Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364362 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3810 Online: 05 de Maio de 2011, 01:04 »

@bulli, obrigado por lembrar de mim  ;D

Gunss cuidado, para não sofrer de @bulling.

Desculpe, não resisti a piada.

Putzzzz.... HAEUHA

@all, galera, quem estiver com o 11.04 e com problemas com kernel compilado e tendo problemas com a tela falhando, com riscos, qualquer tipo de erro na exibição da imagem no monitor, vi que a integração do X + kernel esta mais forte e por isso seria uma boa baixar o "patch" do ubuntu no site
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/
ir lá em 2.6.38.5 (no caso a mais recente) e baixar os 3 patchs. Ou então baixa o kernel padrão do Ubuntu e coloca patchs nele, porém eu ainda não consegui compilar o kernel padrão com um .config enxuto, quem quiser tentar comigo eu agradeço!

edit: Deu certo e os defeitos no vídeo sumiram! Finalmente ficou melhor que o kernel padrão \o/
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 10:36 por Gunss »

Offline UnderEu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Estou aqui para aprender...
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3811 Online: 07 de Maio de 2011, 02:38 »
Pessoal, acabei de chegar no fórum e já venho agradecendo pelo favor que v6 me fazem.  ;D

Sem querer apelar demais, mas antes de mais nada quero agradecer ao HQX e o fantástico trabalho dele com o Kernel Omnislash. Nunca vi meu "poçante" Celeron D render tanto depois que conheci esse projeto.
E desde então a todos os que nesse tópico (são tantos...  ;) ) que ajudam a fazer deste projeto algo ainda melhor.

Aproveito e comento também que, com o tutorial de "compilação exclusiva de processador" feito pelo galactus, o Omnislash que já era bom, ficou melhor do que já estava em meu sistema :o.

Agora aguardo ansioso pelo Omnislash 2.6.38, pra botar as coisas pra voar (ainda mais) por aqui :D


Bem, após toda essa babação de ovo :P, peço uma pequena ajuda:

Querendo ainda mais tirar leite da minha pedra aqui, fiz o favor de aplicar o script que faz o patch 200 linhas sem compilação direto no Kernel. Pois bem: nos kernels padrão tudo OK; no Omnislash não funciona!

Notei 2 coisas:
1. O script trabalha utilizando CGroups, e o Omnislash 2.6.34 "por padrão" vem desabitado o CGroups. Bem, na minha última compilação, ativei o CGroups e suas opções. "Tudo OK"
2. Ainda assim, o script continua a não funcionar. E era nisso que eu queria ajuda.

Vai um screenshot do que acontece ao abrir um novo Shell:
http://img194.imageshack.us/img194/2275/shellv.png

Alguém se candidata a descobrir o que está faltando pra fazer tudo funcionar? Quero extrair até a última gota de "poder de fogo" do coitadão aki!
(Se eu passei pela resposta, por favor, me avisem)

Pessoal, valeu mais uma vez e fico no aguardo pra essa minha questão!
« Última modificação: 07 de Maio de 2011, 17:14 por UnderEu »
Ubuntu 10.04.2 [64-bit]
Kernel 2.6.34-omnislash1.4.4 (Compilado Nativamente :D)

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3812 Online: 07 de Maio de 2011, 13:51 »
Eu fui instalar o .deb do Omnislash e aparece o seguinte erro:
Código: [Selecionar]
dpkg: erro processando linux-headers-2.6.34-omnislash1.4.4.deb (--install):
 analisando arquivo '/var/lib/dpkg/tmp.ci/control' próximo à linha 3 pacote 'linux-headers-2.6.34-omnislash1.4.4':
 erro na string Versão 'x86': número da versão não começa com dígito
Alguém sabe como resolver isso? (Ubuntu 11.04)
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3813 Online: 07 de Maio de 2011, 15:20 »
Eu fui instalar o .deb do Omnislash e aparece o seguinte erro:
Código: [Selecionar]
dpkg: erro processando linux-headers-2.6.34-omnislash1.4.4.deb (--install):
 analisando arquivo '/var/lib/dpkg/tmp.ci/control' próximo à linha 3 pacote 'linux-headers-2.6.34-omnislash1.4.4':
 erro na string Versão 'x86': número da versão não começa com dígito
Alguém sabe como resolver isso? (Ubuntu 11.04)

Parece que no Ubuntu 11.04 não da para instalar pacotes cuja a versão não comece por um número. Se notar a versão do omnislash é x86. Não sei se tem como resolver isso sem recompilar.

