Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364571 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2430 Online: 12 de Setembro de 2010, 11:23 »
Pessoal pretendo testar o Omnislash no Ubuntu Studio, o procedimento para instalação seria o mesmo ?
Obrigado

sim! no ubuntu studio, talvez compense vc compilar ele prempty e 1000hz, lembrando que precisa de uma máquina potente para isso.

Alias, pq todos no ubuntu studio (até a canonical libera) um kernel RT? Esses programas de audio precisam de tanta prioridade?


ps: vi agora que o pulseaudio tem prioridade -11  :o

Offline ricksv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2431 Online: 14 de Setembro de 2010, 08:26 »
alguem pode me ajudar como instalo esse kernel na minha maquina? minha configuração é:
processador semprom i686 ,1giga de ram e placa de video nvidia 6200L de 256MB.
ja baixei os arquivos para instalação (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg378631.html#msg378631) mas nao sei qual comando devo dar no terminal para realizar a instalaçao.
eles estão em formato deb. posso dar dois cliques e instalar como um programa normal?

Offline ricksv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2432 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:06 »
fiz o que achei que daria certo mas me enganei,dei dois cliques no arquivos deb. depois da instalação no terminal dei os comandos sudo update-burg e sudo update-grub,dai reiniciei mas ao entrar com o kernel recem instalado vem esta msg de erro  "Kernel panic-not syncing: UFS: Unable to mount root fs on unknown-block (0,0)"
e agora? alguem sabe com resolver isso?
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 15:15 por ricksv »

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2433 Online: 14 de Setembro de 2010, 19:19 »
Cara, eu instalei pelos .deb, e tive uma economia de 75MB de memória,  comparado ao kernel padrão do
ubuntu....


Mas me expliquem uma coisa, que eu sou novato nessas modas de kernel,   se eu não usar os .deb, e compilar eu
mesmo,   teria mais algum ganho de desempenho?

To bem louco pra testar! :D  


Valew!!!

depende... se vc for modificar o kernel deixando mais parrudo, compensa compilar sim. Só que nesse caso também é preciso de um PC mais forte também. Um i5 pra cima. Agora se for pra manter tudo padrão nem tem tanta necessidade assim. O legal mesmo é aprender  ;D


Tenho um super hiper mega pentium dual 1.86Ghz com 3 Gb de memória...
Posso até não ganhar muito em desempenho,  mas agora preciso fazer isso...
Sou curioso demais hahahahaha

Já trabalho com linux a um bommm tempo desde o Conectiva 6....
Mas nunca tirei um tempinho pra brincar com isso...

Sempre trabalhei com redes e segurança, e por sinal estou desenvolvendo um Honeypot no meu TCC e
vou precisar da ajuda da galera pra invadir e detonar com ele ! heheheh
Mas isso já é assunto pra outro tópico....


Enfim,  já baixei o kernel e o patch...  quando chegar em casa eu me divirto!

Obrigado pela opinião!

Eu compilei a versão 64 bits que está no projeto do omnislash, em um dual-core de 2,00 GHZ com 4 gigas de ram ficou muito mais rápido que o kernel

padrão, se usar a otimização do EXT4 do galactus então vai ver a diferença mesmo , o acesso ao disco melhora sensivelmente , quanto a precisar de

ajuda pro seu honeypot, também faço faculdade na área de segurança se precisar meu msn tá disponível em minhas informações , felicidades em seu

TCC !!!

Só uma recomendação com 3 gigas de ram ,  compile a versão 32 bits dá conta legal!!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2434 Online: 14 de Setembro de 2010, 19:29 »
fiz o que achei que daria certo mas me enganei,dei dois cliques no arquivos deb. depois da instalação no terminal dei os comandos sudo update-burg e sudo update-grub,dai reiniciei mas ao entrar com o kernel recem instalado vem esta msg de erro  "Kernel panic-not syncing: UFS: Unable to mount root fs on unknown-block (0,0)"
e agora? alguem sabe com resolver isso?

Essa mensagem é tipica da falta do initrd.img-2.6******( de acordo com o kernel compilado )

Após instalar os .debs e necessário criar o intrd , que não mais é feito de forma automática no 10.04 segue esses ensinamentos do Hq, aqui :

Citar
Depois de instalar os .debs dê o comando:

sudo mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.34-omnislash1.4.4 /lib/modules/2.6.34-omnislash1.4.4

Depois dê o último comando:

sudo update-grub

E aí dê o boot

Se não der certo retorna !!!
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 19:37 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2435 Online: 14 de Setembro de 2010, 20:43 »
Após "enrolar" por vários meses, resolvi voltar ao Ubuntu (10.04) e instalar o Omnislash em casa, o desempenho melhorou muito, principalmente quando navego entre pastas com muitos arquivos. Um detalhe importante é que esta formatado em ext3, acredito que em ext4 a velocidade poderia aumentar. O consumo de ram também melhorou bastante, esta em torno dos 280mb, antes estava em torno dos 340mb (diferença de quase 60mb  :o)

Configurações da carroça Asus M2V-MX, AMD LE-1100 1,9GHz, 1gb ddr2 667, 9500gt 1gb ddr2, Segate 80gb 7200rpm ide.

A única observação que faço é em relação ao chipset da VIA da minha placa mãe, já percebi que em muitas configurações inferiores a minha (com outras marcas) consigo um resultado melhor com o Linux e o Omnislash.
Um exemplo de problema que tenho em todas as distros no meu pc: vídeos somente com o Compiz ativado (se desabilitar trava), nouveau só da dor de cabeça, parece que os recursos da minha nvidia não é bem aproveitados, e alguns outros de menor importância.

Ou seja, acredito que esse kernel deve funcionar melhor em placas com chips da Intel por exemplo.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2436 Online: 14 de Setembro de 2010, 21:26 »
Após "enrolar" por vários meses, resolvi voltar ao Ubuntu (10.04) e instalar o Omnislash em casa, o desempenho melhorou muito, principalmente quando navego entre pastas com muitos arquivos. Um detalhe importante é que esta formatado em ext3, acredito que em ext4 a velocidade poderia aumentar. O consumo de ram também melhorou bastante, esta em torno dos 280mb, antes estava em torno dos 340mb (diferença de quase 60mb  :o)

Configurações da carroça Asus M2V-MX, AMD LE-1100 1,9GHz, 1gb ddr2 667, 9500gt 1gb ddr2, Segate 80gb 7200rpm ide.

A única observação que faço é em relação ao chipset da VIA da minha placa mãe, já percebi que em muitas configurações inferiores a minha (com outras marcas) consigo um resultado melhor com o Linux e o Omnislash.
Um exemplo de problema que tenho em todas as distros no meu pc: vídeos somente com o Compiz ativado (se desabilitar trava), nouveau só da dor de cabeça, parece que os recursos da minha nvidia não é bem aproveitados, e alguns outros de menor importância.

Ou seja, acredito que esse kernel deve funcionar melhor em placas com chips da Intel por exemplo.


aqui com Intel roda tranquilo. E tem gente que instala com ATI, ops, AMD e Nvidia e vai tranquilo



ps: aqui sempre que inicio pelo kernel omnislash aparece "init: ureadahead main process (717) terminated with status 5"
já taquei no google porém nada resolvi o
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 22:44 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2437 Online: 15 de Setembro de 2010, 01:01 »

ps: aqui sempre que inicio pelo kernel omnislash aparece "init: ureadahead main process (717) terminated with status 5"
já taquei no google porém nada resolvi o

Nessa eu posso te ajudar Gunss!

Lembra que as primeiras versões do Ubuntu eram lentas pra burro na inicialização? Então o pessoal da Canonical resolveu fazer como muitos das comunidades Linux fazem, ao invés de pegar uma coisa já pronta e desenvolvida por outras distros, resolveram fazer o deles!  Criaram o ureadahead para acelerar o tempo de boot! Ou seja, mais uma ferramenta para iniciar o maior número possível de processos em paralelo ou atrasar outros que não seriam necessários durante a inicialização!

Então o que acontece com você e comigo?  Sacou?  Passou o cartão?  :D

Tchan, Tchan, Tchan!!!  Não usamos o Kernel do Ubuntu!!!!  ;)

Mas os arquivos de configuração que disparam o uso do ureadahead continuam lá na inicialização! Por isso o erro que você reporta e o fato de você não achar nada sobre ele!

Então para você não ver mais esse erro, procure renomear os arquivos ureadahead.conf e ureadahead-other.conf na pasta /etc/init! Eu coloco .old, só como exemplo! Isso claro, se você não for mais usar o kernel do Ubuntu!!!!  Senão você atrasa o boot do kernel padrão do Ubuntu quando for usá-lo!

Então o que posso fazer para continuar tendo uma ferramenta para acelerar o boot com o Omnislash?

Eu uso o que já estava criado e bem testado pelas distros RPM! O readahead!  Que no Ubuntu chama-se readahead-fedora!  Isso pra quem usa distro rpm como eu, não era novidade!

Os dois não podem estar instalados ao mesmo tempo! Ou você usa o ureadahead ou o readahead-fedora!  Ele mesmo te avisa isso na instalação do readahead-fedora!  A parte boa é que o readahead-fedora também funciona normalmente com o kernel do Ubuntu! Só não tem a mesma otimização do ureadahead, claro!

Espero ter ajudado mais que complicado!  Há sim, essa eu descobri numa cagada!  Graças as minhas instalações em modo texto onde você não tem mais essa bendita animação na hora do boot, tava lá o erro em todo boot me chamando à atenção! Resolvi investigar!

Té+
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 01:03 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline ricksv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2438 Online: 15 de Setembro de 2010, 05:59 »
ao executar os comandos citados acima mudou a msg ,agora estou com esta msg :

No init found.try passing init =bootarg
BusyBox v1.13.3 (ubuntu 1:1.13.3-1ubuntu11)  built-in shell (ash)
Enter  "help" for a list  of built-in  comands
(initramfs)

o que pode ser agora?
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 06:06 por ricksv »

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2439 Online: 15 de Setembro de 2010, 09:20 »

ps: aqui sempre que inicio pelo kernel omnislash aparece "init: ureadahead main process (717) terminated with status 5"
já taquei no google porém nada resolvi o

Nessa eu posso te ajudar Gunss!

Lembra que as primeiras versões do Ubuntu eram lentas pra burro na inicialização? Então o pessoal da Canonical resolveu fazer como muitos das comunidades Linux fazem, ao invés de pegar uma coisa já pronta e desenvolvida por outras distros, resolveram fazer o deles!  Criaram o ureadahead para acelerar o tempo de boot! Ou seja, mais uma ferramenta para iniciar o maior número possível de processos em paralelo ou atrasar outros que não seriam necessários durante a inicialização!

Então o que acontece com você e comigo?  Sacou?  Passou o cartão?  :D

Tchan, Tchan, Tchan!!!  Não usamos o Kernel do Ubuntu!!!!  ;)

Mas os arquivos de configuração que disparam o uso do ureadahead continuam lá na inicialização! Por isso o erro que você reporta e o fato de você não achar nada sobre ele!

Então para você não ver mais esse erro, procure renomear os arquivos ureadahead.conf e ureadahead-other.conf na pasta /etc/init! Eu coloco .old, só como exemplo! Isso claro, se você não for mais usar o kernel do Ubuntu!!!!  Senão você atrasa o boot do kernel padrão do Ubuntu quando for usá-lo!

Então o que posso fazer para continuar tendo uma ferramenta para acelerar o boot com o Omnislash?

Eu uso o que já estava criado e bem testado pelas distros RPM! O readahead!  Que no Ubuntu chama-se readahead-fedora!  Isso pra quem usa distro rpm como eu, não era novidade!

Os dois não podem estar instalados ao mesmo tempo! Ou você usa o ureadahead ou o readahead-fedora!  Ele mesmo te avisa isso na instalação do readahead-fedora!  A parte boa é que o readahead-fedora também funciona normalmente com o kernel do Ubuntu! Só não tem a mesma otimização do ureadahead, claro!

Espero ter ajudado mais que complicado!  Há sim, essa eu descobri numa cagada!  Graças as minhas instalações em modo texto onde você não tem mais essa bendita animação na hora do boot, tava lá o erro em todo boot me chamando à atenção! Resolvi investigar!

Té+


opa, valeu, eu havia achado ontem alguma coisa e renomei os arquivos ureadahead para não ver mais o erro (na verdade só pra testar se funciona aehuaeuea)

agora essa do readahead do fedora eu não sabia... vou tentar aqui, brigado mesmo  ;D


ps: a remoção do ureadahead também remove o ubuntu-minimal
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 09:26 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2440 Online: 16 de Setembro de 2010, 07:39 »
ricksv, sua arquitetura é 32bits mesmo, se ela fosse 64bits não instalaria! Um kernel com arquitetura diferente do seu sistema não instala!

Para saber se o seu kernel é 64 ou 32 bits você usa o comando uname -a no terminal! Não precisa ser root para executar o comando!

Qual o sistema de arquivos do seu Ubuntu? ext4, ext3, reiserfs e etc.

 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline ricksv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2441 Online: 16 de Setembro de 2010, 20:49 »
estou usando ext4.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2442 Online: 16 de Setembro de 2010, 21:56 »
estou usando ext4.

O último erro que você listou parece erro de sistema de arquivos.

Use um live-CD do Ubuntu, carrega ele e depois use o Gparted para corrigir. A dica é do professor tota:


Tota:
Citar
Depois de carregado abra o gerenciador de partições ( gparted )

Clique nas partições do seu hd e escolha a opção verificar por erros. ( faça isto em todas as partições menos na swap que não precisa)

Você nunca vai consertar nada no seu hd principal com ele montado. Precisa do live cd para fazer isto com o hd desmontado.


Usuário:
Citar
Quando eu mando verificar a partição pelo GParted, ele me pergunta se estou certo disso pois posso perder os meus arquivos.

Tota:
Citar
Sim ele sempre avisa, pois se sua partição estiver corrompida ou com bad sectors voce pode realmente perder dados. Normalmente nada acontece de catastrófico, mas sempre existe a possibilidade, daí o aviso.

Tota:
Citar
Ah, se surgir uma mensagem que não é possivel verificar, bla bla bla, deve faltar algum pacote, instale pelo synaptic ( mesmo que seja via pen drive )

Verifique no gparted em => Ver => sistema de arquivos ( aqui ele descreve os pacotes necessários )

Vê se assim funciona! 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline ricksv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2443 Online: 16 de Setembro de 2010, 22:44 »
primeiramente obrigado pela atençao galactus,só me descupe a ignorancia mas como entro no gparted?devo clicar no icone de instalação do ubuntu e entrar nas partições do meu hd e encontrarei esta opção de corrigir erros?

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2444 Online: 16 de Setembro de 2010, 22:50 »
primeiramente obrigado pela atençao galactus,só me descupe a ignorancia mas como entro no gparted?devo clicar no icone de instalação do ubuntu e entrar nas partições do meu hd e encontrarei esta opção de corrigir erros?
Não você roda o sistema via licecd (experimentar sem modificar nada ...), depois de carregado o sistema você vai em:

Sistema -> Administração -> Editor de partição Gparted.