Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - BrunoPT

Páginas: [1] 2 3 ... 34
1
Instalação e Atualização / Re:Pendrive Bootavel
« Online: 09 de Junho de 2019, 15:29 »
Essa mensagem no qemu pode significar que não tem virtualização de hardware activa, ou seja, consegue correr sistemas operativos de 64 bits mas não os consegue virtualizar.

Como é está a criar a pendrive bootavel? Tem a BIOS/EFI configurada para arrancar pela pendrive?

https://www.diolinux.com.br/2016/11/etcher-crie-pen-drives-bootaveis-de-qualquer-sistema-operacional.html

2
Outra forma de ter acentuação com teclados US é utilizar este layout:
https://eurkey.steffen.bruentjen.eu/

3
Acho que é uma boa jogada tanto da Canonical como da Microsoft, a Canonical é uma empresa e como tal tem contas e salários para pagar, não são os utilizadores que vão pagar esses salários mas sim as empresas que contratam os seus serviços.
Com esta parceria os utilizadores vão ser beneficiados porque podem correr aplicações linux e aplicações windows no mesmo sistema sem reboots, já a Canonical de certeza que irá ser bem remunerada com esta parceria.

4
Café com Ubuntu / Re:Netbook + ubuntu? ainda existe?
« Online: 26 de Dezembro de 2015, 19:31 »
Eu também queria um computador pequeno para a faculdade mas depois de usar um portátil de 17" nunca mais consegui voltar atrás.

Como moro perto da faculdade e as mesas até são grandes não tenho problema nenhum com ele. Se considerar 17" demasiado grande tem de 15", para mim menos que isso para programar e fazer trabalhos escolares é suicídio!

5
Projetos da Comunidade / SimpleRSS (Leitor de RSS para o terminal)
« Online: 17 de Julho de 2015, 19:06 »
Estou actualmente a desenvolver um leitor de RSS para terminal.


O projecto ainda está no ínicio por isso é provavél que tenha vários bugs.
Nas proximas versões vão ser adicionadas mais funcionalidades como organização de Feeds em categorias, guardar feeds nos favoritos, etc.

Aqui está a página do projecto:
Código: [Selecionar]
https://github.com/strang3quark/simpleRSS
Para iniciar o programa basta executar:
Código: [Selecionar]
python3 main.py

6
Café com Ubuntu / Re:O kernel Linux não é totalmente free!
« Online: 14 de Julho de 2015, 20:33 »
Bom esse tipo de discussão se torna interminável. Então vou encerra minha participação no tópico com as seguintes colocações :

1 - Programadores tem que estudar (geralmente tem formação em universidades), investir em cursos que custam dinheiro, investir tempo de aprendizado para que possam desenvolver alguma coisa. Então é justo que eles lucrem com a sua criação, ideologia não paga conta nem enche barriga, se ele que ser um abnegado e ceder de graça seus softwares a escolha é dele. Já fui da área de TI e sei como é complicada e cara essa profissão. 

2 - Temos o Ubuntu graças a pessoas como Ian Murdock, Mark Richard Shuttleworth e Linus Torvalds se eles optassem por cobrar por sua criação seria mais do que justo, não fazer foi opção deles..... O Sr. Richard Stallman não ajudou na criação do Debian/Ubuntu, então não devemos nada pra ele. O Linus não gosta desse sujeito diga-se de passagem.

3 - Liberdade pra mim é o direito de usar a melhor solução para a minha necessidade..... Seja ela qual for.  Se quero jogar tenho direito de comprar a licença do w..., se quero um Mac também sou livre pra comprar um e usar do jeito que eu quero, se quero usar ubuntu sou livre para usa-lo..... e por aí vai. Essa história do pessoal do "software livre" de você tem que ser livre (por que eu estou mandando!!!) e pode usar qualquer software desde que seja aquilo que eu permita é coisa de ditador.... Todas as ditaduras no mundo defendem esse mesmo tipo de "liberdade".

4 - Qual o problema da Canonical ter parceria com a Amazon ? No mundo real as empresas tem parcerias visando lucro e isso é mais do que normal.

1 - Também ja trabalhei no sector de TI como programador e sou estudante universitário, e não é por contribuir para a comunidade open-source que deixei de ganhar dinheiro,  muitas empresas precisam de soluções especificas e o meu trabalho era desenvolver esse tipo de aplicações. O código dessas mesmas aplicações era aberto, o cliente tinha acesso ao código e podia fazer alterações para uso próprio.

2 - Sem o projecto GNU não existiria Ubuntu... "A parte mais importante de um sistema operativo é o kernel. Num sistema GNU/Linux, o componente do kernel é o Linux. O resto do sistema consiste noutros programas, muitos dos quais escritos por ou para o GNU Project. Como o kernel sozinho não forma um sistema operativo utilizável, nós preferimos utilizar o termo “GNU/Linux” para nos referirmos aos sistemas a que muitas pessoas vulgarmente chamam de “Linux”. " - https://www.debian.org/releases/stable/mips/ch01s02.html.pt

3 - Concordo com a sua ideia de liberdade, como eu disse é livre de escolher usar um sistema operativo OpenSource ou um sistema operativo proprietário, e essa sua liberdade deve-se a muitos programadores que abriram o codigo dos seus softwares para o puder utilizar.

4 - Nunca disse que havia algum problema na parceria, o problema está em o Ubuntu por padrão enviar tudo o que escrevemos na Dash para os servidores da amazon sem aviso previo e sem o consentimento do utilizador, isso sim é uma grande ameaça á privacidade.

7
Café com Ubuntu / Re:O kernel Linux não é totalmente free!
« Online: 14 de Julho de 2015, 12:39 »
Não quero atacar ninguém mas sinceramente quem diz que o Richard Stallman é doido e que não tem relevância simplesmente não valoriza a sua privacidade.

Já se devem de ter esquecido do escândalo da NSA, é grave, muito grave mesmo, esses "senhores" não se podem comportar como donos da Internet. Todos o chamavam doido até que esse escândalo da NSA veio á tona.
Não podia concordar mais com ele quando ele afirmou que o Ubuntu vem com spyware, tudo o que escrevem/escreviam na dash era submetido para servidores na internet o que não devia acontecer em algum sistema sem o conhecimento e posterior autorização do utilizador.

Por mais que usem software non-free e que digam que é uma estupidez utilizar software completamente livre é importante que exista sempre uma alternativa completamente livre, existem pessoas e governos que levam a privacidade a sério.

Quanto ao mundo girar em torno de dinheiro, software livre open source deve ser sim uma ideologia e não um negocio, ou será que não gostam de liberdade? Há muitos programadores que trabalham de borla e disponibilizam o código por uma causa em que acreditam, se não pagam pelo trabalho deles pelo menos respeitem, ou acham que sem o projecto GNU ou o Sr. Richard Stallman existiria Ubuntu?

Quanto á questão da possivél backdoor no windows, se o Torvalds foi abordado para colocar uma backdoor é obvio que a Microsoft também foi, basta ter dois dedos de testa para perceber.

https://www.youtube.com/watch?v=7gRsgkdfYJ8

8
Café com Ubuntu / Re:Você programa em alguma linguagem?
« Online: 13 de Julho de 2015, 19:07 »
Ja trabalhei com diversas linguagens, as que mais utilizei foram Python, VB, PHP e Java.

Estou neste momento a fazer um leitor de feeds em python (só mesmo para não enferrujar enquanto estou de férias), pode dar uma vista de olhos em:
http://github.com/strang3quark/simplerss

9
Café com Ubuntu / Re:Que programa legal você acaba de descobrir?
« Online: 05 de Julho de 2015, 18:51 »
Uma IDE para programar em python:

Spyder

- Editor
- Destaque de sintaxe e de variáveis
- Console Python integrado (o normal mesmo)
- Console IPython integrado (esse a galera ama!)
- Variable Explorer - Mostra algumas variáveis no canto (nome, tipo, valores, estilo matlab)
- Object inspetor (analisa uma função que você escreve no terminal, mostrando a documentação dela)
- File explorer - Você vai navegando até seu script .py ou até uma pasta para criar um novo script
- Ele reabre com os arquivos que estava carregados no momento em que foi fechado
- Aviso de código 'declarado mas não usado'
- Online Help - uma caixa de pesquisa integrada que busca por documentação online
- Run Current Cell - Selecione uma célula com o mouse e execute apenas ela!

Desculpem ter escrito tanto, mas é que achei muito boa essa IDE e quis compartilhas as funcionalidades que mais me chamaram a atenção. ;-)

Para programar em Python com QT tem o Eric que também é muito bom.

10
Café com Ubuntu / Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Online: 09 de Junho de 2015, 21:36 »
O Debian é Rolling Release enquanto que o LMDE é semi-rolling, ou seja, as actualizações vêm por update-packs.

O LMDE era semi-rolling.

Aliás, se formos considerar essa classificação de forma ampla, praticamente qualquer distro pode ser chamada assim (mesmo o Ubuntu e derivados), já que estes também podem ser atualizados de uma versão para outra.

Quando questionado sobre isso, o Clem foi claro em sua resposta, conforme se verifica neste link:



Segue o original da pergunta feita por um usuário e a resposta dele sobre o tema:

- Terion Aug 30,2014 18:31:
Will LMDE retain the ability to upgrade to a new release without a reinstall?
I installed LMDE two weeks ago precisely because of its rolling release cycle.

- Reply clem Aug 30,2014 19:23:
But any Linux system can do that, especially those based on Debian/APT. So in a way, yes you’ll be able to upgrade from on release to the next, but no it won’t be rolling or semi-rolling anymore. It should be...



Em tradução livre:

- Terion, 30 de agosto de 2014, 18:31h:
Ainda será possível atualizar o LMDE para uma nova versão sem a necessidade de uma reinstalação?
Eu instalei o LMDE há duas semanas, precisamente por causa de seu ciclo de lançamento "Rolling release".

- Resposta de Clem em 30 de agosto de 2014, 19:23h:
Mas qualquer sistema Linux pode fazer isso, especialmente os baseados em Debian / APT. Então, de certa forma, sim, você vai ser capaz de atualizar o LMDE para uma nova versão, mas não, não estará utilizando mais um sistema Rolling release ou semi Rolling Release . Ela deve ...


Já não utilizo LMDE há alguns anos, não sabia dessa mudança. Obrigado pela correcção.

11
Café com Ubuntu / Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Online: 08 de Junho de 2015, 08:38 »
O Debian é Rolling Release enquanto que o LMDE é semi-rolling, ou seja, as actualizações vêm por update-packs.

12
Eu tenho um Dell 17R-5737 no qual tenho ubuntu a correr, para meter o brilho a funcionar tive que desactivar o modulo dell_laptop.
O computador tem graficos hibridos, uma AMD 8870M e uma Intel HD 4400, no windows para ter os drivers mais recentes tenho que usar drivers costumizados (Leshcat), já no Linux os drivers proprietários não funcionam.

Se realmente querem os seus computadores a correr Ubuntu ou outra distribuição Linux ofereçam suporte decente.

Você ao menos sabe que o responsável pela disponibilização do driver gráfico da placa Radeon é a AMD, não o Linux em si? Se você desativá-la, não tenho a menor dúvida de que a placa da Intel (que oferece excelente suporte ao Linux) irá funcionar maravilhosamente bem.

Eu, por exemplo, tive uma enorme dor de cabeça com o Windows 7 e sua falta de suporte a drivers em meu Dell, tendo que baixá-los todos no Linux (o qual, aliás, reconheceu tudo de primeira).
Claro que sei, mas se comprei o computador com windows e nem no aí funciona com os drivers oficiais da AMD (basta procurar Dell 17R-5737 sleep wake problem).
Nem a Intel funciona "maravihosamente" bem, tive problemas com a backlight e tive que colocar o modulo "dell_laptop" na blacklist. Pior que isto é que só posso instalar uma distribuição por UEFI/GPT, em modo legacy simplesmente bloqueia ao arrancar.

Lembro-me dos tempos em que tudo simplesmente funcionava, todos os meus antigos computadores suportavam bem os drivers oficiais, já este Dell apesar de ter um desempenho muito bom só me dá dores de cabeça.

13
Eu tenho um Dell 17R-5737 no qual tenho ubuntu a correr, para meter o brilho a funcionar tive que desactivar o modulo dell_laptop.
O computador tem graficos hibridos, uma AMD 8870M e uma Intel HD 4400, no windows para ter os drivers mais recentes tenho que usar drivers costumizados (Leshcat), já no Linux os drivers proprietários não funcionam.

Se realmente querem os seus computadores a correr Ubuntu ou outra distribuição Linux ofereçam suporte decente.

14
Críticas e Sugestões / Re: Dessa vez será irreversível, é isso???
« Online: 30 de MAR?O de 2015, 18:59 »
Espero bem que a União Europeia não permita que isso aconteça, é um absurdo ter que pagar mais para poder instalar outro sistema operativo.

15
Aplicativos / Re: Não consigo instalar o Chrome
« Online: 29 de MAR?O de 2015, 20:32 »
O EasyPeasy já não é mais suportado, se nao me engano ele era baseado no Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) Netbook Remix.

Páginas: [1] 2 3 ... 34