Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364202 vezes)

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1020 Online: 14 de Agosto de 2008, 12:54 »
Para os que adoram mexer no sysctl, há um documento (em inglês) que explica diversos parâmetros para obter uma melhor performance: http://www.ufsdump.org/papers/uuasc-june-2006.pdf
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1021 Online: 14 de Agosto de 2008, 23:09 »
@ Hqxriven

Vc já deu uma olhada na config do kernel 2.6.23.12-dream do DreamLinux 3.1?

Usando Gnome (é, Gnome!) ele começou usando 68 MB de RAM e, rodando o SO por duas horas ou mais (navegando pelo Firefox 3 inclusive), o consumo de RAM não chegou aos 100 MB após todos os programas fechados.

Eu só consegui, na minha máquina, consumo perto de 70 MB de RAM logo após o boot usando SIDUX com XFCE/Fluxbox, ou TinyMe com LXDE.



:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1022 Online: 15 de Agosto de 2008, 00:47 »
@ Hqxriven

Vc já deu uma olhada na config do kernel 2.6.23.12-dream do DreamLinux 3.1?

Usando Gnome (é, Gnome!) ele começou usando 68 MB de RAM e, rodando o SO por duas horas ou mais (navegando pelo Firefox 3 inclusive), o consumo de RAM não chegou aos 100 MB após todos os programas fechados.

Eu só consegui, na minha máquina, consumo perto de 70 MB de RAM logo após o boot usando SIDUX com XFCE/Fluxbox, ou TinyMe com LXDE.





Mas o DreamLinux é Debian!  E se você fizer uma instalação limpa do Debian com XFCE, ele vai consumir ainda menos, uns 47MB logo de saída. Isso não tem haver só com o Kernel, ainda tem que levar em consideração os serviços que ele configurou para subir junto com o Boot no DreamLinux, e se ele alterou alguma configuração do Firefox para consumir menos recursos.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1023 Online: 15 de Agosto de 2008, 00:50 »
@ Hqxriven

Vc já deu uma olhada na config do kernel 2.6.23.12-dream do DreamLinux 3.1?

Usando Gnome (é, Gnome!) ele começou usando 68 MB de RAM e, rodando o SO por duas horas ou mais (navegando pelo Firefox 3 inclusive), o consumo de RAM não chegou aos 100 MB após todos os programas fechados.

Eu só consegui, na minha máquina, consumo perto de 70 MB de RAM logo após o boot usando SIDUX com XFCE/Fluxbox, ou TinyMe com LXDE.


Mas o DreamLinux é Debian!  E se você fizer uma instalação limpa do Debian com XFCE, ele vai consumir ainda menos, uns 47MB logo de saída. Isso não tem haver só com o Kernel, ainda tem que levar em consideração os serviços que ele configurou para subir junto com o Boot no DreamLinux, e se ele alterou alguma configuração do Firefox para consumir menos recursos.

É Debian Lenny, mas não usa o mesmo kernel.

Tenho Debian Lenny com Gnome (puro e atualizado, enquanto o DL está "parcialmente" atualizado, pois alguns pacotes são "fixos") e ele dá boot com mais de 100 MB e após uma hora de uso já está consumindo mais de 160 MB.

A diferença entre os dois é grande.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1024 Online: 15 de Agosto de 2008, 12:15 »
A questão parece simples, mas é bastante complexa. Ando lendo bastante a respeito de gerenciamento de memória no Linux. E a coisa não é fácil. Configurações do Kernel, configurações na compilação do kernel e do sistema, processos, serviços, parâmetros inseridos fora do Kernel, aplicações, drivers e etc...   Tudo isso influi no consumo de memória do sistema. Agora, o osso é saber em quantos porcento cada um desses aspectos vão influenciar no consumo geral. E ainda tem mais, a leitura do consumo da memória como nos é apresentado está incorreto, se formos levar ao pé da letra. O que nos é mostrado mistura tudo, o que está realmente em uso, a parte paginada, em cache, em idle, sem falar no uso do parâmetro swapness (entre outros) que ajuda ainda mais a dar uma misturada de como o sistema vai lidar com isso tudo!

Agora com a palavra, o mestre dos Kerneis!  ;D
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1025 Online: 15 de Agosto de 2008, 15:41 »
Na verdade existem os arquivos, S24hal, nas pastas de rc2.d a rc5.d, duplicar estes arquivos para S25hal teria efeito igual a duplicar o arquivo S12hal no 7.10?????


ps.: no 8.04 só existem os arquivos S12dbus, nas mesmas pastas acima, citadas...

Offline dss-ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1026 Online: 20 de Agosto de 2008, 09:17 »
Estou usando o Ubuntu 8.04 e depois de compilar o kernel a minha rede sem fio (adaptador tp link usb) não funciona mais... como posso fazer voltar a funcionar?

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1027 Online: 22 de Agosto de 2008, 12:18 »
Estou usando o Ubuntu 8.04 e depois de compilar o kernel a minha rede sem fio (adaptador tp link usb) não funciona mais... como posso fazer voltar a funcionar?

Veja se no kernel a sua rede sem fio está ativada como módulo e se o kernel dá suporte a ela. É aconselhável, antes de compilar o kernel, verificar se todo o seu hardware será reconhecido.
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1028 Online: 22 de Agosto de 2008, 14:29 »
Para os que adoram mexer no sysctl, há um documento (em inglês) que explica diversos parâmetros para obter uma melhor performance: http://www.ufsdump.org/papers/uuasc-june-2006.pdf

Maneiro esse documento heim !! 8)
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1029 Online: 24 de Agosto de 2008, 00:03 »
Para quem gosta de aprender um pouco mais sobre Kerneis, este excelente artigo do Flávio Luiz Schiavoni, trás algumas informações sobre o funcionamento interno de um Kernel Linux, são abordados os seguintes tópicos:

O que é Kernel RT?
O escalonador
Prioridades
Preempção
Latência


Tudo em uma linguagem para que nós, probre mortais, possamos entender!  :P

Os Links para as fontes do assunto do artigo, podem render muito mais leitura instrutiva!

http://flavioschiavoni.blogspot.com/2008/08/o-que-kernel-rt.html
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline dss-ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1030 Online: 27 de Agosto de 2008, 09:53 »
Estou usando o Ubuntu 8.04 e depois de compilar o kernel a minha rede sem fio (adaptador tp link usb) não funciona mais... como posso fazer voltar a funcionar?

Veja se no kernel a sua rede sem fio está ativada como módulo e se o kernel dá suporte a ela. É aconselhável, antes de compilar o kernel, verificar se todo o seu hardware será reconhecido.

Como vejo isso? O meu adaptador usb usa esse chip: http://www.guiadohardware.net/dicas/ralink-rt73-linux.html

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1031 Online: 30 de Agosto de 2008, 01:42 »
Estou usando o Ubuntu 8.04 e depois de compilar o kernel a minha rede sem fio (adaptador tp link usb) não funciona mais... como posso fazer voltar a funcionar?

Veja se no kernel a sua rede sem fio está ativada como módulo e se o kernel dá suporte a ela. É aconselhável, antes de compilar o kernel, verificar se todo o seu hardware será reconhecido.

Como vejo isso? O meu adaptador usb usa esse chip: http://www.guiadohardware.net/dicas/ralink-rt73-linux.html

Experimente entrar nas configurações do kernel e vá em:

Networking -> Wireless

E habilite:

[M] Improved wireless configuration API
 [ * ]   nl80211 new netlink interface support
 [ * ] Wireless extensions
 [M] Generic IEEE 802.11 Networking Stack (mac80211)
 [M] Generic IEEE 802.11 Networking Stack (DEPRECATED)
 [M]   IEEE 802.11 WEP encryption (802.1x)
 [M]   IEEE 802.11i CCMP support
 [M]   IEEE 802.11i TKIP encryption
 [M]   Software MAC add-on to the IEEE 802.11 networking stack

Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1032 Online: 01 de Setembro de 2008, 16:33 »
Hqxriven esses patches tambem podem ser aplicados num kernel 64bits ou só nos de 32bits?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1033 Online: 02 de Setembro de 2008, 19:26 »
Citar
Hqxriven esses patches tambem podem ser aplicados num kernel 64bits ou só nos de 32bits?

Se vc está falando desses patches...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg232251.html#msg232251

Podem ser aplicados em um de 64 bits desde que não use a minha config e ative partes específicas no kernel como o compcache, relatime, bfq, 300 hz com preempt rcu e low latency e aí quase fica a mesma coisa...

# CONFIG_BSD_PROCESS_ACCT is not set
# CONFIG_TASKSTATS is not set
# CONFIG_AUDIT is not set
CONFIG_IKCONFIG=y
CONFIG_IKCONFIG_PROC=y
CONFIG_LOG_BUF_SHIFT=15
# CONFIG_CGROUPS is not set
CONFIG_GROUP_SCHED=y
CONFIG_FAIR_GROUP_SCHED=y
CONFIG_RT_GROUP_SCHED=y
CONFIG_USER_SCHED=y
# CONFIG_CGROUP_SCHED is not set

CONFIG_SLUB=y
# CONFIG_SLOB is not set
CONFIG_TLSF=m
CONFIG_TLSF_DEBUG=y
# CONFIG_TLSF_STATS is not set
# CONFIG_PROFILING is not set
# CONFIG_MARKERS is not set
CONFIG_HAVE_OPROFILE=y
# CONFIG_KPROBES is not set
CONFIG_HAVE_KPROBES=y

# IO Schedulers
#
CONFIG_IOSCHED_NOOP=y
# CONFIG_IOSCHED_AS is not set
# CONFIG_IOSCHED_DEADLINE is not set
CONFIG_IOSCHED_CFQ=y
CONFIG_IOSCHED_BFQ=y
# CONFIG_DEFAULT_AS is not set
# CONFIG_DEFAULT_DEADLINE is not set
# CONFIG_DEFAULT_CFQ is not set
CONFIG_DEFAULT_BFQ=y
# CONFIG_DEFAULT_NOOP is not set
CONFIG_DEFAULT_IOSCHED="bfq"
# CONFIG_CLASSIC_RCU is not set

CONFIG_PREEMPT=y
CONFIG_PREEMPT_RCU=y

CONFIG_DEFAULT_RELATIME=y
CONFIG_DEFAULT_RELATIME_VAL=1

CONFIG_BLK_DEV_RAM=m
CONFIG_BLK_DEV_RAM_COUNT=16
CONFIG_BLK_DEV_RAM_SIZE=16384
CONFIG_BLK_DEV_COMPCACHE=m
CONFIG_BLK_DEV_COMPCACHE_DEBUG=y
CONFIG_BLK_DEV_COMPCACHE_STATS=y

Basicamente (sem alterar bastante a config) é isso.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1034 Online: 04 de Setembro de 2008, 09:28 »
Para quem gosta de aprender um pouco mais sobre Kerneis, este excelente artigo do Flávio Luiz Schiavoni, trás algumas informações sobre o funcionamento interno de um Kernel Linux, são abordados os seguintes tópicos:

O que é Kernel RT?
O escalonador
Prioridades
Preempção
Latência


Tudo em uma linguagem para que nós, probre mortais, possamos entender!  :P

Os Links para as fontes do assunto do artigo, podem render muito mais leitura instrutiva!

http://flavioschiavoni.blogspot.com/2008/08/o-que-kernel-rt.html
Realmente em termos simples foi tudo muito bem explicado. Muito bom o artigo e quando tiver tempo vou ler as fontes que ele deixou. :)

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/