Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364696 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2850 Online: 03 de Dezembro de 2010, 01:01 »
@Galactus quanto tempo você demora pra compilar o kernel mesmo hein?
Pergunto isso pq imaginei agora como devem ser os servidores de compilação das grandes distros.

Na atual configuração do meu PC, com o kernel Omnislash 1.4.4 com o BFS 318, entre 9 min a 9 min e 40 segundos! Concurrency Level = 8!
Vou compilar mais um kernel esta madrugada, daí atualizo o tempo, mas não deve fugir disso não!
Quanto a compilação das grandes distros, eu fiquei pasmo ao saber que a maioria dos desenvolvedores NÃO tem máquinas "toras" para fazer o serviço pesado!
Por isso o Google lançou aquela ferramenta para simular o uso do kernel em diferentes configurações! Falei disso lá no café! 

mas mesmo assim. Achos que as grandes distros devem ter algum tipo de servidor dedicado a isso. Ao menos a Red Hat deve ter.

@vamipre, no arquivo .config da as primeiras opções são referentes a arquitetura que será usada. É só tu baixar o .config do omnislash para x86.


@all estranho, dei uma nova compilada no zen-kernel usando o .config liberado pelo kernel-seeds, e agora a máquina sempre da kernel panic com o kernel deles. SEMPRE. Da um erro de NFS. ACho que isso não é pelo comando "mkinitramfs -o" que cria o link para o kernel.

Vou da uma olhada com calma. Acho que não estou ativando alguma opção nessa config.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2851 Online: 03 de Dezembro de 2010, 01:13 »
@Vampire

http://merkel.debian.org/~jurij/

@Gunss

Já vi isso diversas vezes no zen. Uma config que ativa algo que não foi testado e está bugado dá crash mesmo...

É por isso que estou lapidando o zen (quero tirar os patches com defeitos e deixar o mínimo possível) aí o patch ficará pequeno e vou tentar aproximar ao máximo do vanilla.

@Galactus

Eu queria que a pessoal pudesse ver um ATOM com windows 7 rodando para ter uma noção e para apreciar a sua obra de arte.

"Tunning" de Sistema Operacional para mim é que nem de carro. O cara com talento, esforço e conhecimento faz uma obra prima.

Sem brincadeira quando testei o ATOM com W7 e vi o vídeo em seguida só pensei em quatro palavras:

O galactus é fo** e bati palmas (literalmente)

Vc fez milagre, (FATO). Até o ubuntu normal não roda direito no ATOM.

@dtomadon

Valeu amigo, mas agora vc tem que descansar, vc pegou pesado pra caramba!! Aproveita as férias pq vc merece (eu ainda tenho aquele programa que vc fez guardado no DVD! :D Muito bom mesmo...).

@Andreson

Assim que eu estiver com uma versão sem muitos bugs eu aviso a galera e te passo uma mensagem!!

Agradeço pelas mensagens e tenham uma Boa noite!!

Hqx
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, 01:30 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2852 Online: 03 de Dezembro de 2010, 01:26 »
Pois é acabo de compilar o Kernel Zen 2.6.36 com o config do Kernel Seed e também dá Kernel panic aqui!  Diz que não pode montar o sistema de arquivos!

Que não pode aplicar um "special feature" ou sei lá o que!

É soda!

Gunss, qual o config que você usou para o kernel Zen dar boot?

Vampire a ferramenta é essa aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,73613.0.html

Há sim, tenho um novo Record de compilação de Kernel!  Como o Kernel Zen vem completamente "capado", eu que tive que marcar os sistemas de arquivos pois só o ext2 estava marcado, o meu PC aqui compilou tudo, incluindo os debs em velocidade de dobra! Exatos 2 min 26 segundos e 48 centésimos!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2853 Online: 03 de Dezembro de 2010, 10:49 »
Pois é acabo de compilar o Kernel Zen 2.6.36 com o config do Kernel Seed e também dá Kernel panic aqui!  Diz que não pode montar o sistema de arquivos!

Que não pode aplicar um "special feature" ou sei lá o que!

É soda!

Gunss, qual o config que você usou para o kernel Zen dar boot?

Vampire a ferramenta é essa aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,73613.0.html

Há sim, tenho um novo Record de compilação de Kernel!  Como o Kernel Zen vem completamente "capado", eu que tive que marcar os sistemas de arquivos pois só o ext2 estava marcado, o meu PC aqui compilou tudo, incluindo os debs em velocidade de dobra! Exatos 2 min 26 segundos e 48 centésimos!

haeuaheuaheuae. Aqui compilo em 10 min :D

Usei a config do omnislash galactus. Alias, eu não, um amigo disse que usou a config do omnislash.


edit: aparentemente tinha dado certo com o kernel zen aqui com o config do kernel-seeds, só que ele agora fala que não pode montar a partição raiz pq ela estava protegida contra escrita. Vou dar tentar achar algum erro parecido no Google.

Ah, a compilação aqui demorou 5:32 min. Com um core 2 duo. Guenta essa!
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, 11:29 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2854 Online: 03 de Dezembro de 2010, 12:26 »

@Galactus

Eu queria que a pessoal pudesse ver um ATOM com windows 7 rodando para ter uma noção e para apreciar a sua obra de arte.

"Tunning" de Sistema Operacional para mim é que nem de carro. O cara com talento, esforço e conhecimento faz uma obra prima.

Sem brincadeira quando testei o ATOM com W7 e vi o vídeo em seguida só pensei em quatro palavras:

O galactus é fo** e bati palmas (literalmente)

Vc fez milagre, (FATO). Até o ubuntu normal não roda direito no ATOM.


Grande Hq!  Muito obrigado pelas palavras, mas nada disso que você viu no vídeo do Atom seria possível sem  o seu kernel! É como eu disse antes, é um conjunto de fatores que dão aquele desempenho! 
Também concordo com você que tunagem de sistema operacional é bem parecido com a de carro! Leva tempo e paciência pra deixar tudo tinindo! É pra quem gosta mesmo!

Como eu já disse antes também, eu consegui melhorar muito com o Atom pois me fez descobrir coisas para acelerar um sistema sem recursos. Com o i7 você tem a falsa impressão que ele vai ser sempre rápido!  Mas ele também aproveita das coisas que eu descobri pra usar no Atom!

No aguardo então da próxima versão Alpha do Omnislash!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2855 Online: 03 de Dezembro de 2010, 12:29 »
olha só. Colocaram o i7 do galactus em um motor de carro

http://www.youtube.com/watch?v=m48vyc5beNg&feature=player_embedded

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2856 Online: 03 de Dezembro de 2010, 12:33 »

haeuaheuaheuae. Aqui compilo em 10 min :D

Usei a config do omnislash galactus. Alias, eu não, um amigo disse que usou a config do omnislash.


edit: aparentemente tinha dado certo com o kernel zen aqui com o config do kernel-seeds, só que ele agora fala que não pode montar a partição raiz pq ela estava protegida contra escrita. Vou dar tentar achar algum erro parecido no Google.

Ah, a compilação aqui demorou 5:32 min. Com um core 2 duo. Guenta essa!

Mas Gunss, o config do Omnislash não serve apenas para o 2.6.34? Serve também para o 2.6.36? Vi que tem muita coisa no Zen que não tem no Ominslash!  De qualquer forma eu vou tentar hoje de madrugada! :)

Então, esses tempos absurdamente baixos com o Zen é porque ele simplesmente desativa tudo que não for essencial! Não tem Driver para compilar com o Zen por padrão!  Isso é culpa do Seeds! Tudo tem sua vantagem e desvantagem, é um kernel que só vai servir quase que exclusivamente para sua máquina!  Se tentar em outra pode nem subir!  

Rapaz o Zen é animal demais!  Ele coloca opções de 1500 e 2000 Mhz para o processador!  Huhauahauha

Coitado de um Notebook!   Só máquina tora com Overclock para aguentar tudo isso!  Insano!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2857 Online: 03 de Dezembro de 2010, 12:43 »
olha só. Colocaram o i7 do galactus em um motor de carro

http://www.youtube.com/watch?v=m48vyc5beNg&feature=player_embedded

Qué isso meu! Os Americanos sempre com essa idéia fixa de colocar grandes motores nos carros!

