Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364192 vezes)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1860 Online: 15 de Junho de 2010, 18:49 »
O 10.04 está travando direto aqui. Estou vendo a hora do HD queimar. No 9.04 isso não acontece.
Gostaria de saber se tem algum repositório com kernel mais atual ou se vc mesmo, Hqx, não tem intensão de criar um repositório com o seu kernel.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1861 Online: 15 de Junho de 2010, 19:14 »
Citar
Instalei o kernel 2.6.34-omnislash1.4.3 e o bicho voando... principalmente os vídeos youtube que davam uma engasgada.

Citar
Tá tudo ótimo, só falta uma coisa, pelo menos para os leigos, um compilador automático, que BDMOD fazia, mas o cara largou o projeto.
Fica ai a sugestão, se tiver alguém com coragem poderia fazer isso.

Citar
No mais tá tudo show de bola, adaptei o modo de instalação do kernel 2.6.34 e o patch 1.4.3.

Muito Obrigado pela ajuda!! Um compilador automático seria legal mesmo e eu até queria aproveitar e tocar ele mas aí o tempo do omnislash seria muito reduzido...

Citar
O 10.04 está travando direto aqui. Estou vendo a hora do HD queimar. No 9.04 isso não acontece.
Gostaria de saber se tem algum repositório com kernel mais atual ou se vc mesmo, Hqx, não tem intensão de criar um repositório com o seu kernel.

Vc tem que descobrir o motivo do travamento!! Talvez nem seja o kernel do ubuntu; o culpado talvez seja o xorg ou algum programa ou o flash aí nem o omnislash daria jeito.

Prefiro apenas hospedar os debs e o source, sou adepto da filosofia KISS http://pt.wikipedia.org/wiki/Keep_It_Simple

Fica muito mais acessível pro usuário comum dessa forma e dá um tempo brutalmente maior para o desenvolvimento!!

Deixo hospedado aqui:

http://code.google.com/p/kernel-omnislash/downloads/list
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1862 Online: 15 de Junho de 2010, 19:24 »
Gostaria de saber hq qual a versão mais indicada para o Karmic (1.4.3 ou 1.4.4  ??? ???)?

Testei em um pc da faculdade que uso (depois pego os dados dele), não percebi um ganho no boot e nem em aplicações 3d (compiz por exemplo, mas o vídeo é fraco, intel onboard), mas a navegação entre as pastas esta mais rápida (muito mais  :o), parabéns pelo ótimo trabalho.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1863 Online: 15 de Junho de 2010, 19:26 »
Citar
Gostaria de saber hq qual a versão mais indicada para o Karmic (1.4.3 ou 1.4.4  Hein? Hein?)?

Testei em um pc da faculdade que uso (depois pego os dados dele), não percebi um ganho no boot e nem em aplicações 3d (compiz por exemplo, mas o vídeo é fraco, intel onboard), mas a navegação entre as pastas esta mais rápida (muito mais  Chocado), parabéns pelo ótimo trabalho.

1.4.4 mas aí tem que compilar e fazer uma gambiarra no kernel package senão não compila (isso só não é necessário nos novos kernel package como no lucid)

Vídeo onboard fraco aí é gargalo...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1864 Online: 15 de Junho de 2010, 20:52 »
... e a 1.4.3?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1865 Online: 15 de Junho de 2010, 21:12 »
Citar
... e a 1.4.3?

A mesma coisa se aplica a ele...

É pq o kernel package está obsoleto e não consegue compilar kernels superiores ao 2.6.32!! (No lucid não é necessária nenhuma alteração)
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, 21:20 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1866 Online: 15 de Junho de 2010, 21:19 »
O motivo do travamento eu não tenho ideia, mas sei que não sou o único. Tenho lido muita reclamação, principalmente se tratando de notebooks (o que é meu caso).
Acho que um repositório atenderia bem a "filosofia KISS", pois é muito simples instalar via apt.

Estou fazendo o download aqui e depois vou testar.


PS: quando vc poderá me dar uma ajudinha com o squashfs lzma?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1867 Online: 15 de Junho de 2010, 21:27 »
Citar
Acho que um repositório atenderia bem a "filosofia KISS", pois é muito simples instalar via apt.

Instalar com o apt sim... eu ainda aprender o esquema dos repositórios não!!

O Zen kernel que inclusive na versão 2.6.24 existia para o ubuntu nunca colocou em repositório por causa disso!! É mais simples para o desenvolvimento colocar os debs e um patch em um lugar do que sincronizar com a árvore e mandar uma penca de arquivos...

Citar
PS: quando vc poderá me dar uma ajudinha com o squashfs lzma?

Eu ainda estou portando o squashfs lzma para o omnislash 2.6.34... O processo é chato pra caramba!!

Assim que eu pelo menos portar os patches separadamente eu entro em contato...
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, 21:49 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1868 Online: 15 de Junho de 2010, 21:27 »
Hq, bem que eu tentei, mas não deu! :(

Eu tentei usar o Omnislash com sistemas de arquivos diferentes da dupla EXT3/EXT4, mas não deu certo.

Com JFS ele instalou numa boa e funcionou tudo direitinho. Mas houve uma queda muito acentuada no desempenho em geral. Repeti o teste do último vídeo que postei aqui no tópico (com o 1.4.3, usei o 1.4.3). É bastante interessante observar que o uso da CPU é muito mais baixo do que com ext4, mas é tudo lerdo! A fluidez dos vídeos melhoraram ainda mais!!! Mas o resto é bem mais lento pra abrir ou navegar na primeira vez! Na segunda vez a coisa melhora muito. Pior foi com XFS!!! Bugadíssimo no Ubuntu 10.04, extremamente lento em tudo, me deu nervoso! E quando instalei o 1.4.3 deu Kernel Panic e ferrou o sistema todo!!!  :-[  

Sei que o bug é do Ubuntu pois também uso o Mandriva e o Suse e esses problemas não acontecem!

Voltei para o EXT4. Estou refazendo o sistema pela terceira vez! Hahuahuah

Mas não se preocupa, os dados estavam todos a salvo!



BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1869 Online: 15 de Junho de 2010, 21:38 »
Citar
Hq, bem que eu tentei, mas não deu! Triste

Eu tentei usar o Omnislash com sistemas de arquivos diferentes da dupla EXT3/EXT4, mas não deu certo.

Com JFS ele instalou numa boa e funcionou tudo direitinho. Mas houve uma queda muito acentuada no desempenho em geral. Repeti o teste do último vídeo que postei aqui no tópico (com o 1.4.3, usei o 1.4.3). É bastante interessante observar que o uso da CPU é muito mais baixo do que com ext4, mas é tudo lerdo! A fluidez dos vídeos melhoraram ainda mais!!! Mas o resto é bem mais lento pra abrir ou navegar na primeira vez! Na segunda vez a coisa melhora muito. Pior foi com XFS!!! Bugadíssimo no Ubuntu 10.04, extremamente lento em tudo, me deu nervoso! E quando instalei o 1.4.3 deu Kernel Panic e ferrou o sistema todo!!!  Embaraçado  

Sei que o bug é do Ubuntu pois também uso o Mandriva e o Suse e esses problemas não acontecem!

Voltei para o EXT4. Estou refazendo o sistema pela terceira vez! Hahuahuah

Mas não se preocupa, os dados estavam todos a salvo!

Aí entra outra questão galactus:

O JFS não é mais atualizado há muito tempo... em kernels recentes ele não se comporta bem mesmo, já vi até alguns patches para melhorar isso e permitir o uso dele, ele não usa o poder de um multi core.

Quanto ao XFS ele já é bem tunado e é bom mas nunca consegui extrair algo bom dele em BFS no ubuntu, já consegui com distros mais recentes como o Archlinux. Estou até observando os novos patches para inserir no omnislash.

Tenta o 1.4.4 depois e me dá um alô!! Ele tem patches para o EXT4 que devem melhorar a situação um pouco!!

Muito obrigado pelo post!!

Hqx
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, 21:40 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1870 Online: 15 de Junho de 2010, 21:44 »
Citar
PS: quando vc poderá me dar uma ajudinha com o squashfs lzma?

Eu ainda estou portando o squashfs lzma para o omnislash 2.6.34... O processo é chato pra caramba!!

Assim que eu pelo menos portar os patches separadamente eu entro em contato...

Deixa eu explicar...

O squashfs com compressão lzma no 2.6.34 existe naturalmente eu quero é tunar ele!!

http://kernelnewbies.org/LinuxChanges#head-9d706e4c99e6f89cafc5b9536c948de6b84d351e
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1871 Online: 15 de Junho de 2010, 22:06 »
Citar
PS: quando vc poderá me dar uma ajudinha com o squashfs lzma?

Eu ainda estou portando o squashfs lzma para o omnislash 2.6.34... O processo é chato pra caramba!!

Assim que eu pelo menos portar os patches separadamente eu entro em contato...

Deixa eu explicar...

O squashfs com compressão lzma no 2.6.34 existe naturalmente eu quero é tunar ele!!

http://kernelnewbies.org/LinuxChanges#head-9d706e4c99e6f89cafc5b9536c948de6b84d351e

Pera lá. Então o lzma já está implantado nesse seu Kernel, uma vez que ele é a versão 2.6.34?

