Autor Tópico: Após instalação dualboot partição desapareceu!  (Lida 1960 vezes)

Offline Crazy Cat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Após instalação dualboot partição desapareceu!
« Online: 04 de Dezembro de 2014, 18:56 »
Sei que é complicado, então vamos lá, vou tentar explicar direitinho.
Tenho um HD sata de 1 tera, dividido com uma partição de 100 gigas NTFS com o windows xp instalado; uma partição de 270 gigas para /home; uma de 20 gigas para o sistema Ubuntu 14.04 lts 64 bits, uma partição de 3 gigas para swap (salvo engano estas todas fazem parte de uma partição extendida... e tenho ainda uma partição ext4 de 600 gigas que eu só monto na hora de jogar dentro dela "arquivos mortos", são arquivos que são uteis para mim, mas que não são muito utilizados... tipo imagens ISO de programas entre outros, que somam mais de 400 mil arquivos.
.
Problema
O Windows xp estava demorando quase 5 minutos para boot, daí resolvi formatar a partição ntfs e reinstalar o Windows, procedimento que já fiz outras vezes, e como sempre lá se vai o grub. Daí usando o método UUID, recupero o grub, só desta desta vez ao tentar recuperar o grub de um erro dizendo que não foi possível (talvez pelo fato de ser a primeira vez que usava uma distro 64 bits)... daí quando sai do LiveCD e voltei ao Windows, ele carregou normalmente (sem aparecer a tela do grub, claro pois não foi atualizado)... então reiniciei o pc com o LiveCD novamente, para tentar de novo, e para minha supresa, a partição de 600 gigas havia desaparecido! Estão lá a do windows, estão a do sistema, a home e o swap, mas a de "backup" aparece como "espaço não alocado"!!!
Verifiquei com o Gparted (sem mexer em nada, apenas para ver as partições, e o mesmo resultado)... verifiquei com o utilitário de unidades e dá no mesmo... ele acha as partições, mas a de 600 ele indica não alocado ou espaço livre. ???
Então baixei no windows xp o Testdisk, e rodei de acordo com alguns tutoriais, que deveria recuperar a partição perdida (infelizmente não achei nenhum tutorial explicando como recuperar uma partição ext4, mas apenas partições NTFS)... e chega em um momento que acontece algo diferente dos tutoriais... ele salva um log, mas não sei onde publicar para pedir ajuda. Eu gostaria muito de ter acesso aos meus arquivos novamente, pois não quero ter que ficar baixando tudo, já que alguns links nem estão mais disponíveis e tenho também arquivos que foram produzidos por mim em editores de textos, etc...
Alguém tem uma dica de como proceder?

Offline Crazy Cat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Após instalação dualboot partição desapareceu!
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2014, 06:10 »
xi, agora fiquei na dúvida se esta partição estava em ext4 ou se era em ntfs ??? Mas eu acho que era ext4 mesmo... vou rodar o Hirens e ver se dá algum resultado.