Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível  (Lida 498891 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #630 Online: 02 de Novembro de 2008, 00:33 »
O novo Xorg do Ibex não suporta os drivers proprietários da Nvidia para as placas GF4 e GF5, o que quer dizer que somente quem tem uma placa da série 6 série 5 ou superior (GF6, GF7, GF8 e GF9) vai poder utilizar o Compiz e a aceleração por hardware (3D).

Não gostei disso, pois a manutenção da compatibilidade com o hardware antigo é algo que sempre trouxe usuários para o Linux.

ERREI: fui conferir o texto em inglês e vi que as GF5 são suportadas. Já corrigi acima.

Vixi.. a minha é gf4 ...

Que lixo, pudera !!!! A única coisa que Linux é mais ou menos compatível é com nvidia, e ainda fazem isso, peloamordedeus

Eu, que tenho a minha geforce 400 aqui...

Larguei de mão!

Já era, bye, Ubuntu IBEX!

O que concluímos é que em parte o Linux vem perdendo aquela característica de ressuscitar hardware antigos, conforme menciona o amigo pinduvoz.

Bom essa semana acabei de adquir um notebook, conforme descrevi nesse tópico - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,39977.msg249177.html#msg249177

Depois vou relatar melhor, porque ainda ñ acabei de intalar várias coisas (por exemplo o modem wireless d-link2640t, tá me dando trabalho até no Windows, mas como sou brasileiro, ñ desisto nunca), mas tirei o tal do Linux Linpus e taquei o 8.10, tudo OK! Testei também o liveCd do 8.04.1 e o achei bem lento na tal plataforma, coisa que o Ibex, passou direitinho.

Resultado, hj em dia p/ se ter performance e poder contar c/ regalias úteis ao nosso dia-a-dia em Linux, de um modo geral, precisamos ter hardware o mínimo possível compatível, por isso levei em conta o fato desse notebook ser tudo Intel.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Jimi Page

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #631 Online: 02 de Novembro de 2008, 00:48 »
Pq ? A Intel tem maior compatibilidade com Linux do que os outros fabricantes ?

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #632 Online: 02 de Novembro de 2008, 09:37 »
Minha onboard Intel funcionou desde o live-cd e nunca deu um problema... já a minha SiS...

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #633 Online: 02 de Novembro de 2008, 10:59 »
Pq ? A Intel tem maior compatibilidade com Linux do que os outros fabricantes ?

Até onde eu sei Sis e Via não liberam especificações de seus produtos para que a comunidade possa desenvolver a compatibilidade e nem produzem por sua conta. Apenas recentemente a Via liberou algo e para a comunidade e começou a produzir algo mas ainda assim muito limitado. Ao contrário da Intel que a muito tempo libera toda a informação necessária para a comunidade além de estar na lista de colaboração de diversos projetos GNU, inclusive o próprio kernel, por isso a compatibilidade da Intel é muito mais segura do que uma Sis ou uma Via da vida.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #634 Online: 02 de Novembro de 2008, 12:11 »
Instalei aqui tem 3 dias. Estas são minhas primeiras impressões:

Pontos positivos

  • problema de tela preta ao reabrir a tampa do note/voltar do suspender resolvido;
  • recuperei o acesso ao terminal puro via Ctrl+Alt+F1 perdido no 8.04;
  • boot e shutdown acentuadamente mais velozes, a diferença é imensa;
  • Google Earth não precisa mais de acesso administrativo pra funcionar;
  • dá pra usar o composite sem transformar o note numa carroça como nas versões anteriores, fica apenas mais lento;
  • flash com som sem gambiarra, e não derruba mais o Firefox. Finalmente uma versão que não me faz reclamar do flash, está funcionando bem.
  • reconheceu todo o meu hardware na inicialização, e indicou os drivers proprietários adequados para placa de vídeo e wireless.

Pontos negativos

  • rede wireless não aceita mais chave WEP hexa, tive que reconfigurar e fazer uma chave ASCII. O brabo é que me atrapalhei e acabei resetando as configurações dos roteadores, perdi HORAS reconfigurando minha rede em função deste equívoco... :-[
  • Zsnes com buffer overflow na inicialização, bug já relatado no Launchpad, tem a ver com o compilador gcc-4.3 do Ubuntu, já comentei sobre isso aqui;
  • compiz levemente bugado, a barra de títulos das janelas que estão em foco às vezes ficam brancas e os botões somem, mas geralmente passar o mouse por cima delas resolve;
  • depois de reiniciar, mouse usb só volta a funcionar se eu desplugo/replugo novamente. Na verdade isso sempre foi assim, não é algo que surgiu no Intrepid;
  • Streamtuner fechando sozinho quando tento abrir alguma rádio, ainda não investiguei o por que disso acontecer. Aviso aos navegantes: o Streamtunner tá vindo com o Audacious "bundled";
  • não consigo acessar as configurações de hora pelo menu de contexto do relógio, tenho que ir em Sistema>>Administração>>Data e Hora;
  • OpenOffice.org 2.4, estava na esperança de que já viria com o 3.

