Problemas com o brilho da tela LCD do Sony Vaio com o Ubuntu

Iniciado por thyago_lol, 05 de Janeiro de 2012, 17:43

tópico anterior - próximo tópico

thyago_lol

Galera eu tenho um Sony Vaio, e eu estou com problemas para reduzir o brilho de tela dele ele não funciona pelas teclas do teclado, segurando fn e apertando f5 para diminuir e f6 para aumentar a luminosidade da tela! Quando as teclas são pressionadas ate aparece a telinha no canto superior direito da tela a quantidade que esta reduzindo mais não surte diferença alguma na luminosidade da tela.
o modelo do meu sony vaio e: PCG-61A14L

E a minha placa de vídeo e: VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)

Eu utilizo o ubuntu 11.10.

Alguém pode me ajudar eu já rodei muito na net tentando achara algo mais ate agora não encontrei nada.
Eu nao sei se e algum problema de drive ou e algum código, pq a placa wireles nao estava funcionando tbm ai eu puis um código em um arquivo e ai então ela voltou a funcionar!
Eu Já tentei alterar o Grub e nao funcionou! Já tentei Marcar o brilho pelo Compiz e tbm nao funcionou! ja tentei criar alguns scripts e nao funcionou já tentei instalar o xbacklight e tbm nao funcionou!

Sólon

Acer Aspire 4332
Intel Celeron 900 (2.2Gb - 800 Mhz FSB)
Intel GMA 4500M Up to 796 Mb DVMT
2 Gb RAM
14" HD LED LCD
Ubuntu 11.10 (Cairo-Dock, Compiz, KDE)

Olá pessoal... eu também estou tendo o mesmo problema, quando uso os botões de controle de brilho nada acontece, embora apareça uma imagem do controlador se movimentando na tela.
Será mais um dos bugs não resolvidos do 11.10? Alguém já passou por isso e conseguiu resolver? Toda dica é bem vinda. Sou inciante mas estou aproveitando que já havia um post sobre isso.
Valeu!

diegogoulartt

Olá, estou tendo o mesmo problema....
o meu sony tbm é um VPCEG
Já tentei várias coisas aqui no fórum mas nada deu certo...
Aparece a interface gráfica dizendo mostrando uma barrinha do controle de brilho descendo e subindo conforme eu parte, porém as alterações não são realmente aplicadas...

Obrigado desde já! Também estou iniciando no linux e o fórum me deu grande suporte para o sucesso da instalação, que só está faltando só está dando "problema" neste sentido, diminuindo o tempo de duração de minha bateria....
Valeu!

Décio-BA

Tenho o mesmo problema no meu Sony Vaio.
No meu não aparece nenhuma imagem quando clico Fn+ F5 ou Fn +F6.
Sou novo usuário Linux e estou muito empolgado com o So. Porém este detalhe está me dando nos nervos pois preciso de autonomia no Note.
Ubuntu 12.4

Sólon

Citação de: Sólon online 29 de Janeiro de 2012, 13:36
Acer Aspire 4332
Intel Celeron 900 (2.2Gb - 800 Mhz FSB)
Intel GMA 4500M Up to 796 Mb DVMT
2 Gb RAM
14" HD LED LCD
Ubuntu 11.10 (Cairo-Dock, Compiz, KDE)

Olá pessoal... eu também estou tendo o mesmo problema, quando uso os botões de controle de brilho nada acontece, embora apareça uma imagem do controlador se movimentando na tela.
Será mais um dos bugs não resolvidos do 11.10? Alguém já passou por isso e conseguiu resolver? Toda dica é bem vinda. Sou inciante mas estou aproveitando que já havia um post sobre isso.
Valeu!
Instalei o 12.04 e pra minha decpção continuo com o mesmo problema, isto é, o controle de brilho não funciona, embora apareça na tela e até se movimente com o uso das teclas Fn e setas. Já experimentei diversas dicas mas até agora nada. O máximo que tenho conseguido é alterar o contraste e gama, mas isso não resolve o meu problema. Além do alto consumo de energia, não consigo usar o note à meia luz ou no escuro porque agride meu olho. Volto a pedir sugestões para quem sabe mais do que eu! Agradeço antecipadamente!

alvesystms

olha na maioria dos note a tecla fn independe do so ....vc tem outro so tá funcionando nele?

Sólon

Citação de: alvesystms online 06 de Outubro de 2012, 09:47
olha na maioria dos note a tecla fn independe do so ....vc tem outro so tá funcionando nele?

Sim, tenho o ubuntu em dual boot com w7, no windows funciona perfeito com driver genérico. Só no Ubuntu 11 e 12 tive esse problema. Se eu fizer um ajuste do brilho durante o boot, na tela roxa do grub, antes de escolher o so ubuntu, ele assume o ajuste. Mas é ruim porque o brilho na tela roxa é diferente das outras telas, pricipalmente dos navegadores. Tenho que ficar reiniciando pra achar a luz ideal.