Autor Tópico: Como abrir tela gráfica da área de trabalho por comando no 11.04?  (Lida 3973 vezes)

Offline kentk135

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Olá,

Há alguns dias minha placa mãe apresenta dificuldades para montar e rotular meus dispositivos USB (modem 3G e leitor de cartões). Devido a isso minha tela gráfica de login do Ubuntu 11.04 não aparece mais. Consegui resolver isso por um dia ao reiniciar o sistema com um pendrive no leitor, mas não resolve mais.

Gostaria de saber como montar USB e/ou abrir a tela gráfica da área de trabalho por linha de comando.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Como abrir tela gráfica da área de trabalho por comando no 11.04?
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2011, 00:09 »
De co comando

$startx

Se estiver tudo normal, a interface gráfica vai subir, se não irá aparece o erro.

No caso da USB pode tentar isso

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/montar-pen-drive. resposta[6]

ou esse artigo

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Montando-um-pendrive-no-Linux

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como abrir tela gráfica da área de trabalho por comando no 11.04?
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2011, 13:43 »
Com o udisks você faz como usuário comum.

Offline kentk135

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Como abrir tela gráfica da área de trabalho por comando no 11.04?
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2011, 21:57 »
Andry,

Obrigado pelos links, mas meu problema não está relacionado a montagem de pendrive, inclusive meu modem 3G, que é USB conecta automaticamente mesmo sem acesso ao sistema gráfico. E, ao que parece, meu problema não é a montagem do leitor de cartões interno, pois ele funciona nas partições Windows XP e 7, o Ubuntu falha não montagem do USB, mas não ignora como fazia antes.
Antes de começar esse problema, na tela aparecia debaixo do logo e barra progressiva um aviso me pedindo para pressionar S para pular a montagem USB ou M para montagem manual. O que aparece agora debaixo do logo e barra progressiva são milhares de caracteres desconfigurados. Se pressiono S o sistema trava em outra tela rosa, só que, desta vez, limpa (detalhe, o modem 3G conecta). Se pressiono M a shell abre assim:
Filesystem check ou mount failed.
A maintenance shell will now be started.
CONTROL-D will terminate this shell and continue booting after re-trying
filesystems. Any further errors will be ignored
root@meunome:~#

Ao pressionar CONTROL-D eu volto à tela desconfigurada. Se digito startx ocorre pânico no sistema, os leds Caps Lock e Scroll Lock do teclado ficam piscando e sistema trava.


irtigor,

Ao digitar udisks a shell abre assim:
(udisks: 941): udisks-WARNING**: Couldn't connect to system bus: Failed to connect to socket /var/run/dbus/system_bus_socket: No such file or directory
root@meunome:~#


Offline kentk135

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Como abrir tela gráfica da área de trabalho por comando no 11.04?
« Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2011, 22:08 »
Resolução parcial

Após várias tentativas consegui carregar a tela gráfica por meio do modo seguro, porém o problema não foi totalmente resolvido:

1 - Em GRUB selecionar "(modo de recuperação)" > Enter >
2 - pressionar "S" >
3 - em Menu de recuperação selecionar "dpkg Reparar pacotes quebrados" >
4 - selecionar "failsafeX Executar em modo gráfico seguro" > Ok >
5 - selecionar "Inicie o Ubuntu em modo de baixa definição apenas para uma sessão." > Ok
Pronto.

Obs.: O passo 3 não precisa ser realizado nas próximas inicializações.

Contudo, mesmo em modo gráfico seguro, o menu Aplicativos trava após alguns acessos com o mouse, e seu ponteiro costuma ficar invisível em todas as navegações e cliques. Neste caso funciona melhor usando teclas de atalho. Mas ele reconhece e monta USB, reconhece todos os hardwares, inclusive minha mesa digitalizadora, e a tela não perde resolução, que no meu caso é 1440x900, 19".