Autor Tópico: Instalar o ubuntu sem o grub na mbr  (Lida 4549 vezes)

Offline bita51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Instalar o ubuntu sem o grub na mbr
« Online: 28 de Fevereiro de 2007, 11:57 »
Existe alguma forma de instalar o ubuntu normalmente em uma partição ext3 sem alterar a mbr, ou seja, utilizar apenas um disquete com grub ou mesmo o lilo?

Já particionei o hd com swap, e ext3 além dos ntfs que ja existiam e isso ficou imperceptivel aos usuários do XP, gostaria de poder usar o ubuntu instalado porém continuando sem que usuarios xp percebam por isso a minha dúvida.

agradeço a qualquer ajuda!
abraços
Vitor

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Instalar o ubuntu sem o grub na mbr
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:09 »
Tem sim. Na última tela de instalção, Ele pergunta onde instalar o GRUB. E lá tá (hd0). Isso é, no HD principal, partição primária. Apague esse campo e prossiga com a instalação.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline bita51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar o ubuntu sem o grub na mbr
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:36 »
Samuel, obrigado pela ajuda, eu tinha pensado nisso mas acontece que dessa maneira eu não conheço um modo de acessar o ubuntu, será que se eu colocasse fd0 aceitaria o grub no disquete?

abraços
Vitor

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Instalar o ubuntu sem o grub na mbr
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:40 »
Tem sim. Na última tela de instalção, Ele pergunta onde instalar o GRUB. E lá tá (hd0). Isso é, no HD principal, partição primária. Apague esse campo e prossiga com a instalação.
Troque (hd0) pela partição correspondente ao seu Ubuntu. Se o Ubuntu estiver em hda4, coloque (hd0,3); se estiver em hdb2, coloque (hd1,1).

Depois disso, adicione ao menu.lst do GRUB principal (o do mbr) algo do tipo para carregar o GRUB do Ubuntu (assumindo no exemplo que esteja em hda4):

title "Ubuntu"
root(0,3) # NOTA: aqui não lembro se é root(0,3) ou root(hd0,3). Não estou no meu PC no momento.
chainloader +1

Divirta-se!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline bita51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar o ubuntu sem o grub na mbr
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:56 »
Troque (hd0) pela partição correspondente ao seu Ubuntu. Se o Ubuntu estiver em hda4, coloque (hd0,3); se estiver em hdb2, coloque (hd1,1).
Essa parte eu entendi ok.

Depois disso, adicione ao menu.lst do GRUB principal (o do mbr) algo ...
Não entendi essa parte, como assim grub principal do mbr?
Se na etapa da instalação eu colocar (hd0,3), vou ter só um grub que não aparecerá na inicialização do pc correto?

abraço
Vitor

Offline bita51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar o ubuntu sem o grub na mbr (RESOLVIDO)
« Resposta #5 Online: 01 de MAR?O de 2007, 11:50 »
Resolvido, para esconder o grub, mude o local de instalação padrão do grub para (fd0) na última tela de instalação. Não esqueça de deixar um disquete no drive para que tudo seja feito corretamente.

Dessa maneira, sem o disquete, ninguém nem suspeita que tem linux no computador já que a mbr não foi alterada e o boot é automático no XP.

abraços
Vitor

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Instalar o ubuntu sem o grub na mbr
« Resposta #6 Online: 02 de MAR?O de 2007, 00:12 »
Não entendi essa parte, como assim grub principal do mbr?
Se na etapa da instalação eu colocar (hd0,3), vou ter só um grub que não aparecerá na inicialização do pc correto?
Amigo, desculpe-me por eu não ter detalhado o que eu quis dizer. É que aqui no meu computador eu tenho um GRUB (ou LILO, dependendo do caso) instalado em cada partição de cada distro que uso/testo, e também um GRUB no setor de arranque, ou seja, um GRUB "principal", o qual é usado para carregar o Windows e para chamar (por isso o "chainloader +1") o GRUB/LILO de cada distro em sua partição. Pensei que você estivesse numa situação semelhante e entendi mal na hora. Desculpe-me. :(

Mas, sim, a solução do disquete é excelente. Já fiz isso, também. ;)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil