Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível  (Lida 498891 vezes)

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #585 Online: 31 de Outubro de 2008, 20:38 »
pra mim depois de usar a RC e atualizar para a oficial! ta funcionando perfeito a 64 bits! consegui até configurar o java do BB(ajuda do amigo aqui do forum). Muito bom! e mais leve que a 8.04. Consigo rodar o eclipse em java e c uma beleza. nem penso em formatar pra limpar uns aplicativos que coloquei de teste!
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #586 Online: 31 de Outubro de 2008, 22:03 »
Bem, estou usando o 8.10 desde o lançamento do RC. Não encontrei nenhum problema, e a velocidade de inicialização, de desligamento e tambem de uso geral do sistema aumentaram em relação ao 8.04.

Penso que os relatos de bugs e lentidão são devidos as configurações de hardware heterogêneas da base de usuários.


E aja paciência para a enxurrada de tópicos de novos usuários que vai inundar o fórum nesse período. Já afirmaram que "o pessoal do ubuntu ta (...) editado pela moderação. Uso de vocabulário inadequado.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2008, 05:36 por sylvester »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #587 Online: 31 de Outubro de 2008, 22:11 »
A mudança na aparencia do Gnome e tao eminente quanta a do KDE?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

alarcon

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #588 Online: 31 de Outubro de 2008, 23:05 »
A solução para o bug de ao Ejetar o CD/DVD a bandeja abrir e fechar ao mesmo tempo, enquanto a Canonical não se pronuncia, é:


editar o arquivo 60-persistent-storage.rules que se encontra em /etc/udev/rules.d na linha que tem:

Citar
# skip unpartitioned removable media devices from drivers which do not send "change" events
ENV{DEVTYPE}=="disk", KERNEL!="sd*|sr*", ATTR{removable}=="1", GOTO="persistent_storage_end"


para:


Citar
# skip unpartitioned removable media devices from drivers which do not send "change" events
ENV{DEVTYPE}=="disk", KERNEL!="sd*|sr*", ATTR{removable}=="1", GOTO="persistent_storage_end"
ENV{DEVTYPE}=="disk", KERNEL=="sr*", ATTR{removable}=="1", GOTO="persistent_storage_end"

ou seja, acrescentar o que destaquei em negrito.

Fonte da solução: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/eject/+bug/280931


Atenção: é extremamente recomendável que se faça antes um backup do arquivo em questão. A edição de tal arquivo só pode ser feita como root.


Aqui resolveu o problema.

Não entendo como é que uma coisa simples pode demorar para ser corrigida.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2008, 17:16 por alarcon »

Offline HUNKBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - RC Disponível
« Resposta #589 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:12 »
Tente deixar seu xorg.conf, na Section "Monitor" e Section "Screen" desse jeito:

Section "Monitor"
        Identifier      "Configured Monitor"
        Vendorname      "Generic LCD Display"
        Modelname       "LCD Panel 1280x800"
        Horizsync       31.5-50.0
        Vertrefresh     56.0 - 65.0
  modeline  "800x600@56" 36.0 800 824 896 1024 600 601 603 625 +hsync +vsync
  modeline  "800x600@60" 40.0 800 840 968 1056 600 601 605 628 +hsync +vsync
  modeline  "1280x768@60" 80.14 1280 1344 1480 1680 768 769 772 795 -hsync +vsync
  modeline  "1280x720@60" 74.48 1280 1336 1472 1664 720 721 724 746 -hsync +vsync
  modeline  "1280x800@60" 83.46 1280 1344 1480 1680 800 801 804 828 -hsync +vsync
        Gamma   1.0
EndSection
Section "Screen"
        Identifier      "Default Screen"
        Device          "Configured Video Device"
        Monitor         "Configured Monitor"
        Defaultdepth    24
        SubSection "Display"
        Depth   24
                Modes           "1280x800@60"   "1280x720@60"   "1280x768@60"   "800x600@60"    "800x600@56"
        EndSubSection
EndSection


Logo mais poste os resultados, dizendo se foi ou não bem sucessido.

Show cara, copiei no "muke" , dei CTRL+ALT+BACKSPACE pra reiniciar o X  e funcionou no meu note CCE J-38A... só falta eu conseguir habilitar os desktops efects já que a placa é sis :(, mas ainda não perdi a esperança, nesse ubuntu 8.10 funcionou a placa wireless!

Valeu

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #590 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:20 »
Pensei assim, deixa o HD de 40 Limpo, sem nenhum sistema, depois eu faço um limpa no BackUp do HD de 160 até reduzir ao minimo e ao mesmo tempo deixa o maximo desse minimo que eu preciso, e então passar tudo para o de 40GB usando o Ubuntu em LiveCD, dai eu passo o IDE pra secundário, o SATA pra primário, e instalo da seguinte maneira:

Ubuntu: 15GB
Mandriva: 10GB
Windows: 45GB
Restante: Armazenamento de dados para os sistemas.

pode ser que resolva certo?

Queria aproveitar o tópico para saber a opinião de vocês sobre como posso particionar meu HD.

Estou no live cd do 8.10 e estou querendo um particionamento da seguinte maneira:

1 - Ubuntu 8.10
2 - Diretório home
3 - Swap

Somente isso (não tenho ruindows).

