Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364141 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1875 Online: 16 de Junho de 2010, 01:10 »

@Andreson eu já removi o 1.4.3 e vc? x)
@Gunss
Vou remover amanhã quando chegar do trabalho (saio as 06:00).
Ai vou tirar o 1.4.3, e depois de um tempo eu acho que vou retirar o que vem no ubuntu também
você já tirou  o que vem no ubuntu???

não, de forma alguma!!!! até atualizei o kernel no ubuntu pro generic-23. Testei ele, rock solid como sempre e removi o generic-22


Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1876 Online: 16 de Junho de 2010, 01:34 »

Isso é normal...

O fglrx do ubuntu não foi preparado para um kernel 2.6.34

Para instalar faça o seguinte:

sudo add-apt-repository  ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

sudo aptitude update

sudo aptitude install fglrx fglrx-modaliases fglrx-amdcccle (o gato humano aqui do fórum fez esse procedimento e usa o omnislash com ATI e funciona)


É, funcionou.
Estranho que eu tinha baixado o driver do site da ATI e mesmo assim não funcionou, sendo que os pacotes que o driver criou são os mesmos do repositório, e os desse PPA são dois números a frente. Como pode  ???

Até agora, com o driver instalado e o compiz ativado, não travou nenhuma vez.
Se tudo funcionar perfeitamente, vou tentar colocar no repositório do Lineduc para testes, se assim você permitir.


Offline Agner Manoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Testes no Ubuntu 10.04 kerneis: server, preempt e omnislash
« Resposta #1877 Online: 16 de Junho de 2010, 01:43 »
Teste do kernel 2.6.34

   Olá a todos! Sou novato do fórum, porem já utilizo o kernel do hqxriven há alguns meses para testes!
   A máquina que está sendo testada o kernel 2.6.34 tem a seguinte configuração:
Intel core 2 Quad CPU Q8400 2.66GHz, 4 GB Memória, Placa de Vídeo ATI Radeon 3650 512 MB, HD 1 também Western Digital Caviar Green 32MB Cache Ativo.
   Sistema Operacional Ubuntu 10.04 64 bits
   Particionamento do Linux é ext4 com writeback e noatime ativo.
   Primeiramente foram feitos testes nos kerneis server 2.6.32-22, preempt 2.6.32-22 e omnislash 2.6.34

Kernel Server 2.6.32-22:

   Inicia o pc em 22 segundos(detalhe, ele tem o boot mais lento de todos os kerneis do Ubuntu 10.04, o que é muito comum em kerneis servidores), sobe com 330MB memória, a taxa de transferência de arquivos dele ntfs/ext4 é ótimo, 28MB no início, sem fazer nenhuma tarefa ele vai para 20MB, e estabiliza, após realizar mais ou menos 7, 8, e 9  tarefas ao mesmo tempo (tarefas no padrão do “galactus”), a taxa de transferência vai diminuindo até chegar em 7 ~ 10 MB, ele não trava, mas dá um pequeno delay na hora de abrir as tarefas. Já a taxa de rede não sofre muitas variações, fica estável, o que em um ambiente crítico de trabalho é muito importante. Taxa 7 ~ 9 MB Kernel server 2.6.32-22.

Kernel Preempt 2.6.32-22:

   Esse kernel aqui, ele é bastante interessante, ele já começa com o “pé no acelerador”, inicia com 340~343MB de memória, liga em 20 segundos (2 segundos mais rápido que o kernel server), a taxa de tranferência de arquivos ntfs/ext4 dele é o mesmo do server 28MB, porém após executar algumas tarefas ele pede “arrego”, kernel preempt é um canhão para executar apenas uma única tarefa, (olha que o teste está sendo feito em um Quad-core!), para falar a verdade ele executa várias tarefas, tipo as 7, 8 e 9 mas não responde como deveria, vários e vários delays! A taxa de transferência de rede é padrão 7~9 MB.

