Autor Tópico: formatando partições com gparted  (Lida 7415 vezes)

Offline moreirasp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: formatando partições com gparted
« Resposta #15 Online: 25 de Dezembro de 2009, 15:10 »
FabMak boa tarde,
Agradeço se você ou outro colaborador linux puder responder posteriormente ao meu post
Pelas respostas percebo que você domina o linux o que não é meu caso pois, sou viciado em windows mas, acho produtivo e interessante usar distro linux para poder formatar HD's o que é o caso neste momento.
Utilizando o próprio win para poder formatar ele deixa 8 MB's reservado no HD mas, através de uma distro linux ou outro programa para formatar eu vejo que esses mesmos 8 MB's não são reservados.
No meu caso o que desejo é realmente não deixar esses 8 MB's e sim criar a partição utilizando todo o HD, neste momento estou utilizando a Distro Parted Magic onde através dela excluí uma partição NTFS e criei outra Partição também NTFS Lógica.
A minha dúvida: porque em uma distro (que não me recordo qual é pois já faz muitos anos que a usei) eu me lembro que ela não deixava esses 8 MB's reservados e nesta distro que estou usando me parece que ocorre o mesmo que o win faz, deixando os 8 MB's reservados.
Algo interessante também é que nas distros elas acaba enxergando o tamanho total do HD, exemplo se o HD  tem 500GB a distro enxerga esse tamanho e mais um pouco (quando possível), mas no caso dessa que estou usando isso não acontece, ela está enxergando 465,76GB.
Esse HD eu vou utiliza-lo na rede para compartilhar arquivos através de uma NAS (network attached storage) e vou formatar outro de 250GB para instalação do Windows XP.

Aproveitando o Tópico também em resposta a dúvida do Carlos Francoba.
Essa formatação demorada que ele questiona realmente existe através de alguns softwares disponibilizados pelos próprios fabricantes de HD's como Seagate, Samsung e ETC.
A formatação lenta através desses software consiste em colocar dentro de cada bloco do HD números 0 (zeros) com isso é possível apagar por completo o HD sem a possibilidade de tentar recuperar qualquer arquivo, eu só não as uso por não oferecer suporte a partição NTFS, a muitos anos atrás eu usei um programa que fazia as duas coisas, mas acabei perdendo o Cd que continha o soft já que ele roda em live CD e também não consigo me recordar do nome.
E quanto a Bad Block realmente é como o FAbMak respondeu, se existirem blocos defeituosos o chekdisk tentará corrigi-los mas, se não conseguir o que ele fará é inutiliza-los.
O HD só é dado como perdido caso ele venha a ter BadBlock na trilha zero impedindo assim a possibilidade de instalação do windows.
Outro detalhe a formatação lenta do windows é que ela não apaga por completo um HD, o que ela faz é apagar a indexação aos arquivos e não apagar os arquivos propriamente dito tornando assim a possibilidade de recuperação através de softwares ou por empresas especializadas onde as mesmas abrem o HD em uma câmara selada ( sem pó) e através de um acesso fisico conseguem recuperar dos dados.
 
Agradeço a todos os colaboradores, sem a colaboração de cada um não podemos passar adiante o que temos de mais importante na vida, o conhecimento.