Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364078 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #450 Online: 04 de MAR?O de 2008, 16:52 »
Citar
É Hqxriven, aconselho a mandar seu currículo pra Canonical e estabelecer um contato com o Tovalds hehehe...

Acho que vou colocar uma idéia no brainstorm... (coloque o kernel omnislash no ubuntu!!!) hehehehe o Torvalds não me escuta eu já mandei uma mensagem para ele... (ele é marrento, mas é até que é um pouco bonzinho)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #451 Online: 04 de MAR?O de 2008, 22:03 »
Citar
É Hqxriven, aconselho a mandar seu currículo pra Canonical e estabelecer um contato com o Tovalds hehehe...

Acho que vou colocar uma idéia no brainstorm... (coloque o kernel omnislash no ubuntu!!!) hehehehe o Torvalds não me escuta eu já mandei uma mensagem para ele... (ele é marrento, mas é até que é um pouco bonzinho)

Hehehe
Eu deletei a mensagem anterior, depois que percebi que era melhor não poluir o tópico com mensagem inútil :P

Mas tae, boa iniciativa a do Brainstorm, se você for postar a sua idéia lá, passa o link aqui pra galera, e se possível, explique o básico lá pra que também os leigos possam entender o propósito da sua idéia e saber que benefícios esse kernel trará etc. Ou proponha, caso eles não considerem viável a idéia, colocar o seu kernel nos repositórios, daí você entra em processo de releases no lauchpad pra começar, até lançar um estável e exaustivamente testado em vários hardwares, daí pede a inclusão dele nos repositórios oficiais do Ubuntu. Eu vejo, depois de muito sofrer depois do 2.6.22, que um kernel "diferenciado" pode resolver seus problemas, ou até mesmo uma versão antiga, como no meu caso. Então seria legal tornar o conceito de kernel um pouco mais fácil de entender por parte dos leigos, e ser apresentado como  uma alternativa pra quem tem muitos problemas de hardware e não quer abandonar o Ubuntu.

Abraço e até mais.
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2008, 22:15 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #452 Online: 05 de MAR?O de 2008, 01:16 »
Citar
Hehehe
Eu deletei a mensagem anterior, depois que percebi que era melhor não poluir o tópico com mensagem inútil Lingua

Mas tae, boa iniciativa a do Brainstorm, se você for postar a sua idéia lá, passa o link aqui pra galera, e se possível, explique o básico lá pra que também os leigos possam entender o propósito da sua idéia e saber que benefícios esse kernel trará etc. Ou proponha, caso eles não considerem viável a idéia, colocar o seu kernel nos repositórios, daí você entra em processo de releases no lauchpad pra começar, até lançar um estável e exaustivamente testado em vários hardwares, daí pede a inclusão dele nos repositórios oficiais do Ubuntu. Eu vejo, depois de muito sofrer depois do 2.6.22, que um kernel "diferenciado" pode resolver seus problemas, ou até mesmo uma versão antiga, como no meu caso. Então seria legal tornar o conceito de kernel um pouco mais fácil de entender por parte dos leigos, e ser apresentado como  uma alternativa pra quem tem muitos problemas de hardware e não quer abandonar o Ubuntu.

Abraço e até mais.

Seria uma boa idéia pq um kernel genérico não serve para todo mundo o meu por exemplo não pode ser executado em um servidor sem compilação...

Tem gente com um single core recente que o hz 250 não dá a performance ideal (só o 1000)

Tem gente com dual core recente que o hz em 1000 não dá a performance ideal (só 300)

E assim vai... tinha que ter um genérico mais potente (certas tarefas RT)...

Vou tentar elaborar a idéia...

Gato humano vou tentar ver se consigo fazer um kernel que permita a colocação de certas coisas em RT como vc me falou por mp...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #453 Online: 05 de MAR?O de 2008, 08:41 »
Hqxriven Kernel, a Missão! :)

Muito bem, só agora tive condições de testar o já tão comentado Hqxriven Kernel. Não poderia deixar de colocar aqui os meus dois centavos!