Kernel Omnislash 2.6.34
   
   Antes de começar a falar deste, primeiramente queria dar os parabéns ao Hqxriven, esse kernel se superou! A instalação dele (arquivos deb prontos) na máquina realmente é rápido, menos de cinco minutos foi concluido! Esse kernel que vem pronto, nota-se uma direfença dos outros, mas quando baixei o vanilla e patches para compilar aí sim, outra história, o desempenho dele foi fascinante referente aos outros kerneis, a compilação demorou 17 min cronômetrados, com o “CONCURRENCY_LEVEL=4”,  o pc ligou em 18 segundos, subiu com 280~284 MB memória (uma diferença brutal), um pequeno detalhe, essa foi a primeira vez que ligou, na segunda vez, ele simplesmente subiu com 261~264MB de memória!  Tranferencia de arquivos para ntfs/ext4 iniciou em 36 ~39MB (incrível a diferença) estabilizou em 27 ~ 28MB, rede começou em 9 MB, após abrir 7,8 e 9 aplicativos (no padrão de testes “galactus”) ele vai para 8MB kernel surpreendemente estável, posso indicar instalar esse kernel até em servidores, pois em ambientes critícos ele se mostrou “responsável”, também um fator importante que suporte taxas de tranferências altas sem perda de desempenho em outras aplicações; interessante que mesmo depois de várias aplicações rodando a taxa de tranferência de rede se manteve e a taxa de arquivos locais continuou fluindo sem travamentos e delays!
Obs.: esta análise é especifica para o kernel compilado, o desempenho do kernel padrão, aquele que vem com os debs prontos não foi o mesmo!
   Outro detalhe importante, é que a taxa de tranferência de ext4/ext4, ext3/ext3 e xfs/xfs é bastante superior a esta! Porém por necessidade de trabalho, tenho de usar ntfs para armazenar os arquivos! Mas essa taxa trasnf. Local foi alta em relação a outros kerneis!









Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1878 Online: 16 de Junho de 2010, 02:05 »

@Andreson eu já removi o 1.4.3 e vc? x)
@Gunss
Vou remover amanhã quando chegar do trabalho (saio as 06:00).
Ai vou tirar o 1.4.3, e depois de um tempo eu acho que vou retirar o que vem no ubuntu também
você já tirou  o que vem no ubuntu???

não, de forma alguma!!!! até atualizei o kernel no ubuntu pro generic-23. Testei ele, rock solid como sempre e removi o generic-22


O generic-23 era o que eu usava (já tinha atualizado e removido o 22) antes do omnislash (Já aprendi até a escrever este nome, hehe), então não vou remover não vou deixa-lo lá descansando por um bom tempo.(coloca tempo nisso)
Pergunta: Por que Omnislash??

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1879 Online: 16 de Junho de 2010, 04:00 »
Citar
É, funcionou.
Estranho que eu tinha baixado o driver do site da ATI e mesmo assim não funcionou, sendo que os pacotes que o driver criou são os mesmos do repositório, e os desse PPA são dois números a frente. Como pode  Hein?

Não pergunta, pq eu não sei...  ;D ;D

Suponho que seja uma modificação pertencente a área devel...

Citar
Até agora, com o driver instalado e o compiz ativado, não travou nenhuma vez.
Se tudo funcionar perfeitamente, vou tentar colocar no repositório do Lineduc para testes, se assim você permitir.

Vc pretende apenas colocar os debs??

Não é método mais correto... o método de simplesmente fazer o upload dos debs não é método que faz a integração perfeita.

Funciona, mas não é o ideal

É por isso que eu falei que leva tempo para eu aprender como que faz a criação certa e a integração com o repositório

Inclusive eu já fiz uma conta no launchpad semana passada e já tenho um ppa desde o dia 8 de junho https://launchpad.net/~hqxriven/+archive/omnislash

Mas eu queria fazer certo da primeira vez...

Mas tem a minha permissão, sem problemas, mas gostaria de pedir para colocar o link desse tópico de alguma forma para que eu mesmo possa ajudar os problemas dos usuários

Afinal o objetivo é ajudar os usuários!!

Citar
Kernel Omnislash 2.6.34
  
   Antes de começar a falar deste, primeiramente queria dar os parabéns ao Hqxriven, esse kernel se superou! A instalação dele (arquivos deb prontos) na máquina realmente é rápido, menos de cinco minutos foi concluido! Esse kernel que vem pronto, nota-se uma direfença dos outros, mas quando baixei o vanilla e patches para compilar aí sim, outra história, o desempenho dele foi fascinante referente aos outros kerneis, a compilação demorou 17 min cronômetrados, com o “CONCURRENCY_LEVEL=4”,  o pc ligou em 18 segundos, subiu com 280~284 MB memória (uma diferença brutal), um pequeno detalhe, essa foi a primeira vez que ligou, na segunda vez, ele simplesmente subiu com 261~264MB de memória!  Tranferencia de arquivos para ntfs/ext4 iniciou em 36 ~39MB (incrível a diferença) estabilizou em 27 ~ 28MB, rede começou em 9 MB, após abrir 7,8 e 9 aplicativos (no padrão de testes “galactus”) ele vai para 8MB kernel surpreendemente estável, posso indicar instalar esse kernel até em servidores, pois em ambientes critícos ele se mostrou “responsável”, também um fator importante que suporte taxas de tranferências altas sem perda de desempenho em outras aplicações; interessante que mesmo depois de várias aplicações rodando a taxa de tranferência de rede se manteve e a taxa de arquivos locais continuou fluindo sem travamentos e delays!
Obs.: esta análise é especifica para o kernel compilado, o desempenho do kernel padrão, aquele que vem com os debs prontos não foi o mesmo!
   Outro detalhe importante, é que a taxa de tranferência de ext4/ext4, ext3/ext3 e xfs/xfs é bastante superior a esta! Porém por necessidade de trabalho, tenho de usar ntfs para armazenar os arquivos! Mas essa taxa trasnf. Local foi alta em relação a outros kerneis!

Agora me deixou em dúvida!! Qual versão vc compilou e qual usou dos debs prontos??

E que mudanças fez em relação a config (apenas Core2Duo e Hz em 1000??)???

Não coloco elas pois algumas máquinas não aguentam essa mudança...

Citar
Pergunta: Por que Omnislash??

http://www.youtube.com/watch?v=8jUtGx2JYB4&annotation_id=annotation_812089&feature=iv

Um dos golpes mais poderosos de um jogo desconhecido chamado FFVII  :o  ;) que jogava quando era garoto...

Obrigado a todos

Bom Dia

Hqx
« Última modificação: 16 de Junho de 2010, 04:26 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1880 Online: 16 de Junho de 2010, 10:33 »
4 da manhã? Você não dorme, não?  :o
 ;D

Outra coisa que não funciona é o "update-initramfs -u". Tentei colocar o plymouth e não consegui.

Offline Agner Manoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1881 Online: 16 de Junho de 2010, 12:17 »
Instalação do kernel com deb's prontos foi desta versão : "Método fácil Kernel 2.6.34-omnislash1.4.3 (64 bits)"
E a compilação foi feita 300Hz, modo "performance".


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1882 Online: 16 de Junho de 2010, 13:43 »
Instalação do kernel com deb's prontos foi desta versão : "Método fácil Kernel 2.6.34-omnislash1.4.3 (64 bits)"
E a compilação foi feita 300Hz, modo "performance".



O Agner esqueceu de mencionar que retirou o suporte ao HT, já que o Core 2 Quad dele não possui HT e fez uma compilação para os novos Core2/Xeon!
 
Além disso foram retirados vários drivers e suporte a Notebooks que ele achou que não precisava! Com o Concurrency Level  = 4 os quatro núcleos ficaram em 100% o tempo todo da compilação!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline LeonardoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1883 Online: 16 de Junho de 2010, 14:08 »

   Pipow, alguém tem como indicar os patches para controle de frequência de CPU ?
   Meu athlon dual core está batendo os 90 graus,  então fica perigoso trabalhar com ele...

   No mais, essa kernel rocks!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1884 Online: 16 de Junho de 2010, 15:12 »
Citar
4 da manhã? Você não dorme, não?  Chocado
 Sem Graça

Outra coisa que não funciona é o "update-initramfs -u". Tentei colocar o plymouth e não consegui.

Funciona mas não aparece um indicador que funcionou!!

Se fosse assim ia chover posts aqui de reclamação!! (plymouth perfeito aqui e de todos os usuários que compilei e usam nvidia)

Insônia é fogo...

Citar
E a compilação foi feita 300Hz, modo "performance".

A tá... frequência máxima o tempo todo...

Citar
O Agner esqueceu de mencionar que retirou o suporte ao HT, já que o Core 2 Quad dele não possui HT e fez uma compilação para os novos Core2/Xeon!
 
Além disso foram retirados vários drivers e suporte a Notebooks que ele achou que não precisava! Com o Concurrency Level  = 4 os quatro núcleos ficaram em 100% o tempo todo da compilação!

Que beleza, mas isso já era esperado... é mais aproveitar ao máximo Quatro Cores do que os Cores Normais e "Virtuais" do I7

Citar
Pipow, alguém tem como indicar os patches para controle de frequência de CPU ?
   Meu athlon dual core está batendo os 90 graus,  então fica perigoso trabalhar com ele...

   No mais, essa kernel rocks!

No kernel ubuntu ele está com qual temperatura?? E no omnislash com qual???

Eu coloco ele para automaticamente subir o módulo de controle de temperatura!!

Dá um cat /proc/cpuinfo e coloca aqui!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline LeonardoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1885 Online: 16 de Junho de 2010, 16:05 »

   Cara, 72 graus na kernel "vanilla", quando estou trabalhando...
   Baixa pra 55, 60 quando paro pra ler.

   A Omni não dá auto-throttling, meus applets mostram as duas CPUs no talo o tempo todo, daí fica beeeeem quente.
   Instalei os debs, mas se for oc aso, eu faço o patch que faltar e instalo a kernel, brinco com isso tem tempo...
   Mas agora falta tempo de caçar esses patches, agradeceria muito um indicador de onde achá-los.


Código: [Selecionar]
processor : 0
vendor_id : AuthenticAMD
cpu family : 17
model : 3
model name : AMD Athlon(tm) X2 Dual-Core QL-62
stepping : 1
cpu MHz : 2000.067
cache size : 512 KB
physical id : 0
siblings : 2
core id : 0
cpu cores : 2
apicid : 0
initial apicid : 0
fdiv_bug : no
hlt_bug : no
f00f_bug : no
coma_bug : no
fpu : yes
fpu_exception : yes
cpuid level : 1
wp : yes
flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush mmx fxsr sse sse2 ht syscall nx mmxext fxsr_opt rdtscp lm 3dnowext 3dnow constant_tsc nonstop_tsc extd_apicid pni cx16 lahf_lm cmp_legacy svm extapic cr8_legacy 3dnowprefetch osvw skinit lbrv svm_lock nrip_save
bogomips : 4001.19
clflush size : 64
cache_alignment : 64
address sizes : 40 bits physical, 48 bits virtual
power management: ts ttp tm stc 100mhzsteps hwpstate

processor : 1
vendor_id : AuthenticAMD
cpu family : 17
model : 3
model name : AMD Athlon(tm) X2 Dual-Core QL-62
stepping : 1
cpu MHz : 2000.067
cache size : 512 KB
physical id : 0
siblings : 2
core id : 1
cpu cores : 2
apicid : 1
initial apicid : 1
fdiv_bug : no
hlt_bug : no
f00f_bug : no
coma_bug : no
fpu : yes
fpu_exception : yes
cpuid level : 1
wp : yes
flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush mmx fxsr sse sse2 ht syscall nx mmxext fxsr_opt rdtscp lm 3dnowext 3dnow constant_tsc nonstop_tsc extd_apicid pni cx16 lahf_lm cmp_legacy svm extapic cr8_legacy 3dnowprefetch osvw skinit lbrv svm_lock nrip_save
bogomips : 3992.44
clflush size : 64
cache_alignment : 64
address sizes : 40 bits physical, 48 bits virtual
power management: ts ttp tm stc 100mhzsteps hwpstate

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1886 Online: 16 de Junho de 2010, 16:13 »
Como não estou informações sobre frequencias desse processador

Poderia fazer o favor de dar o mesmo comando no kernel padrão do ubuntu??

Obrigado

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1887 Online: 16 de Junho de 2010, 16:29 »
Citar
4 da manhã? Você não dorme, não?  Chocado
 Sem Graça

Outra coisa que não funciona é o "update-initramfs -u". Tentei colocar o plymouth e não consegui.

Funciona mas não aparece um indicador que funcionou!!

Se fosse assim ia chover posts aqui de reclamação!! (plymouth perfeito aqui e de todos os usuários que compilei e usam nvidia)

Insônia é fogo...

Estranho...
Aqui o Plymouth que está funcionando é o de modo texto. Aparece o nome Ubuntu, as bolinhas mas não aparece o logotipo.
Estranho é que eu instalei outro tema, que no kernel padrão está funcionando bem.
Mais estranho ainda é o fato de não ter nenhum arquivo initrd e vmlinuz na pasta raiz que aponte para o novo kernel. Quando se instala um novo, o antigo fica com a extensão .old e os arquivos apontam para o novo kernel. Quando instalei o omnislash não aconteceu isso. Como está aí?

Offline LeonardoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1888 Online: 16 de Junho de 2010, 16:39 »

   Nevermind...

   
Código: [Selecionar]
apt-get  install cpufreqd powernowd

    Resolveu...
    Uhuwl!

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1889 Online: 16 de Junho de 2010, 16:46 »
pergunto há possibilidade de testar o kernel no virtualbox? sem prejuízo de nada?
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M