Por enquanto é isso. Entre prós e contras, posso afirmar com segurança que é a melhor versão do Ubuntu que já usei, em termos de estabilidade, compatibilidade, e facilidade de instalação de programas, plugins e codecs. Tudo foi feito em modo gráfico, o terminal não foi usado pra quase nada, e quando usei, foi apenas porque achei ele a ferramenta mais apropriada pra determinada situação. Superou o Feisty, que pra mim havia sido a melhor versão do sistema, que mantive por mais de um ano, passando pelo 32 e pelo 64 bits. É o Ubuntu pra quem quer começar no Ubuntu. :) []'s Gláuber.

Offline aniceto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #635 Online: 02 de Novembro de 2008, 12:52 »
Pessoal,
vou emitir opinião sobre o kubuntu intrepid, que estou usando a algun tempo. Uso a versão 64bits com java flash, nvidia, tudo funcionando bem, modem discado (hard modem). O visual ficou muito bonito, tá muito boa esta versão.
O único problema até agora dectado, foi o dolphin quando abre como root, os caracteres ficam em utf, sem acentos e cedilha, usuário comum, não apresenta isto.
Rápido e estável.

Offline trooxy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #636 Online: 02 de Novembro de 2008, 13:21 »
Agora estou usando o HD 160GB SATA como principal, com os sistemas operacionais instalados nele, e o de 40GB IDE pra salvar arquivos, formatei a partição, e instalei o Ubuntu tanto em Reiserfs quanto em Ext3, ambos ficaram do mesmo jeito, em termos de performance nada mudou, continuo com problemas de lentidão do firefox, tentei configurar o xorg com as recomendações da nVidia, tentei configurar o firefox também para não alertar mais se o site for....., mas continua, alguma dica?

Offline henrique290

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #637 Online: 02 de Novembro de 2008, 13:57 »
bem, estou desistindo oficialmente da 8.10 e ficar com a 8.04, mas vou aproveitar para repassar aos que pretendem utilizar a 8.10 terem uma instalação tranquila.

Se voce tem o ubuntu funcionando redondinho e pretende formatar o hd instalar do zero o 8.10 sujiro que faça uma copia com o remastersys, asim voce podera ter o seu ubuntu em segundo de volta (a partição Home se for grande demais > que um dvd sujiro que faça um backup) mais detalhes como usar em
http://hamacker.wordpress.com/criando-seu-livecddvd-com-o-remastersys/

Se voce baixou a iso do cd, e tem um pendrive de 2gb, aproveite e instale nele a iso pelo unetbootin, alem de ser mais rapido voce nao vai perder cds e dvds, veja aqui como fazer.
http://hamacker.wordpress.com/2008/10/27/vai-queimar-um-cd-para-o-novo-ubuntu-nao-faca-isso/

Antes de começar a instalar o 8.10, no seu ubuntu funcionando.sujiro fortemente o comando "update-manager -d", se voce tem alguma placa de video antiga o programa avisara a voce que sua placa de video não tem suporte nesta versão ai voce poderá abortar a tempo sem perder o seu ubuntu.

Instalou o 8.10 e sumiram os pendrive, não se desspere, "sudo gedit /etc/ftab" e apague ou comente as linha que o 8.10 colocou ali para montagem, o automont fara o resto e seus pendrives voltaram a aparecer.

Bluetooth voce tera que fazer como antes da versão 8.04 ou seja pesquisar no google e ver as modificações necessarios nos arquivos de configurações.

Terminando, mesmo com tudo isso, acho 8.10 muito bom a aconselho a instalação (eu farei isso assim que comprar uma placa de video nova ) e para os numerologos , o numero 10 não esta dando sorte para o ubuntu, sujiro outro numero para nova versão (7.04 excelente, 7.10 com prolbemas, 8.04 maravilhosa e 8.10 bemmmmmm.


Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #638 Online: 02 de Novembro de 2008, 14:26 »
Será que é apenas eu aqui que está tendo problema com placa de rede da Realtek?
Alguém aí tem a placa mãe Asus P5VD2-X (rede Realtek r8169)? Se tiver, está funcionando a rede? Aqui eu tento navegar, mas não funciona nada, nem instalando o driver da Realtek na mão...
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42137.0.html
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline clovissp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #639 Online: 02 de Novembro de 2008, 15:12 »
Olá, sou novo neste fórum, mas participo de outros.
Uso a versão 8.04, rodando tranqüilo, e fiz o upgrade pelo synaptic para a versão 8.10.
O consumo de memória melhorou muito, e não tive nenhum problema, exceto:
1) o som parou de funcionar, o que resolvi mechendo na confugiração,
2) ele demora para desligar, o que percebi logo quando fui restartar após o upgrade.

Pode ser talvez porque o upgrade não está redondo?
desculpem se essa dúvida já foi postada, é que não consegui ler todas as 44 páginas de postagens.  ;D

Vlw 
ps: tenho um HP pavilion 6135

Offline Lucianoherlon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #640 Online: 03 de Novembro de 2008, 12:44 »
Galera,

Preciso de ajuda para as seguintes informações:

Atualizei o 8.04 para o Ibex. Contudo, algumas vezes minha sessão, a tela fica toda preta e não consigo fazer nada.

Toda vez que inicializo o laptop perco quase 3 minutos aguardando o [OK] do Configuring Network Interfaces.

Será que tenho que confirgurar o xorg.conf ?? E quanto a configuração das interfaces da Rede, por que a demora?

Obrigado

Luciano

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #641 Online: 03 de Novembro de 2008, 14:42 »
e para os numerologos , o numero 10 não esta dando sorte para o ubuntu...

Bem que poderia deixar como x.11 já que só é lançado tão no finalzinho do mês 10.  ::)

Offline jeancog84

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #642 Online: 03 de Novembro de 2008, 14:59 »
trooxy aquele problema da vírgula eu consegui resolver com a última dica desse site:

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xkeyboard-config/+bug/272606

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #643 Online: 03 de Novembro de 2008, 18:17 »
Galera,

Preciso de ajuda para as seguintes informações:

Atualizei o 8.04 para o Ibex. Contudo, algumas vezes minha sessão, a tela fica toda preta e não consigo fazer nada.

Toda vez que inicializo o laptop perco quase 3 minutos aguardando o [OK] do Configuring Network Interfaces.

Será que tenho que confirgurar o xorg.conf ?? E quanto a configuração das interfaces da Rede, por que a demora?

Obrigado

Luciano

também estou com este problema  ( de rede) no 8.04 , não atualizei ainda p/ 8.10,,, então o problema não do 8.10 e sim de algum pacote que atualizou também no 8.04, ainda não encontrei a solução;;;;

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #644 Online: 03 de Novembro de 2008, 18:35 »
A solução para o bug de ao Ejetar o CD/DVD a bandeja abrir e fechar ao mesmo tempo, enquanto a Canonical não se pronuncia, é:

...

Aqui resolveu o problema.

Não entendo como é que uma coisa simples pode demorar para ser corrigida.


Imagina se é no Windows que acontece isso...

Bah! Em tempo, testei o Mandriva 2009, show no meu PC, e fui tacar o LiveCD no Notebook, e não é que a encrenca nem sequer entra no modo gráfico...

Esses montes de milhares de distros Linux, "em nome da liberdade", acarreta nisso: Em cada máquina, é cruzar os dedos para que funcione. E uma versão posterior do mesmo SO, não existe nenhuma garantia que vá funcionar o que já estava funcionando.

Cantei a pedra faz tempo que esse Intrepid viriam bem bugado. Aliás, depois do Feisty, tornou-se uma constante isso.

O software livre, em si, necessita de maiores controles de qualidade. Esses bugs infantis do Ubuntu (essa de abrir e fechar CD foi pra matar) denota que os testes são muito pouco exaustivos. E software tem que se testar exaustivamente. Fora o descaso com as nvidias mais antigas, agora oficial, o que é lamentável.

É só olhar o meu caso, por exemplo:

Feisty: tudo redondo, 110%
Gutsy: Em cada máquina que eu ia instalar tinha um BUG diferente. Nunca consegui instalar o Gutsy na minha máquina sem editar o grub na mão após a instalação, além uma série de pormenores que eu cansei de citar aqui, na época
Hardy: A minha webcam, que funcionava nas outras, não funcionou mais.
Intrepid: Aceleração 3D deixou de ter suporte. O compiz nao funcionou mais, e o google earth, a menos de meio pau (a minha nvidia 440 está mais do que boa para mim, nao tenho porque gerar lixo terrestre sem necessidade)

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!