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1872 Online: 15 de Junho de 2010, 22:36 »

@Andreson eu já removi o 1.4.3 e vc? x)
@Gunss
Vou remover amanhã quando chegar do trabalho (saio as 06:00).
Ai vou tirar o 1.4.3, e depois de um tempo eu acho que vou retirar o que vem no ubuntu também
você já tirou  o que vem no ubuntu???

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1873 Online: 15 de Junho de 2010, 23:27 »
Instalei, mas deu erro na instalação do driver da ATI:
Código: [Selecionar]
(...)
Configurando fglrx (2:8.723-0ubuntu1) ...
update-alternatives: usando /usr/lib/fglrx/ld.so.conf para fornecer /etc/ld.so.conf.d/GL.conf (gl_conf) em modo automático.
update-initramfs: deferring update (trigger activated)
Loading new fglrx-8.723 DKMS files...
First Installation: checking all kernels...
Building only for 2.6.34-omnislash1.4.3
Building for architecture x86_64
Building initial module for 2.6.34-omnislash1.4.3

Error! Bad return status for module build on kernel: 2.6.34-omnislash1.4.3 (x86_64)
Consult the make.log in the build directory
/var/lib/dkms/fglrx/8.723/build/ for more information.
dpkg: erro processando fglrx (--install):
 sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 10
(...)


Log:
Código: [Selecionar]
DKMS make.log for fglrx-8.723 for kernel 2.6.34-omnislash1.4.3 (x86_64)
Ter Jun 15 23:12:09 BRT 2010
AMD kernel module generator version 2.1
cat: /lib/modules/2.6.34-omnislash1.4.3/build/include/linux/utsrelease.h: Arquivo ou diretório não encontrado
Error:
kernel includes at /lib/modules/2.6.34-omnislash1.4.3/build/include do not match current kernel.
they are versioned as ""
instead of "2.6.34-omnislash1.4.3".
you might need to adjust your symlinks:
- /usr/include
- /usr/src/linux


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1874 Online: 15 de Junho de 2010, 23:37 »
Instalei, mas deu erro na instalação do driver da ATI:
Código: [Selecionar]
(...)
Configurando fglrx (2:8.723-0ubuntu1) ...
update-alternatives: usando /usr/lib/fglrx/ld.so.conf para fornecer /etc/ld.so.conf.d/GL.conf (gl_conf) em modo automático.
update-initramfs: deferring update (trigger activated)
Loading new fglrx-8.723 DKMS files...
First Installation: checking all kernels...
Building only for 2.6.34-omnislash1.4.3
Building for architecture x86_64
Building initial module for 2.6.34-omnislash1.4.3

Error! Bad return status for module build on kernel: 2.6.34-omnislash1.4.3 (x86_64)
Consult the make.log in the build directory
/var/lib/dkms/fglrx/8.723/build/ for more information.
dpkg: erro processando fglrx (--install):
 sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 10
(...)


Log:
Código: [Selecionar]
DKMS make.log for fglrx-8.723 for kernel 2.6.34-omnislash1.4.3 (x86_64)
Ter Jun 15 23:12:09 BRT 2010
AMD kernel module generator version 2.1
cat: /lib/modules/2.6.34-omnislash1.4.3/build/include/linux/utsrelease.h: Arquivo ou diretório não encontrado
Error:
kernel includes at /lib/modules/2.6.34-omnislash1.4.3/build/include do not match current kernel.
they are versioned as ""
instead of "2.6.34-omnislash1.4.3".
you might need to adjust your symlinks:
- /usr/include
- /usr/src/linux


Isso é normal...

O fglrx do ubuntu não foi preparado para um kernel 2.6.34

Para instalar faça o seguinte:

sudo add-apt-repository  ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

sudo aptitude update

sudo aptitude install fglrx fglrx-modaliases fglrx-amdcccle (o gato humano aqui do fórum fez esse procedimento e usa o omnislash com ATI e funciona)

Veja se tudo funciona aí...

Citar
@Gunss
Vou remover amanhã quando chegar do trabalho (saio as 06:00).
Ai vou tirar o 1.4.3, e depois de um tempo eu acho que vou retirar o que vem no ubuntu também
você já tirou  o que vem no ubuntu???

Em nenhuma hipótese, retirem o kernel do ubuntu!!

Em caso de usar o remastersys ele será necessário e caso aja algum problema sempre vcs terão o kernel padrão do ubuntu!!

Eu não recomendo isso e eu tenho instalado o kernel do ubuntu

Citar
Pera lá. Então o lzma já está implantado nesse seu Kernel, uma vez que ele é a versão 2.6.34?

Sim pq o kernel é 2.6.34.

Funcionar eu não sei se funciona!!

Obrigado a todos

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois