Autor Tópico: Problema Hd e Compartilhamento Samba  (Lida 2865 vezes)

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Problema Hd e Compartilhamento Samba
« Online: 03 de Outubro de 2011, 08:36 »
Bom Dia a Todos.

Me desculpem se o topico for repetido mais é que procurando na Biblia da Interner (GOOGLE) rsss, nao achei nada.
Vamos lá, a bronca e a seguinte:

Instalei em um pc o Ubuntu Desktop 11.04 do Zero formatando o hd todo, instalei o Webmin e o compartilhamento Samba  até ai tudo tranquilo, só que a bronca acontece assim, tenho 2 Hd´s um que esta particionado com o Compartilhamento Samba funcionando nele que é uma blz e tenho outro de 1TB que instalei ontem depois de ja tere instalado o Ubuntu esse segundo HD se os usuarios tentarem acessar ele no Compartilhamento comigo logado ou mesmo apos ja ter aberto o HD 1 vez apos ligado ele funciona, mas se por exemplo: se a Energia cair e eu nao me logar uma unica vez e abrir o HD, o Compartilhamento diz que nao é possivel acessar, como sou leigo em Linux ainda vim pedir a Ajuda de Vcs.
Vou passar abaixo o meu compartilhamento para ver se tem coisa errada.

[global]
   log file = /var/log/samba/log.%m
   passwd chat = *Enter\snew\s*\spassword:* %n\n *Retype\snew
        security = server
\s*\spassword:* %n\n *password\supdated\ssuccessfully* .
   obey pam restrictions = Yes
   null passwords = yes
   map to guest = Bad User
   encrypt passwords = yes
   passwd program = /usr/bin/passwd %u
   dns proxy = No
   netbios name = SERVER
   writeable = yes
   server string = %h server (Samba, Ubuntu)
   password server = vdecor2011*/
   path = /windows
   unix password sync = yes
   workgroup = VDECOR
   os level = 20
   comment = Particao Windows
   syslog = 0
   security = share
   create mode = 775
   usershare allow guests = Yes
   panic action = /usr/share/samba/panic-action %d
   max log size = 1000
   pam password change = Yes
   directory mode = 775

[printers]
   comment = All Printers
   path = /var/spool/samba
   create mask = 0700
   printable = Yes
   browseable = No

[print$]
   comment = Printer Drivers
   path = /var/lib/samba/printers



[Projetos]
   wide links = no
   path = /windows/Projetos
   write list = vdecoradm,root,Convidado
   force directory mode = 777
   revalidate = yes
   force create mode = 777
   comment = Projetos Vdecor
   valid users = vdecoradm,root,Convidado
   create mode = 777
   public = yes
   user = vdecoradm,root,Convidado
   directory mode = 777



[Vdecor_Manaira]
   path = /media/Vdecor
   write list = vdecoradm,root,Convidado
   force directory mode = 777
   force create mode = 777
   comment = Projetos Vdecor
   valid users = vdecoradm,root,Convidado
   create mode = 777
   user = vdecoradm,root,Convidado
   public = yes
   directory mode = 777

como citei acima se eu já tiver aberto o Hd uma unica vez tudo funciona que e uma blz, mais se nao tiver, essa partição nao funciona nem com reza braba, gente espero pela ajuda de vocês e muito Obrigado pela atenção.

 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema Hd e Compartilhamento Samba
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2011, 15:26 »
Citar
Instalei em um pc o Ubuntu Desktop 11.04 do Zero formatando o hd todo, instalei o Webmin e o compartilhamento Samba  até ai tudo tranquilo, só que a bronca acontece assim, tenho 2 Hd´s um que esta particionado com o Compartilhamento Samba funcionando nele que é uma blz e tenho outro de 1TB que instalei ontem depois de ja tere instalado o Ubuntu esse segundo HD se os usuarios tentarem acessar ele no Compartilhamento comigo logado ou mesmo apos ja ter aberto o HD 1 vez apos ligado ele funciona, mas se por exemplo: se a Energia cair e eu nao me logar uma unica vez e abrir o HD, o Compartilhamento diz que nao é possivel acessar, como sou leigo em Linux ainda vim pedir a Ajuda de Vcs.