alias, tenta um sudo dpkg -i -f pacote.deb

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3814 Online: 07 de Maio de 2011, 15:49 »
Eu fui instalar o .deb do Omnislash e aparece o seguinte erro:
Código: [Selecionar]
dpkg: erro processando linux-headers-2.6.34-omnislash1.4.4.deb (--install):
 analisando arquivo '/var/lib/dpkg/tmp.ci/control' próximo à linha 3 pacote 'linux-headers-2.6.34-omnislash1.4.4':
 erro na string Versão 'x86': número da versão não começa com dígito
Alguém sabe como resolver isso? (Ubuntu 11.04)

Parece que no Ubuntu 11.04 não da para instalar pacotes cuja a versão não comece por um número. Se notar a versão do omnislash é x86. Não sei se tem como resolver isso sem recompilar.

alias, tenta um sudo dpkg -i -f pacote.deb

o sudo dpkg -i -f *.deb não funciona tbm.
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3815 Online: 07 de Maio de 2011, 17:03 »
Eu fui instalar o .deb do Omnislash e aparece o seguinte erro:
Código: [Selecionar]
dpkg: erro processando linux-headers-2.6.34-omnislash1.4.4.deb (--install):
 analisando arquivo '/var/lib/dpkg/tmp.ci/control' próximo à linha 3 pacote 'linux-headers-2.6.34-omnislash1.4.4':
 erro na string Versão 'x86': número da versão não começa com dígito
Alguém sabe como resolver isso? (Ubuntu 11.04)

Parece que no Ubuntu 11.04 não da para instalar pacotes cuja a versão não comece por um número. Se notar a versão do omnislash é x86. Não sei se tem como resolver isso sem recompilar.

alias, tenta um sudo dpkg -i -f pacote.deb

o sudo dpkg -i -f *.deb não funciona tbm.

eu não lembro agora a sintaxe para forçar um pacote a instalar. da um dpkg --help e vê como faz para forçar a instalação de um pacote.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3816 Online: 07 de Maio de 2011, 20:04 »
Citar
Bem, após toda essa babação de ovo , peço uma pequena ajuda:

Querendo ainda mais tirar leite da minha pedra aqui, fiz o favor de aplicar o script que faz o patch 200 linhas sem compilação direto no Kernel. Pois bem: nos kernels padrão tudo OK; no Omnislash não funciona!

Notei 2 coisas:
1. O script trabalha utilizando CGroups, e o Omnislash 2.6.34 "por padrão" vem desabitado o CGroups. Bem, na minha última compilação, ativei o CGroups e suas opções. "Tudo OK"
2. Ainda assim, o script continua a não funcionar. E era nisso que eu queria ajuda.

Vai um screenshot do que acontece ao abrir um novo Shell:
http://img194.imageshack.us/img194/2275/shellv.png

Alguém se candidata a descobrir o que está faltando pra fazer tudo funcionar? Quero extrair até a última gota de "poder de fogo" do coitadão aki!
(Se eu passei pela resposta, por favor, me avisem)

Pessoal, valeu mais uma vez e fico no aguardo pra essa minha questão!

O omnislash não funciona com o Cgroups!

A questão é que o Cgroups é para o CFS e não para o BFS.

Citar
Pessoal, acabei de chegar no fórum e já venho agradecendo pelo favor que v6 me fazem. 

Sem querer apelar demais, mas antes de mais nada quero agradecer ao HQX e o fantástico trabalho dele com o Kernel Omnislash. Nunca vi meu "poçante" Celeron D render tanto depois que conheci esse projeto.
E desde então a todos os que nesse tópico (são tantos...   ) que ajudam a fazer deste projeto algo ainda melhor.

Aproveito e comento também que, com o tutorial de "compilação exclusiva de processador" feito pelo galactus, o Omnislash que já era bom, ficou melhor do que já estava em meu sistema .

O objetivo desse tópico é compartilhar conhecimentos e todo mundo ir se ajudando nesse processo e aprendendo.

Os vídeos do galactus e as análises dele me ajudam muito (quantas vezes ele viu o que eu não vi e pude corrigir), o Buli dá um show nos patches e me quebra um galhão, assim como o Gunss, dtomadon e muita gente!

Esse tópico tem um clima muito legal dentro e fora dele, é um ótimo trabalho em conjunto!

Muita gente me ajuda! A versão 1.4.4 (2.6.34) teve ajuda de muita gente! Graças a Deus não estou só!

Eu é que tenho que agradecer pelo apoio da galera!

Citar
Agora aguardo ansioso pelo Omnislash 2.6.38, pra botar as coisas pra voar (ainda mais) por aqui

Eu também estou aproveitando para pesquisar bastante (Muito Obrigado amigos pela ajuda!)

Boa Noite a todos!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline UnderEu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Estou aqui para aprender...
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3817 Online: 08 de Maio de 2011, 00:26 »
O omnislash não funciona com o Cgroups!

A questão é que o Cgroups é para o CFS e não para o BFS.
Entendo. Só faltou isso para o Omnislash-1.4.4 2.6.34 ficar perfeito, mas blz  ;D

Citar
Citar
Pessoal, acabei de chegar no fórum e já venho agradecendo pelo favor que v6 me fazem. 

Sem querer apelar demais, mas antes de mais nada quero agradecer ao HQX e o fantástico trabalho dele com o Kernel Omnislash. Nunca vi meu "poçante" Celeron D render tanto depois que conheci esse projeto.
E desde então a todos os que nesse tópico (são tantos...   ) que ajudam a fazer deste projeto algo ainda melhor.

Aproveito e comento também que, com o tutorial de "compilação exclusiva de processador" feito pelo galactus, o Omnislash que já era bom, ficou melhor do que já estava em meu sistema .

O objetivo desse tópico é compartilhar conhecimentos e todo mundo ir se ajudando nesse processo e aprendendo.

Os vídeos do galactus e as análises dele me ajudam muito (quantas vezes ele viu o que eu não vi e pude corrigir), o Buli dá um show nos patches e me quebra um galhão, assim como o Gunss, dtomadon e muita gente!

Esse tópico tem um clima muito legal dentro e fora dele, é um ótimo trabalho em conjunto!

Muita gente me ajuda! A versão 1.4.4 (2.6.34) teve ajuda de muita gente! Graças a Deus não estou só!

Eu é que tenho que agradecer pelo apoio da galera!
Tá certo. Isso é que é o legal de uma comunidade, principalmente quando todos procuram colaborar afim do mesmo objetivo, senão de poder compartilhar aquilo que cada um tem de melhor.

Apesar de não manjar praticamente nada "a nivel de Kernel", como posso assim dizer, qualquer coisa que eu puder fazer, tamos aí  ;)
Ubuntu 10.04.2 [64-bit]
Kernel 2.6.34-omnislash1.4.4 (Compilado Nativamente :D)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3818 Online: 12 de Maio de 2011, 12:36 »
Algum de vocês tem problema com o suspender?
Aqui, depois que suspende, o sistema não consegue voltar. Dá tela preta e eu tenho que reiniciar na marra.

4d4c47

  • Visitante
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3819 Online: 12 de Maio de 2011, 18:38 »
aqui vai um pequeno tutorial de compilação do gcc-4.5.3, seguindo a risca aqui deu tudo certo:

1 - baixei o gcc-4.5.3 desse link http://fileboar.com/gcc/releases/gcc-4.5.3/

baixei todos os arquivos .bz2 ( menos o gcc-testsuite-4.5.3.tar.bz2)

2 - crei uma pasta gcc-4.5 e movi todos os .bz2 pra ela

3 - descompactei o arquivo principal:

tar -jxpvf    gcc-4.5.3.tar.bz2

e logo em seguida todos os outros arquivos, um por um.

4 - instalei o apt-build e pelo apt-build mandei instalar o gcc

sudo apt-build install gcc-4.4

assim baixa varias dependencias automaticamente,

quando o apt-build começar a compilar o gcc, dê um CTTL+C e aborte a instalação

ou então faça como disse o UnderEu:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get build-dep gcc-4.4  (muito boa essa dica, valeu)

5 - baixei e compilei as seguintes dependencias: gmp-4.3.2.tar.bz2, mpc-0.8.1.tar.gz, mpfr-2.4.2.tar.bz2

neste link aqui: http://gcc-uk.internet.bs/infrastructure/

6 - pronto, começa a compilação (não usei nenhum CFLAG adicional, mas se quiserem fiquem a vontade):

./configure --enable-languages=c,c++,fortran,objc,obj-c++,java --prefix=/usr --enable-shared --enable-multiarch --enable-linker-build-id --with-system-zlib --libexecdir=/usr/lib --without-included-gettext --enable-threads=posix --enable-nls --enable-clocale=gnu --enable-plugin --enable-objc-gc --disable-werror


depois comecei a compilação ( demorou mais ou menos umas 4 ou 5 horas, não me lembro direito ( aqui é um atlhon II x2, deve ser por isso))

depois executei um sudo make install

aqui foi tudo beleza.