Tenho 160Gb de HD e 2Gb de RAM. Qual o melhor particionamento ? Teria como instalar o 8.10 mantendo o /home do meu 8.04 atual ? Quando eu instalei o 8.04, fiz a instalação automática, sem particionar e agora quero mudar, principalmente para deixar uma particão exclusivamente para a /home.
Usuário GNU/Linux #478164

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #591 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:36 »
A mudança na aparencia do Gnome e tao eminente quanta a do KDE?

vc quis dizer evidente?
a resposta é não. as mudanças foram, como sempre, suáveis e servirá alguns dias de uso para perceber.

eu também notei um melhor uso da cpu por parte do flash e do vídeo chat  do skype. a bateria deve durar mais pois nao é necessário nem mesmo escalar a freqüência da cpu no máximo como antes para ver um vídeo no youtube. porem o xorg parece ta comendo mais memória, no entanto 8,10 não é tão pesado como dizem. se vc substituir alguns programas (firefox,pidgin, compiz) dá pra usar tranqüilo com 500MB de ram. quem tem menos q isso tem q recorrer ao xubuntu ou outras distros, mas é perfeitamente aceitável já q com menos de 500MB vc vai ter as mesmas dificuldades para rodar win xp, vista, macOS e não vai ter os mesmos recursos do ambiente gnome. lembrando q o sistema ocupa uns 200MB, mas quando vc abre alguns programas estes ocupam facilmente uns 300MB
; Linux is almost there!

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #592 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:58 »
no proprio particionador do ubuntu! ele você seleciona a sua partição \home. e bota como ext3 e como \home, ai tem lá escrito deseja formatar essa partição! ai tu coloa não.

vc não perde a sua pasta home. caso ela esteja particionada já agora se não estiver particionada. acho que você vai ter que formatar ela essa primeira vez. depois não rpecisa mais!
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline marioitalo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #593 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:13 »

Tenho 160Gb de HD e 2Gb de RAM. Qual o melhor particionamento ? Teria como instalar o 8.10 mantendo o /home do meu 8.04 atual ? Quando eu instalei o 8.04, fiz a instalação automática, sem particionar e agora quero mudar, principalmente para deixar uma particão exclusivamente para a /home.

Se houver bastante espaço no HD você pode redimensionar a partição atual, abrindo espaço livre e, nesse espaço, criar uma nova partição que seria a sua nova home. Depois de criada e formatada a nova partição, copiar o conteúdo de sua pasta /home atual para lá (tenha consciência que esse procedimento é arriscado e pode ocasionar perda de dados). Você tendo uma partição home separada, como disse o colega brottor, pode indicar no instalador do Ubuntu que quer utilizá-la como sua home, porém SEM formatá-la.

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #594 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:14 »
no proprio particionador do ubuntu! ele você seleciona a sua partição \home. e bota como ext3 e como \home, ai tem lá escrito deseja formatar essa partição! ai tu coloa não.

vc não perde a sua pasta home. caso ela esteja particionada já agora se não estiver particionada. acho que você vai ter que formatar ela essa primeira vez. depois não rpecisa mais!

Como eu disse, meu HD não está particionado. Será que eu terei que criar um /home do zero e colocar meus arquivos depois e só numa próxima versão do Ubuntu é que eu consigo manter minha pasta home sem precisar fazer backup ?

Também gostaria de uma opinião quanto a composição de espaço do HD. Como eu disse, meu HD é de 160Gb e tenho 2 Gb de RAM. Como faço a divisão ?

sda1 - / - ext3 - ?Gb
sda2 - /home - ext3 - ?Gb
sda3 - swap - swap - ?Gb

É isso que estou querendo saber. Se a distribuição está certa e quanto de Gb em cada partição.
Usuário GNU/Linux #478164

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #595 Online: 01 de Novembro de 2008, 12:14 »
@Léo Pinto

Com 2GB de RAM você não precisa de swap ... ;)

Danpos.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #596 Online: 01 de Novembro de 2008, 12:45 »
@Léo Pinto

Com 2GB de RAM você não precisa de swap ... ;)

Danpos.

Ele ainda pode precisar sim!

Se for suar o Hibernar, ele vai usar a Swap! E mesmo assim, se ficar ligado mais de um dia direto, ele vai usar Swap também. Mesmo que tenha muita memória o  melhor é criar uma partição de Swap. Evita dar erros e travamentos em aplicações que fazem uso da Swap mesmo com muita memória sobrando. Com HDs tão grande hoje em dia, não faz mal deixar pelo menos 512MB de Swap. É mais seguro.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #597 Online: 01 de Novembro de 2008, 12:51 »
Ok, mas e o restante ?

sda1 - / - ext3 - ?Gb
sda2 - /home - ext3 - ?Gb
sda3 - swap - swap - 1Gb

Dá uma idéia aí gente ! Tô querendo instalar o 8.10 ainda hoje. Tô aguardando alguém me dar uma luz com algum exemplo concreto de particionamento.
Usuário GNU/Linux #478164

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #598 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:00 »
Olá,

Para a raiz (/), dificilmente você precisará de mais que 20 G para o ubuntu + programas a serem instalados. Para ocupar 20 gigas você teria que instalar muitos, mas muitos programas mesmo.
Acho que para a swap 1 G está ótimo. É geralmente isso que as pessoas usam: um valor de swap igual a metade da sua RAM.
E quanto à /home aí vai depender do que você quer guardar como documentos...se é só arquivos de textos ou imagens ou áudio ou vídeo. Deu para entender. A /home é vc quem decide o tamanho.

Espero ter ajudado...
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #599 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:04 »
Ok, mas e o restante ?

sda1 - / - ext3 - ?Gb
sda2 - /home - ext3 - ?Gb
sda3 - swap - swap - 1Gb

Dá uma idéia aí gente ! Tô querendo instalar o 8.10 ainda hoje. Tô aguardando alguém me dar uma luz com algum exemplo concreto de particionamento.

para sda1 - / - deixei pelo menos 10Gb
para sda2 - /home - deixe o resto do HD caso instale só o Ubuntu ou então deixe 30Gb
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits