Autor Tópico: Certificação Linux (resolvido)  (Lida 2888 vezes)

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Certificação Linux (resolvido)
« Online: 30 de Outubro de 2009, 15:22 »
ola´pessoal, estou interessado em me certificar e lembrando da inúmeras distribuições(sem mensionar as distribuições derivadas), tenho encontrado aqui no rio de janeiro, apenas curso para administração Conectiva e suse, alguém sabe porque o foco nessas distribuições?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2009, 13:35 por daquinho »

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Certificação Linux
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2009, 17:03 »
Meu amigo, não sei se é permitido recomendar alguma instituição para o aprendizado de linux, por isso vou me ater a uma percepção que tenho sobre certificação:
- Se eu fosse focê focaria na LPI (1,2 e 3), pois é um tipo de certificação que sinaliza sua preparação para qualquer distribuição linux.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Certificação Linux
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2009, 18:22 »
em alguns lugares em que outra vez já visitei e gostei, vi curso e não achei referência a certificação, mas ainda sim acredito ser muito bom, já no outro vi a referência a LPIC-C1 e 2 para provas 101 e 102.

parece interessante uma certificação mais generalista, mas essa generalização não vai tornar muito superficial? pergunto isso pq eu tenho hoje conhecimento bem básico, e não sei distinguir até onde vai o que é comum a todos e o que é distinto a cada distribuição.

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Certificação Linux
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2009, 19:00 »
Pelo menos aqui no Brasil:
- o que mais rola profissionalmente em matéria distribuição é Debian e Red Hat.
- o que mais rola para uso doméstico é Ubuntu (baseado em Debian) e Fedora (baseado em Red Hat).

Nas provas da LPI (nível 1, 2 e 3) te certifica em conhecimentos relacionados ao Debian e Red Hat.

Como base principal, todo Linux opera da mesma maneira, as particularidades mais "gritantes" ficam por conta de "controladores" como: yum, dpkg, apt, yast...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Sérgio Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • root@elematrix:/home/phoenix#361258
    • Ver perfil
    • Portal AWP
Re: Certificação Linux
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2009, 10:04 »
Pretendo um dia investir numa LPI, mas no momento, estou estudando para o MCTS 70-640 (que é focado em boa parte do que trabalho diariamente).

Tem vários cursos preparatórios Brasil afora, pra LPI. Dê uma pesquisada e veja se tem algo perto da sua cidade.

[]s
Sérgio Neves
[SysAdmin]
Blog I | Blog II | Twitter | LastFM

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Certificação Linux
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2009, 22:40 »
Vlw pessoal, obrigado.