Autor Tópico: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?  (Lida 4797 vezes)

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Online: 28 de MAR?O de 2012, 13:31 »
Pessoal,

Vi esta notícia no Twitter e quero compartilhar com vocês e gostaria de ver alguns comentários de quem usa o Ubuntu há tempos.

Primeiramente, quero deixar BEM claro que uso Ubuntu (tanto em casa quanto no trabalho), indico o Ubuntu as outras pessoas e o acho uma das melhores distribuições Linux. Porém o que vou comentar aqui, não é muito bom “para” e nem “sobre” o Ubuntu…

Hoje pela manhã, li no blog do Joe Brockmeier, um dos escritores da Linux Magazine, uma matéria que me deixou muito preocupado com o “futuro do Ubuntu”. Realmente é algo que eu mesmo ainda não havia percebido. Leia abaixo um trecho do que ele escreveu:

Eu fui baixar para testar o último lançamento do Ubuntu (agora em versão beta), e decidi que seria interessante ler as notas de lançamento da versão, para ver o que há de novo.
Na área “novas funcionalidades”, avistei esta linha: “Beta-1 inclui o kernel do Ubuntu 3.2.0-17.27, que é baseado na versão 3.2.6  do kernel upstream estável. “O Kernel do Ubuntu? Dá um tempo, pessoal.
Para que você não se pergunte se esta foi uma nomeação intencional, parece que a Canonical está deliberadamente evitando usar a palavra Linux. As notas de lançamento foram escritas por Kate Stewart (gerente de lançamento da Canonical). Se você ler o resto das notas da versão, traz apenas uma menção de “Linux.”

Fonte: Blog Seja Livre - http://sejalivre.org/sera-que-o-ubuntu-abandonou-o-linux/
gustavopaulinno

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2012, 14:50 »
Pelo que eu saiba:

I) Ubuntu sempre foi, é e será sempre gratuito a sua utilização em desktops e servidores.
II) Qualquer pessoa pode fazer alterações e redistribuir gratuitamente, desde que citado os autores da versão base.
III) Cobrar por serviços prestados a partir do Ubuntu, não vejo problema nenhum. Aliás é uma das principais formas de angariar recursos (além das doações) para manter a Empresa (É! A Canonical É uma empresa e, como tal, necessita de dinheiro para pagar as contas...!)
IV) As alterações tomadas pela Canonical em relação ao Unity está diretamente relacionada com a intenção de popularizar o Ubuntu não apenas nos desktops mas, também, em aparelhos portáteis (celulares, tablets e etc...), assim como também invadir uma nova fatia do mercado: as aparelhos TV digital (LCD e LED).

Quanto a não ser mais Linux, não tem a mínima lógica isso...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #2 Online: 28 de MAR?O de 2012, 15:11 »
Quando se fala em Linux, o que vem a mente da maioria das pessoas é "SO para empresas, usuários avançados, hackers...". Por esse motivo, na minha opinião, é certo não sair dizendo que é Linux.
Enquanto ao kernel, eles não escondem "que é baseado na versão 3.2.6  do kernel upstream estável". Como eles fazem modificações e distribuem o resultado, não vejo mal em nomear como "kernel do Ubuntu".

Bom, minha opinião pode ser ignorada, mas como usuário comum, prefiro um SO simples, fácil de usar, estável e seguro, além de uma interface moderna e tal. Faz um pouco mais de 1 ano que experimentei pela primeira vez o Ubuntu, durante 2 meses também outras conhecidas e no final cheguei a conclusão: voltar para o Ubuntu, pois é mais simples e me da mais segurança em usar, além de ter uma empresa por trás.
Penso que o Ubuntu é, simplesmente, um SO baseado em Linux que foi se adaptando ao usuário(comum), e não como outros tantos dos quais são usuários é que tem que se adaptar(isto é, fazer um curso ou ler sobre, para fazer coisas simples) ao SO.

A galera que usa Linux em sua maioria não quer largar as "facilidades(para avançados é claro), praticidades e a liberdade". São coisas que não interessam aos usuários finais. Ok, o Windows só tem 1 interface, quantos deixam de usar por isso?; o Windows é pouco customizável e por vezes as modificações causam lentidão no sistema, hã? 93% de marketshare!; O Windows pega vírus, é caro, formatação necessária em pouco tempo, programas anti-tudo, mas poucos parecem se importar. Não vale a pena, no meu modo de ver, termos apenas mais um Linux para usuário médios à avançados, pois para estes já tem muitos.

Lembro-me do primeiro disco, que gravei com uma ISO do Ubuntu 10.10. Em pouco tempo minha placa SIS estava pelo menos com uma resolução decente, tocava qualquer tipo de mídia, navegava na web através de um navegador já conhecido, mas ainda mais rápido, entre outros. E o Ubuntu ainda nem tinha o Unity no desktop, agora então!
Enfim, quando uso Ubuntu, uso Ubuntu. Quando outra, a impressão que fica é de estar usando só mais uma entra tantas distribuições destinadas a usuários de médios a avançados.

Quem usa Ubuntu, cedo ou tarde "descobre" que é baseado em Linux. Se for para descobrir que o Linux não é bicho, tudo bem, melhor do que o usuário ouvir "Linux" em "Linux Ubuntu" e deixar pra lá só pelo que o nome "Linux" representa para a maioria dos usuários de computador.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #3 Online: 28 de MAR?O de 2012, 16:16 »
Isso é marketing, muita gente torce a cara so por dizer Linux, por achar dificil.

Se o Ubuntu criar fama de ser um S.O facil de usar e ter tudo graficamente e na mão, ele nao ia querer ser chamado de Linux, principalmente porque ele deriva do Debian (que e dificil de mexer) ai ja correria alguns.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #4 Online: 28 de MAR?O de 2012, 16:55 »
Penso o seguinte: o SO usa qual kernel? Linux. Então o SO é Linux.

Ponto.

Mesma coisa com o Android.


OBS.: As vezes queria que o kernel Linux fosse um SO por si só, como o FreeBSD. Menos bagunça, mais consistência.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #5 Online: 28 de MAR?O de 2012, 18:07 »
OBS.: As vezes queria que o kernel Linux fosse um SO por si só, como o FreeBSD. Menos bagunça, mais consistência.  :)

E consequentemente: mais seguro!

FreeBSD
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #6 Online: 28 de MAR?O de 2012, 20:08 »
OBS.: As vezes queria que o kernel Linux fosse um SO por si só, como o FreeBSD. Menos bagunça, mais consistência.  :)

E consequentemente: mais seguro!

FreeBSD

Cara, eu sou a favor do Mark abandonar o Debian (e o Linux em geral) e ir prum FreeBSD da vida, para usar como base pro Ubuntu. Idéia totalmente louca e utópica, mas sou a favor.  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #7 Online: 28 de MAR?O de 2012, 20:20 »
@garfo

Poderia ser interessante para quem está acostumado com o GNU/Linux, mas aumentaria exponencialmente a dificuldade de novos usuários vindo de outros S.O. a adotarem o Ubuntu como sistema principal.
Além disso, a Canonical está com os olhos direcionados para os aparelhos portáteis (smarphones e tablets) e TV digital (LCD e Led). Com isso as indústrias de hardwares desenvolverão chipsets compatíveis com o Ubuntu e, quem sabe, com isso, não aumenta a oferta de hardwares mais compatíveis com o kernel Linux?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #8 Online: 28 de MAR?O de 2012, 20:38 »
@garfo

Poderia ser interessante para quem está acostumado com o GNU/Linux, mas aumentaria exponencialmente a dificuldade de novos usuários vindo de outros S.O. a adotarem o Ubuntu como sistema principal.
Além disso, a Canonical está com os olhos direcionados para os aparelhos portáteis (smarphones e tablets) e TV digital (LCD e Led). Com isso as indústrias de hardwares desenvolverão chipsets compatíveis com o Ubuntu e, quem sabe, com isso, não aumenta a oferta de hardwares mais compatíveis com o kernel Linux?

Os novos usuários nem precisariam saber qual Kernel o Ubuntu está usando (nem precisariam saber sobre Kernel). Mas como eu disse, é uma ideia utópica, o Mark não vai fazer isso, nunca. Aliás, sabia que ele era o mantenedor do pacote Apache pro Debian antes dele investir no Ubuntu? Acho que o Debian é tão importante pra ele como o Fedora (e distros rpm) é importante pro Linus Torvalds.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #9 Online: 30 de MAR?O de 2012, 18:28 »
Sabe o que acontece? Li este artigo http://www.ubuntubrsc.com/ubuntu-nao-abandonou-linux.html#.T3YjmNX4VwB e concordo plenamente com o que foi dito.

Acontece o seguinte: um usuário newbie que só quer saber de internet uma vez na vida pelo menos já ouviu falar da boca dos pais o nome LINUX. E, provavelmente, não ouviu coisa boa!

Te falo por experiência própria: eu tinha preconceito contra o Linux. Meu pai já usou Linux nos anos 90, na época em que o Linux era complicadíssimo de instalar. Então já viu né? Ele sempre me falou que Linux era horroroso, e é como se você ouvisse falar mal de um produto e não comprasse ele só porque ouviu falar mal disso.

Eu sabia que Linux tinha a ver com pinguim e sistema operacional, mas não tinha a menor ideia do que era, nem que era gratuito, nem que tinha milhares de distribuições no mundo. Eu via imagens de Linux que imitavam o Windows e falava: "nossa, essa coisa aí só quer saber de copiar, não tem originalidade!".

Até que conheci o que é realmente o Linux. O nome assusta os usuários por essa "má fama" que o Linux adquiriu no começo de sua vida. A Canonical quer tornar o Ubuntu popular, mas para isso, deve tentar afastar do usuário final a palavra que os assusta.

Offline hedertone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #10 Online: 31 de MAR?O de 2012, 18:45 »
Ubuntu sempre será linux...
Achei esse artigo bem interessante, talvez ela possa sanar algumas dúvidas..

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2012/03/a-canonical-usa-o-kernel-linux-e-nao-geleia-de-mocoto/


Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Será que o Ubuntu abandonou o Linux?
« Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2012, 01:54 »
@garfo

Poderia ser interessante para quem está acostumado com o GNU/Linux, mas aumentaria exponencialmente a dificuldade de novos usuários vindo de outros S.O. a adotarem o Ubuntu como sistema principal.
Além disso, a Canonical está com os olhos direcionados para os aparelhos portáteis (smarphones e tablets) e TV digital (LCD e Led). Com isso as indústrias de hardwares desenvolverão chipsets compatíveis com o Ubuntu e, quem sabe, com isso, não aumenta a oferta de hardwares mais compatíveis com o kernel Linux?

Os novos usuários nem precisariam saber qual Kernel o Ubuntu está usando (nem precisariam saber sobre Kernel). Mas como eu disse, é uma ideia utópica, o Mark não vai fazer isso, nunca. Aliás, sabia que ele era o mantenedor do pacote Apache pro Debian antes dele investir no Ubuntu? Acho que o Debian é tão importante pra ele como o Fedora (e distros rpm) é importante pro Linus Torvalds.  :)


Com o processo de união do Kernel Android ao do Linux, nas últimas releases, além do foco da Canonical nos portáteis, não há mais qualquer possibilidade da empresa abandonar o Linux. Ao menos no curto prazo...
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog