Autor Tópico: Como configurar joystick no bsnes?  (Lida 10965 vezes)

Offline reines

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Como configurar joystick no bsnes?
« Online: 06 de Outubro de 2013, 06:23 »
Bom dia!

Eu instalei o emulador de snes, o bsnes, mas queria jogar com um joystick, porque pelo teclado é muito desconfortável.
Já coloquei o controle direto na entrada usb mas nada acontece, eu acho que o emulador não reconhece, alguem sabe configurar ou fazer reconhecer o controle usb?

Valeu!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como configurar joystick no bsnes?
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2013, 08:39 »
Esse controle é daqueles parecidos com os do PlayStation 1/2 ? Tem um lance de não apertar o botão "on" ou start, sei lá, e ele é reconhecido. Basta plugar no seu computador e pronto, mas não espere uma janelinha de pop-up aparecendo dizendo que foi reconhecido. Abra o emulador, lá em um dos menus tente configurar.

Eu uso o Snes9x, já configurei controle nele.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline reines

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Como configurar joystick no bsnes?
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2013, 12:46 »
Ahh esqueci de falar,eu uso ubuntu 13.04, eu nao uso o snes9x pq ele estava consumindo do sistema no note, e o bsnes se comportou melhor e mais facil, e o controle sim é parecido com aqueles de ps1/ps2.

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Como configurar joystick no bsnes?
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2013, 16:19 »
Engraçado, o Bsnes deveria ser mais pesado que o snes9x.

Offline reines

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Como configurar joystick no bsnes?
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2013, 17:32 »
Também achei estranho,todo mundo diz que o snes9x é mais leve mesmo...Eu devo ter configurado algo errado nele e devo ter ferrado tudo, vou reinstalar ele e verificar.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como configurar joystick no bsnes?
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2013, 18:01 »
Já aconteceu comigo do Snes9x ficar lento, foi só ajustar o Hardware Acceleration para OpenGL - Use 3D graphics hardware (isso se você estiver usando placa gráfica Intel ou Nvidia e AMD com os devidos drivers instalados) e Sound driver para PulseAudio. Cuidado com a opção Apply scaling filter, se o processador não for muito potente deixe em None, os filtros melhoram a imagem do jogo, mas em compensação exige mais do processador.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Como configurar joystick no bsnes?
« Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2013, 08:27 »
Ahh esqueci de falar,eu uso ubuntu 13.04, eu nao uso o snes9x pq ele estava consumindo do sistema no note, e o bsnes se comportou melhor e mais facil, e o controle sim é parecido com aqueles de ps1/ps2.

Se o problema for desempenho e/ou consumo de bateria em excesso, por que não usar o bom e velho ZSNES? Embora esteja defasado, ainda é o melhor emulador de Super Nintendo, no que diz respeito a desempenho.

No ZSNES, qualquer computador de pelo menos 500mhz consegue rodar praticamente todos os jogos de Super NES a 100% de desempenho. Isso acontece porque o ZSNES foi desenvolvido em ASM, o que o torna altamente portável e com melhor nível de desempenho, sobretudo quando comparado a outros emuladores como o Snes9x. O único contra que me vem à cabeça é a sua interface, que é a mesma de 10 anos atrás: Feia que dói hehe.

Mas na prática, como quase todo computador hoje em dia tem pelo menos 2000mhz de processamento, a diferença é quase nula entre os emuladores, pois em teoria todos eles conseguirão rodar praticamente toda a biblioteca de jogos de SNES sem bugs (se o Snes9x ou o Bsnes estiverem congelando ao rodar jogos, o problema é outro, possivelmente de vídeo ou áudio, como o colega Sergio Benjamim mencionou acima).

No entanto, devido ao ZSNES possivelmente ser o mais otimizado de todos, quem sabe ele seja o que consuma menos bateria do seu notebook...

Ah, ia me esquecendo: ZSNES suporta qualquer tipo de controle que você tiver plugado no seu computador. É só conectar o controle, abrir o emulador e configurá-lo em seguida.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 16:46 por Solid One »

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Como configurar joystick no bsnes?
« Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2013, 12:58 »
...como quase todo computador hoje em dia tem pelo menos 2000mhz de processamento, a diferença é quase nula entre os emuladores, pois em teoria todos eles conseguirão rodar praticamente toda a biblioteca de jogos de SNES sem bugs (se o Snes9x ou o Bsnes estiverem congelando ao rodar jogos....

Na verdade não é bem assim.
Os requisitos do BSNES são quase absurdos, enquanto os demias emuladores se utilizam de hacks nos momentos mais pesados dos jogos, o BSNES faz uma emulação "pura", o mesmo processa cada instrução como se fosse o SNES de verdade, o único a fazer uma verdadeira emulação em 100% do tempo.
Mesmo em máquinas básicas, para o padrão de hoje, podem ocorrer engasgos em momentos de Mode 7 ou transparências.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como configurar joystick no bsnes?
« Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2013, 13:50 »
Se o problema for desempenho e/ou consumo de bateria em excesso, por que não usar o bom e velho ZSNES? Embora esteja defasado, ainda é o melhor emulador de Super Nintendo, no que diz respeito a desempenho.

No ZSNES, qualquer computador de pelo menos 500mhz consegue rodar praticamente todos os jogos de Super NES a 100% de desempenho. Isso acontece porque o ZSNES foi desenvolvido em ASM, o que o torna altamente portável e com melhor nível de desempenho, sobretudo quando comparado a outros emuladores como o Snes9x. O único contra que me vem à cabeça é a sua interface, que é a mesma de 10 anos atrás: Feia que dói hehe.

Será que o Zsnes roda nos novos kerneis linux? Do kernel 3.8 para frente não há mais suporte para os processadores i386, somente para os i486 em diante. E o Zsnes foi feito para arquitetura i386. Já vi gente tendo problema de não funcionar o Zsnes com esses kerneis mais recentes.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Como configurar joystick no bsnes?
« Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2013, 14:44 »
...como quase todo computador hoje em dia tem pelo menos 2000mhz de processamento, a diferença é quase nula entre os emuladores, pois em teoria todos eles conseguirão rodar praticamente toda a biblioteca de jogos de SNES sem bugs (se o Snes9x ou o Bsnes estiverem congelando ao rodar jogos....

Na verdade não é bem assim.
Os requisitos do BSNES são quase absurdos, enquanto os demias emuladores se utilizam de hacks nos momentos mais pesados dos jogos, o BSNES faz uma emulação "pura", o mesmo processa cada instrução como se fosse o SNES de verdade, o único a fazer uma verdadeira emulação em 100% do tempo.
Mesmo em máquinas básicas, para o padrão de hoje, podem ocorrer engasgos em momentos de Mode 7 ou transparências.

Hmm. Bom saber.

Mas sempre estive com um pé atrás em relação ao Bsnes. Ouvi falar que ele só roda roms de SNES em formato .sfc, enquanto que a maioria esmagadora das roms estão em .smc. Você é obrigado a utilizar um programa para converter todas elas para .sfc.

Mas deixando esse contra de lado, ele pode até emular jogos de forma mais precisa que os outros emuladores, mas isso certamente irá requerer mais processamento (e consequentemente mais consumo de bateria). Isso sem falar que hoje em dia, o Snes9x e o Zsnes já fazem uma emulação extremamente fiel ao original. De todos os jogos de SNES que joguei no próprio console, eles rodaram de forma praticamente idêntica nos emuladores.

Citar
Será que o Zsnes roda nos novos kerneis linux? Do kernel 3.8 para frente não há mais suporte para os processadores i386, somente para os i486 em diante. E o Zsnes foi feito para arquitetura i386. Já vi gente tendo problema de não funcionar o Zsnes com esses kerneis mais recentes.

Só esperando pra ver. Mas acredito que é questão de tempo, até que alguém consiga fazê-lo funcionar nos kernels mais novos, com algumas pequenas adaptações.

Qualquer coisa, dá pra rodar o Zsnes (versão Windows) pelo Wine. Funciona que é uma beleza. Ou quem sabe o ZSNES (versão DOS) pelo DOSBox hehe.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 16:50 por Solid One »