Autor Tópico: Dica: Como recuperar a senha de root  (Lida 33487 vezes)

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Dica: Como recuperar a senha de root
« Resposta #15 Online: 24 de Dezembro de 2010, 00:21 »
Citar
Não acho falha de segurança, acho uma ferramenta para recuperar a senha, mas existem muitas outras formas de fazer isso, ou acessar os dados do PC, muitas outras mesmo.

Acho que é uma questão de ponto de vista, que dá margem para várias interpretações, confesso que não sabia dessa forma de se recuperar senhas em sistemas linux.

Este é mais um dos paradigmas homem X máquina.

100 % seguro mesmo só o cérebro humano.....mas ainda não sabemos como ativar essa função...faltou os "drivers"
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Dica: Como recuperar a senha de root
« Resposta #16 Online: 24 de Dezembro de 2010, 19:24 »
Sei não heim, acho que alguém com muitos conhecimentos de psicologia, ou psiquiatria (confesso não entender muito de nada disto) deve fazer coisas a você, se tiver acesso fácil.

E é assim na informática, tendo acesso ao teclado tudo é mais fácil, independente do sistema.

Confesso até que não gosto de discutir sobre isso em aberto assim, afinal se um dos usuários da minha rede ver uma conversa dessa pode fazer algum estrago em alguma estação de trabalho, mas tirar o recovery mode não protege muito não, afinal as formas de se ter acesso aos arquivos tendo acesso ao teclado são muitas, basta ter imaginação, e (novamente) digo que independe do sistema operacional instalado.

Assim nos servers que tenho faço o seguinte, retiro o recovery mode e (principalmente) tranco a sala a chaves, dando acesso a ela apenas para pouquíssimas pessoas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline kbtdoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Dica: Como recuperar a senha de root
« Resposta #17 Online: 15 de Abril de 2011, 16:24 »
Ola

Tenho um Ubuntu instalado numa maquina virtual (virtualbox) e não cosigo recuperar minha senha de root
usando as dicas acima. Para ter acesso ao grub o virtualbox me manda apertar a tecla F12 e la nao
vejo nada parecido com o que voces sugerem. Algume pode me ajudar?

obrigada

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Dica: Como recuperar a senha de root
« Resposta #18 Online: 15 de Abril de 2011, 16:55 »
O que é Grub, que ele menciona? Eu nãoi sei. :'(.
« Última modificação: 15 de Abril de 2011, 16:57 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Dica: Como recuperar a senha de root
« Resposta #19 Online: 15 de Abril de 2011, 17:09 »
O que é Grub, que ele menciona? Eu nãoi sei. :'(.

Grub é um gerenciador de boot instalado pelo Ubuntu na mbr do seu HD. Ele é mostrado principalmente se você tem mais que um Sistema Operacional instalado para lhe oferecer a opção de qual entrar no momento.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Dica: Como recuperar a senha de root
« Resposta #20 Online: 15 de Abril de 2011, 17:34 »
O que é Grub, que ele menciona? Eu nãoi sei. :'(.

Grub é um gerenciador de boot instalado pelo Ubuntu na mbr do seu HD. Ele é mostrado principalmente se você tem mais que um Sistema Operacional instalado para lhe oferecer a opção de qual entrar no momento.


Hum, então como eu só tenho o Ubuntu instalado, esse Grub não aparecerá, mesmo fazendo como ele menciona no meu HD. É isso?

Então, essa dica não serve para quem só tem um sistema instalado no HD como no meu caso né?
  :'(
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Dica: Como recuperar a senha de root
« Resposta #21 Online: 16 de Abril de 2011, 13:45 »
O que é Grub, que ele menciona? Eu nãoi sei. :'(.

Grub é um gerenciador de boot instalado pelo Ubuntu na mbr do seu HD. Ele é mostrado principalmente se você tem mais que um Sistema Operacional instalado para lhe oferecer a opção de qual entrar no momento.


Hum, então como eu só tenho o Ubuntu instalado, esse Grub não aparecerá, mesmo fazendo como ele menciona no meu HD. É isso?

Então, essa dica não serve para quem só tem um sistema instalado no HD como no meu caso né?
 :'(

Como aqui uso dual-boot, o menu do grub2 é mostrado, mas creio que no momento do boot, quando o cursor fica piscando no canto superior esquerdo com um fundo preto se você teclar o botão SHIFT, o menu do grub aparecerá.

Outra alternativa, caso o SHIFT não funcione, seria abrir o terminal e digitar:

sudo gedit /etc/default/grub

e procurar pela linha:

GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

e trocar por:

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

ou seja, comentar (colocar o símbolo # no início da linha) a linha para ela não ser executada.

voltando ao terminal digitar:

sudo update-grub
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 13:51 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Dica: Como recuperar a senha de root
« Resposta #22 Online: 16 de Abril de 2011, 19:15 »
O que é Grub, que ele menciona? Eu nãoi sei. :'(.

Grub é um gerenciador de boot instalado pelo Ubuntu na mbr do seu HD. Ele é mostrado principalmente se você tem mais que um Sistema Operacional instalado para lhe oferecer a opção de qual entrar no momento.


Hum, então como eu só tenho o Ubuntu instalado, esse Grub não aparecerá, mesmo fazendo como ele menciona no meu HD. É isso?

Então, essa dica não serve para quem só tem um sistema instalado no HD como no meu caso né?
  :'(

Como aqui uso dual-boot, o menu do grub2 é mostrado, mas creio que no momento do boot, quando o cursor fica piscando no canto superior esquerdo com um fundo preto se você teclar o botão SHIFT, o menu do grub aparecerá.

Outra alternativa, caso o SHIFT não funcione, seria abrir o terminal e digitar:

sudo gedit /etc/default/grub

e procurar pela linha:

GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

e trocar por:

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

ou seja, comentar (colocar o símbolo # no início da linha) a linha para ela não ser executada.

voltando ao terminal digitar:

sudo update-grub

Obrigado pela dica, mas não funcionou. Penso eu, que  como uso somente um sistema operacional Ubuntu 11.04, não funcione esses procedimentos desse tópico e sim, para quem usa mais de um  sistema no computador.
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 19:17 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Dica: Como recuperar a senha de root
« Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2011, 09:05 »


Obrigado pela dica, mas não funcionou. Penso eu, que  como uso somente um sistema operacional Ubuntu 11.04, não funcione esses procedimentos desse tópico e sim, para quem usa mais de um  sistema no computador.


Olha só, como disse não tinha apenas o Ubuntu instalado no HD para testar o que falei, mas ouvindo o que você falou que não deu certo, resolvi instalar o Ubuntu 10.10 32bits num HD virtual, no VirtualBox, e como ele é o único lá, entra direto sem mostrar o menu do GRub2, aí fiz os testes das duas formas que indiquei no texto mais acima e em ambos os casos ocorreu como esperado, ou seja, deu certo mostrando o menu do grub, portanto veja se você não fez algo de maneira errado por aí. Ou então você usa uma versão bem diferente e modificada do Ubuntu.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Dica: Como recuperar a senha de root
« Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2011, 09:08 »


Obrigado pela dica, mas não funcionou. Penso eu, que  como uso somente um sistema operacional Ubuntu 11.04, não funcione esses procedimentos desse tópico e sim, para quem usa mais de um  sistema no computador.


Olha só, como disse não tinha apenas o Ubuntu instalado no HD para testar o que falei, mas ouvindo o que você falou que não deu certo, resolvi instalar o Ubuntu 10.10 32bits num HD virtual, no VirtualBox, e como ele é o único lá, entra direto sem mostrar o menu do GRub2, aí fiz os testes das duas formas que indiquei no texto mais acima e em ambos os casos ocorreu como esperado, ou seja, deu certo mostrando o menu do grub, portanto veja se você não fez algo de maneira errado por aí. Ou então você usa uma versão bem diferente e modificada do Ubuntu.

Como disse anteriormente, por ter atualizado o Ubuntu 10.10 para o 11.04 e voltei para o clássico, onde há essa opção no novo Ubuntu 11.04, talvez seja isso mesmo que vocẽ disse, por ser Unity, pois o meu aparece um pezinho e não o símbolo da roda do Ubuntu e por isso, que não consegui fazer esse procedimento desse tópico.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.