Autor Tópico: Transferência de dados de outro servidor.  (Lida 2059 vezes)

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Transferência de dados de outro servidor.
« Online: 29 de Abril de 2013, 10:31 »
Bom dia à todos.
Atualmente tenho um servidor com o Mandriva instalado. É uma versão bem antiga (2005), com interface gráfica.
Pretendo migrar para o server 12.04, sem interface gráfica. Tenho pesquisado bastante nesse fórum (e outros) mas tenho uma dúvida sobre a melhor forma de transferir os dados do Mandriva para o Ubuntu. Qual a melhor forma (mais segura)?
Vou instalar novos HDs no servidor e preciso copiar os dados dos HDs antigos.
Existe algum risco de danificar os dados montando os HDs antigos no Ubuntu para realizar essa transferência? Existe alguma forma de montar os HDs antigos como real-only.
Os antigos estão formatados como EXT3, os novos HDs serão EXT4.
Sei que pela rede é a forma mais simples, mas quero copiar diretamente de um HD para o outro não apenas pela velocidade mas também para evitar algum erro durante a cópia.
Obrigado

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Transferência de dados de outro servidor.
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2013, 11:06 »
Vamos mover o tópico para uma seção específica de servidores.
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 11:07 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Transferência de dados de outro servidor.
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2013, 11:48 »
Se a sua rede estiver funcionando corretamente, e todas as configurações dos dois servidores estando tudo ok, não vejo motivo para não fazer a cópia pela rede.

São só os dados que você quer, não é isso? Ou vai querer copiar algum arquivo de configuração?

Eu usaria a rede mesmo, apesar de ser mais lenta, você vai ter o servidor em uso atual em funcionamento, vai poder fazer testes com o novo servidor, verifica se está tudo certo e só então desligar o antigo.

Tem mais, remover HDs antigos, de um servidor também antigo, para uma máquina mais nova,  nem sempre é bom. Você está aumentando a chance de dar uma caca....

 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Transferência de dados de outro servidor.
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2013, 13:21 »
Minha sugestão: consiga um HD externo USB com capacidade para todos os seus dados. Conecte à máquina antiga, copie os dados pra ele. Depois é só mover o HD pra máquina nova e fazer a cópia.

Fazendo assim, você terá uma cópia adicional desses dados no HD externo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Transferência de dados de outro servidor.
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2013, 14:11 »
Galactus
Serão apenas os dados, é um servidor bem enxuto. Como adicional terá apenas o SAMBA, SSH e NFS (esse último para poder acessar o compartilhamento do servidor velho, caso opte por essa solução).
Sempre que possível prefiro "pular etapas" (nesse caso os cabos e o switch), por isso pretendo fazer a cópia direta, de HD para HD. Já tive problemas no passado copiando pela rede (com um servidor NT). Como são milhares de arquivos não tenho como fazer uma conferência para saber se os dados foram copiados com 100% de certeza e não quero daqui um ano descobrir que um arquivo foi corrompido.
Pensei na sugestão do zekkerj também, para ter essa cópia no HD externo como "segunda chance", caso algo dê errado.
Vocês acham que "montar" o HD velho no novo pode de alguma forma causar algum dano nele? Esse antigo é EXT3 e vou transferir para um EXT4.
Obrigado,
Edison

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Transferência de dados de outro servidor.
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2013, 14:12 »
complementando: devo ter aproximadamente 1,5 também no servidor velho.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Transferência de dados de outro servidor.
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2013, 14:39 »
Citar
Vocês acham que "montar" o HD velho no novo pode de alguma forma causar algum dano nele? Esse antigo é EXT3 e vou transferir para um EXT4.

Toda operação feita sobre o HD é de risco... o maior risco que vejo é a falta de infra-estrutura (cabos / alimentação) na máquina nova. Considere isso com cuidado.
Quanto ao sistema de arquivos, não há problema nenhum; desde que a máquina consiga ler o sistema de arquivos, vc pode usar na boa.

A transferência via rede também vai funcionar, e não vai apresentar riscos ao sistema de origem (desde que feita corretamente, é claro). Programas como o rsync garantem a integridade da cópia, e ainda transferem apenas os dados diferentes. Mas sempre será mais lenta que a transferência via unidade local.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Transferência de dados de outro servidor.
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2013, 19:36 »
A dica do zekkerj  é muito boa mesmo.

Os HDs do antigo servidor tem a mesma idade do servidor?

Se tiver eu não os colocaria no servidor novo. Você poderia usá-los como backup até eles morrerem.

Putz, só 1.5TB? Faz me rir.....

Eu aqui em casa já estou com 12TB e precisando de mais.  ::)

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Transferência de dados de outro servidor.
« Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2013, 22:11 »
Obrigado pelas dicas, já sei qual caminho seguir. Mas não vai ser com o rsync, ainda não pesquisei a respeito. Sera pela rede mesmo.
Nao é um servidor muito grande, eu sei, é apenas para armazenamento temporário. Ao finalizar o trabalho fazemos o backup em DVD e o apagamos do HD. Os trabalhos são leves e não armazeno nada de videos ou musicas no servidor. Se alguém coloca arquivos desse tipo lá eu apago na hora.

Mais uma coisa, queria a sugestao de vocês.
Comprei um HD de 500 para o sistema e irei instalar outro de 2Tb para os dados.
Vale a pena essa configuraçao? A principio eu achei uma boa, era como eu fazia no NT.
Optei pela versao 12.04 justamente pelo LTS.
Quando acabarem as atualizacoes para essa versao trocarei o HD por um maior (ou até mesmo antes).
Abraços
Edison

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Transferência de dados de outro servidor.
« Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2013, 23:06 »
Citar
Mas não vai ser com o rsync, ainda não pesquisei a respeito. Sera pela rede mesmo.
O rsync funciona pela rede...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Transferência de dados de outro servidor.
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2013, 08:05 »
ops, me expressei mal, será por meio de cópia mesmo, comando cp, pela rede.
O que acham da opção de um HD exclusivo para boot?