Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364100 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3495 Online: 03 de MAR?O de 2011, 11:32 »
DROGA! Eu ia postar a saida do comando ps ax | grep gcc | grep march compilando o GCC só que a saida é tão grande que passa dos 2.000 caracteres máximos em uma única postagem. Enfim...

Se eu tenho backup de todo meu sistema, pq não brincar???

GCC 4.5.2 compilando, com as opções passadas pelo 4d4c47, e detalhe, só tem -march=native, nada de core2.
Porém -mtune=generic.

Vamos ver no que da.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3496 Online: 03 de MAR?O de 2011, 11:59 »
DROGA! Eu ia postar a saida do comando ps ax | grep gcc | grep march compilando o GCC só que a saida é tão grande que passa dos 2.000 caracteres máximos em uma única postagem. Enfim...

Se eu tenho backup de todo meu sistema, pq não brincar???

GCC 4.5.2 compilando, com as opções passadas pelo 4d4c47, e detalhe, só tem -march=native, nada de core2.
Porém -mtune=generic.

Vamos ver no que da.


Gunss, se você vai usar o GCC 4.5.2 não precisa usar o -mtune=generic!  Isso vale até o GCC 4.5.1!  Usa o -mtune que a saída do primeiro comando da minha dica mostrar!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3497 Online: 03 de MAR?O de 2011, 12:06 »
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTE2NQ

Kernel 2.6.38 atingiu o rc7. Parece que esse é o ultimo.

ôpa, então já posso partir para o .38, que o Natty tem usado há algum tempo.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3498 Online: 03 de MAR?O de 2011, 12:28 »
DROGA! Eu ia postar a saida do comando ps ax | grep gcc | grep march compilando o GCC só que a saida é tão grande que passa dos 2.000 caracteres máximos em uma única postagem. Enfim...

Se eu tenho backup de todo meu sistema, pq não brincar???

GCC 4.5.2 compilando, com as opções passadas pelo 4d4c47, e detalhe, só tem -march=native, nada de core2.
Porém -mtune=generic.

Vamos ver no que da.


Gunss, se você vai usar o GCC 4.5.2 não precisa usar o -mtune=generic!  Isso vale até o GCC 4.5.1!  Usa o -mtune que a saída do primeiro comando da minha dica mostrar!

Eu sei, estou compilando justamente por isso.
Mas deu erro na compilação. Ele diz que existe um erro na hora de compilar o libgcc. Acho que vou mesmo no GCC padrão do ubuntu 10.04

edit: Estou compilando com as cflags, e ao invez de alterar todos os -mtune para -march=native estou colocando -mtune=generic.
Estou usando o GCC do Ubuntu 10.04

edit2: ao menos ia compilar né... ta dando erro sem parar na compilação.
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2011, 16:45 por Gunss »

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3499 Online: 03 de MAR?O de 2011, 17:37 »
Amigos, recentemente comprei um netbook com chipset intel, processador atom n450 e 2gb de ram.
Já sabia que seria uma aventura deixar ele rápido. Não me arrisco a mexer muito no meu desktop com ubuntu 10.10 pq guardo meus arquivos nele e está rodando tudo redondinho. No netbook não tenho medo de mexer pq não guardo nada de importante nele. Já instalei ubuntu 10.10, debian lenny, debian squeeze, opensuse e mais recentemente o archlinux sempre buscando velocidade mas até agora não consegui atingir meus objetivos. Reparei que alguns colegas aqui tem netbook também. Vocês poderiam me ensinar o caminho das pedras para poder "tunar" meu netbook? Qual distro seria mais recomendada para "mexer" nessas coisas? To achando o archlinux muito complicado para compilações, sempre dá erro mas acredito que seja mais por falta de conhecimento meu mesmo. Alguma idéia?
Apenas mais um aprendiz...

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3500 Online: 03 de MAR?O de 2011, 18:14 »
Ricardo_Branco, como assim o comando "make modules install"?

No tutorial do HQx a gente não usa esse comando! Ele manda criar os binários do kernel image, do kernel headers e os modules do kernel!

Entao galactus... eu nao rodo comando modules install... Pois estou fazendo 100% o tuto do hqx...

Mas quando dou o boot o sistema reclama que nao achou os modules... aih eu tentei rodar make modules_install mas nao deu certo...

Acho que vou ter que pegar outro .config e fazer tudo de novo... sem mexer muito, rs... soh desativando os drivers na primeira vez e depois tentar ir acertando... Mas que preguica...

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3501 Online: 03 de MAR?O de 2011, 18:28 »
Amigos, recentemente comprei um netbook com chipset intel, processador atom n450 e 2gb de ram.
Já sabia que seria uma aventura deixar ele rápido. Não me arrisco a mexer muito no meu desktop com ubuntu 10.10 pq guardo meus arquivos nele e está rodando tudo redondinho. No netbook não tenho medo de mexer pq não guardo nada de importante nele. Já instalei ubuntu 10.10, debian lenny, debian squeeze, opensuse e mais recentemente o archlinux sempre buscando velocidade mas até agora não consegui atingir meus objetivos. Reparei que alguns colegas aqui tem netbook também. Vocês poderiam me ensinar o caminho das pedras para poder "tunar" meu netbook? Qual distro seria mais recomendada para "mexer" nessas coisas? To achando o archlinux muito complicado para compilações, sempre dá erro mas acredito que seja mais por falta de conhecimento meu mesmo. Alguma idéia?
victorwpbastos, depende do que e ser rapido p vc...
Eu tenho usado como criterio ter meu note mais fluido do que com windows... e acredito que eles estao quase no mesmo nivel...

Mas eu ainda quero mais...
O que eu tenho... Debian 6.0 com Kernel 2.6.37 (apt-get mesmo) e com Kernel do Lineduc.... O Kernel do lineduc me dah praticamente a mesma resposta sem esquentar tanto o processador...
Ambiente grafico pesa um monte... Entao jah testei gnome, lxde, openbox e outros... mas gostei do desempenho do Enlightenment E17.. mas nao eh facil.. ele eh diferente... vao alguns dias para acostumar....

A vantagem do Ubuntu eh este forum... a galera ajuda um monte mas nao te despreza por usar Debian (como eu, rs...)

Usei ubuntu mas achei que carregava mais... Mas eh a mao na roda neh... tudo pronto. Se bem que meu Debian tbm reconhece tudo.

Eh isso.

Abrass.

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3502 Online: 03 de MAR?O de 2011, 18:37 »
Amigos, recentemente comprei um netbook com chipset intel, processador atom n450 e 2gb de ram.
Já sabia que seria uma aventura deixar ele rápido. Não me arrisco a mexer muito no meu desktop com ubuntu 10.10 pq guardo meus arquivos nele e está rodando tudo redondinho. No netbook não tenho medo de mexer pq não guardo nada de importante nele. Já instalei ubuntu 10.10, debian lenny, debian squeeze, opensuse e mais recentemente o archlinux sempre buscando velocidade mas até agora não consegui atingir meus objetivos. Reparei que alguns colegas aqui tem netbook também. Vocês poderiam me ensinar o caminho das pedras para poder "tunar" meu netbook? Qual distro seria mais recomendada para "mexer" nessas coisas? To achando o archlinux muito complicado para compilações, sempre dá erro mas acredito que seja mais por falta de conhecimento meu mesmo. Alguma idéia?

Faço das suas palavras as minhas.
No meu caso é um Atom N270, 1Gb.

Já coloquei o Omnislash, mas eu quero mais velocidade ainda.
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3503 Online: 03 de MAR?O de 2011, 20:30 »
Amigos, recentemente comprei um netbook com chipset intel, processador atom n450 e 2gb de ram.
Já sabia que seria uma aventura deixar ele rápido. Não me arrisco a mexer muito no meu desktop com ubuntu 10.10 pq guardo meus arquivos nele e está rodando tudo redondinho. No netbook não tenho medo de mexer pq não guardo nada de importante nele. Já instalei ubuntu 10.10, debian lenny, debian squeeze, opensuse e mais recentemente o archlinux sempre buscando velocidade mas até agora não consegui atingir meus objetivos. Reparei que alguns colegas aqui tem netbook também. Vocês poderiam me ensinar o caminho das pedras para poder "tunar" meu netbook? Qual distro seria mais recomendada para "mexer" nessas coisas? To achando o archlinux muito complicado para compilações, sempre dá erro mas acredito que seja mais por falta de conhecimento meu mesmo. Alguma idéia?

Faço das suas palavras as minhas.
No meu caso é um Atom N270, 1Gb.

Já coloquei o Omnislash, mas eu quero mais velocidade ainda.

No caso dos dois colegas, não existe muita mágica!  Eu tenho um Atom 330 vídeo Onboard da Intel no trabalho, o querido BubleBee!
Não sei até que ponto vocês querem o Netbook de vocês rápido!  Isso aqui serve? - http://www.easy-share.com/1912640219/Buble_Bee.avi

Tem que deixar tudo o mais leve possível!  O que mais pesa no Linux é o ambiente gráfico, já que não temos no Linux o mesmo nível de otimização da parte gráfica do Windows!  Então tem que pensar em gerenciador de janelas e ambiente gráfico leves!

Eu mesmo estou fazendo uma mudança radical no BubleBee, vou partir para o Lubuntu 64bits!

Eu atualmente uso Gnome + OpenBox com tudo o que for desnecessário desativado ou removido mesmo e JFS tunado + Kernel compilado a dedo para o hardware do BubleBee (uso mesmo é o Omnislash, mas testo outros kerneis também), com isso tudo eu acho o meu Atomzinho muito esperto!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3504 Online: 03 de MAR?O de 2011, 20:45 »
Galactus,
não querendo abusar, mas você poderia disponibilizar as .debs do seu Kernel compilado? Até porque talvez seja interessante saber como o Kernel se comporta em um Hardware semelhante mas diferente.
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3505 Online: 03 de MAR?O de 2011, 20:49 »
Kernel compilado a dedo para o hardware do BubleBee (uso mesmo é o Omnislash, mas testo outros kerneis também), com isso tudo eu acho o meu Atomzinho muito esperto!



galactus... manda teu .config p mim? rs... eh isso que to querendo fazer... otimizar para meu hardware...

Vou tentar mais uma vez dentro de 10 minutos... Nao sei se vc viu eu falando que to compilando em 58 minutos... capado e somente modo texto... tudo que eu tenho para a compilacao... rs

Edit1: Não deu certo denovo... Mas carnaval tá aí... vamos tentar denovo!
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2011, 12:48 por Ricardo_Branco »

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3506 Online: 04 de MAR?O de 2011, 13:41 »
aqui a compilação não ta dando certo neeeem a pau.

Citar
HOSTCFLAGS   = -O2 -pipe -fomit-frame-pointer -march=native -msse4.1 --param l1-cache-size=32 --param l1-cache-line-size=64 --param l2-cache-size=3072 -mtune=generic

Ta tudo certinho mas ele para aqui
Citar
  LD      arch/x86/built-in.o
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-2.6.37.2'
make: ** [debian/stamp/build/kernel] Erro 2

E ta tudo certinho. Acho que no GCC 4.4.3 do Ubuntu 10.04 é chato mesmo.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3507 Online: 04 de MAR?O de 2011, 14:36 »
aqui a compilação não ta dando certo neeeem a pau.

Citar
HOSTCFLAGS   = -O2 -pipe -fomit-frame-pointer -march=native -msse4.1 --param l1-cache-size=32 --param l1-cache-line-size=64 --param l2-cache-size=3072 -mtune=generic

Ta tudo certinho mas ele para aqui
Citar
  LD      arch/x86/built-in.o
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-2.6.37.2'
make: ** [debian/stamp/build/kernel] Erro 2

E ta tudo certinho. Acho que no GCC 4.4.3 do Ubuntu 10.04 é chato mesmo.

Gunss, um pouco acima dessas linhas que postou do erro, tem o motivo direto dele dar errado!  Precisa ver essa linha, pode ser erro com o GCC 4.4.3 mesmo e essas opções para compilação! Eu to usando o GCC 4.4.5 do Mint 10. Não deu nenhum tipo de erro! Ele manda olhar no config.log para ver o motivo do erro também!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3508 Online: 04 de MAR?O de 2011, 14:43 »
Kernel compilado a dedo para o hardware do BubleBee (uso mesmo é o Omnislash, mas testo outros kerneis também), com isso tudo eu acho o meu Atomzinho muito esperto!



galactus... manda teu .config p mim? rs... eh isso que to querendo fazer... otimizar para meu hardware...

Vou tentar mais uma vez dentro de 10 minutos... Nao sei se vc viu eu falando que to compilando em 58 minutos... capado e somente modo texto... tudo que eu tenho para a compilacao... rs

Edit1: Não deu certo denovo... Mas carnaval tá aí... vamos tentar denovo!

Ricardo, o meu config é o do tuto do HQx. Portanto não ia mudar em nada! Você está usando o GCC 4.5.2 também? Já tentou com o  GCC padrão da distro?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3509 Online: 04 de MAR?O de 2011, 14:48 »
Galactus,
não querendo abusar, mas você poderia disponibilizar as .debs do seu Kernel compilado? Até porque talvez seja interessante saber como o Kernel se comporta em um Hardware semelhante mas diferente.

Rapaz, poderia até colocar mas as chances de dar pau na sua máquina são grandes, eu desligo um monte de coisas que não tem na minha configuração de hardware, e no seu  PC?  

O que você deve fazer é tirar aquilo que você tem certeza que não usa, eu por exemplo removo da compilação do kernel: Bluethoo, Rádio, Infravermelho, Rede sem fio (em casa, no trabalho eu preciso, daí eu marco ela de volta) e etc.  E compilo dentro do kernel o que for driver do meu hardware!  Tipo: controladora do disco, placas de rede, placa de vídeo e etc!

É só isso, o lance é passar um certo tempo no menuconfig ou no xconfig marcando e desmarcando as coisas!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.