Autor Tópico: Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado  (Lida 6634 vezes)

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado
« Online: 27 de Junho de 2012, 12:52 »
Boa Tarde a todos  ;D
Tudo bem com vocês gente  ;)

Espero que vocês possam me ajudar quanto a isso,  meu problema é o seguinte: Ontem a noite eu formatei uma maquina e instalei o Ubuntu Server nela do zero, apos isso configurei a placa de rede (ONboard) e fiz as atualizações do ubuntu normalmente, apos fazer as atualizações parti para a instalação do Webmin pois uso ele para administrar o Squid, apos fazer a instalação toda certinha do Webmin sem nenhuma mensagem de erro, tentei acessar ele pela rede já que no meu Ubuntu Server não tem ambiente grafico e ele deu a mensagem do certificado, ou seja ele encontrou a maquina na rede como sempre faz, mas apos dar a mensagem de que o Site não possui certificado valido e eu pedir para prosseguir o mesmo não carrega a tela de Login do Webmin, ele fica lá carregando carregando carregando e não sai dali, a faixa de IP é a mesma tanto das estações quanto a do Servidor, tentei acessar pelo nome da maquina https://ServerEAC:10000 como tambem pelo IP https://192.168.254.224:10000 e em ambos ele chega a tela da falta do Certificado, que é a mensagem do navegador local e depois ele não abre, sou sincero a dizer que não verifiquei nada do IPTABLES mas como a maquina foi toda instalada ontem e com certeza eu não criei nada ainda no IPTABLES eu não cheguei nem a olhar.
Na instalação do Ubuntu eu pedi para ele instalar somente o SAMBA e o SSH Server e mais nada  :-\.
Alguem já passou por esse problema, porque sinceramente estou pensando em formatar a maquina novamente e instalar tudo dinovo pra ver se vai resolver, pois ja tentei acessar de varias maquinas da rede e nenhuma delas consegue acessar o WEbmin mesmo desabilitando o Firewall das estações que eu tentei acessar.
OBS: A unica coisa estranha que eu fiz pra ser sincero foi espetar a SEGUNDa PLACA de REDE e configura la no Ubuntu Server, mas mesmo apos esse erro eu comentei as linhas do arquivo interfaces na placa eth1 e reinciei o Servidor para a Segunda placa ficar sem configuração nenhuma.

Obrigado pela atenção de todos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2012, 13:48 »
Se ele estranha o certificado, é pq vc já conseguiu chegar ao site, então eu descartaria o problema ser de firewall.

Dê mais detalhes, tipo, vc diz que não abre; mas não abre como? Fica tentanto eternamente e não diz nada, ou diz "concluído", com a tela em branco, ou dá alguma mensagem de erro --- e se der, é essencial que você a inclua no seu pedido de ajuda ---, enfim, alguma pista a mais pra gente poder te ajudar?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2012, 21:14 »
Boa Noite Gente.
Tudo bem com vocês!
Na agonia eu acabei formatando a maquina e adivinhem só, rssss, não resolveu nada  ???.
Vou anexar a imagem de erro que ele da depois de carregar por pelo menos uns 10 minutos.

------------ Editado: imagem maior do que 40 Kb ------------
http://img822.imageshack.us/img822/9995/errowebmin.png
------------ Editado: imagem maior do que 40 Kb ------------

Agradeço por qualquer ajuda possivel.
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 15:21 por irtigor »

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2012, 12:41 »
Boa tarde Galera, tudo bem com vcs.
Obrigado pela disposição em ajudar Zerkej.

Vamos la:
A imagem é essa acima que esta acontecendo, ele carrega e não chega a canto algum apos algum tempo, vou tentar detalhar o maximo possível meu Servidor para vê se vocês conseguem me ajudar.

1º - A instalação do Ubuntu eu não sei se tem alguma coisa haver mais como sou iniciante no Linux estou aberto a criticas pois eu particionei meu HD assim:
1 - 80 GB  /     ext4
2 - 5 GB   SWAP
3 - 5 GB    /VAR
4 - 5 GB   /BOOT
5 - 50 GB    /HOME
6 - O restante  esta sendo usado como  FAT32 onde eu usei o CD do Ubuntu Desktop e rodei um ambiente gráfico dele e o criei pelo Gparted lá.

2º O que eu percebi ontem, as estações pingam normalmente no Servidor e o Servidor também Pinga tranquilamente em qualquer maquina da rede, agora eu não acesso nem mesmo a primeira tela do WEbmin, a de certificado, se eu tentar acessar o Webmin pelo caminho http://Servereac:10000 , agora,  se eu colocar https://192.168.254.109:10000 que é o IP, ele encontra e acontece o problema que eu citei no incio do Tópico.

Apos formatar novamente ontem a noite eu não instalei o Bind nem MYSQL nem nada, marquei apenas o DESKTOP USB e o Servido SSH e foi só isso, já fiz um upgrade no Servidor com o comando sudo apt-get upgrade e ele baixou e atualizou tudo certinho sem erros .

