Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364201 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Nova otimização para o omnislash 2.6.24
« Resposta #705 Online: 19 de Abril de 2008, 16:54 »
Citar
Só queria dar os parabens ao hqx por este trabalho que ele tem feito com o kernel.
Acho que este tópico vai bater o record de longevidade Sem Graça

Nem pensei que esse tópico ia ter tanta repercussão e nem que ele ia ficar gigantesco!!! Quando peço para alguém "dar uma olhadinha" nesse tópico já se assustam pela quantidade de posts e páginas...

Obrigado pelo apoio

EDIT 1
--------

Configurações para esse novo omnislash (por enquanto pode ser que mude depois)

## Omnislash 3 1.2 otimização
#Diminuir resquícios na memória
vm.dirty_background_ratio = 5
vm.dirty_ratio = 1
#Diminuir granularidade para aumentar a performance
kernel.sched_min_granularity_ns = 20000000
#Uso da swap em apenas 5% dos casos
vm.swappiness = 5
#Impedir a sobre-alocação de memória dos programas
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10
vm.vfs_cache_pressure = 200

EDIT 2
--------

O novo kernel omnislash tem diversas partes do kernel 2.6.25 e de outras distros ele está mais atual que o do ubuntu 8.04  (107 patches e eu nem coloquei ele na performance máxima ainda (rsrsrs) estou calibrando ele ainda... porém não tem todos os patches do 8.04...) então preciso da ajuda do pessoal, para testar e relatar a sua performance!!

Então quem quiser pode passar uma mp que eu passo os links
« Última modificação: 19 de Abril de 2008, 20:46 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #706 Online: 19 de Abril de 2008, 22:01 »
Hqxriven mande o link para esse seu novo kernel que eu testo ele aqui no meu pc...
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Omnislash 3 v 1.2 com base no kernel 2.6.24-4 lançado!!!
« Resposta #707 Online: 20 de Abril de 2008, 06:30 »
Tópico principal atualizado!!!

EDIT 1
--------

Source em breve!!! Velocidade muito boa, gostei muito dessa versão a idéia de trazer partes do kernel 2.6.25 para corrigir problemas do 2.6.24-4 foi muito boa e melhorou bem a velocidade :D (ainda bem que existem patches para isso)!!!

Obrigado pelo apoio amigos!!

Hqx
« Última modificação: 20 de Abril de 2008, 07:53 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #708 Online: 20 de Abril de 2008, 07:52 »
hqx,

vale a pena instalar o kernel rt do Ubuntu?

Veja a descrição dele no Hardy:

This package contains the Linux kernel image for version 2.6.24 on
 Ingo Molnar's full real time preemption patch (2.6.24.3-rt3).

Also includes the corresponding System.map file, the modules built by the
packager, and scripts that try to ensure that the system is not left in an
unbootable state after an update.


Qual seria vantagem desse kernel para um P4 single core (a minha máquina)?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #709 Online: 20 de Abril de 2008, 08:05 »
hqx,

vale a pena instalar o kernel rt do Ubuntu?

Veja a descrição dele no Hardy:

This package contains the Linux kernel image for version 2.6.24 on
 Ingo Molnar's full real time preemption patch (2.6.24.3-rt3).

Also includes the corresponding System.map file, the modules built by the
packager, and scripts that try to ensure that the system is not left in an
unbootable state after an update.


Qual seria vantagem desse kernel para um P4 single core (a minha máquina)?


Eu não gosto de kernel rt... a latência é muito baixa e isso faz aumentar o processamento!!

Porém na maior parte das vezes a performance que ele dá é suficiente.

Se fosse o do gutsy eu até fazia a sugestão

O problema amigo é que essa série 24 é péssima, o omnislash da série 24 tem vários patches da série 25 justamente pq o sheduler e problemas da memória comprometem o desempenho da série 24 pura.

O melhor kernel é o que fazemos na mão mesmo pois aí podemos deixar ele legal (sabendo onde estamos mexendo claro)!!!