Tentei seguir ao máximo as instruções de otimização do tópico. Como não uso KDE como Ambiente padrão, uso Gnome, fiz todas as alterações que não envolviam o ambiente de trabalho.

Comecei  as alterações com o Kernel padrão do Ubuntu, só no final eu instalei o kernel Hqxriven.

Algumas explicações que acho necessárias.  Meu sistema é bem carregado, misturo bibliotecas GTK e QT, tenho mais de um programa para executar a mesma função (como por exemplo os reprodutores de música, de vídeo e navegadores da Internet), faço uso de máquina virtual e abro até duas sessões do sistema ao mesmo tempo ( a minha e a da minha esposa). É normal usar o sistema com vários programas abertos ao mesmo tempo, então não espero um consumo baixo de RAM em situações normais de uso. Outra  coisa, eu não uso o Tracker como indexador do sistema, eu o removi e em seu lugar eu uso o Beagle. O motivo é simples, a versão do Tracker no Ubuntu 7.10 simplesmente não funciona para mim! Só consome recursos da máquina e não acha nada. Existe uma versão mais recente com vários Bugs corrigidos, mas não quis ficar compilando essa nova versão. Há sim, já ia esquecendo, ainda uso o Preload! :)

Consumo de RAM com o Kernel Padrão do Ubuntu!

Já havia  "mexido" no meu sistema antes mesmo das dicas postadas neste tópico, como desligar alguns serviços que não utilizava, com as dicas do tópico desliguei ainda mais serviços e procurei seguir as dicas de otimização do Boot. Sem as modificações do tópico meu sistema já consumia entre 230 e 235MB após o Boot. Após as modificações, mas ainda utilizando o kernel padrão do Ubuntu (2.6.22.14.21 generic) o consumo continuou o mesmo! Após o uso intenso do sistema e voltando a fechar todos os programas, o consumo de RAM se estabilizava em 308MB! Após as modificações, continuou o mesmo!

Tempos de Boot!

O que mudou bastante foi o tempo de Boot. Fiz questão de cronometrar, não instalei o Bootchart.

Com o kernel padrão e sem as modificações, o tempo de boot era de 53 segundos.  Após aplicar a dica do SYSCTL, caiu para 50 segundos. Após a dica do SYSV, caiu para 48,7 segundos. Após a dica do PROFILE, caiu para 41,8 segundos. Mas infelizmente, após as dicas do INIT e da retirada de 3 terminais, o tempo aumentou para 48,9 segundos.

Daí baixei e instalei o Kernel Hqxriven, o tempo de boot voltou a cair mas ficou em 44 segundos.

Velocidade e consumo de RAM do Sistema com o Kernel Hqxriven!

O sistema em si ficou mais rápido em praticamente tudo, em algumas aplicações a melhora é nítida. Contudo, em outras o tempo de abertura na primeira vez ficou um pouco mais lento. Mas na segunda vez que chamo a aplicação, a diferença de tempo pode ser enorme  em comparação ao Kernel padrão.  É bom lembrar, que já tinha o sistema modificado mesmo com o kernel padrão, visando maior velocidade. Então para mim ficou claro que este novo Kernel dá um banho no Kernel padrão sem qualquer modificação.

O consumo de RAM diminuiu um pouco. Logo após o Boot ele fica em 226MB. Depois de usar várias aplicações e fechar tudo, se estabiliza em 290MB. Outra coisa, agora ele praticamente não usa o SWAP. Com o Kernel padrão era comum o uso de 35 MB mesmo com pouco tempo de uso do sistema. Agora não sai do zero!

O que deixou de funcionar com o novo Kernel!

A única coisa que não funciona é o já esperado Virtual Box. Fora isso, continuou tudo normal.  Ainda não testei o novo kernel quanto ao uso durante dias seguidos, sem desligar a máquina. O kernel padrão do Ubuntu vai deixando o sistema menos responsivo. Depois vou ver com o kernel modificado.


Considerações gerais!

Já havia feito compilações do kernel antes, procurando deixar o sistema mais rápido, inclusive já havia criado um tópico tentando mostrar que é possível deixar o Ubuntu quase tão rápido e customizado quanto o Debian (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,8484.0.html). Só gostaria de parabenizar mais uma vez o Hqxriven pelo excelente trabalho e dedicação, que inclusive já vem rendendo frutos, não é mesmo! Fiquei triste apenas com o anúncio desse ser o último Kernel Hqxriven! :(

Mas eu entendo os motivos, já que tudo isso dá muito trabalho de ser feito. É muito fácil atirarem pedras, mas muito poucos colocam a mão na massa para fazer acontecer. 

Tudo de bom e continue o excelente trabalho!  Mais tarde posto uma tabela comparando os tempos de abertura de programas entre os dois Kerneis.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #454 Online: 05 de MAR?O de 2008, 12:55 »
Até vc testando o meu kernel galactus!!!

Lembrem-se esse kernel por exemplo eu coloquei muita coisa, mas esqueci uma (dei mole) que pode aumentar muito a performance e por isso terei que fazer mais um...

O que esqueci foi:

Alteração manual do sheduler na latência e na granularidade pelo usuário!!!

Aguarde o kernel omnislash com essa função (posso dizer que agora vejo um dvd com 73 de ram), mais uma coisa o sheduler do 24 é horrível não consegue dividir as tarefas entre os cores...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #455 Online: 05 de MAR?O de 2008, 17:57 »
Hqxriven ja compilei o omnislash2.0-04 para o meu sistema e ficou ainda melhor,se vc não se importar eu posso fazer upload do source omnislash para o rapidshare ou outros para o caso de alguem quiser sacar sem se preocupar em ter aplicar os patchs.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #456 Online: 05 de MAR?O de 2008, 18:24 »
Citar
Hqxriven ja compilei o omnislash2.0-04 para o meu sistema e ficou ainda melhor,se vc não se importar eu posso fazer upload do source omnislash para o rapidshare ou outros para o caso de alguem quiser sacar sem se preocupar em ter aplicar os patchs.

Espera só a próxima versão amigo ela virá com novidades e por causa do kurumin-dev continuo com o projeto omnislash e logo logo teremos um kernel desse para o kurumin e o big linux!!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #457 Online: 05 de MAR?O de 2008, 18:39 »
Bom Hqxriven, ai uma duvida estou esperando sair a nova versao do ubuntu para poder, remasterizala de forma a obter uma iso para instala-la em um pen-drive, bom estou pesquisando varias formas de deixa-la mas leve, achei que teria de usar um fluxbox da vida, com os programas que eu quero eh claro, quando vi seu topco, gostaria de saber, como eu faco para compilar esse kernel patchado, genericamente, alem disso queria disabilitar a maioria dos modulos do kernel para so abilitar os necessarios pos inicializacao, gostaria de sua opniao, sobre se eh possivel fazer o que estou propondo, e tambem salientar que minha pretensao anterior era usar um abiente leve, mas dependendo de sua resposta usarei o gnome, espaco fisico no pen-drive nao eh problema, pois vou colocar a iso num de 4gb mais gostaria de rodar em pc`s nao muito robustos fiquei muito animado ao ver aqui relatos do ubuntu rodando com 70mb de ram apenas, no boot.

Des de ja agradeco qualquer resposta!!!

E peco também desculpas pelos varios erros de portugues, pois estou rodando no 8.04, recem instalado pelo win, de forma que nao configurou corretamente nem teclado, etc, etc... e o qual estou atualizando e comecarei a configurar agora.

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #458 Online: 05 de MAR?O de 2008, 21:21 »
Citar
Hqxriven ja compilei o omnislash2.0-04 para o meu sistema e ficou ainda melhor,se vc não se importar eu posso fazer upload do source omnislash para o rapidshare ou outros para o caso de alguem quiser sacar sem se preocupar em ter aplicar os patchs.

Espera só a próxima versão amigo ela virá com novidades e por causa do kurumin-dev continuo com o projeto omnislash e logo logo teremos um kernel desse para o kurumin e o big linux!!!

vai sair outro kernel????? desde de já me ofereço para testa-lo!!! :D
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #459 Online: 05 de MAR?O de 2008, 21:42 »
Muito bem, como havia dito aí vão os tempos de abertura dos programas:

Kernel Hqxriven omnislash 2.0-04 (tempos em segundos)

                  Primeira Vez                  Segunda Vez

Gnome             15,47                             3,90

Nautilus            2,00                              0,70

Terminal            1,41                             0,10

Rythmbox          4,00                              1,80

Picasa 2.7 Beta  15,00                            4,30

Writer               4,20                             1,90

Amarok             13,51                            8,40

K3B                  4,90                              2,15

Xine                 0,90                              0,60

Centro de Controle  1,45                          1,10

FireFox (33 abas)  9,29                            5,29

Audacious          2,10                              1,02


Consumo de RAM Inicial = 226MB.  Consumo de RAM Final = 291MB
Consumo de SWAP Inicial = 0.  Consumo de SWAP Final = 0.


Kernel Padrão do Ubuntu 7.10 (mas com modificações em relação a sua configuração original)

                   Primeira Vez                  Segunda Vez

Gnome             15,90                             9,50

Nautilus            2,60                              0,65

Terminal            1,46                             0,50

Rythmbox          3,40                              1,95

Picasa 2.7 Beta  16,70                            4,85

Writer               5,30                             1,80

Amarok             12,40                            9,30

K3B                  4,40                              2,65

Xine                 1,32                              0,85

Centro de Controle  1,39                          1,15

FireFox (33 abas)  9,35                            5,00

Audacious          2,14                              0,90


Consumo de RAM Inicial = 236MB.  Consumo de RAM Final = 308MB
Consumo de SWAP Inicial = 0.  Consumo de SWAP Final = 12.

Configuração Utilizada nos testes:

Penitum D 820, Gigabyte GA-945GM-S2, 2X512MB Kingston DDR2 667
HDs SATA 80GB (Seagate) e 2 de 160GB (Samsung/Maxtor) - Sistema no HD Maxtor de 160GB
Gravadora DVD/CD LG
Monitor 17Pol LCD LG 1750s
Caixas de Som A4 Tech 2.1
Fonte Dr Hank 500W

No Aguardo da mais nova versão do seu Kernel customizado!   ;)

Logo logo estarei postando um tutorial que vai cair como uma luva em combinação com o seu! Já fiz alguns testes hoje e fiquei bastante surpreso com os resultados obtidos!
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2008, 21:47 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #460 Online: 05 de MAR?O de 2008, 21:43 »
Pára de fazer Kerneis Hqx  ;D ;D
Primeiro kernel que eu baizei foi o 4 nem deu tempo de instalar poruqe ja tinha saido o 4.1 quando ia instalar este veio o 5 e decidi esperar mais uns dias a ver no que dava e ai apareceu o omnislash e agora vc ja ta pensando fazer outro??
Este ultimo é +/- definitivo??? É que agora nas ferias da pascoa queria instalar seu kernel mas vc ta sempre mudando ;D
Citar
Tem gente com um single core recente que o hz 250 não dá a performance ideal (só o 1000)
Eu tenho pentium 4(single core) seu kernel está tunado a 1000?? se não a diferença é muita ???


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Novo omnislash para quem vai compilar disponível!!! Passe mp!
« Resposta #461 Online: 06 de MAR?O de 2008, 03:54 »
Citar
Bom Hqxriven, ai uma duvida estou esperando sair a nova versao do ubuntu para poder, remasterizala de forma a obter uma iso para instala-la em um pen-drive, bom estou pesquisando varias formas de deixa-la mas leve, achei que teria de usar um fluxbox da vida, com os programas que eu quero eh claro, quando vi seu topco, gostaria de saber, como eu faco para compilar esse kernel patchado, genericamente, alem disso queria disabilitar a maioria dos modulos do kernel para so abilitar os necessarios pos inicializacao, gostaria de sua opniao, sobre se eh possivel fazer o que estou propondo, e tambem salientar que minha pretensao anterior era usar um abiente leve, mas dependendo de sua resposta usarei o gnome, espaco fisico no pen-drive nao eh problema, pois vou colocar a iso num de 4gb mais gostaria de rodar em pc`s nao muito robustos fiquei muito animado ao ver aqui relatos do ubuntu rodando com 70mb de ram apenas, no boot.

Des de ja agradeco qualquer resposta!!!

E peco também desculpas pelos varios erros de portugues, pois estou rodando no 8.04, recem instalado pelo win, de forma que nao configurou corretamente nem teclado, etc, etc... e o qual estou atualizando e comecarei a configurar agora.

Nessa questão acho melhor o Kde pois ele é mais customizável que o gnome... Se vc souber o que está tirando do kernel dá para chegar a uns 50 KB aproximadamente porém se quiser mais se vai ter que tirar muita coisa!! (apesar que eu já diminui bastante)

Citar
vai sair outro kernel?Hein?? desde de já me ofereço para testa-lo!!! Contente

OBA!!! Obrigado!!!

Citar
Pára de fazer Kerneis Hqx  Sem Graça Sem Graça
Primeiro kernel que eu baizei foi o 4 nem deu tempo de instalar poruqe ja tinha saido o 4.1 quando ia instalar este veio o 5 e decidi esperar mais uns dias a ver no que dava e ai apareceu o omnislash e agora vc ja ta pensando fazer outro??
Este ultimo é +/- definitivo??? É que agora nas ferias da pascoa queria instalar seu kernel mas vc ta sempre mudando Sem Graça

É por isso que eu faço mas demoro para upar, pq muitos que eu faço são só para coletar dados para análise...

Se aperecer alguma novidade interessante eu lanço outro... o novo ominislash por exemplo é PENTIUM III pq recebi mps pedindo... e tem algumas coisas a mais...

Citar
Eu tenho pentium 4(single core) seu kernel está tunado a 1000?? se não a diferença é muita

É uma boa diferença por isso coloco o patch para o ambiente X ser executado em RT para justamente melhorar... mas Con Kolivas recomenda 1000!!! (eu uso 300 hz como no archlinux, mas certas coisas que eu faço dependem de um Hz baixo... por exemplo... alteração da granularidade e da latência do sheduler isso com hz em 1000 não é bom...

Sugestões???

Nova versão em breve!!!

Vc usou o comando time galactus???

Patch para quem quiser usar compilar o novo omnislash é só me contactar por mp!!!

Ele tem outra otimização e pode aumentar de velocidade de acordo com a vontade do usuário...

Porque????

Pq vc pode diminuir a latência do kernel manualmente através de comandos no terminal!!!! Ajustar a granularidade enfim mais um omnislash...

Depois explicarei os comandos...

Esse kernel depois será portado para o kurumin 7 e para o Big linux... Por isso gostaria que quem pudesse dar a sua opinião do seu desempenho que nem fez o amigo galactus eu agradeço!!!

O novo omnislash usa um timer no kernel mais preciso no lugar do con kolivas e tem menos patches que o omnislash anterior, visando colocá-lo mais rápido e mais fluido!!!

Hqx

« Última modificação: 06 de MAR?O de 2008, 04:07 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #462 Online: 06 de MAR?O de 2008, 11:12 »
Hqxriven vai ver a tua caixa de pms pq esta entupida,isso dos hz ser melhor a 1000 ou 300 deve variar de sistema para sistema.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #463 Online: 06 de MAR?O de 2008, 12:28 »
Galactus que progrma vc usou para saber esses tempos??
Queria fazer um teste do genero do seu, tambem tenho meu ubuntu bem carregado  ;D
gtk e qt, todo o tipo de frescura como AWN compiz screenlets e costumo abrir muitos progrmas de uma vez e tenho cerca de 190 processos  ;D ;D ;D (tenho de dispensar algumas coisas)

Hqx se vc respondeu a minha pergunta eu nao percebi, vem kernel novo ou nao?


Offline rubenssoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #464 Online: 06 de MAR?O de 2008, 12:28 »
Só me diz qual comando eu uso para saber o tempo de abertura dos programas que eu farei testes aqui!