Como não tenho como testar localmente o Webmin eu estou pensando em colocar o CD do Ubuntu desktop na maquina e abrir ele lá, e acessar o navegador e ver se o danado do WEbmin abre localmente, eu já desinstalei e instalei o Webmin todinho umas 10 x e fiz tudo conforme orientação desse site dele, http://www.webmin.com/deb.html

Gente em todas as instalações que eu fiz no WEbmin nessa maquina ele instalou de primeira, não deu nenhuma mensagem, nenhuma de erro, inclusive citando que para acessar devia utilizar o endereço http://SErverEAC:10000 na rede, mas como citei acima, ele só encontra o danado pelo IP, e não pelo nome da maquina.
O que eu fiz também ontem a noite foi desinstalar tudo e instalar separado conforme orientação do site acima com o comando:

apt-get install perl libnet-SSLeay-perl openssl libauthen-pam-perl libpam-runtime libio-pty-perl apt-show-versions python

mas tambem não deu certo.

Eu instalei também ontem a noite o BIND9 mas não configurei acredito que não interfira.
Outra coisa o IP esta automático pois não cheguei a configurar nada manualmente no arquivo INTERFACES pois antes de formatar eu fiz todo o processo manual de configuração das placas de rede e também não deu certo.

Gente espero que com isso vocês consigam me ajudar pois já estou de cabelo em pé com esse erro, e não sei mais o que fazer se  a questão do CD do Ubuntu desktop não der certo.

Obrigado pela atenção de todos.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2012, 15:06 »
Citar
se eu tentar acessar o Webmin pelo caminho http://Servereac:10000 , agora,  se eu colocar https://192.168.254.109:10000 que é o IP, ele encontra e acontece o problema que eu citei no incio do Tópico.

DNS... você lembrou de definir esse nome "servereac" no seu DNS, ou pelo menos adiconá-lo ao arquivo HOSTS da sua estação de trabalho?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2012, 15:17 »
Pelo o que eu vi, no 12.04, o hosts é ignorado: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/network-manager/+bug/993298

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2012, 19:52 »
Boa Noite Gente.
Não zekkerj, eu não defini lá, vou fazer agora e ver no que dá, jaja posto o resultado.

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2012, 20:49 »
Boa Noite gente, ao ver a questão do nosso amigo Zerkej eu pensei numa doidera aqui mas, no escuro e do jeito que eu estou rsss, acredito ter encontrado o problema, agora a solução  ???, so vocês aqui mesmo para me ajudar, o q eu fiz, peguei e alterei na estação o gateway e o DNS para o do Ubuntu Server, então no Gateway eu deixei o numero do IP do Ubuntu Server e no DNS tambem setei o numero do IP do Ubunte ele abriu, bem lento, mas abriu rsss.
Agora pergunto o que fazer...

Hoje tenho nessa rede um Ruindows Server 2008 rodando, cheio de virus deixado pelo outro tecnico, mas rodando, tenho um Roteador e um Modem, o Modem esta discando e passando para o Roteador que esta distribuido o sinal da Wireless, pelo que vi, la no Windows Server o Servidor dhcp esta ativado, mas não acredito que seja ele, então assim fico  :-\, o que fazer agora, alguem poderia me dar uma luz agora que estou com esse resultado...
Obrigado pela ajuda de todos.

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2012, 23:38 »
bom gente estou em um impasse, depois de setar na estaçao o gateway e o dns do ubuntu ele acessou parcialmente, mas depois parou novamente, olhando as partiçoes q eu criei eu fui mexer na partiçao /var que eu criei na instalaçao do ubuntu e vi que tinha uma pasta webmin la, e tetando acessar a mesma como usuario root ele deu acesso npermitido, rsss, achei estranho entao eu dei um chmod 777 na pasta e ai por um tempo eu acessei novamente o webmin rsss, estou achando que tambem possa ser permissao de pasta, talvez por ter criado uma partiçao /var separado.
estou pensando em formatar novamente esse servidor e deixar ele criar automaticamente essas partiçoes pois foi a instalaçao  que sempre usei e nunca tive qualquer problema com o webmim.
se alguem tiver alguma ideia para resolver esse problema ate amanha a noite eu agradeço pois senao vouu formatar esse servir novamente sem pena rssss.
Obrigado a todos pela atençao.

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Bloqueio Webmin apos tela de Certificado no navegado
« Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2012, 12:54 »
Bom Pessoal, apos exaustivas tentativas e diferentes tipos de instalações eu Consegui  ;D, mas o problema não estava na instalação em nenhuma das tentativas, eu percebi que ao pingar de uma estação as vezes ele dava falha, a cada 5 tentativas de ping ele dava uma perda, e em uma delas, muitas vezes não falhava em  nenhuma,  ???, e como eu baixava os programas normalmente no Servidor não aparentava se ter motivos para o WEbmin não abrir por causa desses pings, mas o problema era o bendito CABO de REDE, affffff  :-\, perdi uma semana inteira muendo com esse negocio, quase arranco os cabelos e o problema estava no CABO de rede,  ::), essa foi pra aprender mesmo, Cripei a ponta do cabo novamente e tudo funcionou blzinha.
Mas deixando de lado os problemas, muito obrigado a todos pelas dicas, irei continuar a instalação dos outros serviços do Servidor e qualquer duvida estarei postando ate+ gente  ;), e muito obrigado.