os seguintes arquivos:

Para 32 bits: linux-image-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_i386.deb, linux-headers-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_i386.deb e linux-headers-3.0.0-0300_3.0.0-0300.201107220917_all.deb.

Para 64 bits: linux-image-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_amd64.deb, linux-headers-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_amd64.deb e linux-headers-3.0.0-0300_3.0.0-0300.201107220917_all.deb.

Coloque todos os seguintes arquivos dentro de um diretório específico como em /tmp/kernelupgrade/ (este sub-diretório não existe, vc terá que criar com o comando mkdir /tmp/kernelupgrade), e entre com o seu terminal (CONTROL + ALT + T), e digite o seguinte comando para instalar:

#cd /tmp/kernelupgrade

#dpkg -i *deb

Quando for concluída a instalação sem erros, apenas verifique no seu diretório /boot, se existe os seguintes arquivos:

config-2.6.38-8-generic
initrd.img-3.0.0-0300-generic
vmlinuz-3.0.0-0300-generic


sendo:

config-2.6.38-8-generic  -> arquivo que estão as opções definidas no procedimento de compilação do mantedor.
initrd.img-3.0.0-0300-generic  -> imagem do micro-kernel, com todos os módulos que poderão ser carregados e descarregados.
vmlinuz-3.0.0-0300-generic  -> imagem monolítica do kernel, arquivo principal do kernel, contém a imagem do seu kernel compilado pelo mantedor.

Caso todos os arquivos estejam presentes no diretório /boot, basta apenas reiniciar a sua máquina com o comando:

#shutdown -r now
ou apenas o comando reboot

Após o seu sistema for reinicializado, digite o comando: uname -r , para verificar o kernel que o Ubuntu esta usando.

Diga oi para o novo kernel.

Artigo postado em: http://aurelianomartins.wordpress.com/2011/07/29/kernel-3-0-no-ubuntu/

3
Jogos e Diversão / Angry Animals, a versão livre do Angry Birds
« Online: 25 de Julho de 2011, 20:19 »
Conhece o Angry Birds? Gosta desse jogo? Para os que não sabem que jogo é o Angry Birds, ele simplesmente foi considerado um dos melhores jogos de 2010. Foi baixado cerca de 50 milhões de vezes, sendo caracterizado como um jogo tradicional, mas moderno.

Esta dica é para apresentar um clone do original Angry Birds, mas que tem a grande vantagem de ser livre. Esse clone tem o nome de Angry Animals e é um jogo extremamente parecido com o original, ou seja, um (viciante) quebra-cabeças.

Leia mais em: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/angry_animals

Vídeo demonstrativo: http://www.youtube.com/watch?v=Uze-GeRpqVw&feature=player_detailpage

Boa diversão!

Fiquem com Deus!

4
Quarentena / Conserto
« Online: 22 de Julho de 2011, 11:54 »

5
Atendendo ao chamado da Linux Foundation para que o público enviasse vídeos comemorando os 20 anos do Linux, a Microsoft enviou a animação a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=ZA2kqAIOoZM.

A mensagem é interessante: começa com a atitude "Microsoft X Linux" (fala até sobre os infames "halloween documents" de 1998) e termina com o Tux aceitando o bolo em seu iglu, e a pergunta: "Microsoft and Linux?"

6
MegaGlest é um jogo 3D open source de estratégia em tempo real, onde você controla exércitos de um das sete diferentes facções: Tech, Magic, Egípcios, Indianos, Noruegueses, persas ou Romanos.



Mais detalhes: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/megaglest

Boa diversão!

Fiquem com Deus.

7
Aplicativos / Jitsi: um novo mensageiro instantâneo para o Linux
« Online: 20 de Julho de 2011, 10:45 »
Jitsi é um cliente de mensagens instantâneas multiprotocolo e multiplataforma com videoconferência, escrito em Java. (...) Ele suporta algumas das mais populares mensagens instantâneas e protocolos de telefonia como o SIP, Jabber/XMPP (e, portanto, GoogleTalk), AIM, ICQ, MSN, Messenger, IRC, Bonjour e logo outros como IAX.

Mais detalhes em: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/jitsi

Fiquem com Deus.

8
WinFF é um conversor de vídeo livre para as distribuições Linux e Windows. Ele é uma interface gráfica para o conversor de vídeo em linha de comando, FFMPEG. Com WinFF, você pode converter vários vídeos e formatos de áudio. O programa também inclui a funcionalidade de reprodução que lhe permite reproduzir áudio ou vídeo antes da conversão. O programa suporta conversão em lote que pode ajudar você a economizar seu tempo, convertendo vários arquivos de uma única vez. WinFF possui interface simples e está disponível em vários idiomas.

Leia mais em: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/winff

9
Dicas e Truques / Puddletag - Editor de tags de áudio
« Online: 17 de Julho de 2011, 14:46 »
Puddletag é um editor de tag de áudio para GNU / Linux tal como o programa para Windows Mp3tag. O projeto utiliza uma planilha para que todos os rótulos que você deseja modificar à mão sejam facilmente visíveis e editáveis. Com Puddletag você pode editar as tags de diversos formatos (MP3, MP4, OGG, FLAC, MPC e APE) de um modo rápido e simples. Puddletag pode usar o nome do arquivo para completar o rótulo ou vice-versa, incluir informações nos comentários, o ano de publicação e gênero através de uma lista personalizável. Ele também nos dá a capacidade para importar automaticamente as etiquetas de diferentes sites como a Amazon, Discogs, FreeDB e MusicBrainz.

Leia mais em: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/puddletag

10
Dicas e Truques / Arista - Incrível conversor de vídeos para Linux
« Online: 17 de Julho de 2011, 14:44 »
O Arista é, como expressado no site oficial, "a maneira mais fácil para converter suas mídias". É um conversor que suporta vários formatos de vídeo e áudio e converte para vários dispositivos. Com ele, por exemplo, você pode converter um vídeo, para fazer upload para um site de partilha de vídeos ou compactar o vídeo para caber em um dispositivo móvel. Isso rápida e facilmente.

Leia mais: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/arista

11
Dicas e Truques / Open Shot - Um editor de vídeo fácil
« Online: 17 de Julho de 2011, 14:42 »
O OpenShot é um editor de vídeos para o Linux que almeja ser simples, poderoso e ainda "o melhor editor de vídeos de código aberto". A versão 1.3, que saiu no dia 13 de fevereiro, deixou o programa um pouco mais perto desse objetivo. Dentre as novidades, temos um tema para a interface, suporte à adição de mais de um clipe simultaneamente, novas animações 3D e um assistente para carregar vídeos diretamente para o YouTube e o Vimeo.

O desenvolvimento do OpenShot é liderado por Jonathan Thomas, um desenvolvedor de software e desenvolvedor Web que experimentou o Ubuntu Linux pela primeira vez em 2008 e não encontrou editores de vídeos fáceis de usar, poderosos e estáveis. Tomas começou com a mexer com Python, com o Media Lovin' Toolkit, e depois partiu para a criação de um editor fácil de usar, poderoso e estável: o OpenShot.

Leia mais em: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/openshot

12
O Photo Film Stript permite criar filmes, até mesmo em Full-HD a partir de fotografias em apenas 3 simples passos.

Leia mais em: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/photofilmstrip

13
Dicas e Truques / Parole - Player baseado em Gstreamer
« Online: 17 de Julho de 2011, 14:28 »
Parole é um media player baseado em Gstreamer e escrito para XFCE, mas que se integra perfeitamente no ambiente Gnome. Entre as suas principais características estão as de reproduzir arquivos locais, suporte para vídeos com legenda, DVD/CD e live streams e reproduzir DVD/CD a partir de imagens ISO. Conta também com suporte a plugins e possui um plugin para o navegador.

Leia mais neste meu artigo: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/parole

Fiquem com Deus.

14
Axel é um acelerador de downloads para linha de comando: um aplicativo leve e rápido do tipo gerenciador de download para ajudar a dar um aumento considerável na velocidade do download. Axel é capaz de acelerar seus downloads usando mais de uma conexão HTTP / FTP e cada conexão transfere a sua própria parte, individual do arquivo. Ele também pode usar múltiplos espelhos por download.

Leia mais neste meu artigo: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/axel

Fiquem com Deus.

15
Dicas e Truques / LibreOffice portável
« Online: 14 de Fevereiro de 2011, 15:10 »
Para vc. levar em seu pendrive (ou outro dispositivo portátil) para qualquer lugar!

:: Download ::

Para Linux: http://portablelinuxapps.org/LibreOffice%203.3/download

Para Windows: http://portableapps.com/bouncer?t=http%3A%2F%2Fdownload.documentfoundation.org%2Flibreoffice%2Fportable%2F3.3.0%2FLibreOfficePortable_3.3.0.paf.exe


:: Utilização ::

Em máquinas Linux: Basta alterar a permissão do aplicativo para "executável", clicando com o direito sobre ele e, nas propriedades, em permissão, marcar "Executar como aplicativo". Depois, é só clicar com o esquerdo para executar.

Em máquinas Windows: É só instalar no próprio pendrive de forma habitual (clicando no arquivo .exe) e, na pasta gerada na "instalação", clicar no executável "LibreOffice.exe" para rodar. Para instalar no pendrive, indique ao sistema o caminho do mesmo, quando o instalador perguntar onde instalar.

-------------------

Espero que seja útil.

Fiquem com Deus.

Páginas: [1] 2 3 ... 7