Autor Tópico: Drivers no Linux  (Lida 975 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Drivers no Linux
« Online: 20 de Julho de 2013, 16:23 »
Olá!

Gostaria de saber galera, se os drivers que vem embutido no kernel Linux para som, rede e etc (menos o de vídeo claro) são open source ou proprietários?
E se forem open source, queria saber se eles tem a mesma qualidade dos proprietários. Por exemplo, suponha que eu tenha uma placa mãe top das tops, e o chip de som dela é muito, mas muito bom...aí eu instalo o Ubuntu...o driver de som do Linux da conta ou o driver proprietário é melhor?

Tenho essa dúvida porque, como todos sabem, o driver de vídeo Nouveau não chega nem perto do driver da NVIDIA ou AMD, então fiquei pensando se isso também ocorre com os outros dispositivos.

Abs!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Drivers no Linux
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2013, 23:30 »
Essa é uma análise bastante complexa, dada a grande variedade de fabricantes e de hardware disponível no mercado.

O que posso dizer pela minha experiência é que em geral os drivers open source estão no mesmo nível ou num nível muito próximo aos drivers proprietários.

Só tive problemas com alguns poucos drivers wi-fi e com drivers de algumas placas de vídeo. No mais, tudo perfeito.

Agora, certeza mesmo, só testando o sistema em questão para verificar como funciona no pinguim. Uma boa pedida para isso é utilizar uma Live-session (Live-pendrive ou Live-DVD), pois assim dá pra testar o sistema antes de instalá-lo em definitivo no HD.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Drivers no Linux
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2013, 00:13 »
Obrigado Hugo  :D