OFF.: É claro que se vc faz edição de vídeos aí não tem jeito é rt sem pensar duas vezes
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #710 Online: 20 de Abril de 2008, 08:08 »
Obrigado pela resposta.

Quando o Hardy estabilizar vou testar o Kernel-rt e digo o que achei dele.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #711 Online: 20 de Abril de 2008, 08:25 »
Obrigado pela resposta.

Quando o Hardy estabilizar vou testar o Kernel-rt e digo o que achei dele.

Se vc quiser pode testar o omnislash compilado por mim também ou então fazê-lo manualmente e otimizando mais ainda (o problema é o tempo colocando 107 patches)!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #712 Online: 20 de Abril de 2008, 09:00 »
Acho que o amigo esqueceu...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg174455.html#msg174455

(eu testo quase tudo)
« Última modificação: 20 de Abril de 2008, 09:02 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #713 Online: 20 de Abril de 2008, 09:34 »
Acho que o amigo esqueceu...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg174455.html#msg174455

(eu testo quase tudo)

Que nada eu ainda lembro!!! Vc foi o primeiro!!! Nesse omnislash foram 68 compilações aproximadamente até chegar ao resultado esperado (aproximadamente 2 compilações por dia desde março do mês passado no kernel 24, até que assim que o 25 final saiu e vários patches dele ficaram disponíveis para o 24 aí foi só comemorar!!!)

Abraços

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #714 Online: 20 de Abril de 2008, 15:42 »
eu testo quase tudo

se todos fossem assim o linux avançava muito mais

Offline ives_13mg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #715 Online: 20 de Abril de 2008, 21:27 »
Antes de tudo, parabéns Hqxriven... É por usuários como você que o linux têm avançado tanto e se tornando um sistema operacional cada vez melhor e mais acessível a todos!

E uma perguntinha... nesse novo kernel você colocou, pelo menos como módulo, o driver iwlwifi para as placas 3945 da Intel? E o módulo MAC80211?? Está ativado?

Um grande abraço...
« Última modificação: 20 de Abril de 2008, 21:55 por ives_13mg »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #716 Online: 20 de Abril de 2008, 22:08 »
Opa eu nem me lembro e como estou compilando uma nova versão com mais alguns patches...

Vou deixar assim espero que funcione (afinal eu estou usando patches também usados pelo 8.04 (rs)) CONFIG_MAC80211=m

EDIT 1
---------

Saiu a versão 2.6.24-5 em breve o omnislash com essa base!!!

EDIT 2
---------

Novo omnislash pronto!!! Agora são 84 patches pq a maioria que eu usava migrou para a versão 5 da série 2.6.24.

O boot ficou mais rápido e problemas com o gerenciamento de energia e a mensagem chata do boot foram resolvidos!!!

Fazendo o upload...

EDIT 3
---------

Discada é fogo só daqui há 4 horas!!!
« Última modificação: 21 de Abril de 2008, 07:53 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ives_13mg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #717 Online: 21 de Abril de 2008, 08:49 »
Cara, vc batalha mesmo ein!!! Ter essa enorme dedicação aqui com net discada não é para qualquer um não ein... Parabéns...

Olha, testei a nova versão que tinha colocado aqui e a primeira impressão foi boa... Vou testar mais e depois coloco mais detalhes ok? O único porém foi a rede sem fio que foi embora, rsrs...

Seria muito bom se já configurasse o seu kernel para ter esse suporte, já que muita gente possui essa plaquinha (Intel 3945)... Olha as configurações como devem ficar:

Networking --->
   Wireless --->
   <M> Generic IEEE 802.11 Networking Stack (mac80211)
         [ ]   Enable LED triggers
         [ ]   Enable debugging output 


Device Drivers --->
   Network device Support --->
      Wireless LAN --->
         [**] Wireless LAN (IEEE 802.11)
         [**]   Intel Wireless WiFi Link Drivers
         ...
         <M>   Intel Wireless WiFi 4965AGN
         <M>   Intel PRO/Wireless 3945ABG/BG Network Connection

Assim que sair essa nova versão aí vou instalar aqui ok? Bom que já vou testando e te dando uma posição... Grande abraço!!! Sucesso!!!

