Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - zoroastro

Páginas: [1] 2 3 ... 68
1
Café com Ubuntu / Re:"Liga dos Dinos" (??)
« Online: 14 de Junho de 2020, 15:33 »
Pois bem, política não é só aquela eleitoreira, de partidos. A política está no cerne da liberdade de expressão do cidadão quando envolve o coletivo.

E quando nós estamos defendendo que o fórum é o melhor lugar para oferecer e receber suporte, nós estamos fazendo é política. Por isso não é à toa que a política separa as pessoas, pois a opinião delas não precisa necessariamente se embasar em evidências, e sim pelo que é melhor para cada um, inclusive quando é acomodado de querer receber suporte apenas por mensageiro, ou por outro motivo além de comodismo, ou achar que apoiar o suporte pelo mensageiro é melhor para a comunidade do software livre.

O posicionamento político é todo aquele que envolve a postura de toda a comunidade. Se nós defendemos que introduzir os novos usuários aos fóruns para procurarem ajuda é a melhor forma de proceder, esta é a conduta da política de comunidade que nós estamos defendendo.

Eu sou apenas um usuário sem tanto conhecimento técnico, mas 95% de tudo o que aprendi na internet de como me virar no Gnu/Linux foi pesquisando. A minha experiência de estar sempre consultando suporte anterior para o que preciso determina aqui o que estou defendendo.

Felizmente ou infelizmente, a nossa liberdade de expressão não é substancial para o procedimento que os outros escolhem ao dar ou receber suporte, eu não tenho a intenção de forçar ninguém a voltar ou entrar para fórum nenhum, mas que estou muito satisfeito por poder exprimir a minha confiança de que o suporte por fóruns é melhor para o presente e para o futuro, para toda a comunidade de usuários.

Abs.

2
Café com Ubuntu / Re:"Liga dos Dinos" (??)
« Online: 13 de Junho de 2020, 12:26 »
O nome do site que pedia Ubuntu era Ship It.


O Ubuntu que comecei era o 6.10 Edgy Eft, mas logo passei pro 7.04 Feisty Fawn.


E sobre o problema do suporte via apps de mensageiro, sempre teve em IRC, e sempre teve gente buscando suporte somente por IRC mesmo antes dos celulares. Também sou contra o suporte mensageiro, valorizo o método do suporte em fóruns. Até lista de e-mail ficou bem inapropriado para o melhor aproveitamento do suporte produzido que fica para a posteridade, além de que receber dezenas de e-mails por dia não é interessante.

3
Café com Ubuntu / Re:Comprar CD Ubuntu 20.04
« Online: 13 de Junho de 2020, 02:28 »
Com dados móveis de telefone também.

Tenho só telefone pré-pago e faço o Wi-Fi Hotspot para o notebook. A internet não é ilimitada de se navegar, mas por uma operadora de telefone em específico, tem 10 GB de navegação pela madrugada por 2 reais a semana. Tem como baixar muita ISO.

4
Café com Ubuntu / Re:"Liga dos Dinos" (??)
« Online: 13 de Junho de 2020, 02:21 »
 ;D

Desenterrei o tópico porque eu me lembrava dele mais de década atrás hahahaha que loucura o que um ócio não faz.

Tive várias recordações desse fórum de internet. Estou me sentindo até Dinossauro hahahaha

Talvez eu não seja porque não usei coisa mais antiga que a geração dos AMD Duron em fins de anos 90. Falando neles eu tenho um aqui, e um Pentium IV, além de notebooks antigos, então de velharia e tecnologia arcaica do cenozoico é aqui mesmo.

Uma das melhores coisas que fiz na vida foi procurar por Ubuntu no Google e recebi o glorioso Ubuntu Edge 6.04 se não me engano, não consultei nada e espero que o nome seja mesmo Edge.

5
Iniciantes / Re:Que distros linux de base existem?
« Online: 15 de Maio de 2020, 19:26 »
O número mais correto para definir a quantidade de distros é "indeterminado".

Fruto da liberdade de software.

6
Cada tipo de usuário apropria-se de alguma virtude  ;D

E é muito bom tentar uma perspectiva aristotélica de meio-têrmo em todas essas características marcantes de personalidade dos usuários de Sofware livre  :D

7
Aplicativos / Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Online: 14 de Maio de 2020, 00:39 »
Minha questão é como um jogo de 99/00 pode rodar de forma a desejar em um notebook que foi lançado a mais de dez anos depois dele. Não faz sentido. Acho que deveria estar suave.

Quando executar o winecfg vá em 'windows version' e teste versão por versão, principalmente aquelas próximas dessa data, mas não tenho muita confiança que isso irá adiantar. Pode fazer pouca diferença, mas ainda sim, alguma diferença.

8
Aplicativos / Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Online: 12 de Maio de 2020, 15:36 »
Entende-se que você jogava isso com uma performance melhor no Wine pela versão anterior do Ubuntu. É isso?

Se for ou não, você pode ajustar algumas coisas em
Código: [Selecionar]
$ winecfg
Eu sempre mexo nas configurações do wine observando pequenas alterações de desempenho quando quero ou preciso executar algum .EXE , e às vezes há variações.

9
Boa noite

Comecei há poucos dias a usar o Ubuntu 20.04 em paralelo com o Windows10 e existem variados motivos para o fazer.
Este laptop tem menos de 2 anos e vinha com o W10 instalado e não vou ficar sem ele.

O Ubuntu e seus derivados é das mais fáceis distribuições de Gnu/Linux que existem. Desde a minha primeira experiência em 2007, sempre foi perceptível o quanto seria benéfico ter iniciado nisso. E é benéfico, uma vez que você pode utilizá-lo para navegar com segurança na internet, sem o risco do vírus embora existam malwares mesmo que sejam poucos e raríssimos.

Demorei algum tempo para perceber que existem vários distribuidores de pacotes, com diferentes fontes. E fui perceber também que o que eu chamava de "Linux Ubuntu" era parte do Projeto Gnu ( www.gnu.org ) da Free Software Foundation ( www.fsf.org ), um ecossistema de desenvolvimento do Software Livre que depende de internet para o compartilhamento dos fontes e que foi muito prejudicada pela escassez de internet até 10, 15 anos atrás. O Linux é o kernel ou núcleo do sistema operacional, que são os módulos que executam a comunicação entre o software e o hardware.

Até onde percebi a maior parte dos fabricantes de hardware e periféricos não apostam nas distros Linux e assim sendo se quisermos usar um aparelho na sua plenitude lá vamos nós para o Windows.
No meu caso é a impressora multifunções, no Linux não consigo aceder ás funções de scanner e ao menu mais completo da mesma.

Falando de uma informática e computação que nos remete aos anos 1990 e 2000, é fácil entender o motivo que isso se deu. O software livre apenas engatinhava e a escassez de internet deixava o processo de desenvolvimento lento, causando a desconfiança dos produtores de hardware com isso e fechando com a MS do Windows.

Os acordos de exclusividade dificultavam ainda mais o aperfeiçoamento do software livre porque os desenvolvedores tinham dificuldade de ter acesso à documentação do hardware, ou não tinham e precisavam fazer engenharia reversa para que houvessem avanços importantes com Placa de Vídeo, Placa de Rede, dentre outros.

E no caso das impressoras, é possível que funcione melhor em algum tempo, se já não houver realmente perfeita eficácia e precisam de alguns ajustes. Eu não ficaria surpreso se houver algum DRM (Digital Restriction Management) na impressora com relação ao scanner.

Então não é que as fabricantes não apostem no Linux. Existe um contexto, causado por um momento anterior da história em que eles apostavam menos ainda e assinaram alguns acordos de exclusividade de software com a grande marca.

A placa gráfica do laptop funciona muito melhor no windows do que no ubuntu para ver filmes ligado a uma tv.

A tv é smart? Atenha-se a este detalhe: Se for smartv, eu posso afirmar com absoluta certeza que executa Linux. Mas não um Linux que carrega os softwares computacionais fornecidos pelo Projeto Gnu com as licenças autorais da FSF (Fundação pelo Software Livre, baseada em Boston/EUA), e sim uma tv que carrega um kernel adaptada para esse tipo de televisão.

Existe software que só roda em windows como o AutoCAD.
Tenho muitos ficheiros CAD que uso no meu trabalho no HDD e preciso deles.

Tem softwares de CAD em software livre também, mas obviamente em um estágio mais inicial ou mais precário de desenolvimento, com alguma qualidade, o que não quer dizer que não tenha futuro com alguma atenção de gente competente que entenda do assunto para desenvolver o software e dar saltos de qualidade com novas funcionalidades. Tem também uma distribuição CAD: https://distrowatch.com/table.php?distribution=cae

No restante é um SO que não apresenta nenhuma dificuldade para o utilizador comum.
Tem todos os programas necessários, internet, escritório, imagem, video, tem tudo.
A última versão do Libreoffice é compatível com a Microsoft e se não fosse podia-se usar a Google Docs ou a sua gêmea da microsoft.
Existem configurações mais avançadas pouco acessíveis a um utilizador normal, mas essas limitações também existem no windows.
A interface gráfica do Ubuntu é muito fácil e não existe só uma, existem várias para vários fins e gostos.
No windows somente temos uma.

O Ubuntu tem ou tinha o lema de ser "Linux para seres humanos"  ;D

Sobre as interfaces gráficas (GUI = Graphical User Interface), pessoalmente sempre me opus a "empurrar" uma interface gráfica muito diferente para o usuário iniciado. Deve ter sido porque eu tive uma péssima experiência quando o Ubuntu adotou o Unity, mas eu também não defendo que um saudoso Gnome3 seja proposto para o usuário leigo. Para a melhor experiência de quem vem do Windows, um Mate Desktop ou Cinnamon, assim como o KDE e agora o LxQt são as melhores opções. O XFCE não sou fã mas é uma boa opção para computadores obsoletos. O LXDE é muito simplório e você já deve ter percebido.

Para usuários curiosos e que queiram maximizar a RAM livre do computador, recomenda-se e já usei também Openbox, Blackbox, tenho aqui um Gnustep em um AMD Duron de 1 Ghz instalado com Debian, o Enlightment (acho que é esse o nome), e posso estar esquecendo de mais algum.

A aprendizagem do Ubuntu, para um utilizador comum é intuitiva, rápida e fácil.
Mais fácil do que aprender a usar um smartphone novo.
Após este meu contato com este SO, não percebo a necessidade de fazer pirataria ou gastar muito dinheiro em licenças.
Muitas empresas, escolas e governos poupariam milhões se adoptassem este SO.

O celular que for Android é Linux sem Gnu também.

O sucesso da implantação depende de escolha da interface gráfica. Eu já tive conhecimento e experiência própria presenciei casos que não tiveram sucesso e os usuários rejeitaram sistematicamente por causa da escolha errada nessa parte. Viam o Unity e se provavelmente se perguntavam: "para onde eu vou? abrir navegador deve ser clicando no Firefox, mas como faço para ir em pastas?"

As licenças que nos beneficiam é a que nos proporciona essa liberdade de software, o motivo de sempre lembrar a Free Software Foundation.

10
Depoimentos / Re: Minha experiência com Ubuntu
« Online: 09 de Maio de 2020, 14:39 »
Bem-vindo magicbox

Espero que você tenha a melhor experiência possível.

Creio que você chegou na Época de Ouro. Tenho visto uma explosão na qualidade de software nos últimos anos, por conta da abundância de oferta da internet. É o ecossistema ideal para o Software Livre e o Gnu/Linux serem bem-sucedidos.

Pois no início houve muita dificuldade justamente por conta da falta de internet e sua lentidão, além dos recursos computacionais escassos, para que houvesse o desenvolvimento desses softwares com a liberdade do usuário, que é o alicerce pilar de toda a estrutura que nos permite sermos felizes em poder executar nossos computadores sem problemas com licença, sem dores de cabeça para executar os softwares que precisamos e os desenvolvedores poderem usufruir disso.

11
Aplicativos / Re:Preciso instalar o GRIFFITH no ubuntu 20.04 LTS.
« Online: 09 de Maio de 2020, 13:54 »
Pronto criei um .DEB a partir do código fonte, pode baixar daqui:

Grande Creto! Você não precisa ser um dino se é lenda de honra do universo software livre brasileiro onipresente desse jeito.

Quando eu estiver pronto irei querer ser igual a você.


T+

12
Agora eles gostam mais da coisa rápida na mão , então o celular é sua solução

Sinto muito dizer, mas é engano seu.

Aqui no fórum, todas as dúvidas e soluções ficam para a posteridade, para quem não perde tempo perguntando e caça a solução.

Já nos aplicativos de celular, tudo segue uma lógica linear e passageira. Tem sempre mais alguém perguntando novamente sobre a mesma dúvida ou problema, e tendo novamente alguém respondendo o que já foi dito e resolveu.

É a mesma lógica do IRC: tudo ali é passageiro, todas as soluções apresentadas não ficam para a posteridade. Assim como na 'coisa rápida de mão', que na verdade é comodidade, as pessoas precisam perguntar novamente e novamente, e nisso perde-se muito tempo.

13
Aplicativos / Re:Rádios no Ubuntu
« Online: 07 de Maio de 2020, 17:32 »
tente o Radiotray

Muito boa dica.

Radiotray tem rádio do mundo inteiro.

14
Aplicativos / Re:Problema ao exportar PDF (Ubuntu 20.04)
« Online: 07 de Maio de 2020, 17:08 »
Entendi.

Este é o motivo de ser importante ter sempre dois SOs ou duas versões instaladas, desde que seja para garantir não perder o sistema já configurado para o que você precisa, por outro mais atualizado porém que necessita ainda da configuração dos softwares utilizados, que deveria ser algo visto com alguma cautela.

15
Quarentena / Re:NÃO CONSIGO INSTALAR NADA NO UBUNTU 20
« Online: 07 de Maio de 2020, 15:43 »
Olá, meu caro. Eu acho que é a mesma coisa. Não tenho certeza.

É que a proposta do Ubuntu de ser um "(GNU/) Linux para seres humanos" não cai bem quando se pede que os usuários façam um comando como o
Código: [Selecionar]
$ sudo apt --fix-broken install
Supondo que o público (mais) leigo veja simplesmente a resposta do comando como "Você pode querer executar 'apt  --fix-broken  install' para corrigí-los", por ser um comando composto, um pouco mais complexo que um simples 'apt-get  -f  install'.

É só minha opinião, que não necessariamente corresponde à realidade de todos os usuários leigos, pois com certeza muitos serão capazes de entender e digitar o 'apt  --fix-broken install' corretamente.

Páginas: [1] 2 3 ... 68