Já tiveram a oportunidade de ver os bicos injetores de um motor como esse? Isso aí não pulveriza meu!  Isso aí mija nas cabeças do cilindro!!!   

Já vi num desses programas do Discovery a injeção de um Dragster!  Em marcha lenta parece uma mangueira de Jardim!  Quando ele acelera parece uma mangueira de bombeiro!   :o :o :o
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2858 Online: 03 de Dezembro de 2010, 13:58 »
@Galactus quanto tempo você demora pra compilar o kernel mesmo hein?
Pergunto isso pq imaginei agora como devem ser os servidores de compilação das grandes distros.

Na atual configuração do meu PC, com o kernel Omnislash 1.4.4 com o BFS 318, entre 9 min a 9 min e 40 segundos! Concurrency Level = 8!
Vou compilar mais um kernel esta madrugada, daí atualizo o tempo, mas não deve fugir disso não!
Quanto a compilação das grandes distros, eu fiquei pasmo ao saber que a maioria dos desenvolvedores NÃO tem máquinas "toras" para fazer o serviço pesado!
Por isso o Google lançou aquela ferramenta para simular o uso do kernel em diferentes configurações! Falei disso lá no café! 

mas mesmo assim. Achos que as grandes distros devem ter algum tipo de servidor dedicado a isso. Ao menos a Red Hat deve ter.

@vamipre, no arquivo .config da as primeiras opções são referentes a arquitetura que será usada. É só tu baixar o .config do omnislash para x86.


@all estranho, dei uma nova compilada no zen-kernel usando o .config liberado pelo kernel-seeds, e agora a máquina sempre da kernel panic com o kernel deles. SEMPRE. Da um erro de NFS. ACho que isso não é pelo comando "mkinitramfs -o" que cria o link para o kernel.

Vou da uma olhada com calma. Acho que não estou ativando alguma opção nessa config.

Gunss,
tentei ontem compilar o zen-kernel 2.6.36.1 usando o .config correspondente do kernel-seeds e também deu kernel panic com esse mesmo erro de NFS. A minha compilação levou em torno de 28 minutos no meu Athlon XP +2600 com 1 GB RAM. Tentei compilar mudando algumas opções, aplicando alguns patches mas dá o mesmo erro.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2859 Online: 03 de Dezembro de 2010, 14:36 »
Valeu, galera, pelas respostas. Mais tarde vou testar. Como estou compilando o Kernel do Ubuntu, devo encontrar mais dificuldades. Vamos ver.

Em tempo, compilei uma versão aqui e toda vez que inicio o sistema, aparece a seguinte mensagem: modprobe: FATAL: coud not load /lib/modules/2.6.35(versão)/modules.dep: no suck file or directory. Acontece que eu fui na pasta indicada e o arquivo estava lá, sim. O que então pode estar ocasionando o erro?

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2860 Online: 03 de Dezembro de 2010, 17:06 »
@Galactus quanto tempo você demora pra compilar o kernel mesmo hein?
Pergunto isso pq imaginei agora como devem ser os servidores de compilação das grandes distros.

Na atual configuração do meu PC, com o kernel Omnislash 1.4.4 com o BFS 318, entre 9 min a 9 min e 40 segundos! Concurrency Level = 8!
Vou compilar mais um kernel esta madrugada, daí atualizo o tempo, mas não deve fugir disso não!
Quanto a compilação das grandes distros, eu fiquei pasmo ao saber que a maioria dos desenvolvedores NÃO tem máquinas "toras" para fazer o serviço pesado!
Por isso o Google lançou aquela ferramenta para simular o uso do kernel em diferentes configurações! Falei disso lá no café! 

mas mesmo assim. Achos que as grandes distros devem ter algum tipo de servidor dedicado a isso. Ao menos a Red Hat deve ter.

@vamipre, no arquivo .config da as primeiras opções são referentes a arquitetura que será usada. É só tu baixar o .config do omnislash para x86.


@all estranho, dei uma nova compilada no zen-kernel usando o .config liberado pelo kernel-seeds, e agora a máquina sempre da kernel panic com o kernel deles. SEMPRE. Da um erro de NFS. ACho que isso não é pelo comando "mkinitramfs -o" que cria o link para o kernel.

Vou da uma olhada com calma. Acho que não estou ativando alguma opção nessa config.

Gunss,
tentei ontem compilar o zen-kernel 2.6.36.1 usando o .config correspondente do kernel-seeds e também deu kernel panic com esse mesmo erro de NFS. A minha compilação levou em torno de 28 minutos no meu Athlon XP +2600 com 1 GB RAM. Tentei compilar mudando algumas opções, aplicando alguns patches mas dá o mesmo erro.

acho que você não marcou uma opção que ativa o link do kernel. Não me lembro onde fica agora. Essa opção tem algo como "Habilitar mkinitramfs num sei o que lá" fica logo no começo.

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2861 Online: 03 de Dezembro de 2010, 17:45 »
poxa, o zen-kernel para a versão 2.6.36 ta muito bom. PC ta bem rápido.
Cara me diz uma coisa, tem algum tutorial que ensine a instalar o zen em versões do linux, ubuntu, fedora, sabayon. Não achei muito material, queria também testar esse kernel mas não consegui nada que me orienta-se.

no Ubuntu é basicamente o mesmo passo a passo do kernel do omnislash que o HQx fez.

Nas outras distros também não muda muita coisa. É só mudar o comando para compilar. No Suse o comando é "make rpm" ai você pode adicionar um -jN depois do make (N = à quantidade de núcleos do seu PC).
Acho que todas as distros baseadas em rpm usam esse comando.
valeu.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2862 Online: 05 de Dezembro de 2010, 11:33 »
Valeu, galera, pelas respostas. Mais tarde vou testar. Como estou compilando o Kernel do Ubuntu, devo encontrar mais dificuldades. Vamos ver.

Em tempo, compilei uma versão aqui e toda vez que inicio o sistema, aparece a seguinte mensagem: modprobe: FATAL: coud not load /lib/modules/2.6.35(versão)/modules.dep: no suck file or directory. Acontece que eu fui na pasta indicada e o arquivo estava lá, sim. O que então pode estar ocasionando o erro?

Pois é, não deu certo. Em todo caso eu tenho uma versão 32 enjaulada numa pasta e compilei usando ela.
Mas o erro que citei continua aparecendo. Alguém sabe o motivo?

Se quiserem testar, os links são esses:
http://archive.lineduc.sigeduc.info/lineduc/pool/main/l/linux/linux-headers-2.6.35-23-lineduc2_2.6.35-23.41~lucid1_amd64.deb
http://archive.lineduc.sigeduc.info/lineduc/pool/main/l/linux/linux-headers-2.6.35-23-lineduc2_2.6.35-23.41~lucid1_i386.deb
http://archive.lineduc.sigeduc.info/lineduc/pool/main/l/linux/linux-headers-2.6.35-23_2.6.35-23.41~lucid1_all.deb

http://archive.lineduc.sigeduc.info/lineduc/pool/main/l/linux/linux-image-2.6.35-23-lineduc2_2.6.35-23.41~lucid1_amd64.deb
http://archive.lineduc.sigeduc.info/lineduc/pool/main/l/linux/linux-image-2.6.35-23-lineduc2_2.6.35-23.41~lucid1_i386.deb


Eu adicionei o patch das 200 linhas, o BFQ e o LZMA. Não adicionei o BFS porque conflitava com o primeiro patch.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2863 Online: 05 de Dezembro de 2010, 12:05 »
talvez ele não tenha as propriedades de execução necessárias.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2864 Online: 05 de Dezembro de 2010, 12:10 »
@Em off  on

Hqxriven, faz tempo que você não atualiza seu blog em...
http://hqxriven.wordpress.com/

@Em off off

Aqui estou com o Kubuntu 10.04.1 e omnislash 1.4.4(compilado 64bits) e com a dica do galactus do readahead-fedora, aqui esta bem rápido e estável.
Imagina quando sair o próximo omnislash, (a tendência é sempre melhorar, hehe).