Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364312 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2910 Online: 10 de Dezembro de 2010, 12:11 »

tu sempre conseguindo milagres. To curioso pra saber o que vai ter nesse tópico.

será que meus erros na compilação são por causa do libncurses? Ainda uso o 10.04.

Pois é, eu também sempre acho que já consegui tudo o que podia, e no fim sempre acho uma coisa nova!

Aqui dá pau por conta do libncurses! Mesmo quando eu baixo um 2.6.36 binário, ele dá pau na instalação, reclama do libncurses antigo! Por isso estou procurando partir para o 10.10. Acho que o HQ vai gostar mais ainda pois vou partir para o KDE! Acho que ele usa KDE, a comparação vai ficar mais fiel!

ah, esse bug ocorre somente na instalação? Então esse não é o motivo dos bugs na compilação aqui.
Eu tenho muita vontade de experimentar o KDE, só que eu gosto muito de usar o docky. Muito mais simples.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2911 Online: 10 de Dezembro de 2010, 12:29 »
Acho que o HQ vai gostar mais ainda pois vou partir para o KDE! Acho que ele usa KDE, a comparação vai ficar mais fiel!

Já testou o xfce, pra ver a diferença de velocidade?

Já testei sim. O XFCE não é mais tão leve como ele era antes. No fim das contas, se você colocar o OpenBox no Gnome, fica mais ou menos parelho!

Rápido mesmo é o LXDE. Mas eu não me acostumo com a "simplicidade" do LXDE! Mas se a máquina tem recursos muito pobres, é a opção certa! Mais leve que isso só as versões de gerenciadores de janelas  BOX da vida como o Blackbox e o Fluxbox, além de IceWM entre outros! Mas eu nunca me acostumo com eles. Prefiro mesmo o Gnome ou KDE!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2912 Online: 10 de Dezembro de 2010, 12:38 »
Citar
Fiz uma nova compilação ontem incluindo o sources do Omnislash 2.6.34-1.4.4, é que preciso dele para o VirtualBox, e acho incrível como ainda consigo tirar leite de pedra do mesmo kernel!  Diminui o Overclock aqui e o sistema tá mais ligeiro! Se o HQ me permite, vou criar um tópico com dicas da configuração do kernel na hora de compilar, menuconfig ou xconfig!   

Apoiado 2!!

Citar
Senhores, a futura nova versão do Omnislash vai usar o kernel 2.6.36 ou 2.6.37?

Ainda estou pensando nisso!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2913 Online: 10 de Dezembro de 2010, 12:57 »
Acho que o HQ vai gostar mais ainda pois vou partir para o KDE! Acho que ele usa KDE, a comparação vai ficar mais fiel!

Já testou o xfce, pra ver a diferença de velocidade?

Já testei sim. O XFCE não é mais tão leve como ele era antes. No fim das contas, se você colocar o OpenBox no Gnome, fica mais ou menos parelho!

Rápido mesmo é o LXDE. Mas eu não me acostumo com a "simplicidade" do LXDE! Mas se a máquina tem recursos muito pobres, é a opção certa! Mais leve que isso só as versões de gerenciadores de janelas  BOX da vida como o Blackbox e o Fluxbox, além de IceWM entre outros! Mas eu nunca me acostumo com eles. Prefiro mesmo o Gnome ou KDE!
Cara, bem vindo ao KDE, com você agora no time, acho que vou ter um KDE muito mais rápido, pois sei que você não se contenta com pouca coisa, agora a sessão do KDE vai ter muito mais coisas, hehe.
Estou esperando o tópico também, sempre tive vontade de mexer em mais coisas, mas como não sei do que se tratam fico com receio, mas sempre vou pesquisando para saber, agora vai ser mais facil.
 :D ;D

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2914 Online: 10 de Dezembro de 2010, 13:24 »
Acho que o HQ vai gostar mais ainda pois vou partir para o KDE! Acho que ele usa KDE, a comparação vai ficar mais fiel!

Já testou o xfce, pra ver a diferença de velocidade?

Já testei sim. O XFCE não é mais tão leve como ele era antes. No fim das contas, se você colocar o OpenBox no Gnome, fica mais ou menos parelho!

Rápido mesmo é o LXDE. Mas eu não me acostumo com a "simplicidade" do LXDE! Mas se a máquina tem recursos muito pobres, é a opção certa! Mais leve que isso só as versões de gerenciadores de janelas  BOX da vida como o Blackbox e o Fluxbox, além de IceWM entre outros! Mas eu nunca me acostumo com eles. Prefiro mesmo o Gnome ou KDE!
Cara, bem vindo ao KDE, com você agora no time, acho que vou ter um KDE muito mais rápido, pois sei que você não se contenta com pouca coisa, agora a sessão do KDE vai ter muito mais coisas, hehe.
Estou esperando o tópico também, sempre tive vontade de mexer em mais coisas, mas como não sei do que se tratam fico com receio, mas sempre vou pesquisando para saber, agora vai ser mais facil.
 :D ;D

se tiver com mais de 1 HD faz que nem eu. Separa um somente para testes. Aqui eu peguei um HD de 40GB e ele tem uma cópia do meu sistema, porém sem nenhum programa instalado somente para testes, assim deixo meu sistema padrão sempre seguro e a salvo.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2915 Online: 11 de Dezembro de 2010, 02:18 »
Citar
Fiz uma nova compilação ontem incluindo o sources do Omnislash 2.6.34-1.4.4, é que preciso dele para o VirtualBox, e acho incrível como ainda consigo tirar leite de pedra do mesmo kernel!  Diminui o Overclock aqui e o sistema tá mais ligeiro! Se o HQ me permite, vou criar um tópico com dicas da configuração do kernel na hora de compilar, menuconfig ou xconfig!   

Apoiado 2!!

Citar
Senhores, a futura nova versão do Omnislash vai usar o kernel 2.6.36 ou 2.6.37?

Ainda estou pensando nisso!!

Hq, você está usando EXT4 como sistema de arquivos?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2916 Online: 11 de Dezembro de 2010, 09:05 »
Sim...

Geralmente só uso ext4

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2917 Online: 12 de Dezembro de 2010, 23:09 »
http://ck.wikia.com/wiki/SchedulingPolicies

uma boa lida sobre os modos de scheduling do BFS.



edit: Linux jussier-desktop 2.6.36-zen1 #1 ZEN SMP PREEMPT Sun Dec 12 22:54:02 BRT 2010 i686 GNU/Linux

consegui fazer o zen funcionar, inclusive a internet. =) E o danado é bem rápido.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, 00:40 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2918 Online: 13 de Dezembro de 2010, 08:16 »
Baum, primeira parte concluída!

Assim como falei, já estou com o Kubuntu 10.10 64bits + KDE 4.5.4 + Kernel Omnislash 1.4.4!

Funcionamento muito superior com o KDE 4.5.4 + Omnislash 1.4.4 do que o KDE padrão + kernel 2.6.35 padrão do Kubuntu ! Ainda estou me acostumando com o KDE 4.5.4. Ele é bem mais guloso de memória do que o Gnome!  Depois vou procurar fazer uma limpeza! Vejam a foto:



Essa semana começo o tuto do menuconfig!

Agora estou no aguardo da próxima versão de testes do Omnislash!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2919 Online: 13 de Dezembro de 2010, 11:50 »
http://ck.wikia.com/wiki/SchedulingPolicies

uma boa lida sobre os modos de scheduling do BFS.



edit: Linux jussier-desktop 2.6.36-zen1 #1 ZEN SMP PREEMPT Sun Dec 12 22:54:02 BRT 2010 i686 GNU/Linux

consegui fazer o zen funcionar, inclusive a internet. =) E o danado é bem rápido.
Gunss,

Como vc fez para fazer o zen funcionar? Tentei de tantas maneiras que acabei por ficar com o omnislash mesmo.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2920 Online: 13 de Dezembro de 2010, 11:56 »
Baum, primeira parte concluída!

Assim como falei, já estou com o Kubuntu 10.10 64bits + KDE 4.5.4 + Kernel Omnislash 1.4.4!

Funcionamento muito superior com o KDE 4.5.4 + Omnislash 1.4.4 do que o KDE padrão + kernel 2.6.35 padrão do Kubuntu ! Ainda estou me acostumando com o KDE 4.5.4. Ele é bem mais guloso de memória do que o Gnome!  Depois vou procurar fazer uma limpeza! Vejam a foto:



Essa semana começo o tuto do menuconfig!

Agora estou no aguardo da próxima versão de testes do Omnislash!


fala com o HQx que ele te manda os patchs. Se ele quiser até eu posso te mandar. To escrevendo dele aqui =)
Mas tu tem 4GB de ram, pq se preocupar com o consumo a mais do KDE? Isso não atrapalha o desempenho.

No aguardo do seu tópico, deverá vir excelente.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, 15:10 por Gunss »

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2921 Online: 13 de Dezembro de 2010, 14:38 »
http://ck.wikia.com/wiki/SchedulingPolicies

uma boa lida sobre os modos de scheduling do BFS.



edit: Linux jussier-desktop 2.6.36-zen1 #1 ZEN SMP PREEMPT Sun Dec 12 22:54:02 BRT 2010 i686 GNU/Linux

consegui fazer o zen funcionar, inclusive a internet. =) E o danado é bem rápido.
Gunss,

Como vc fez para fazer o zen funcionar? Tentei de tantas maneiras que acabei por ficar com o omnislash mesmo.

olha, ele tem algumas opções no NFS que bugam tudo. Posso te passar o meu .config, só que você vai ter que alterar o driver de rede, pois provavelmente não será o mesmo, opções para o seu processador, driver de vídeo (uso intel), seu driver de rede (o meu por exemplo é o r8169). Mas a grosso modo deverá funcionar ai.

Uma coisa que o não entendo é pq a equipe do zen diz isso:
"CONFIG_PREEMPT=y # NOT Voluntary in ANY situation, PREEMPT_NONE on server systems" eles dizem para você SEMPRE usar preempt, mas oras, se aqui quando uso (estou usando agora) o PC vive dando soquinhos? O galactus usar é uma coisa, agora um dual core é sacanagem.

O galactus, vampire, HQ, buli e cia devem conhecer mas lá vai
http://kmuto.jp/debian/hcl/

da um comando lspci -n copia a resposta nesse site e manda ele checar, procura o driver que você tem que ativar.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, 15:08 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2922 Online: 13 de Dezembro de 2010, 15:33 »
http://ck.wikia.com/wiki/SchedulingPolicies

uma boa lida sobre os modos de scheduling do BFS.



edit: Linux jussier-desktop 2.6.36-zen1 #1 ZEN SMP PREEMPT Sun Dec 12 22:54:02 BRT 2010 i686 GNU/Linux

consegui fazer o zen funcionar, inclusive a internet. =) E o danado é bem rápido.
Gunss,

Como vc fez para fazer o zen funcionar? Tentei de tantas maneiras que acabei por ficar com o omnislash mesmo.

olha, ele tem algumas opções no NFS que bugam tudo. Posso te passar o meu .config, só que você vai ter que alterar o driver de rede, pois provavelmente não será o mesmo, opções para o seu processador, driver de vídeo (uso intel), seu driver de rede (o meu por exemplo é o r8169). Mas a grosso modo deverá funcionar ai.

Uma coisa que o não entendo é pq a equipe do zen diz isso:
"CONFIG_PREEMPT=y # NOT Voluntary in ANY situation, PREEMPT_NONE on server systems" eles dizem para você SEMPRE usar preempt, mas oras, se aqui quando uso (estou usando agora) o PC vive dando soquinhos? O galactus usar é uma coisa, agora um dual core é sacanagem.

O galactus, vampire, HQ, buli e cia devem conhecer mas lá vai
http://kmuto.jp/debian/hcl/

da um comando lspci -n copia a resposta nesse site e manda ele checar, procura o driver que você tem que ativar.

Esse site eu conheço sim Gunss.  Até vou colocar ele no tuto do menuconfig.  E tem mais coisa pra achar sua config ideal.

Quanto ao Preempt, isso vai variar um pouco com o restante das opções que você ativa né!  

Por exemplo, no Atom eu uso Preempt, mas não o Low latency! Low latency só no i7. Aí no Atom eu  não posso colocar 1000Mhz com preempt!  Fico nos 300Mhz! Talvez o que mude muito é o fato do HT!  Ele dá sim muita diferença no uso diário do sistema!  Ele divide bem os processos no processador dando condições dele resistir a mais carga do sistema!  Outra coisa que ajuda é o sistema de arquivos tunado!  É como eu falo para o HQ, é um conjunto de fatores que você vai somando um pouco de cada e o resultado final é muito melhor do que usar apenas um deles isoladamente!

No seu caso, você usa o Folding home, não é? Tá sempre ativo não é? Confirma isso pra mim, e a parte gráfica? Você usa os efeitos do compiz?

Já ia esquecendo, HQ ou Gunss, por favor me mandem os arquivos de config para teste do novo Omnislash!
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, 15:34 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2923 Online: 13 de Dezembro de 2010, 15:49 »
http://ck.wikia.com/wiki/SchedulingPolicies

uma boa lida sobre os modos de scheduling do BFS.



edit: Linux jussier-desktop 2.6.36-zen1 #1 ZEN SMP PREEMPT Sun Dec 12 22:54:02 BRT 2010 i686 GNU/Linux

consegui fazer o zen funcionar, inclusive a internet. =) E o danado é bem rápido.
Gunss,

Como vc fez para fazer o zen funcionar? Tentei de tantas maneiras que acabei por ficar com o omnislash mesmo.

olha, ele tem algumas opções no NFS que bugam tudo. Posso te passar o meu .config, só que você vai ter que alterar o driver de rede, pois provavelmente não será o mesmo, opções para o seu processador, driver de vídeo (uso intel), seu driver de rede (o meu por exemplo é o r8169). Mas a grosso modo deverá funcionar ai.

Uma coisa que o não entendo é pq a equipe do zen diz isso:
"CONFIG_PREEMPT=y # NOT Voluntary in ANY situation, PREEMPT_NONE on server systems" eles dizem para você SEMPRE usar preempt, mas oras, se aqui quando uso (estou usando agora) o PC vive dando soquinhos? O galactus usar é uma coisa, agora um dual core é sacanagem.

O galactus, vampire, HQ, buli e cia devem conhecer mas lá vai
http://kmuto.jp/debian/hcl/

da um comando lspci -n copia a resposta nesse site e manda ele checar, procura o driver que você tem que ativar.

Esse site eu conheço sim Gunss.  Até vou colocar ele no tuto do menuconfig.  E tem mais coisa pra achar sua config ideal.

Quanto ao Preempt, isso vai variar um pouco com o restante das opções que você ativa né!  

Por exemplo, no Atom eu uso Preempt, mas não o Low latency! Low latency só no i7. Aí no Atom eu  não posso colocar 1000Mhz com preempt!  Fico nos 300Mhz! Talvez o que mude muito é o fato do HT!  Ele dá sim muita diferença no uso diário do sistema!  Ele divide bem os processos no processador dando condições dele resistir a mais carga do sistema!  Outra coisa que ajuda é o sistema de arquivos tunado!  É como eu falo para o HQ, é um conjunto de fatores que você vai somando um pouco de cada e o resultado final é muito melhor do que usar apenas um deles isoladamente!

No seu caso, você usa o Folding home, não é? Tá sempre ativo não é? Confirma isso pra mim, e a parte gráfica? Você usa os efeitos do compiz?

Já ia esquecendo, HQ ou Gunss, por favor me mandem os arquivos de config para teste do novo Omnislash!

Bem, aqui eu uso o 300 hz e agora estou testando o preempt. No Zen fica ruim, porém com os patchs que o HQ e o buli passaram, até agora ta blz. Sim, uso efeitos compiz (poucos mas uso). Eu não uso mais o Folding Home, infelizmente meu quarto é muito quente, e eu não uso um sistema 64bit para usar o cliente SMP. A parte gráfica fica por conta da Intel (lixo), o sistema de arquivos, por enquanto não uso nenhum tweak. Sei que o vídeo intel e o sistema de arquivos "acabam" com o sistema. Mas com mais simplicidade temos melhor objetivo. Usando poucos patchs no omnislash consigo usar o sistema com preempt, porém com as zilhões de tweaks do zen o sistema não aguenta.

Me manda teu email por MP que eu te passo.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2924 Online: 13 de Dezembro de 2010, 16:26 »


Bem, aqui eu uso o 300 hz e agora estou testando o preempt. No Zen fica ruim, porém com os patchs que o HQ e o buli passaram, até agora ta blz. Sim, uso efeitos compiz (poucos mas uso). Eu não uso mais o Folding Home, infelizmente meu quarto é muito quente, e eu não uso um sistema 64bit para usar o cliente SMP. A parte gráfica fica por conta da Intel (lixo), o sistema de arquivos, por enquanto não uso nenhum tweak. Sei que o vídeo intel e o sistema de arquivos "acabam" com o sistema. Mas com mais simplicidade temos melhor objetivo. Usando poucos patchs no omnislash consigo usar o sistema com preempt, porém com as zilhões de tweaks do zen o sistema não aguenta.

Me manda teu email por MP que eu te passo.


Você mesmo já explica tudo Gunss!  Você não ataca em dois dos principais pontos que deixam uma máquina lenta!  E em se tratando de Linux isso é ainda mais crítico!  Que são o sistema de arquivos e a parte gráfica!  Intel com efeitos do compiz.... Você é um herói! :)

O Zen tem configurações bastante agressivas, seu processador resiste a elas, o negócio é quando ele tem que transformar esses processos em ações no disco rígido e na parte gráfica! Aí tá o gargalo! Já teve oportunidade de usar um vídeo Onboard da Intel no Windows?  É uma mudança da água para o vinho! O meu Atom responde muito melhor a parte gráfica no Windows do que no Linux! 

O folding home é um colosso, um caminhão de processos!  Só com configurações tipo garçom pra isso funcionar direito!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.