sair do modo tela cheia no terminal rodando DDRescue / Lançador sumiu

Iniciado por marciobritomoura, 30 de Agosto de 2012, 10:22

tópico anterior - próximo tópico

marciobritomoura

Bom dia!

Sou inexperiente em Linux, comecei a usar o Ubuntu 12.04 agora!

Precisei recuperar uma mídia de DVD, então instalei o DDRescue para recuperação:

sudo ddrescue /dev/cdrom imagem.iso

O software iniciou a recuperação da mídia e está há vários dias processando, mostrando o status do processo no terminal (não estava em tela cheia), porém, há alguns dias a barra do lançador, onde fica a central de programas do Ubuntu e os programas que estão abertos, sumiu, apareceu uns ícones tipo uma pasta com um ponto de interrogação no meio.

Tentei fazer o lançador aperecer novamente, usando uma dica do blog:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Barra-de-tarefas-sumiu-(ubuntu-11.04)?pagina=2&num_por_pagina=12

"Sumiu por causa do pacote mesa-utils não está sendo usado. Faça:

1) alt+ctrl+F1
2) Entre com seu login e senha
3) digite sudo apt-get update
4) digite sudo apt-get autoremove"

Porém, quando teclei Alt+Ctrl+F1, o terminal onde o DDRescue ficou maximizado (tela cheia), mostrando detalhes
do processo, tipo:

[2558971.259651] Buffer I/O error on device sr0 logical block 1954399...

As minhas dúvidas são:

1) como faço para minimizar o terminal que está rodando o DDRescue? sem interromper o processo,
para que eu possa utilizar outros programas!

2) após o término do processo de recuperação, o DDRescue irá criar a imagem .iso automaticamente?
se sim, em qual pasta estará esse arquivo?

3) como voltar com a barra do lançador?

O Ubuntu me supreendeu, estou usando como meu sistema principal, porém, estou com esses problemas...

Alguém pode me ajudar?

Marcio

clahrion

Olá, Márcio,

Você consegue abrir 6 terminais em tela cheia, digitando Ctrl+Alt+F1, Ctrl+Alt+F2, ..., até Ctrl+Alt+F6. Cada um pode rodar processos independentes sem que um interrompa o outro. Se você quiser voltar para o modo gráfico sem interromper o processo que roda no terminal Ctrl+Alt+F1, basta digitar Ctrl+Alt+F7. Se quiser voltar para o processo "ddrescue" novamente, digite Ctrl+Alt+F1, e verá que ele continuou independente da mudança de tela que você fez. Ele vai criar o arquivo ISO na pasta que você direcionou independentemente se você mudou de tela ou não.

Abraços,

Caio Bastos

marciobritomoura

Prezado Caio Bastos,

Muito obrigado mesmo! Nossa, era tão simples, rs!

Vc conhece algum bom tutorial para iniciantes em relação à utilização do terminal?

Por acaso, vc já ultilizou esse DDRescue? O meu está há quase dois meses recuperando um mídia de DVD, será que é lento assim mesmo?

Valew irmão! Um abraço!

Marcio

Sir Allan Robs

Citação de: marciobritomoura online 17 de Setembro de 2012, 16:12
Prezado Caio Bastos,

Muito obrigado mesmo! Nossa, era tão simples, rs!

Vc conhece algum bom tutorial para iniciantes em relação à utilização do terminal?

Por acaso, vc já ultilizou esse DDRescue? O meu está há quase dois meses recuperando um mídia de DVD, será que é lento assim mesmo?

Valew irmão! Um abraço!

Marcio

Uma opção seria vc ler (http://www.novidadesubuntulinux.com/2012/09/comandos-basicos-do-terminal-ubuntu.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+NovidadesUbuntuLinux+%28Novidades+Ubuntu+Linux%29&utm_content=Google+Reader)
e praticando sempre vamos aprendendo
sucesso