Provavelmente esse HD está sendo montado no seu login, e não no boot do sistema. A solução então é simples, vc pode usar o "Gerenciador de Armazenamento" pra colocar esse HD pra ser montado no boot.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Problema Hd e Compartilhamento Samba
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2011, 09:08 »
Bom Dia Cara, tudo bem  ;D

Usei o aplicativo que você me citou usando ate um tutorial contido neste site: http://mudandoparaolinux.blogspot.com/2010/01/montar-particoes-ntfs-automaticamente.html
e mesmo marcando la a opção la para montar no BOOT o Segundo HD ainda nao monta no boot, essa ferramenta só serve para Partição NTFS ou serve para tudo, porque minha partição la ta como FAT entao nao sei mais rss, abaixo tem um link da imagem de como marquei para montar o HD no BOOT

http://imageshack.us/photo/my-images/847/storagedevicemanager.png/

Outra coisa alguem sabe como faço para me conectar ao Ubuntu de um terminal usando o VNC Cliente sem que o usuario do Ubuntu esteja logado, porque eu ate instalei o VNCServer no ubuntu configurei o VINO para receber as conexoes mais eu so consigo me conectar a maquina Ubuntu se a seção do usuario ja estiver aberta, se ele estiver na tela de Login ao tentar conectar da Conexao Recusada, (unable to connect to host: Connection refused 10061)
Atualmente esses sao meus dois ultimos problemas para terminar esse Servidor, se voces puderem me ajudar eu agradeço muito gente e prometo nao pertubar voces nem tao cedo  ::) rsss.
Obrigado pela atenção de todos.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2011, 09:12 por thiagoduarteoliveira »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema Hd e Compartilhamento Samba
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2011, 11:59 »
Bom Dia Cara, tudo bem  ;D

Usei o aplicativo que você me citou usando ate um tutorial contido neste site: http://mudandoparaolinux.blogspot.com/2010/01/montar-particoes-ntfs-automaticamente.html
e mesmo marcando la a opção la para montar no BOOT o Segundo HD ainda nao monta no boot, essa ferramenta só serve para Partição NTFS ou serve para tudo, porque minha partição la ta como FAT entao nao sei mais rss, abaixo tem um link da imagem de como marquei para montar o HD no BOOT

http://imageshack.us/photo/my-images/847/storagedevicemanager.png/
Até onde eu sei, o Gerenciador de Armazenamento não faz distinção sobre o tipo de partição a ser montada. Se está marcado pra montar no boot, ele vai montar no boot. Agora, com que parâmetros está sendo montado? Essa pode ser a diferença.

Citar
Outra coisa alguem sabe como faço para me conectar ao Ubuntu de um terminal usando o VNC Cliente sem que o usuario do Ubuntu esteja logado, porque eu ate instalei o VNCServer no ubuntu configurei o VINO para receber as conexoes mais eu so consigo me conectar a maquina Ubuntu se a seção do usuario ja estiver aberta, se ele estiver na tela de Login ao tentar conectar da Conexao Recusada, (unable to connect to host: Connection refused 10061)
Atualmente esses sao meus dois ultimos problemas para terminar esse Servidor, se voces puderem me ajudar eu agradeço muito gente e prometo nao pertubar voces nem tao cedo  ::) rsss.
Obrigado pela atenção de todos.
Antigamente era assim mesmo que se conectava ao Linux via VNC --- sem depender do usuário logado. Tanto as pessoas pediram pra "fazer igual ao windows" que hoje em dia não se consegue mais fazer "do jeito Unix". :-\

Pra você conseguir conectar via VNC ao Linux sem estar logado na máquina, vc tem que ter o VNC rodando como serviço em sua máquina. Mas talvez fosse melhor você abrir um tópico específico pra esse problema, pra facilitar que alguém que esteja mais acostumado com isso que eu --- eu não uso o VNC, uso sempre o FreeNX --- possa ver seu novo tópico e vir com uma resposta mais rápida.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D