Compartilhamento: usuários e permissões

Iniciado por Oriharokon, 11 de Setembro de 2012, 17:05

tópico anterior - próximo tópico

Oriharokon

Boa tarde Senhores (a)

Meu nome é George, apesar de eu ser grande Fã do Linux acabei tendo muitas dificuldades para que o Ubuntu reconhece-se todo o hardware da minha maquina, que acabou levando a falta interesse.
   Porem na empresa onde trabalho existe um computador de backup com Ubuntu 11.04 e gostaria da ajuda de vocês para solucionar uma dificuldade com compartilhamento.

[Equipamentos]
   Servidor Backup: Ubuntu 11.04
   Maquinas restantes: Windows XP, Vista, Seven.

[O que precisa ser feito]
   Criar 2 usuários que tenham acesso a pasta, porem cada um com suas limitações.
   Um com Leitura e o outro com Criar e Excluir

Existe um usuário para todo mundo, com esse usuário eu consigo logar e acessar a pasta, porem quando crio outros usuários, através do windows não é possível fazer o logon.

Bom, se alguém tiver alguma dica, aceitarei de muito bom grado.

P.S. Equipamento é limitado infelizmente, não consegui optar pelo Samba e muito menos atualizar o sistema devido ao link ser extramente lento.

Att.
George.

EdvaldoSCruz

Citação de: Oriharokon online 11 de Setembro de 2012, 17:05
Boa tarde Senhores (a)

Meu nome é George, apesar de eu ser grande Fã do Linux acabei tendo muitas dificuldades para que o Ubuntu reconhece-se todo o hardware da minha maquina, que acabou levando a falta interesse.
   Porem na empresa onde trabalho existe um computador de backup com Ubuntu 11.04 e gostaria da ajuda de vocês para solucionar uma dificuldade com compartilhamento.

[Equipamentos]
   Servidor Backup: Ubuntu 11.04
   Maquinas restantes: Windows XP, Vista, Seven.

[O que precisa ser feito]
   Criar 2 usuários que tenham acesso a pasta, porem cada um com suas limitações.
   Um com Leitura e o outro com Criar e Excluir

Existe um usuário para todo mundo, com esse usuário eu consigo logar e acessar a pasta, porem quando crio outros usuários, através do windows não é possível fazer o logon.

Bom, se alguém tiver alguma dica, aceitarei de muito bom grado.

P.S. Equipamento é limitado infelizmente, não consegui optar pelo Samba e muito menos atualizar o sistema devido ao link ser extramente lento.

Att.
George.

Já tentou isso: Clique aqui: 36) Excluir, criar, listar, modificar as permissões das pastas no Ubuntu.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Oriharokon

Citação de: EdvaldoSCruz online 11 de Setembro de 2012, 22:25
Citação de: Oriharokon online 11 de Setembro de 2012, 17:05
Boa tarde Senhores (a)

Meu nome é George....

Já tentou isso: Clique aqui: 36) Excluir, criar, listar, modificar as permissões das pastas no Ubuntu.

Olá EdvaldoSCruz

Acabei de ler seu Tópico referente as permissões, mas eu acredito que não seja isso que preciso.
Eu consigo fazer com que o usuário X tenha permissão para criar/excluir ou apenas leitura, isso não é problema.

O problema é, eu quero ter um usuário X para Criar e Excluir e um usuário Y para apenas ler para essa mesma pasta.

Essa pasta tem acesso externo de duas outras cidades, e apenas uma pode modificar.

Mesmo assim obrigado.