Autor Tópico: ubuntu 12.04 vaio vpceg  (Lida 1514 vezes)

Offline brunojdk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
ubuntu 12.04 vaio vpceg
« Online: 02 de Maio de 2012, 01:17 »
tenho um vaio vpceg e não consigo manipular o brilho do lcd no ubuntu 12. 04. alguem conseguiu resolver esse problema?

Offline mlynxr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 vaio vpceg
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2012, 00:12 »
Mesmo problema, procurei em vários fórums, porém sem sucesso.

Offline brunojdk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: ubuntu 12.04 vaio vpceg
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2013, 03:59 »
Bem pessoal,

Há uns 6 meses, desde que instalei o ubuntu 12.04, que venho procurando como "consertar" o bluetooth e o brilho no meu vaio série VPC. Criei este tópico mas não obtive nenhuma resposta. Então, depois de muita luta encontrei a solução. Creio que não seja a melhor de todas, mas quebra um grande galho, sobretudo, por aumentar o tempo de bateria. Quanto menos o brilho, menos o consumo de energia.  ;D

Let's go:

Primeiramente vamos tentar consertar o bluetooth. Pesquisando em fóruns internacionais, encontrei a determinada solução:

Dê o comando: lsmod | grep sony

você irá reparar que aparecerá algo como sony_laptop. Sim, este é um módulo para laptops sony. Mas, ele não está incluso no arquivo /etc/modprobe.d/blacklist.conf, que é um arquivo responsável por carregar alguns módulos específicos. O próximo passo será incluí-lo.

eu uso o editor Vim. troque por outro do seu gosto. Gedit, nano, etc.

# vim /etc/modprobe.d/blacklist.conf
e acrescente blacklist sony_laptop no final do arquivo.

Reboot your computer and it will work. Reinicie e ele estará funcionando diretinho, tanto bluetooh como WIFI. (sim, a minha placa 802.11 também não funcionava quando instalei o 12.04).

Próximo passo. O que mais penei para encontrar:

A solução está no github desse carinha aqui:

https://github.com/ricardodani/sony-vpc-brightness-linux/blob/master/bright.py

Para quem tem um conhecimento básico de como executar scripts, será moleza. I love Python!

Aos que não sabem, copiem todas as linhas e colem em um arquivo, depois salve-o como bright.py

Abra o prompt, navegue até a localização do arquivo que acabou de salvar, e dê o comando sudo chmod +x bright.py

Feito isso, execute-o, da seguinte forma:
Esteja certo de que você está dentro do diretório do mesmo

sudo ./bright.py argv

No lugar de argv, escreva UP, ou DOWN, ou 50, ou MAX, ou MIN. max e min representam, obviamente, o minimo e o maximo do brilho. 50 representa 50%. up = sobe, down = desce. ;)

Done!

Com isso, o brilho mudará perfeitamente. Meu próximo passo, é controlar o brilho pelo FN+F5 e FN+F6. Isso eu já encontrei moleza, entretanto é o de menos.

É isso pessoal. Compartilhem! Já vi muita gente em vários fóruns que não encontraram a solução ainda.

Abraços.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2013, 04:09 por brunojdk »