Autor Tópico: ATi 9600pro  (Lida 4091 vezes)

Offline fasfa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
ATi 9600pro
« Online: 17 de Maio de 2007, 14:57 »
Antes de mais, peço desculpa se isto var ser mais um tópico do mesmo, mas eu fiz umas pesquisas e não encontrei nada que ajudasse o meu problema.

Agora sim, boas tardes, eu sou um novato no linux, ou seja não entendo quase nada (ate entendo qualquer coisa, pelos menos das vezes que instalei e desistalei o linux ubuntu 7.04, mas isso falo mais a frente), mas quero entender.

No meu pc eu fiz um dual boot com o vista e o linux Ubuntu 7.04, mas ando com uns problemas que não consigo resolver e devido a soluções meias manhosas (ou então não sabendo usa-las bem), já tive de re-instalar o linux umas 7 vezes (tirando as outras duas por causa do som). Devem estar a pensar, este gajo é mesmo fraquinho e ve-se bem que vem da microsoft, admito que sim, mas ficar sem imagem no pc e estar num mundo totalmente novo coloca um pouco de "medo".

Falando do que realmente me tem dado a volta a cabeça,  os drivers ATi, pelo menos penso eu que seja por causa disso que não consigo ver filmes, bem não é bem não ver se eu mover a janela aparece imagem, mas ao tocar nela desaparece, não sei se me fiz entender! Segundo eu li, e com a ajuda de um rapaz muito simpatico de o forum do site http:\\www.programaslivres.com (no qual tento ajudar) o Pepe, o problema deve estar nos drivers, mas eu não consigo intalar sem fazer besteira, dá sempre erro em alguma coisa. Por isso queria começar do zero, e qual a melhor forma, vir ao centro do conhecimento, pelos menod devem saber muito mais, mas muito mais do que eu.

Eu sei que sou chato e para quem é novato, escrevi muito, mas prometo não vos chatear muito. Agradeço desde já a vossa disponibilidade para ler isto até ao fim e se existir alguem que me possa ajudar e me explicar como se eu fosse um bébé agradecia.

PS: Com esta historia toda, alguem ficou a perceber o meu problema?

Abraço

Offline andre.rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2007, 15:35 »
Seja bem-vindo amigo.

Eu estava tendo um problema parecido com o seu
e resolvi fazendo o seguinte

eu fui em:

Sistema > Administração > Gerenciador de Drivers Restritos

só isso!
achei muito bom o ubuntu 7.04 por este motivo
ele ja vem com os drivers das placas ATI

e eu tenho uma Radeon 9600xt
quase igual a sua

espero ter ajudado
Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]


Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2007, 15:46 »
Fasfa,
Assim como o André, eu também instalei o driver da minha placa (X800XT) pelo "Gerenciador de Drivers Restritos".
O desempenho, tanto em games como na reprodução de filmes está satisfatório.
Abraços...
Imigrante

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2007, 15:50 »
Parece ser tranquilo usando o Feisty. Eu ainda não instalei ele no meu PC devido à Placa de Video, que é idêntica a sua, e funciona super bem no Dapper.

Mas caso você de muito azar e não consiga como te falaram, tente ler isto aqui:

http://www.guiadohardware.net/guias/07/index4.php
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline andre.rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2007, 15:57 »
é uma pena que no Kubuntu nao tenha essa opção  :'(

era uma mão na roda

acho que vou ter que seguir a dica do nosso amigo clcampos
Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]


Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2007, 16:27 »
Se vc. não conseguir instalar em "Sistema -> Administração -> Gerenciador de drivers restritos", há outra opção. Trata-se do Envy, que pode ser obtido em pacote .deb no site do autor (http://www.albertomilone.com/nvidia_scripts1.html).

Agora ele roda em modo gráfico, bastando entrar  no terminal com o comando "envy" (ele vai dar uma mensagem de parâmetro para usar graficamente; eu "acho" que é "envy gui").

Esclareço que eu usei o Envy (em modo gráfico, sem nenhum problema) porque o "Gerenciador de drivers restritos" não instala o "nVidia Settings", e se vc. quiser instala-lo pelo Synaptic o apt marcará para remoção o "nvidia-glx" (o próprio driver).

