Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364452 vezes)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3315 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 13:16 »
Alguém tem o patch do aufs?

Ele vem no kernel do Ubuntu, então nunca liguei, mas agora quero fazer outros testes e estou precisando desse patch, e não acho em lugar nenhum.


PS: o que é CFS? É melhor que o BFS?

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3316 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 14:59 »
Alguém tem o patch do aufs?

Ele vem no kernel do Ubuntu, então nunca liguei, mas agora quero fazer outros testes e estou precisando desse patch, e não acho em lugar nenhum.


PS: o que é CFS? É melhor que o BFS?

aqui tem o AUFS
http://git.zen-kernel.org/zen-stable/


olha que legal, to testando alguns patchs no kernel .37 e olha essas opções:

Código: [Selecionar]
Custom LDFLAGS for kernel (consider this if you're fucking stupid)

CONFIG_CUSTOM_LDFLAGS:

What the fuck would you do this for!?!?!
No, seriously the kernel doesn't link against anything. so wtf.

Código: [Selecionar]
Custom CFLAGS for kernel

CONFIG_CUSTOM_CFLAGS:

You can use this to easily set custom gcc CFLAGS to be used for the
entire kernel (including modules).

No warning for you, i can't fix stupidit

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3317 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 15:39 »
Alguém tem o patch do aufs?

Ele vem no kernel do Ubuntu, então nunca liguei, mas agora quero fazer outros testes e estou precisando desse patch, e não acho em lugar nenhum.


PS: o que é CFS? É melhor que o BFS?

aqui tem o AUFS
http://git.zen-kernel.org/zen-stable/


Esse está furado. Não cria a pasta fs/aufs nem seus arquivos, e também não cria a entrada para o menuconfig.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3318 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 15:59 »
Alguém tem o patch do aufs?

Ele vem no kernel do Ubuntu, então nunca liguei, mas agora quero fazer outros testes e estou precisando desse patch, e não acho em lugar nenhum.


PS: o que é CFS? É melhor que o BFS?

aqui tem o AUFS
http://git.zen-kernel.org/zen-stable/


Esse está furado. Não cria a pasta fs/aufs nem seus arquivos, e também não cria a entrada para o menuconfig.


checa esse.
http://git.c3sl.ufpr.br/gitweb?p=aufs/aufs2-standalone.git;a=commit;h=42c7d2241ba827bbc7e95bd4468dd61e3ea6c553

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3319 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 18:04 »
Alguém tem o patch do aufs?

Ele vem no kernel do Ubuntu, então nunca liguei, mas agora quero fazer outros testes e estou precisando desse patch, e não acho em lugar nenhum.


PS: o que é CFS? É melhor que o BFS?

aqui tem o AUFS
http://git.zen-kernel.org/zen-stable/


Esse está furado. Não cria a pasta fs/aufs nem seus arquivos, e também não cria a entrada para o menuconfig.


checa esse.
http://git.c3sl.ufpr.br/gitweb?p=aufs/aufs2-standalone.git;a=commit;h=42c7d2241ba827bbc7e95bd4468dd61e3ea6c553

Esse daí, no caso os 3 que baixei lá, deram erro na compilação.

O mais correto que encontrei foi esse, mas é para o 2.6.36 e dá erro também na hora de aplicar, bem como na hora de compilar.

Tá brabo  :-\

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3320 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 14:58 »
Senhores, tomei o caminho mais curto!  ;)

Instalei o Mint Linux 10 (Julia) 64bits no Pc de casa!  E depois adicionei o repositório do Liquorix e "tasquei" o 2.6.37.7 com a seguinte listinha de patchs:

http://liquorix.net/sources/patches/

Destaques para:

aufs-37
cfs-cgroup-stuff/
bfq-36/
ureadahead/  (e sim ,o kernel do Liquorix não ferra com o Plymouth do Julia)
cfs-low-latency

Entre outros!


É a primeira  vez que tenho um sistema 64bits que após o boot, com Gnome e tudo, consome apenas 189MB!!!!
Muito rápido mesmo, e fica nítido que ele compilou de forma genérica!  Ele tem o mesmo comportamento do quando compilava o Omnislash de forma genérica!  Ele é rápido para abrir os programas da primeira vez, e na segunda não dá muita diferença, e se ficar muito tempo sem chamar o programa, ele "limpa" ele do cache, o que torna o seu segundo chamamento lento! 

O bom te comparar com a compilação com march=native como 2.6.34 do Omnislash é que, como o Gunss já havia salientado, o consumo de RAM é muito maior!  É normal ele subir consumindo 320MB e fica em torno de 1GB de consumo com um monte de  coisas abertas!  O kernel do Liquorix fica em torno de 700MB! A abertura dos programas usando Core2 + o march-native no Omnislash torna sua reposta muito mais imediata na segunda vez que você chama qualquer programa!  Também é mais fluido para navegar na internet com aqueles montes de animações Flash!  Por falar em navegação, alguém aqui tá usando o Google Chrome 9?

Ele está destruindo na aceleração das animações, agora ele vem com a capacidade de aceleração de hardware da placa de vídeo!

Os dois são muito rápidos!  Cada um com suas vantagens e desvantagens!  O páreo é duro!  Se não tivesse usado o March=native no Omnislash, com certeza do kernel do Liquorix ganharia fácil essa! Vejam que é briga entre 2.6.34 X 2.6.37!   O Kernel do Liquorix usa CFS turbinado!  É gostoso de usar o CFS, você exige do HD e ele "parece" se manter inabalado, continua fluido e sem travadas, ele consome menos recurso da CPU, mas é um pouco mais lento pra responder do que quando uso a dupla BFS + BFQ!

Enfim, se tivesse que usar em uma máquina com muitos acessos no HD (tipo um servidor), é bem melhor usar o CFS!  O pessoal do CFS também não tem ficado parado, eles estão sempre melhorando o CFS!

Continuarei aqui com os testes destes dois kerneis!  Há sim!  O kernel 2.6.35 do Mint é lerdo como o do Ubuntu! A diferença é que eu consigo usar ele no meu PC, o  do Ubuntu nem consegue reconhecer meu processador direito!
 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3321 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 16:34 »
galactus, você foi modesto para escolher os patchs.

Já que esta no CFS, usa o transparent-hugepages, e você poderia ter usado o BFQ-37 para o kernel que você usa.

Eu também estou com o .37 aqui, baixei vários patchs do ZEN.

Vou testar ainda esses patchs para o CFS.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2011, 16:41 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3322 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 09:36 »
galactus, você foi modesto para escolher os patchs.

Já que esta no CFS, usa o transparent-hugepages, e você poderia ter usado o BFQ-37 para o kernel que você usa.

Eu também estou com o .37 aqui, baixei vários patchs do ZEN.

Vou testar ainda esses patchs para o CFS.

Gunss meu caro amigo, talvez eu não tenha sido claro!

Eu usei o pacote binário do liquorix com lista completa dos patchs dele!

Citar
      misc-2.6.37/                                                                                             
      fsync-fixes-2.6.37/   
      compaction-2.6.37/                                                                                       
      experimental/                                                                                         
      ck/                                                                                                   
      aufs-37/                                                                                               
      openwrt-2.6.36/                                                                                         
      deactivate-invalidated-pages-v3/                                                                       
      io-less-dirty-throttling-v2/                                                                             
      cfs-cgroup-stuff/                                                                                     
      kswapd-2.6.37/                                                                                         
      likely-unlikely-sched/                                                                                   
      fbcondecor-36/                                                                                         
      heftig-37/                                                                                             
      vhba/                                                                                                 
      phc-36/                                                                                               
      ondemand/                                                                                             
      mel-gorman/                                                                                           
      bfq-36/                                                                                               
      writeback-v2/                                                                                         
      ureadahead/                                                                                           
      reiser4/                                                                                               
      aufs/                                                                                                 
      cfs-autogroup/                                                                                         
      bfq/                                                                                                   
      bfq-37/                                                                                               
      ck-37/                                                                                               
      mm-preempt-v6/                                                                                         
      thiscpuops-upgrade/                                                                                   
      writeback-v3/                                                                                         
      cfq/                                                                                                   
      inode-lock-scalability-v6/                                                                           
      rfc-likely-unlikely/                                                                                 
      writeback-20100111/                                                                                       
      cfs-idle-balancing/                                                                                   
      touchad-2.6.37/                                                                                       
      cfs-min-gran/                                                                                         
      compat-wireless/                                                                                       
      cfs-low-latency/                                                                                       
      mmotm/                                                                                                 
      mm-preempt/                                                                                           
      deactivate-invalidated-pages-v4/                                                                     
      kswapd-fixes-for-2.6.37/                                                                               
      memory-compaction/                                                                                     
      deactivate-invalidated-pages/                                                                         
      heftig/                                                                                               
      transparent-hugepages/                                                                                 
      wake_afine_fixes-2.6.37/                                                                             
      suse/                                                                                                 
      patch-2.6.34-ck1                                                                                     
      mm-stop-background-writeback-if-there-is-other-work-queued-for-the-thread.patch                       
      [PATCH] vmscan: synchronous lumpy reclaim don't call congestion_wait().eml                             
      Fix-regression-in-O_DIRECT-O_SYNC-writes-to-block-devices.patch                                       
      .DATE                                                                                                 
      tipc-security-fix.patch                                                                               
      madwifi-2.6.35.patch                                                                                   
      fix-writeback-32.patch                                                                               
      [RFC PATCH] check_preempt_tick should not compare vruntime with wall time.eml                           
      0001-mm-Stop-background-writeback-if-there-is-other-work-.patch                                       
      0001-mm-Avoid-resetting-wb_start-after-each-writeback-ro.patch                                         
      .DATE=2010-12-02-16-34                                                                                 
      peter-ziljstra-diminish-min-granularity-patch.eml                                                     
      ondemand.mbox                                                                                         
      fix-writeback-33.patch                                                                                 
      channel-negative-one-maxim.patch                                                                       
      bugfix-16315-icebp-opcode-0xf1-no-longer-causing-a-SIGTRAP-breaks-wine.patch                           
      [PATCH] vmscan: move referenced VM_EXEC pages to active list.eml                                     
      [PATCH] Optimize relay_alloc_page_array() slightly by using vzalloc rather than vmalloc and memset.eml
      [PATCH 2_5] writeback: stop periodic_background work on seeing sync works.eml                         
      .directory                                                                                           
      bugfix-16315-icebp-opcode-0xf1-no-longer-causing-a-SIGTRAP-breaks-wine.patch~                         
      [PATCH] vmscan: add a configurable inactive_file_ratio.eml
   

Então eu não fui econômico, eu fui prático!   ;D

Agora, achei o kernel do Aptosid mais rápido!  Testei o aptosid aqui, mas ele tava todo "capado"!  Sem codecs, sem samba e mais um monte de coisas que eu uso no dia-a-dia! Mas o Aptosid usa KDE!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3323 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 13:25 »
ah sim... poxa quanta coisa!!

Aqui com esse kernel o plymouth não inicia muito bem.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3324 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 01:38 »
Senhores, tomei o caminho mais curto!  ;)

Instalei o Mint Linux 10 (Julia) 64bits no Pc de casa!  E depois adicionei o repositório do Liquorix e "tasquei" o 2.6.37.7 com a seguinte listinha de patchs:

http://liquorix.net/sources/patches/

Destaques para:

aufs-37
cfs-cgroup-stuff/
bfq-36/
ureadahead/  (e sim ,o kernel do Liquorix não ferra com o Plymouth do Julia)
cfs-low-latency

Entre outros!


É a primeira  vez que tenho um sistema 64bits que após o boot, com Gnome e tudo, consome apenas 189MB!!!!
Muito rápido mesmo, e fica nítido que ele compilou de forma genérica!  Ele tem o mesmo comportamento do quando compilava o Omnislash de forma genérica!  Ele é rápido para abrir os programas da primeira vez, e na segunda não dá muita diferença, e se ficar muito tempo sem chamar o programa, ele "limpa" ele do cache, o que torna o seu segundo chamamento lento! 

O bom te comparar com a compilação com march=native como 2.6.34 do Omnislash é que, como o Gunss já havia salientado, o consumo de RAM é muito maior!  É normal ele subir consumindo 320MB e fica em torno de 1GB de consumo com um monte de  coisas abertas!  O kernel do Liquorix fica em torno de 700MB! A abertura dos programas usando Core2 + o march-native no Omnislash torna sua reposta muito mais imediata na segunda vez que você chama qualquer programa!  Também é mais fluido para navegar na internet com aqueles montes de animações Flash!  Por falar em navegação, alguém aqui tá usando o Google Chrome 9?

Ele está destruindo na aceleração das animações, agora ele vem com a capacidade de aceleração de hardware da placa de vídeo!

Os dois são muito rápidos!  Cada um com suas vantagens e desvantagens!  O páreo é duro!  Se não tivesse usado o March=native no Omnislash, com certeza do kernel do Liquorix ganharia fácil essa! Vejam que é briga entre 2.6.34 X 2.6.37!   O Kernel do Liquorix usa CFS turbinado!  É gostoso de usar o CFS, você exige do HD e ele "parece" se manter inabalado, continua fluido e sem travadas, ele consome menos recurso da CPU, mas é um pouco mais lento pra responder do que quando uso a dupla BFS + BFQ!

Enfim, se tivesse que usar em uma máquina com muitos acessos no HD (tipo um servidor), é bem melhor usar o CFS!  O pessoal do CFS também não tem ficado parado, eles estão sempre melhorando o CFS!

Continuarei aqui com os testes destes dois kerneis!  Há sim!  O kernel 2.6.35 do Mint é lerdo como o do Ubuntu! A diferença é que eu consigo usar ele no meu PC, o  do Ubuntu nem consegue reconhecer meu processador direito!
 

Adorei a dica, baixei, compilei, ficou redondo mas o aufs não habilita  :(

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3325 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 10:07 »
 

Então eu não fui econômico, eu fui prático!   ;D

Agora, achei o kernel do Aptosid mais rápido!  Testei o aptosid aqui, mas ele tava todo "capado"!  Sem codecs, sem samba e mais um monte de coisas que eu uso no dia-a-dia! Mas o Aptosid usa KDE!

Então meu caro Galactus!

Vamos ser práticos!

To com um netbook Atom N270 da Philco e com o Mint Julia 32 bits!
Tá uma lesmeira só e eu to em viagem, o que significa que internet só no wifi do hotel e naquelas velôs que vc deve imaginar!
Como esse hardware é chato, principalmente a webcam e o wifi, acho que será necessário no mínimo um 2.6.37!
Me dá a receita do bolo com cerejas na cobertura de glacê?
rsrsrsrsrsrsrsrsrs....
Ajuda um pobre noob aspirante a lammer vai!
A receita direto! Depois discutiremos filosoficamente as opções "na unha" disponíveis!
To sem tempo e sem neurônios no momento!
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3326 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 14:49 »
 

Então eu não fui econômico, eu fui prático!   ;D

Agora, achei o kernel do Aptosid mais rápido!  Testei o aptosid aqui, mas ele tava todo "capado"!  Sem codecs, sem samba e mais um monte de coisas que eu uso no dia-a-dia! Mas o Aptosid usa KDE!

Então meu caro Galactus!

Vamos ser práticos!

To com um netbook Atom N270 da Philco e com o Mint Julia 32 bits!
Tá uma lesmeira só e eu to em viagem, o que significa que internet só no wifi do hotel e naquelas velôs que vc deve imaginar!
Como esse hardware é chato, principalmente a webcam e o wifi, acho que será necessário no mínimo um 2.6.37!
Me dá a receita do bolo com cerejas na cobertura de glacê?
rsrsrsrsrsrsrsrsrs....
Ajuda um pobre noob aspirante a lammer vai!
A receita direto! Depois discutiremos filosoficamente as opções "na unha" disponíveis!
To sem tempo e sem neurônios no momento!

MSXManiac, essa é super fácil!  Sem brincadeira! 

Você segue a instrução do site do Kernel Liquorix: http://liquorix.net/

Adiciona a lista de repositórios dele (não se esqueça de colocar a chave de assinatura para não ficar com aquela mensagem chata de pacote sem segurança) e depois instala o kernel 2.6.37!  Se estiver usando a versão 10.10, ela vai instalar numa boa sem nem precisar mexer no initfram! Aí é só reiniciar o sistema e torcer para que tudo dê certo!

Agora, se preferir, pode fazer como o vampire fez, baixar e compilar os patchs que ele já disponibiliza em um pacote binário prontinho pra gente!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

4d4c47

  • Visitante
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3327 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 15:11 »
GCC , parece ser um ATRASO DE VIDA a cada dia que passa, não consigo entender isso, vejam ?


http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=intel_avx_gcc&num=2


...






« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2011, 15:13 por 4d4c47 »

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3328 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 15:14 »
GCC 4.6, parece ser um atraso da vida a cada dia que passa, não consigo entender isso, vejam ?


http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=intel_avx_gcc&num=2


...




tava lendo agora esse artigo e pensando em postar aqui.

Ainda tem que adicionar os novos AMD nesse GCC. Em alguns pontos ele se sai muito bem, em outros indiferente e em outros não vai bem, é realmente instavel.

Offline buli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3329 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 16:57 »
Alguém tem o patch do aufs?

Esse aqui é o AUFS oficial:

1. No Debian em primeiro lugar é necessário instalar o GIT (não sei no Ubuntu):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get instal git-core
2. Uma vez instalado o GIT, baixe o patch do AUFS:

Código: [Selecionar]
git clone http://git.c3sl.ufpr.br/pub/scm/aufs/aufs2-standalone.git aufs2-standalone.git
cd aufs2-standalone.git
git checkout origin/aufs2.1-36
cd -

Importante: Na terceira linha acima, aufs2.1 é a versão do AUFS, no entanto que o 36 é a versão do kernel que você está tentando compilar, 2.6.36, no caso do exemplo acima. Aí você teria que mudar a versão do kernel que você utilizar.

Off-topic: Repare que o AUFS oficial é hospedado no site da UFPR, uma contribuição do Brasil para a comunidade do software-livre e open-source  :)

3. Aplique os seguintes patches:

aufs2-standalone.git/aufs2-kbuild.patch
aufs2-standalone.git/aufs2-base.patch
aufs2-standalone.git/aufs2-standalone.patch

4. Finalmente copie para o /usr/src/linux as seguintes pastas (junto com tudo seu conteúdo):

aufs2-standalone.git/Documentation
aufs2-standalone.git/fs
aufs2-standalone.git/include
 
5. make xconfig (ou make menuconfig):

File systems
   Miscellaneous filesystems (MISC_FILESYSTEMS)
      -> Aufs (Advanced multi layered unification filesystem) support (AUFS_FS)

Eu geralmente marco como módulo. Se for criar live-cd's acho mais facil de debugar.

6. Depois é so compilar o kernel como acostmado.