OBS: coloquei dois asteriscos pq aqui tava colocando como tópico (tipo no word)... mas é isso aí...rsrs
« Última modificação: 21 de Abril de 2008, 08:51 por ives_13mg »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #718 Online: 21 de Abril de 2008, 09:37 »
Fala Hqxriven, beleza? 27.648 visualizações heim ;D Sussesso absoluto hehe, fico feliz que a noção/conceito de kernel tenha saído do mundo Geek para o mundo "usuário normal" com sua ajuda (Ao menos na nossa comu ;D) Continue firme!

Uma dúvida: Cara, você sabe se tem/vai vir algum kernel já com o airprime como módulo? É que queria testa-lo com minha net, dizem ser melhor, porém ele ainda depende do usbserial, e quando o utilizei, eu compilei ele como módulo no kernel, sem problemas, mas se já viesse por padrão seria legal, pois seria mais uma opção pro meu tipo de net conectar, e também seria mais estável, já que seria compilado por quem entende do assunto.

Curiosidade
To indo agora pro seu Blog testar o Swiftweasel, obrigado pela dica e parabéns pelo Blog que ta muito massa ;D


Abraço e até mais.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #719 Online: 21 de Abril de 2008, 10:35 »
Cara, vc batalha mesmo ein!!! Ter essa enorme dedicação aqui com net discada não é para qualquer um não ein... Parabéns...

Olha, testei a nova versão que tinha colocado aqui e a primeira impressão foi boa... Vou testar mais e depois coloco mais detalhes ok? O único porém foi a rede sem fio que foi embora, rsrs...

Seria muito bom se já configurasse o seu kernel para ter esse suporte, já que muita gente possui essa plaquinha (Intel 3945)... Olha as configurações como devem ficar:

Networking --->
   Wireless --->
   <M> Generic IEEE 802.11 Networking Stack (mac80211)
         [ ]   Enable LED triggers
         [ ]   Enable debugging output 


Device Drivers --->
   Network device Support --->
      Wireless LAN --->
         [**] Wireless LAN (IEEE 802.11)
         [**]   Intel Wireless WiFi Link Drivers
         ...
         <M>   Intel Wireless WiFi 4965AGN
         <M>   Intel PRO/Wireless 3945ABG/BG Network Connection

Assim que sair essa nova versão aí vou instalar aqui ok? Bom que já vou testando e te dando uma posição... Grande abraço!!! Sucesso!!!

OBS: coloquei dois asteriscos pq aqui tava colocando como tópico (tipo no word)... mas é isso aí...rsrs


Oba, assim mais fácil, se todo mundo que pedisse algo fizesse assim eu estaria tão feliz!!! As vezes me perco nas opções!!!

Pode deixar que agora farei uma nova versão com ela incluída!!! Só vou esperar o kErNeL_sCrIpT me dar uma ajudinha!!

Fala Hqxriven, beleza? 27.648 visualizações heim ;D Sussesso absoluto hehe, fico feliz que a noção/conceito de kernel tenha saído do mundo Geek para o mundo "usuário normal" com sua ajuda (Ao menos na nossa comu ;D) Continue firme!

Uma dúvida: Cara, você sabe se tem/vai vir algum kernel já com o airprime como módulo? É que queria testa-lo com minha net, dizem ser melhor, porém ele ainda depende do usbserial, e quando o utilizei, eu compilei ele como módulo no kernel, sem problemas, mas se já viesse por padrão seria legal, pois seria mais uma opção pro meu tipo de net conectar, e também seria mais estável, já que seria compilado por quem entende do assunto.

Curiosidade
To indo agora pro seu Blog testar o Swiftweasel, obrigado pela dica e parabéns pelo Blog que ta muito massa ;D


Abraço e até mais.

Que tipo de modificações eu preciso fazer normalmente para isso, estou procurando até agora???
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois