Autor Tópico: Renomear uma Partição [Resolvido]  (Lida 4746 vezes)

Offline Weyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Renomear uma Partição [Resolvido]
« Online: 26 de Maio de 2009, 01:44 »
Meus amigos, gostaria de saber como faço para renomear uma Partição onde aparece no local:
Sistema > Administração > Monitor do sistema > Sistemas de arquivos >Diretório

Gostaria de mudar justamente onde aparece o nome da Partição no diretório, no meu caso chama-se "HD2-250GB":


Esse nome "HD2-250GB" eu coloquei quando instalei e fui configurar o NTFS-config, depois não sei mais como muda esse nome, até já desinstalei o NTFS-config
« Última modificação: 28 de Maio de 2009, 01:52 por Weyne »

Offline Rsrocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
  • "O conhecimento só é útil se for compartilhado"
    • Ver perfil
Re: Renomear uma Partição
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2009, 12:50 »
No Gparted edite o "Rótulo" e aplique as alterações.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Renomear uma Partição
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2009, 14:02 »
No Gparted edite o "Rótulo" e aplique as alterações.
Isso mesmo, mas não se esqueça de desmontar a partição antes.
Código: [Selecionar]
sudo umount /dev/sda1


Offline Weyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Renomear uma Partição
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2009, 23:53 »
Olá amigos, na verdade eu não pretendo modificar o rótulo mas sim o nome do "Ponto de Montagem". No Gparted a opção de modificar o Rótulo até apareceu desabilitada.


Eu gostaria de mudar:
/media/HD2-250GB

Para:
/media/WINXP

Só mesmo renomear. Tem como?

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Renomear uma Partição
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2009, 00:19 »
Se é isso, nem precisa mexer no gparted. O ponto de montagem, no seu caso atual HD2-250GB, é literalmente uma pasta. Para mudar, primeiro você cria a pasta com o nome que você quer pelo terminal:
Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/WINXP Traduzindo: sudo lhe dá a permissão para criar uma pasta em /media, que exige permissão de root, o mkdir cria a pasta e /media/WINXP é o nome da pasta propriamente dita, que será o ponto de montagem.
 O próximo passo é fazer a alteração no fstab:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab você vai ver uma linha começando assim:
Código: [Selecionar]
/dev/sda1 /media/HD2-250GB ntfs-3gMude para:
Código: [Selecionar]
/dev/sda1 /media/WINXP ntfs-3g E deixe o resto igual.
 Mas atenção para duas coisas. Primeira: WINXP é diferente de winxp. Maiúsculas e minúsculas não serão ignoradas. Segunda: O padrão seria você montar o seu /dev/sda1 em /media/sda1.
 Edit: havia um erro nesse post. Consertado.
« Última modificação: 27 de Maio de 2009, 15:18 por 0tacon »


Offline Weyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Renomear uma Partição
« Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2009, 02:40 »
Olá 0tacon, então o normal seria desta forma?
/dev/sda1 /media/sda1 ntfs-3g

Tentei fazer o mesmo processo colocando o sda1 mas o sistema retorna dizendo que não pode criar o diretório porque ele já existe. Fui até a pasta /dev/ e o que encontrei lá foi um sda1 classificado como do tipo "Dispositivo de bloco". E editei o fstab para:
/dev/sda1 /media/sda1 ntfs-3g

Mas a partição não montou e nem permite montar mais, só voltando como estava antes.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Renomear uma Partição
« Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2009, 03:13 »
Olá 0tacon, então o normal seria desta forma?
/dev/sda1 /media/sda1 ntfs-3g

Tentei fazer o mesmo processo colocando o sda1 mas o sistema retorna dizendo que não pode criar o diretório porque ele já existe. Fui até a pasta /dev/ e o que encontrei lá foi um sda1 classificado como do tipo "Dispositivo de bloco". E editei o fstab para:
/dev/sda1 /media/sda1 ntfs-3g

Mas a partição não montou e nem permite montar mais, só voltando como estava antes.
Mas você não deixou só isso, né? Vou dar um exemplo de linhas no fstab para os discos em NTFS:

Código: [Selecionar]
/dev/sda1 /media/sda1 ntfs-3g auto,rw,exec,user,async,suid,dev,noatime,uid=1000,umask=000,iso8859-1 0 0
Mas não tire as outras linhas, hein! Essa linha eu uso para montar uma partição de Windows automaticamente cada vez que o Ubuntu inicia. E, à propósito, o que você vê no /dev é a partição a ser montada - que ele chama de dispositivo de bloco - e o que você vê no /media é o diretório onde aquele dispositivo será montado. Se já existe a pasta /media/sda1, ótimo, você pode usar ela para montar seu disco, fazendo as alterações necessárias no fstab. Se ela não existe, trate de criá-la. E, para aprender mais sobre o fstab, dê uma olhada no tópico do pintinho sobre isso:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29991.0.html


Offline Weyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Renomear uma Partição
« Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2009, 15:09 »
Mas você não deixou só isso, né?
Não, não. A única coisa que alterei foi trocar o /media/HD2-250GB por /media/sda1. Mais nada.

Eu testei criar o diretório WINXP e cria numa boa:
sudo mkdir /dev/WINXP

Mas o sistema não permite criar o diretório sda1. Fui na pasta /dev/ e não existe nenhum diretório sda1. A única coisa que encontrei com este nome foi um "Dispositivo de bloco".

Desculpe a minha ignorância no Ubuntu, mas eu não entendo porque se não existe uma pasta sda1 lá no /dev/, por que eu não posso cria-la?

É a presença desse "Dispositivo de bloco" chamado sda1 que faz o Ubuntu dizer que não pode criar o diretório sda1?

Outra coisa, eu havia desinstalado o "NTFS-config" mas depois havia voltado a instalar pra ver se reinstalando, ele perguntava novamente sobre escolher o nome do "Ponto de Montagem". Não sei qual a interferência dele nas mudanças que estou querendo fazer.

Agradeço sua ajuda.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Renomear uma Partição
« Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2009, 15:17 »
Mas você não deixou só isso, né?
Não, não. A única coisa que alterei foi trocar o /media/HD2-250GB por /media/sda1. Mais nada.

Eu testei criar o diretório WINXP e cria numa boa:
sudo mkdir /dev/WINXP

Mas o sistema não permite criar o diretório sda1. Fui na pasta /dev/ e não existe nenhum diretório sda1. A única coisa que encontrei com este nome foi um "Dispositivo de bloco".

Desculpe a minha ignorância no Ubuntu, mas eu não entendo porque se não existe uma pasta sda1 lá no /dev/, por que eu não posso cria-la?

É a presença desse "Dispositivo de bloco" chamado sda1 que faz o Ubuntu dizer que não pode criar o diretório sda1?

Outra coisa, eu havia desinstalado o "NTFS-config" mas depois havia voltado a instalar pra ver se reinstalando, ele perguntava novamente sobre escolher o nome do "Ponto de Montagem". Não sei qual a interferência dele nas mudanças que estou querendo fazer.

Agradeço sua ajuda.

 Mas cara, a pasta sda1 é para estar dentro de /media. O que você vai encontrar em /dev com o nome de sda1 é justamente o dispositivo de bloco!
 Resumindo: o para criar o ponto de montagem do dispositivo de bloco (seu disco rígido) /dev/sda1 será:
Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/sda1 O comando estava errado no post anterior. Foi mal...


Offline Weyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Renomear uma Partição
« Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2009, 01:51 »
Olá 0tacon, consegui aqui. Agora está tudo uma beleza.


Muitíssimo obrigado por sua ajuda.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Renomear uma Partição [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2009, 19:29 »
Otacon,

Segui as suas dicas para alterar o rotulo de uma partição que uso para guardar dados e deu certo.

Então tentei alterar a partição sda1 que é a partição do XP e a opção Rotulo aparece apagada não podendo ser editada. (A partição estava desmontada).

Quando Eu Clicar em Locais quero que a partição do XP apareça como  XP e não como atualmente Midia de 30, GB,

Se puder me ajudar agradeço