Autor Tópico: Adicionar tarefa de criptografia no crontab  (Lida 3547 vezes)

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Adicionar tarefa de criptografia no crontab
« Online: 31 de Outubro de 2015, 10:54 »
Ola pessoal, estou precisando adicionar ao contrab uma tarefa no qual eu criptografe diversos arquivos em um diretório no meu /home , preciso criptografar com gpg, gostaria de saber como faço para criar essa entrada no crontab.

Desde já Obrigado.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Adicionar tarefa de criptografia no crontab
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2015, 19:31 »
Não deve mudar (muito) se comparado com o que você digitaria na linha de comando. Mostre o que está tentando.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Adicionar tarefa de criptografia no crontab
« Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2015, 14:24 »
Minha sugestão... coloque essas tarefas em um script, chame o script a partir do crontab.
Assim vc pode controlar melhor o uso das variáveis de ambiente, que é um dos problemas do crontab.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Adicionar tarefa de criptografia no crontab
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2015, 19:47 »
Minha sugestão... coloque essas tarefas em um script, chame o script a partir do crontab.
Assim vc pode controlar melhor o uso das variáveis de ambiente, que é um dos problemas do crontab.

So que não entendo muito de Shell Script, vc teria por acaso um script que faça isso que possa me passar?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Adicionar tarefa de criptografia no crontab
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2015, 20:43 »
A princípio é só pegar os comandos e jogar dentro de um arquivo.
Adicione uma linha "#!/bin/bash" no início desse arquivo, de forma que seja a primeira linha dele.
Dê permissão de execução no arquivo (comando "chmod +x arquivo").

Se vc conseguir executar o arquivo na linha de comandos, já pode tentar colocar a chamada pra ele no crontab.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Adicionar tarefa de criptografia no crontab
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2015, 23:32 »
A princípio é só pegar os comandos e jogar dentro de um arquivo.
Adicione uma linha "#!/bin/bash" no início desse arquivo, de forma que seja a primeira linha dele.
Dê permissão de execução no arquivo (comando "chmod +x arquivo").

Se vc conseguir executar o arquivo na linha de comandos, já pode tentar colocar a chamada pra ele no crontab.

Entendi, mas o problema seria que quando uso o Gpg ele me pede a senha para criptografar qualquer coisa, nesse caso como eu colocaria em um script ja essa senha automáticamente? pois se é para o script rodar automaticamente no crontb terei de alguma maneira ja setar a senha no script, e isso eu não sei como fazer.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Adicionar tarefa de criptografia no crontab
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2015, 03:21 »
Pede qual senha, do root? Se for assim, vc pode tentar proteger o comando com um "sudo", depois colocar no "sudoers" pra não pedir senha.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Adicionar tarefa de criptografia no crontab
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2015, 10:15 »
Pede qual senha, do root? Se for assim, vc pode tentar proteger o comando com um "sudo", depois colocar no "sudoers" pra não pedir senha.

A senha que vai pedir é a senha utilizada para o gpg criptografar os arquivos, ou seja a senha é a chave da cifra

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Adicionar tarefa de criptografia no crontab
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2015, 11:26 »
Veja se há algum parâmetro no GPG que vc pode utilizar pra fornecer essa senha.
Qualquer programa que vc colocar no crontab não pode interagir com o console de forma nenhuma, pois não há um console associado com os processos do cron.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D