OBS: quando executa sudo make install, ele subistituiu todos os link de /usr/bin/gcc (g++, gdb, gcj) pelo versão 4.5.3, sobreescrevendo altomaticamente o link antigo (que era do gcc-4.4)

no final de tudo, a pasta gcc-4.5 ficou com 4750 GB.

fora isso não tive nenhum problema, faça os testes aé retornem as informações aqui pro forum,

valeu.




« Última modificação: 14 de Maio de 2011, 14:13 por 4d4c47 »

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3820 Online: 12 de Maio de 2011, 20:25 »
oi gente
passadinha rápida aqui...  ;D
Viram isso? http://www.geeks3d.com/20110509/kgpu-when-the-gpu-is-used-to-accelerate-the-linux-kernel/

Em um PC com essas configurações: Ubuntu 10.04 + Linux 2.6.38 + Intel Core i7 930 + NVIDIA GTX 480 + 6GB DDR3 + 80GB Intel X25-M SSD, o resultado foi o seguinte:
http://code.google.com/p/kgpu/wiki/IozoneBenchmarkResults  :o :o

Abraços ae :D
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline UnderEu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Estou aqui para aprender...
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3821 Online: 12 de Maio de 2011, 22:46 »
4 - instalei o apt-build e pelo apt-build mandei instalar o gcc

sudo apt-build install gcc-4.4

assim baixa varias dependencias automaticamente,
...



Por que não tenta de outra forma instalar as dependências de compilação pro GCC?

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get build-dep gcc-4.4
Só lembrando que os repositórios fonte (Ex.: deb-src http://...) devem estar ativos. O mesmo vale para o apt-build
Ah, e que esse passo só vale pro Ubuntu!

depois comecei a compilação ( demorou mais ou menos umas 4 ou 5 horas, não me lembro direito ( aqui é um atlhon II x2, deve ser por isso))
...

Lembrou do CONCURRENCY_LEVEL=* ou do make -j* ? Ou demorou tudo isso mesmo???  :o
(* = Nº de CPUs. No seu caso seria 2, creio eu)


Eu já vou seguir a dica pra (quem sabe...) atualizar meu GCC aqui. (Problema vai ser a demora no meu "poçante" Celeron D :'( )
« Última modificação: 12 de Maio de 2011, 23:06 por UnderEu »
Ubuntu 10.04.2 [64-bit]
Kernel 2.6.34-omnislash1.4.4 (Compilado Nativamente :D)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3822 Online: 12 de Maio de 2011, 22:47 »
@4d4c47 será que tem vantagem do GCC 4.5.3 sobre o 4.5.2 do Ubuntu 11.04???

@Alyscom uma pena não ser feito em OpenCL, ai as placas ATI/AMD teriam proveito, mas ótima iniciativa, realmente falta isso ao kernel linux.

Offline UnderEu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Estou aqui para aprender...
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3823 Online: 12 de Maio de 2011, 22:51 »
Pergunta:

Se eu compilar o Omnislash 2.6.34 no 11.04 (GCC 4.5.2) e tentar instalar no 10.04, funciona???

Assim, além de tirar proveito do que o GCC 4.5 tem de melhor em cima do 4.4, me poupa o trabalho de ter que compilar e instalar o GCC manualmente no meu PC! (E, no caso, tenho acesso a um PC mais potente pra compilar esse Kernel :D)
Ubuntu 10.04.2 [64-bit]
Kernel 2.6.34-omnislash1.4.4 (Compilado Nativamente :D)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3824 Online: 12 de Maio de 2011, 23:49 »
Pergunta:

Se eu compilar o Omnislash 2.6.34 no 11.04 (GCC 4.5.2) e tentar instalar no 10.04, funciona???

Assim, além de tirar proveito do que o GCC 4.5 tem de melhor em cima do 4.4, me poupa o trabalho de ter que compilar e instalar o GCC manualmente no meu PC! (E, no caso, tenho acesso a um PC mais potente pra compilar esse Kernel :D)

talvez tenha que atualizar o initramfs ou então o linux-firmware.