Finalmente, para verificar a instalação do driver, reinicie o X (ctrl + alt + backspace) ou o Sistema após a instalação e teste no terminal com o comando "glxinfo | grep rendering", cuja resposta deve ser "direct rendering: Yes".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline fasfa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2007, 21:59 »
Boas noites pessoal. Obrigada pela vossa ajuda, afinal era uma coisa simples, bastou ir como disseram a sistema>administração>gestor de controladores restritos e já tenho video....

Agora acontece outro problema, que quando não tinha os drivers instalados não acontecia. Quando tentei ir ligar os efeitos do ambiente de trabalho aparece uma janela a dizer:

A extensão Composite não está disponível

Que posso fazer? Eu estava interessado em ligar isto, pois eu ja experimentei e gostei. Mas ouve uma vez que ai pela net um tal de berly (n sei se é assim q se escreve) que colocava uns efeitos no linux espectaculares, será isso ainda demais para um novato no linux?

Obrigado pela vossa ajuda mais uma vez

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2007, 22:08 »
Como eu disse acima, tenta instalar pelo Envy que ele deve configurar corretamente o seu "xorg.conf".

Se não quiser tentar o Envy, procure pelos tutoriais de instalação do Beryl (tem alguns aqui mesmo) e veja como habilitar  o composite editando o "xorg.conf".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline fasfa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2007, 22:25 »
Como eu disse acima, tenta instalar pelo Envy que ele deve configurar corretamente o seu "xorg.conf".

Se não quiser tentar o Envy, procure pelos tutoriais de instalação do Beryl (tem alguns aqui mesmo) e veja como habilitar  o composite editando o "xorg.conf".

MAs o Envy não é para nvidia? Eu tenho ati...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2007, 23:32 »
Como eu disse acima, tenta instalar pelo Envy que ele deve configurar corretamente o seu "xorg.conf".

Se não quiser tentar o Envy, procure pelos tutoriais de instalação do Beryl (tem alguns aqui mesmo) e veja como habilitar  o composite editando o "xorg.conf".

MAs o Envy não é para nvidia? Eu tenho ati...

Pelo que li hj não é mais só para nvidia.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline fasfa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2007, 08:28 »
Bem pessoal, pelo menos o problemas do video (como já disse) está resolvido, agora vem secalhar o pior os feitos, mas nada como experimentar.

Se não se importarem eu vou continuar a chatear-vos...

Um abraço e obrigado a todos

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #11 Online: 18 de Maio de 2007, 09:25 »
Amigo clcampos, vc. anda respondendo para vc. mesmo ... :D

Já até deletei a outra mensagem pinduvoz. Aconteceu em mais de um tópico isto. Ontem quando cliquei em responder a várias perguntas minha rede wireless (que uso em casa) foi diminuindo de performace até perder todas as configurações e todas as páginas deram erro, e com isto imaginei que a resposta não tinha ido... Pelo visto imaginei muito errado... Estou visitando os tópicos duplicados e deletando, obrigado....
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #12 Online: 18 de Maio de 2007, 09:26 »
Bem pessoal, pelo menos o problemas do video (como já disse) está resolvido, agora vem secalhar o pior os feitos, mas nada como experimentar.

Se não se importarem eu vou continuar a chatear-vos...

Um abraço e obrigado a todos

Aqui todos nós chateamos uns aos outros. E estamos todos aqui para isso, precisando é só mandar a dúvida.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline andre.rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
Re: ATi 9600pro
« Resposta #13 Online: 18 de Maio de 2007, 17:25 »
bom
se quiser instalar os drivers do fabricante
recomendo voce usar esse tutorial

http://dfthiagodf.wordpress.com/2006/10/27/instalando-driver-ati-no-ubuntu-edgy/

só vale apena lembrar que voce esta usando o Ubuntu Feisty

entao no passo 4 do tutorial
voce tem que mudar o comando:
bash ati-driver-installer-8.35.5-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/edgy
para:
bash ati-driver-installer-8.35.5-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/feisty

o restante é normal :)
Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]