Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364362 vezes)

Offline maiconramones

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3135 Online: 12 de Janeiro de 2011, 21:00 »
Boa noite galera,

Apliquei o patch do ureadahead, mas a opção "Debug Filesystem" não possui o item para marcar ela.

Alguém já passou por esse problema?

Abraço

Offline PaiRobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3136 Online: 13 de Janeiro de 2011, 01:42 »
@galactus

Galactus, neste exato momento estou "fuçando" nos Makefiles do kernel pra ver onde que fica as opções de march e mtune originais do kernel. Como estou em um sistema 32 no Atom, o caminho ficou em linux/arch/x86/Makefile_32.cpu.

Este é o "background" daquela opção de selecionar o tipo de processador na configuração do kernel. Como esta opção provavelmente passa as CFLAGS para todos os módulos do kernel, não custa nada tentar customizá-las.

Atualmente, estou usando o Arch Linux com GCC 4.5.2. Vou colocar os parâmetros '-march=atom -mfpmath=sse' que deram uma vida legal no Gentoo pra este hardware.

Não sei se ajudou em algo, mas se descobrir algo também posto por aqui.
Desktop: Athlon II X4 630 @3.0GHz ~ ASUS M2N68-AM SE2 ~ 2x2GB DDR II Markvision ~ Radeon X4650 1GB DDR2 ~ OSes: Windows 7 Professional + Ubuntu 10.10 64-bit

Netbook: Philco PHN-10104 ~ OSes: Windows 7 Professional + Ubuntu 10.10 32-bit Desktop Edition

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3137 Online: 13 de Janeiro de 2011, 09:28 »
Rapazes, vocês "tão que tão". Fico um dia fora e tem quase 3 páginas para ler. Nem sei o que é "BubleBee", por exemplo, e até no makefile vcs já estão mexendo  :o

Não consegui mesmo instalar o gcc-4.5 no lucid. Dava aquele erro do patch. Baixei o source no maverick depois compilei no lucid e deu erro bem no meio da compilação (já estava até ficando feliz). Por último tentei o apt-build e esse se recusou a instalar. A única coisa que fez foi baixar o source.
Acho que não tem jeito mesmo.

BubleBee é o apelido carinhoso do meu Atom 330 que uso no trabalho! Não assistiu ao vídeo "demo" do meu guerreiro?  ;D

Sim, estamos tentando alterar o makefile, mas tá complicado sem conhecimentos de programação em C.

É muito complicado alterar o GCC do Lucid, tem que mudar um monte de bibliotecas como o Gunss falou! É mais fácil partir para o 10.10!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3138 Online: 13 de Janeiro de 2011, 09:32 »
Desculpa a pergunta de anta minha, estou muito tempo fora.
Esse patch + config pode ser usado em kerneis novos?
Posso usar patch omnislash + outra config ou outro patch + config omnislash que não terei problemas?
Abç

De novo, novamente, outra vez!  ;D

A atual versão do Omnislash do HQx foi feita para o kernel vanilla 2.6.34!  Portanto, seus patchs e config são voltados para o 2.6.34! Nada impede de você tentar em outro kernel os mesmos patchs e configs, mas você vai ter que "se virar" com os Bugs disso também!  ;)

O que acontece é que temos "cobras criadas" aqui neste tópico, como o Buli, o Gunss e o vampire (entre outros - o  HQ nem precisa falar né), que sabem onde colocar e tirar os patchs em novas versões do kernel!  
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3139 Online: 13 de Janeiro de 2011, 09:33 »
Mudando de assunto.

Uma dúvida q tenho é qual a melhor forma de compactção, Não se se já perceberam, mas tem uma opção onde vc encontra:

gzip
bz2
Lzma
e outra q não lembro

qual garante melhor performance? ou isso não influencia?

LZMA é melhor!  Quanto a este assunto, pergunta para o vampire thunder que é "fera" nisso!  
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3140 Online: 13 de Janeiro de 2011, 09:34 »
Boa noite galera,

Apliquei o patch do ureadahead, mas a opção "Debug Filesystem" não possui o item para marcar ela.

Alguém já passou por esse problema?

Abraço

Você aplicou o patch do Gentoo?  Está lá em Tracers no kernel Hacking! Dentro do Tracers tem que marcar outra coisa que esqueci agora!  ;D
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3141 Online: 13 de Janeiro de 2011, 09:36 »
@galactus

Galactus, neste exato momento estou "fuçando" nos Makefiles do kernel pra ver onde que fica as opções de march e mtune originais do kernel. Como estou em um sistema 32 no Atom, o caminho ficou em linux/arch/x86/Makefile_32.cpu.

Este é o "background" daquela opção de selecionar o tipo de processador na configuração do kernel. Como esta opção provavelmente passa as CFLAGS para todos os módulos do kernel, não custa nada tentar customizá-las.

Atualmente, estou usando o Arch Linux com GCC 4.5.2. Vou colocar os parâmetros '-march=atom -mfpmath=sse' que deram uma vida legal no Gentoo pra este hardware.

Não sei se ajudou em algo, mas se descobrir algo também posto por aqui.

Estou na torcida aqui! Espero que você consiga!  Eu tentei usar a opção Atom para compilar aqui no BubleBee mas ficou um lixo!  Só funciona bem com P4! Isso no Ubuntu 10.04 claro!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline maiconramones

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3142 Online: 13 de Janeiro de 2011, 09:54 »
@galactus

Opa e ai meo, cara apliquei o patch do Gentoo sim. Depois de selecionionar o Tracers tem que selecionar "Trace process context switches and events" e também habilitar o tal "Debug Filesystem".

Ai que está o x da questão a opção "Debug Filesystem" não aparece com o checkbox ao lado, onde você tem que clicar para selecionar. Até aparece o item mas sem opção de seleção.

Lembrando que eu to compilando no Ubuntu 10.10.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3143 Online: 13 de Janeiro de 2011, 10:18 »
Mudando de assunto.

Uma dúvida q tenho é qual a melhor forma de compactção, Não se se já perceberam, mas tem uma opção onde vc encontra:

gzip
bz2
Lzma
e outra q não lembro

qual garante melhor performance? ou isso não influencia?

LZMA é melhor!  Quanto a este assunto, pergunta para o vampire thunder que é "fera" nisso!  

Na verdade Lzma é mais lento porque compacta bem mais. Gzip é mais rápida porque compacta menos. O Ubuntu mantém o gzip (acredito que as outras distros também).

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3144 Online: 13 de Janeiro de 2011, 10:22 »
@galactus

Opa e ai meo, cara apliquei o patch do Gentoo sim. Depois de selecionionar o Tracers tem que selecionar "Trace process context switches and events" e também habilitar o tal "Debug Filesystem".

Ai que está o x da questão a opção "Debug Filesystem" não aparece com o checkbox ao lado, onde você tem que clicar para selecionar. Até aparece o item mas sem opção de seleção.

Lembrando que eu to compilando no Ubuntu 10.10.

O Debug Filesystem aparece fora do Tracers!  Tá na lista do kernel Hacking, logo no início dele!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline maiconramones

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3145 Online: 13 de Janeiro de 2011, 10:34 »
Sim eu sei que ta no Kernel Kacking é desse cara que to falando, agora não to com a tela aqui mas depois de noite eu passo um print da tela.

Mas é exatamente esse carinha que não consigo habilitá-lo.

Valeu
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2011, 10:45 por maiconramones »

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3146 Online: 13 de Janeiro de 2011, 10:53 »
Mudando de assunto.

Uma dúvida q tenho é qual a melhor forma de compactção, Não se se já perceberam, mas tem uma opção onde vc encontra:

gzip
bz2
Lzma
e outra q não lembro

qual garante melhor performance? ou isso não influencia?

LZMA é melhor!  Quanto a este assunto, pergunta para o vampire thunder que é "fera" nisso!  

Na verdade Lzma é mais lento porque compacta bem mais. Gzip é mais rápida porque compacta menos. O Ubuntu mantém o gzip (acredito que as outras distros também).

Pois é nisso q eu pensei! kkkk

eu deixei o default bz2. Mas acho q gzip o kernel ficará maior mas carregará mais rápido. (confirma?)
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3147 Online: 13 de Janeiro de 2011, 11:45 »
@galactus

Galactus, neste exato momento estou "fuçando" nos Makefiles do kernel pra ver onde que fica as opções de march e mtune originais do kernel. Como estou em um sistema 32 no Atom, o caminho ficou em linux/arch/x86/Makefile_32.cpu.

Este é o "background" daquela opção de selecionar o tipo de processador na configuração do kernel. Como esta opção provavelmente passa as CFLAGS para todos os módulos do kernel, não custa nada tentar customizá-las.

Atualmente, estou usando o Arch Linux com GCC 4.5.2. Vou colocar os parâmetros '-march=atom -mfpmath=sse' que deram uma vida legal no Gentoo pra este hardware.

Não sei se ajudou em algo, mas se descobrir algo também posto por aqui.

ontem eu estava fuçando justamente essa área. Se perceber o arquivo Makefile_32.cpu traz referencias como ao escolher a arquitetura ele aponta para march=core2 (exemplo) e mtune=generic. Porém o arquivo Makefile traz outras referencias, march=gereneric e mtune=core2 (exemplo). Em qual devemos nos basear?
Hoje vou tentar colocar tudo em march=native e mtune=native pra ver no que dá!

Isso é um achometro sem nenhum conhecimento e nada científico.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3148 Online: 13 de Janeiro de 2011, 12:08 »
Sim eu sei que ta no Kernel Kacking é desse cara que to falando, agora não to com a tela aqui mas depois de noite eu passo um print da tela.

Mas é exatamente esse carinha que não consigo habilitá-lo.

Valeu

Olha só, no meu menuconfig aparece normalmente:



BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3149 Online: 13 de Janeiro de 2011, 12:12 »
Também vou ficar aqui na torcida Gunss!

Espero que seu "achometro" esteja calibrado!  :D

Há pessoal, eu não sei se vocês conhecem, mas ontem nas minhas buscas malucas aqui pra descobrir o que posso sobre o GCC, esbarrei nisso aqui:

http://kernelnewbies.org/

E no Fórum deles:

http://forum.kernelnewbies.org/index.php



São aficcionados como nós que querem aprender e modificar o kernel Linux!

Achei muito legal! Tem muito "nerd" como a gente aí! Gostei também da documentação deles!  ;)
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2011, 12:15 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.